01/10/2013 19h59 - Atualizado em 01/10/2013 19h59

Fifa 14: aprenda a jogar como técnico no modo carreira

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O modo carreira de Fifa 14, além de permitir que o usuário siga uma jornada como um jogador de futebol, também oferece a opção de assumir o comando de um clube como técnico (manager). Nesta função, o jogador fará muito mais do que apenas dar treinos e escalar a equipe, tendo que gerenciar o clube como um todo. Veja como atuar como técnico no novo Fifa.

Confira nosso review de Fifa 14.

Ser técnico no Fifa 14 é muito divertido (Foto: Divulgação)Ser técnico no Fifa 14 é muito divertido (Foto: Divulgação)

Criando o jogo e o seu treinador

Primeiramente, você deve ir à aba "Play" (Jogar) de Fifa 14 e selecionar "New Career" (Nova Carreira). Então, marque a opção “Manager” na tela seguinte. Depois, é hora de fazer sua configuração do jogo. No próximo menu, o usuário terá que definir as preferências de jogo para a carreira.

Há uma série de opções que devem ser definidas. São elas: nível de dificuldade, duração dos jogos, comportamento financeiro do clube, moeda usada, estádio, elencos a serem usados (padrão ou atualizados), competições europeias na primeira temporada, desativar primeira janela de transferências e rede de olheiros.

Avance e por último, mas não menos importante, coloque seus dados para compor o perfil do treinador. Note que, diferentemente do modo de jogador, não há como fazer grandes personalizações. Só nome, sobrenome, nacionalidade, estilo de roupa, cor da roupa, cor da pele e tipo de corpo.

Gerenciamento do elenco

Escalar o time, realizar transferências e definir os trabalhos de olheiros. Estas são as suas principais atribuições como manager. Há cinco menus no modo carreira como técnico. "Central", com informações gerais e o calendário de dias a serem avançados, "Squad", com informações de elenco, "Transfers", para transferências, "Office", que é o seu escritório, e "Season", com dados da temporada.

Defina sua equipe com inteligência (Foto: Divulgação)Defina sua equipe com inteligência (Foto: Divulgação)

No "Squad", em "Team Management", você define formação e escalação do time. Uma boa dica é ler o "Squad Report" feito por seus olheiros antes de montar a equipe. Depois disso, siga para "Transfers", onde é possível buscar jogadores (“Search Players”) e vender jogadores (“Sell Players”). Note que há ainda as "Finances", finanças do clube, para que você saiba exatamente quanto pode gastar.

Caso já tenha jogadores em mente para contratar, vá direto à busca e pesquise por liga, nome, clube e posição. Se não tiver, porém, vá à aba "Global Scouting Network", que seria sua rede de olheiros global. Neste menu, o usuário pode contratar olheiros e mandá-los a diversos países do mundo em busca de novos talentos. Selecione-o, defina a região, vá à opção "Instructions", defina que tipo de atleta deseja e aguarde os relatórios completos.

Use os olheiros para encontrar talentos (Foto: Divulgação)Use os olheiros para encontrar talentos (Foto: Divulgação)

As dicas aqui são simples: preste atenção à formação, dispense jogadores que não irão se encaixar ou estão abaixo do nível desejado, faça caixa, contrate apenas peças-chave ou então jovens promessas se pensar em um trabalho a longo prazo, e use e abuse dos olheiros. Eles, se bem escalados, podem ser fundamentais para a prospecção de novos talentos para sua equipe.

Um detalhe interessante na montagem do elenco é que os jogadores são suscetíveis a uma variação de atributos de acordo com suas atuações. Eles evoluem conforme estão jogando. Se forem bem, seus pontos crescem, mas se forem mal, ficam estagnados ou até regridem. Assim, moldar um elenco para o futuro, com jovens com potencial, pode ficar muito mais real e divertido.

Mensagens e o Escritório

Na aba "Office", você fica por dentro de tudo o que rola no clube. Mais especificamente, nas mensagens. Na caixinha de e-mail, chegam notas de auxiliares, convites para as coletivas de imprensa, propostas de negociação de atletas e até mesmo recados dos jogadores, pedindo para jogarem ou descansarem uma partida, elogiando e criticando seu trabalho à frente do clube. Portanto, fique sempre de olho.

Além disso, no "Office", ainda há opções como "My Career", onde se vê objetivos do treinador, "Request Funds", para pedir dinheiro à diretoria, "Contracts", com a lista de contratos dos seus jogadores, "Browse Jobs", para pesquisar novos empregos, "Youth Staff", para contratar olheiros especializados em categorias de base, e "Settings", onde se alterna configurações do game.

Simule ou dispute as partidas

No menu "Central", há um calendário na parte superior com os dias da temporada. Aperte o botão "X" para avançar os dias até que haja algo de relevante, como uma nova mensagem, uma proposta por jogador ou um jogo. Se quiser pausar a simulação no meio, é só, outra vez, apertar o "X". Além disso, ali também ficam as notícias em destaque, classificação do campeonato que está sendo disputado e um banner do trabalho dos olheiros.

Usuário pode jogar ou simular partidas (Foto: Divulgação)Usuário pode jogar ou simular partidas (Foto: Divulgação)

Quando chega um dia de jogo, o calendário some e aparecem duas opções: "Play Match" ou "Sim Match". Se escolher a primeira, você irá disputar uma partida normal do Fifa e controlará o seu time na disputa. Caso opte pela segunda, vivenciará uma experiência à la Fifa Manager, porém, bem reduzida. Só é possível ver o que está acontecendo no jogo e, ao pressionar "Triângulo", pode-se avançar para o fim da partida, vendo só o resultado.

É possível, durante a temporada, fazer uma mescla entre eles. Uma boa dica é simular os jogos mais fáceis, em que a vitória é praticamente garantida, e jogar os mais complicados, para garantir que você também conquiste pontos neles. Obviamente, como o futebol não é uma ciência exata, nem tudo o que é planejado antes vai funcionar bem na “hora do vamos ver”, mas esta é uma solução boa.

Afinal, para disputar todas as partidas de uma temporada, o usuário precisaria ter uma grande disponibilidade para jogar Fifa 14. Sem falar que, certamente, poderia causar o rápido esgotamento do modo de jogo antes mesmo de acabar a primeira temporada. A durabilidade da diversão se dá pela dinâmica das simulações e de toda a administração do clube misturada, em doses certas, com o jogo tradicional.

Qual o melhor jogo de futebol: Fifa 14 ou PES 2014? Opine no nosso fórum.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Rodrigo Seabra
    2014-01-31T12:02:08   , respondido respondido 2014-11-25T17:39:37

    alguém já conseguiu contratar grandes jogadores com clubes brasileiros? tipo messi,CR7 e tals.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodrigo Seabra
      2014-01-31T12:02:08   , respondido respondido 2014-11-25T17:39:37

      contratei o L.Traoré, 38 milhões, e tbem Ahmed Musa, Romarinho, Aloísio, Gabriel (jogava no Santos e eh novo, e bom, uma boa dica p qem qer jogador novo), os jogadores bons são mtoooooo caros, e vc nn ganha tanto assim ganhando alguns campeonatos, tem q vender as vezes para comprar um jogador decente

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodrigo Seabra
      2014-01-31T12:02:08   , respondido respondido 2014-11-25T17:39:37

      dica galera que usa lateral direito ou meia direito, contratem o Zhi Gin Lam, lateral do hamburgo não é caro e não é difícil e outra, cruzamento muito bom, quase todos certeiros, além de ser veloz e habilidoso

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fellipe Aquino
    2013-10-09T19:57:49   , respondido respondido 2014-11-12T13:50:13

    A única coisa que ficou horrível nesse novo Career é não ter como ver o GER dos jogadores, no fifa 13 você procura um jogador por determinada posição e o jogo já listava os melhores, agora você tem que ficar adivinhando ou contratando jogadores ás cegas, isso tá um saco.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fellipe Aquino
      2013-10-09T19:57:49   , respondido respondido 2014-11-12T13:50:13

      Eu faço assim, os jogadores que me interessam eu adiciono à lista, e depois eu saio do modo carreira e vou em editar jogador, lá você vê o geral.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fellipe Aquino
      2013-10-09T19:57:49   , respondido respondido 2014-11-12T13:50:13

      É pra você contratar olheiros bons e tudo mais, pra tentar se basear na realidade mesmo. Eu também não gostei muito, deveria vir pelo menos com bons olheiros, mas é uma ideia interessante do FIFA.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Paulo Tavares
    2013-11-23T13:14:37   , respondido respondido 2014-11-08T23:59:00

    oi alguem pode me ajudar... a encontrar o menu correto para verificar todas as transferencias da temporada?? Tipo aparece q o Edenilson foi vendido soh q nao mostra o time"" como faço?? ou tiraram essa opção??? obg

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Paulo Tavares
      2013-11-23T13:14:37   , respondido respondido 2014-11-08T23:59:00

      Bruno Oliveira Parceiro mto obg!! Bem explicado... mas entao.. esta opção soh serve para mostrar minhas negociações!!! Eu gostaria de ver por exemplo todos os jogadores negociados no mundo como faziamos antes no 13!! Alguem tem ideia ou não existe msm?? Uma pena neh... :(

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Paulo Tavares
      2013-11-23T13:14:37   , respondido respondido 2014-11-08T23:59:00

      só indo em transferencias e escrevendo o nome do jogador ai aparece e vc faz a proposta

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Andre Souza
    2014-10-27T11:41:27

    modo carreira do fifa tem como colocar no modo treinador e vc assiter a partida igaul ao pes 2013?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andre Souza
    2014-10-27T11:38:40

    no fifa no modo carreira ao iniciar o tem como deixar o pc jogar para vc e vc assister como no modo treinador do pes 2013?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Matheus Cruz
    2013-10-03T08:33:49   , respondido respondido 2014-10-20T16:22:50

    Modo carreira dofifa não se compara com a MASTER LEAGUE PES 2014

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Matheus Cruz
      2013-10-03T08:33:49   , respondido respondido 2014-10-20T16:22:50

      aff cara para ne voce achar o jogo do pes em um todo melhor do quue fifa ate que vai mais o modo carreira de jogador e manager esta um nivel muito acima

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Matheus Cruz
      2013-10-03T08:33:49   , respondido respondido 2014-10-20T16:22:50

      e mt legal master liga...um jogo um dia depois do outro kkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Leandro Freitas
    2014-02-02T19:51:43   , respondido respondido 2014-07-05T13:06:49

    Eu fiz muitas contrataçoes, e meu dinheiro não dá para mim comprar mais nenhum jogador como eu ganho mais dinheiro? Me ajuda por favor já procurei em varios lugares me ajuda!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leandro Freitas
      2014-02-02T19:51:43   , respondido respondido 2014-07-05T13:06:49

      pede verba pra diretoria e vai ganhando os jogos

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leandro Freitas
      2014-02-02T19:51:43   , respondido respondido 2014-07-05T13:06:49

      quando eu fiquei em 2 na Champions e ganhei 50 milhões e por ai q tu ganha dinheiro

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Eduardo Silva
    2013-11-26T14:22:29   , respondido respondido 2014-06-08T19:37:42

    Como faço pra excluir uma carreira e começar outra? Não consigo, só tem a opção de CONTINUAR a mesma, queria criar outra porque sem querer criei com os elencos padrões e tem jogadores fora de seus atuais times..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eduardo Silva
      2013-11-26T14:22:29   , respondido respondido 2014-06-08T19:37:42

      vai com o analogico direito pro lado em ''nova carreira'' começa e salva por cima

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Thiago Dias
    2013-11-12T14:05:25   , respondido respondido 2014-06-08T19:37:14

    Por favor, alguém pode me ajudar? Fifa 14 PS3: Se já enchi o saco de jogar com um time, como faço para iniciar uma "Nova Carreira"??? Jogando OFFLINE. Como faço???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thiago Dias
      2013-11-12T14:05:25   , respondido respondido 2014-06-08T19:37:14

      onde fica essa opção? tambem quero começar uma nova carreira mas só tem a opção de carregar a antiga

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thiago Dias
      2013-11-12T14:05:25   , respondido respondido 2014-06-08T19:37:14

      vai em nova carreira e depois salva por cima

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Leandro Freitas
    2014-02-02T19:46:59   , respondido respondido 2014-06-08T19:34:15

    Como ganhar dinheiro? Me ajuda por favor

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leandro Freitas
      2014-02-02T19:46:59   , respondido respondido 2014-06-08T19:34:15

      Pode contratar uma olheiro de base, ir emprestando o cara e depois vender.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leandro Freitas
      2014-02-02T19:46:59   , respondido respondido 2014-06-08T19:34:15

      trabalhando tbm ou roubando

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Mateus Budnowski
    2014-04-28T08:33:20   , respondido respondido 2014-05-15T04:58:07

    tenho uma duvida. Tem como falir na carreira de tecnico?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Mateus Budnowski
      2014-04-28T08:33:20   , respondido respondido 2014-05-15T04:58:07

      não. tem como voce ser demitido e ir pra um clube ruim mais falir não

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Matheus Silva
    2014-03-11T21:18:30

    A unica coisa que eu queria é que o desing de quando você vai mexer no time, fosse igual ao pes 13. Concordam comigo?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maik Alexandre
    2014-03-11T16:51:21

    ola galera estou jogando fifa 14 modo carreira tecnico estou no ano de 2019 no meio da temporada quando abre a janela de transferencia fica travando toda vez qui vo negociar 1 jogador alguem pf me ajude

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Epaminondas
    2014-02-06T15:33:12   , respondido respondido 2014-03-10T17:20:13

    Caso vc atualize seu time com o elenco atual, quando vc vai na carreira ele restaura como o elenco de fábrica.. tem como resolver isso?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Epaminondas
      2014-02-06T15:33:12   , respondido respondido 2014-03-10T17:20:13

      é só vc mudar o negocio de padrão, para padrão atual !

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Alex Britto
    2014-02-02T20:12:44   , respondido respondido 2014-02-06T15:29:40

    Meeeeeu Deeeus, ,alguém me ajude, eu tava num modo carreira como jogador, aí comecei um outro modo carreira como tecnico e sem querer salvei em cima do save do modo carreira como jogador, tem como recuperar ??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alex Britto
      2014-02-02T20:12:44   , respondido respondido 2014-02-06T15:29:40

      SE VC SALVOU EM CIMA VC DELETOU O SAVE!!! TENTA IR NO SAVE AUTOMATICO E VE SE SOBROU AINDA ALGUM ANTERIOR....

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Yan Miura
    2014-01-23T18:38:54   , respondido respondido 2014-01-30T12:50:48

    galera, eu tava jogando no modo carreira e ofereci o blasczykowski e mais 33.000 no lucas, o psg aceitou, eu tentei negociar o contrato com o lucas, mas até agora nao recebi resposta... o mesmo aconteceu com o ganso... pf me ajudem

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Yan Miura
      2014-01-23T18:38:54   , respondido respondido 2014-01-30T12:50:48

      Vai na em transferências, aí vai ter na direita vender jogadores, não clica lá, passa o analógico pra direita, aí vai ter negociações. Clica em negociações, depois R1 ou R2, sei lá, ai vai ver os jogadores q tão em negociações com seu time e vice-versa. Se não tiver lá, vai em negociações fracassadas, apertando R1 ou R2 também, vê lá.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fabricio Angelin
    2013-12-08T20:15:11

    Rapaziada, quando recebo proposta de seleção como faço pra checar se ela está classificada para copa ou qual sua colocação nas eliminatórias? No caso de seleção europeia só consigo ver um dos grupos das eliminatórias.... Abs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando G
    2014-01-03T07:14:41

    o chato e que no modo torneios e torneios personalisados nao da pra assistir os jogos da cpu seu time vs cpu nao sei porque nao ta dando pra por e no pes14 da...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Matheus Colistet
    2013-11-13T02:47:41   , respondido respondido 2013-12-15T19:38:54

    Como faço pra carregar o modo carreira? parei em uma data e por mais que eu jogue e salve antes de sair, sempre no dia seguinte quando vou jogar está na tal data que eu salvei pela primeira vez

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Matheus Colistet
      2013-11-13T02:47:41   , respondido respondido 2013-12-15T19:38:54

      Quando chegar na tela de "Load Game" ponha o Joystique do seu controle para o lado direito. A segunda opção te mostra todos os jogos salvos, daí você escolhe o último.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Matheus Colistet
      2013-11-13T02:47:41   , respondido respondido 2013-12-15T19:38:54

      valeeeeu eu já consegui tem um tempo, mas valeu mesmo assim!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Lucas Trindade
    2013-12-10T20:38:39   , respondido respondido 2013-12-15T17:21:24

    galera por favor respondam devo alterar o oscar e o hazard?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Lucas Trindade
      2013-12-10T20:38:39   , respondido respondido 2013-12-15T17:21:24

      como assim ?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Matheus Colistet
    2013-11-13T02:46:49   , respondido respondido 2013-11-25T13:53:06

    Ajuda aí galera! Salvei uma vez o jogo no modo carreira. Daí no outro dia continuo a jogar, mas mesmo salvando não consigo mais sair da partida 22 da liga francesa (o qual eu escolhi jogar com PSG)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Matheus Colistet
      2013-11-13T02:46:49   , respondido respondido 2013-11-25T13:53:06

      Matheus e só ir em personalizar e perfil e carregar carreira.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Matheus Colistet
      2013-11-13T02:46:49   , respondido respondido 2013-11-25T13:53:06

      No meu também aconteceu isso. Mas como eu só jogo em 1 PC não uso as informações da nuvem e sim as informações salvas no PC.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rodrigo Alarcon
    2013-10-30T21:52:28   , respondido respondido 2013-11-16T17:46:47

    Galera, e com eu salvo o modo "manager" para jogar no dia seguinte ? Já tentei de vários jeitos mas nao consigo !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodrigo Alarcon
      2013-10-30T21:52:28   , respondido respondido 2013-11-16T17:46:47

      seguinte Rodrigão...você salva apertando o 'x' do X-BOX ou Quadrado do PS3, dai vai a pergunta 'Tem certeza que deseja sair?' e embaixo 3 opções o qual são: (Não) ; (Salvar e Sair) e (Sim). Para salvar o jogo você clica em Salvar e Sair (caso queira desligar o game e sair de casa por exemplo). Depois que vc clicar vai aparecer uma janela para vc salvar, vc coloca o seu nome aparta o Start e pronto, tá salvo! Quando voltar a jogar é só ir na aba 'continuar carreira' porém vc aperta com o RS pro lado direito e vc vai clicar em 'Carregar Carreira'

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodrigo Alarcon
      2013-10-30T21:52:28   , respondido respondido 2013-11-16T17:46:47

      X - Xbox ou Quadrado - PS3

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Thiago Paiva
    2013-10-02T09:54:31   , respondido respondido 2013-11-15T11:49:39

    como procurar um jogador para comprar ? sendo que no fifa 13 voce colocava "any" em tudo e depois "search" ele te mostrava todos os jogadores tops e no fifa 14 vc faz a mesma coisa e ele te mostra uns jogadores desconhecidos ! por exemplo eu quero comprar um atacante dai eu coloco essa opcao e seleciono search só que na hora aparecem só caras ruins! alguem pode me ajudar ????

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thiago Paiva
      2013-10-02T09:54:31   , respondido respondido 2013-11-15T11:49:39

      não não Pedro. na lista está em ordem alfabética

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thiago Paiva
      2013-10-02T09:54:31   , respondido respondido 2013-11-15T11:49:39

      nesse FIFA o overall n vai aparecer para contratar vc tem q mandar os olheiros e eles vao lhe dizer o overal do jogador ex. aceleração 78-87, passe 83-90

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Witallo Medeiros
    2013-10-05T18:06:46   , respondido respondido 2013-11-07T10:00:54

    Galera, comprei o Fifa 14 pela ps plus americana, tem alguma atualização para o português com narração do Tiago Leifert?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Witallo Medeiros
      2013-10-05T18:06:46   , respondido respondido 2013-11-07T10:00:54

      Boa noite , quando você entrar no FIFA , vá em opções e vai ter "EU ACHO" escrito assim linguagem ai você muda para português .

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Witallo Medeiros
      2013-10-05T18:06:46   , respondido respondido 2013-11-07T10:00:54

      Não tem amigo. A versão vendida na PSN não possui a linguagem em português. Eu tb tenho essa versão! ;(

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Renato Alan
    2013-10-30T21:05:02

    ae galera ! tem o modo de evolução dos niveis dos estadios no modo dirigente como as versões anteriores?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário