Jogos de esporte

11/10/2013 09h50 - Atualizado em 11/10/2013 09h50

Fifa 14: aprenda sete técnicas para se defender de jogadas aéreas

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Fifa 14 tem gerado reclamações de usuários insatisfeitos com o posicionamento de seus jogadores de defesa nas disputas de bolas aéreas e com a enorme quantidade de gols de cabeça que saem no jogo. Chegar à linha de fundo e lançar na área para alguém escorar, realmente está mais fácil, mas é possível dificultar um pouco as coisas para os atacantes.

Jogadas aéreas estão complicadas para a defesa (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Jogadas aéreas estão complicadas para a defesa (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

- Dica 1. O primeiro passo é evitar que seus zagueiros sejam pegos de surpresa com este tipo de jogada. Por isso, coloque seu time em um esquema defensivo ou ultra defensivo – é só selecionar o direcional para a esquerda. Assim, sua time vai ficar mais no campo de defesa e os zagueiros e volantes se adiantarão menos, fazendo com que o adversário tenha pouco espaço para contra-ataques.

- Dica 2. Não faça tabelas um-dois com zagueiros muito frequentemente, nem suba tanto para o ataque com os laterais. Se perder a bola com eles, o espaço na zaga ficará mais aberto e vulnerável. Tente manter os defensores ao máximo no campo de defesa.

- Dica 3. Não use a dobra de marcação sempre. A recuperação de botes errados está um pouco mais lenta no Fifa 14. Por isso, se for superado por um rival quando já estiver com dois dos seus em cima dele, ele terá mais espaço para cruzar ou finalizar. Use menos o R1 e mais o L2, para cercar. Se usar o controle de um jogador extra na defesa, tente ficar com o outro na sobra, para evitar que um drible possa deixar os dois perdidos.

- Dica 4. Use laterais altos. Caso você jogue com equipes europeias, provavelmente vai ter defensores altos que jogam pelas laterais, como Sérgio Ramos do Real Madrid. Coloque estes jogadores nas laterais. Os cruzamentos muitas vezes passam de seus zagueiros centrais e acabam caindo próximos aos laterais. Se eles forem baixos, vai ser fácil para os atacantes rivais ganharem no jogo aéreo e cabecearem.

Escale uma equipe alta (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Escale uma equipe alta (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

- Dica 5. Jogue com alas. Além de laterais sempre defendendo, os alas são importantes na construção ofensiva e na recomposição contra cruzamentos. Afinal, costumam ter o nível alto de velocidade e podem voltar rápido para a defesa para evitar jogadas do time rival no lado do campo, como os cruzamentos.

- Dica 6. Além destas pequenas noções de posicionamento, que às vezes passam despercebidas, há também mudanças de configuração que podem ajudar contra os cruzamentos. Nas opções do controle, por padrão, está habilitada a troca automática de jogadores em bolas aéreas.

Configure bem o controle (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Configure bem o controle (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Para quem não domina a troca de marcação, isso pode ajudar. No entanto, para quem sabe controlar bem os jogadores, talvez colocar no Manual seja mais vantajoso, já que você vai poder definir quem deseja utilizar nas jogadas aéreas e evitará o delay na hora de troca automática de jogador, o que muitas vezes é responsável pelo gol.

Se você quiser manter a troca automática, mas com mais precisão, selecione “alta” na opção de assistência de troca. Assim, os jogadores seguirão correndo na direção para onde iam antes da alteração de controle, evitando que eles simplesmente parem do nada quando você passe a controlá-los.

Acerte o posicionamento dos zagueiros (Foto: Divulgação)Acerte o posicionamento dos zagueiros (Foto: Divulgação)

- Dica 7. A última dica é mais óbvia, porém muito importante: saiba cabecear. Não basta apenas ficar apertando o botão de cabeçada para cortar uma jogada aérea. É preciso ter timing e força, além de direção na cabeçada. Por exemplo: se um cruzamento vier de frente para o zagueiro, em um passe forte, não tente cortá-lo para o lado. Devolva-o na direção de onde a bola vem e fique atento à posição da cabeça do zagueiro em relação à jogada.

Pode parecer que não, porém isto importa muito. Na hora de dar um passe rasteiro, por exemplo, aperte seu botão de cabeçada repetidamente quando a bola estiver chegando juntamente com o direcional para o lado para onde quer que ela vá. Esta é a maneira mais simples de cortar um cruzamento.

Fifa 14 respondeu às suas expectativas? Comente no nosso fórum.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Duque Rajado
    2014-07-18T08:40:08

    Como faço pra adiantar o marcador na jogada de toque, meu amigo joga comigo e sempre quando toco a bola um jogador dele ja adianta a marcação no meu jogador e toma a bola,sem falar que os jogadores nesse metodo que ele marca correm muito e sempre em direção a bola ou a jogada que vou fazer sempre adiantando e tomando a bola, portanto qual melhor metodo pra defender eu estava usando RT+LT+A, porem os jogadores de defesa nao adiantam a marcação quando a bola e tocada, alguem tem alguma dica??

  • Alexandre Sales
    2013-10-16T12:11:06  

    O que tem de gente travando o jogo pra ganhar, não esta escrito. Pego um atrás do outro. - Porque o que o cara quer ganhar roubado num jogo de vídeo game? A EA SPORTS tem que tomar providencia e conseguir analisar isso automaticamente nos servidores e derrubar esses bocós, ou o modo online começa a ter um fim. Sei lá, é meu pensamento.

    recentes

    populares

    • Alexandre Sales
      2013-10-16T12:11:06  

      O que é travar o jogo? É fazê-lo rodar como se tivesse com problemas de conexão? A bola e os jogadores ficam como se estivessem em câmera lenta?

    recentes

    populares

    • Alexandre Sales
      2013-10-16T12:11:06  

      travar o jogo significaria um tipo de LAG né ?

  • Milton Carneiro
    2014-03-21T12:08:56  

    Como faço para segurar o jogador fifa 14

    recentes

    populares

    • Milton Carneiro
      2014-03-21T12:08:56  

      aperta o "bolinha" se caso for PS3 se for XBOX aperta o "B"

  • Milton Carneiro
    2014-03-21T12:11:31  

    Como faço para chamar o goleiro para área adversário

    recentes

    populares

    • Milton Carneiro
      2014-03-21T12:11:31  

      basta colocar com o direcional no modo todos ao ataque , se acontecer um escanteio no fim da partida teu goleiro vai estar la !!

    recentes

    populares

    • Milton Carneiro
      2014-03-21T12:11:31  

      basta colocar com o direcional no modo todos ao ataque , se acontecer um escanteio no fim da partida teu goleiro vai estar la !!

  • Daniel Teles
    2014-04-27T11:38:19

    Queria saber como que adianto os zagueiros , as vezes estou no ataque e os zagueiros ficam la atras , e não pegam rebote . Queria que eles ficassem perto para pegar o rebote.

  • Adriano Jesus
    2014-04-22T11:32:40  

    O JOGO ESTA MELHOR QUE O PES 2014, PORÉM ODEIO ESSAS BOLAS ENFIADAS POR CIMA QUE SÓ OS ATACANTES CORREM E OS ZAGUEIROS SÓ OLHAM, SEM FALAR NOS CRUZAMENTOS, E TAMBÉM TEM O CRISTIANO RONALDO QUE CHEGA A 150 KM/H E NINGUÉM PEGA, O REAL MADRI SÓ PRECISA DO CRISTIANO RONALDO, PORQUE ELE MARCA, NUM ERRA UM PASSE, NUM PERDE UMA DIVIDIDA, GANHA TODAS BOLAS ENFIADAS, GANHA TODAS CABECEADAS E AINDA SÓ DA PANCADA NO GOL, NUM ERRA UM CHUTE, AFF.

    recentes

    populares

    • Adriano Jesus
      2014-04-22T11:32:40  

      Acho q vc n sabe marcar, hehehehe.

  • Alexandre Matos
    2014-04-25T10:25:45

    oi Adriano. Acho que você não sabe jogar....

  • Pablo Correa
    2014-03-04T16:16:22

    Há 3 opções pra parar os gols aéreo: 1-Esqueça esse negócio de jogar com o R1 pressionado. Valorize a posse de bola para evitar os contra ataques e facilitar a marcação no time adversário. 2-Seja malandro. Vá nas configurações e deixe as assistências dos cruzamentos no modo manual e não assistido. 3-Apele também e jogue com os times com DEF 90. É o caso da Sel. do mundo e a Clássica cuja marcação é muito forte.

  • Matheus Cruz
    2013-12-04T17:38:44  

    O idioma eu poço mudar para o português?

    recentes

    populares

    • Matheus Cruz
      2013-12-04T17:38:44  

      Garotin, cê pode mudar até de sexo

    recentes

    populares

    • Matheus Cruz
      2013-12-04T17:38:44  

      oq vc deveria mudar é o seu português

  • André Correia
    2013-10-15T09:05:10  

    Ridículos são os escanteios!! Onde por exemplo, em um jogo como Man. Utd x Real Madrid, no escanteio para o Man. Utd, a máquina posiciona o Modric para marcar o Van Persie. Acontece sempre !! Acho tosco demais. Não dá tempo de trocar o jogador se o adversário bater o escanteio rápido. Achei bem falho isso e já vem desde o FIFA 12 e nada de concertarem!!

    recentes

    populares

    • André Correia
      2013-10-15T09:05:10  

      pior é quem gosta do barça, ter que ficar jogando contra bayern e real no temporadas e o xavi e iniesta marcando Dante, Pepe e cia

    recentes

    populares

    • André Correia
      2013-10-15T09:05:10  

      kkk

  • Jose Gonçalves
    2013-10-11T19:28:58  

    comenta se q esta mais facil fazer gol de cabeça , porem no fut 14 sempre qd vou cruzar a bola , ela passa do atacante e muitas vezes sai pela lateral , gostaria de uma dica de como ser mais preciso qdo for cruzar para o cabeceio do meu atacante

    recentes

    populares

    • Jose Gonçalves
      2013-10-11T19:28:58  

      tenha jogadores com bom crossing, eu nao espero chegar tanto na linha de fundo, ter um atacante razoavelmente alto tbm ajuda.

    recentes

    populares

    • Jose Gonçalves
      2013-10-11T19:28:58  

      Acho q é L1 e cruza, não chegar tão perto da linha de fundo tbm. E não encha a barra oq vc deve estar fazendo.

  • Bruno Ruan
    2013-10-15T12:29:45  

    Se querem se dar bem no modo carreira da Premier League, peguem o Liverpool e vai embora!!!

    recentes

    populares

    • Bruno Ruan
      2013-10-15T12:29:45  

      Pega man c., com o dinheiro compra só cara bom.

  • Fábio Miranda
    2013-10-20T15:51:08  

    cara, a troca de comando de jogadores ficou muito zuada, passo uma raiva jogando no ultimate team

    recentes

    populares

    • Fábio Miranda
      2013-10-20T15:51:08  

      Não é só vc que passa raiva modo ultimate tem

    recentes

    populares

    • Fábio Miranda
      2013-10-20T15:51:08  

      Finalmente um comentário que concordo! Também acho bizarra a troca de jogadores, porque se vc deixa a config do controle como vem, ele diz que troca sozinho nas bolas aéreas, mas várias vezes não troca ou troca pra um cara que ta mal posicionado na jogada. Se voce altera e coloca o manual, também acontece de ficar vindo o jogador errado. Nao tem mta solução isso.

  • Valter Seven
    2014-02-02T01:48:27

    ...só mais um detalhe vamos nos unir e para de jogar o FIFA por alguns dias, basta espalhar no Facebook que eles se tocam rapidinho e melhoram a jogabilidade e na próxima versão, se não mudar radicalmente ai boicotamos de vez, se é para jogar esta palhaçada, vou procurar joguinhos do face, pelo menos são de graça...

  • Valter Seven
    2014-02-02T01:39:18

    O FIFA está no caminho do PES, ou seja estão acabando com o jogo, pois se o cara não sabe jogar, basta ele rifar a bola na área que a "máquina" empurra para dentro do gol, ou seja de cabeça ou de bunda não faz diferença, este ano comprei os dois e ambos estão guardados na gaveta, parti para outras opções, pois o futebol está manjado e com a CPU jogando por quem não tem habilidade alguma, só tem correria e muita fraude neste jogo, futebol no console já era...

  • Emilio Camaforte
    2014-01-29T11:08:48

    Gostaria de saber porque quando toco a bola para o atacante ele diminui a velocidade ou as vezes nem vai na bola, outra pergunta, qdo chego na linha de fundo para cruzar qual o botão q aperto??

  • Arildo Santos
    2014-01-27T22:29:41

    LIVE DO INFERNO, NÃO SE CONSEGUE VIRAR 3 PÁGINAS QUE DA ERRO.

  • Texugo Marrento
    2014-01-24T15:57:18

    Fifa 14 melhorou o gráfico e se assimila cada vez mais ao Pes, tão piorando o que era bom... jogar online tá ficando muito chato, ao invés de me divertir e distrair, to passando raiva... meu NBA2k 14 tá melhor de brincar....

  • Texugo Marrento
    2014-01-24T15:54:13

    Macete online no temporadas, Fut ou pró clubes... só cruzar na área... ou lançamento por cima da zaga do meio de campo...

  • Jamilton Oliveira
    2014-01-22T20:31:37

    fifa 14 ja comeca errado com narrador, que so devieria apresentar the voice e olha la,o cara e rediculo,infeliz que elaborou o 14 tomara que o fifa 30 dao jeito,joguei game no lixo,com cd e tudo porcaria,EA faz de tudo para o cara comprar packs,ilusao jogo maldito;

  • Arildo Santos
    2014-01-20T17:11:08

    FIFA 2014 - 1) CORRE PARA LINHA DE FUNDO E CRUZA - 2) LIVE TOTALMENTE BUGADA TODOS OS DIAS - 3) GERAL USANDO PROGRAMAS PARA SE BENEFICIAR NOS LEILÕES - 4) ESTÁDIOS COM SOMBRA E BOLA PRETA DISPONÍVEL PARA BENEFICIAR OS DESONESTOS E COVARDES - 5) UM VERDADEIRO LIXO - 6) CONCLUSÃO, QUE SAUDADE DO FIFA 2013.

  • Mendex Antonio
    2014-01-05T11:28:53  

    ESSE JOGO, TA PARECENDO FUTEBOL INGLES ,SO JOGADA AREA TEM JOGADOR DE 1.50 FAZENDO GOL DE CABEÇA .TEM JOGO QUE O MESSI FAZ 4 GOLS DE CABEÇA DETALHE ELE NEM PULA SO DESVIA QUE PIADA.

    recentes

    populares

    • Mendex Antonio
      2014-01-05T11:28:53  

      Isso é verdade, a EA deveria ajustar isso, muitas vezes o jogo fica totalmente injusto, você joga muito melhor que seu adversário e ele dá um cruzamento para a área e faz o gol.

  • Hennry
    2013-12-29T14:44:05

    Gente pelo amor de deus no pc ta muito ruim o povo ta so cruzando!!! nossa o jogo ta bom mais esse bug ta osso!! fala que saiu atualização mais o cruzamento continua !!

  • Reinivaldo Silva
    2013-12-26T15:03:32

    ta osso mesmo acho que não é o gol mas qualquer pereba ta fazendo cruzamentos precisos no ultimat o cara pode usar as cartas pra dar mais abilidade pro jogador mas se vc que curte futebol assiste e joga sabe qual a chance do abate lateral fraco do milan acertar um cruzamente correndo e caindo suave e certeiro , agora quando é um piro,iniesta,ou jorginho quando jogava no flamengo,outra coisa a chata nesse fifa é o deley , passar e chutar a gol vc tem que calcular ele e quando vai pros penaltis

  • Vini Elendil
    2013-10-19T19:04:45  

    Quem escreveu isso jogou o jogo? Sérgio Ramos é lateral onde?

    recentes

    populares

    • Vini Elendil
      2013-10-19T19:04:45  

      É zagueiro, Sergio Ramos passou a atuar na lateral direita depois que Pepe chegou no Madrid

    recentes

    populares

    • Vini Elendil