27/11/2013 12h35 - Atualizado em 27/11/2013 12h35

Candy Box 2: como jogar a sequência do estranho RPG em ASCII

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Candy Box 2, a aguardada sequência do estranho RPG em ASCII criado pelo programador aniwey, finalmente foi lançada. Jogadores poderão viver uma nova aventura em um mundo ainda maior onde a ganância por doces é a lei e pirulitos brotam do chão em fazendas. Confira a seguir como jogar Candy Box 2 e não se esqueça de jogar também o Candy Box original.

Candy Box 2 traz uma nova aventura nesse estranho mundo em ASCII (Foto: Reprodução)Candy Box 2 traz uma nova aventura nesse estranho mundo em ASCII (Foto: Reprodução)

Construindo o jogo

Passo 1 – Entre no site oficial do jogo

Passo 2 – A primeira coisa que você verá é uma mensagem “You have 0 candy”, dizendo que você não tem doces. A cada 1 segundo, 1 doce será adicionado.

Passo 3 – Você terá opções como “Eat all the candies” (comer todos os doces) e depois de juntar 10 doces, terá “Throw 10 candies on the ground” (jogar 10 doces no chão). Por ora, ignore-as, elas não serão úteis.

Passo 4 – Ao atingir 30 doces, surgirá o botão “Request a new feature to the developer” (Pedir um novo recurso para o desenvolvedor). Clique nela e você ganhará a barra de status no topo da tela.

Passo 5 – Por mais 5 doces haverá então a opção “Request another one” (Pedir outro). Clique nela e você ganhará a aba de configurações à direita da barra de status, escrito “CFG” na vertical. Lá é possível mudar o idioma do jogo e por enquanto não há uma versão em português, mas isso poderá mudar futuramente.

Passo 6 – Clique agora em “Request once again” (Pedir de novo) por mais 5 doces. Você ganhará agora uma aba para salvar o jogo. É recomendado clicar nessa aba e ativar o recurso de autosave, clicando em “Save every 10 minutes on slot 1″.

Passo 7 – Volte à aba principal clicando em The Candy Box na barra de status no topo.

Passo 8 – O próximo botão dirá “Request for something more exciting” (Pedir por algo mais excitante), também por 5 doces. Ao clicar nele você ganhará uma barra de energia, com 100 pontos.

Passo 9 – Finalmente, por 10 doces, clique em “Final request! This one has to be worth the candies” (Último pedido! Este tem que valer os doces). Você ganhará então uma aba chamada Map.

A cidade de Candy Box 2 é onde sua aventura realmente começa (Foto: Reprodução)A cidade de Candy Box 2 é onde sua aventura realmente começa (Foto: Reprodução)

Começando a aventura

Após terminar de construir os menus do jogo nos passos acima, clique em Map e você será levado para uma vila, toda feita com caracteres de texto. Mova o mouse por cima das casas e você terá informações sobre elas. É possível clicar para entrar nas que não estejam trancadas e volta à vila clicando no botão “Back to the village”.

Passo 10 – Na penúltima casa, da esquerda para a direita, você irá encontrar os primeiros pirulitos do jogo. Há um em cima do armário, um dentro dele (clique para abrir a porta) e um escondido no tapete (clique para revelá-lo).

Passo 11 – Na última casa o dono dirá que está com problemas com ratos na adega e que precisa de alguém com uma arma para resolvê-los. Volte ao mapa e entre na antepenúltima casa, a que diz Forge.

Passo 12 – Lá estará um ferreiro que será sua fonte de armas durante o jogo. Clique em “Buy a wooden sword” para comprar uma espada de madeira por 150 doces.

Dica: Com 400 doces você poderá comprar depois um Iron Axe (Machado de Ferro), que será necessário mais a frente.

O ferreiro será uma importante fonte de durante o jogo (Foto: Reprodução)O ferreiro será uma importante fonte de durante o jogo (Foto: Reprodução)

Passo 13 – Após comprar a espada, surgirá uma aba chamada “Inventory”. Clique nela e na área onde diz Weapon (Arma), selecione a sua nova espada. Os seus itens não se equipam sozinhos, então é importante sempre manter seu equipamento atualizado.

Passo 14 – Volte para a última casa e clique em “Let’s go, then” (Então vamos) para enfrentar os ratos na adega. Seu personagem se move sozinho para frente e enfrenta todos os inimigos no caminho. Mesmo a espada de madeira sendo fraca você não deverá ter problemas em vencer os ratos.

Passo 15 – Após todos os ratos serem derrotados clique em “Exit the quest (and keep what you found)”. Você pode sair de Quests a qualquer momento, porém é preciso prestar atenção na parte “Keep what you found” (Manter o que você achar), pois algumas quests só deixam você manter os itens se for até o final delas.

Passo 16 – Por vencer os ratos você ganhará como recompensa um mapa do mundo. Clique no botão “Back to the village” para voltar à vila e cheque a segunda casa da esquerda para a direita, uma loja.

Passo 17 – Na loja você poderá comprar alguns itens úteis e outros não tão úteis, mas que poderão ser melhorados durante a sua aventura. Nenhum deles é obrigatório no início, então dê preferência às armas do ferreiro, a menos que seus doces estejam sobrando.

Dica: O anel Time Ring por 500 doces permite diminuir a velocidade do jogo, tornando mais fácil tomar decisões.

Na cidade você poderá comprar alguns equipamentos, chocolate e mais (Foto: Reprodução)Na cidade você poderá comprar alguns equipamentos, chocolate e mais (Foto: Reprodução)

Passo 18 – Volte novamente para a vila e depois clique em “Back to the Map” para ver o mapa principal do jogo.

Primeiras Quests

Passo 19 – Do lado esquerdo da vila está a sua primeira quest oficial, The desert (o deserto). Você não conseguirá passar por ele usando apenas uma espada de madeira, então se ainda não tiver o Iron Axe, volte e compre-o. Não esqueça de equipá-lo na aba Inventory.

Passo 20 – Após passar por uma quest, ou mesmo após morrer nela, você precisa esperar para que sua energia se recupere, um pouco a cada segundo. Sua energia total pode ser aumentada na opção “Eat all the candies” (Comer todos os doces) da aba Candy Box. Quanto mais doces comer, mais energia terá.

Passo 21 – Depois do deserto você terá acesso a The Lollipop Farm, uma fazenda onde você poderá plantar pirulitos e mais pirulitos brotarão do solo, seguindo a distorcida lógica do jogo.

Passo 22 – Sua próxima missão será The bridge (Ponte), onde um enorme troll te espera. Este será um salto de dificuldade considerável em relação ao deserto, uma característica de Candy Box. Como você irá evoluir para passar pelo troll, é uma escolha sua.

O troll pode ser um grande desafio no começo do jogo (Foto: Reprodução)O troll pode ser um grande desafio no começo do jogo (Foto: Reprodução)

Como evoluir seu personagem

Há inúmeras maneiras de evoluir em Candy Box 2 e algumas das mais simples estarão acessíveis logo no começo da aventura. A primeira delas, comer doces, aumenta a sua energia. A segunda mais simples é comprar novas armas no ferreiro para aumentar seu poder de ataque.

Porém, há formas menos óbvias, como o The wishing well (Poço dos desejos), no canto inferior esquerdo do mapa, onde você pode jogar chocolate para encantar itens. Você poderia, por exemplo, comprar um par de luvas na vila e encantá-lo para que ele dispare bolas de fogo ou para que recupere sua energia.

Conforme o jogo avança, mais opções de evolução ficarão disponíveis e caberá a você escolher por qual caminho seguir.

Há muitas formas de evoluir em Candy Box 2 e você precisará delas (Foto: Reprodução)Há muitas formas de evoluir em Candy Box 2 e você precisará delas (Foto: Reprodução)

Como dar Load no jogo

É possível retomar seu progresso em Candy Box 2 de duas maneiras. A primeira envolve passar novamente pelos passos 1 a 6, para ganhar a aba de Save e consequentemente ter a opção de Load.

A segunda maneira, mais simples, permite que você apenas adicione ?slot=1 no final do endereço para carregar o save do slot 1, mudando o número final entre 1 e 5, dependendo do slot. O endereço do jogo ficará assim: http://candybox2.net/?slot=1

Conhece outros RPGs para navegadores? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares