Internet

25/11/2013 09h50 - Atualizado em 26/11/2013 16h31

Como corrigir links com erro no Facebook usando a ferramenta de debug

Paulo Alves
por
Por Paulo Alves Para o TechTudo

Certos links, ao serem compartilhados no Facebook, sofrem alterações e não exibem as informações adequadamente no seu feed de notícias. Isso é causado por um problema de incompatibilidade da fonte do link com o sistema de tagueamento da rede social, que usa um padrão próprio denominado Open Graph. Mas, uma ferramenta de "debug" identifica qualquer incompatibilidade das páginas com o Facebook e faz correções; saiba como usá-la.

Mania de autorretrato: veja os dez piores tipos de ‘selfies’ no Instagram

Quando uma página externa não insere os metadados corretos ou é protegida por Firewall, por exemplo, ela fica inacessível pelo Facebook, gerando o erro ao ser compartilhada. Mostra a imagem de outro link e o título diferente do topo de página acessada, por exemplo.


Ferramenta de debug identifica incompatibilidade de algumas páginas com o sistema Open Graph, do Facebook (Foto: Facebook) (Foto: Ferramenta de debug identifica incompatibilidade de algumas páginas com o sistema Open Graph, do Facebook (Foto: Facebook))Ferramenta de debug identifica incompatibilidade de páginas com o Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)


Por isso, a rede social disponibilizou uma ferramenta simples que limpa o link e o torna legível, eliminando qualquer problema de exibição na sua linha do tempo. Veja como fazer:

Passo 1. Copie o link com incompatibilidade na barra de endereços do seu navegador;

Copie o link com erro (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Copie o link com erro (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Abra a ferramenta debugger do Facebook e cole o link;

Cole-o na ferramenta de debug do Facebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Cole-o na ferramenta de debug do Facebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Clique em ‘Debug’ e aguarde alguns segundos até que os servidores da empresa analisem a página para a qual o link aponta. Repare que a ferramenta acusa quando há algum problema na página, como um elemento que não está tagueado corretamente ou tem formato inválido para plataforma ou ainda quando há erros no botão “Curtir” da página;

Clique em 'debug' e veja todos os erros que há na página que você quer compartilhar  (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique em 'debug' e veja todos os erros que há na página que você quer compartilhar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



Passo 4. Copie a nova URL que aparece na segunda linha e compartilhe normalmente no Facebook. Caso haja algum problema, a URL poderá ter outros caracteres e elementos;

Copie a URL debugada e tente compartilhar mais uma vez na rede social (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Copie a URL debugada e tente compartilhar mais uma vez na rede social (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto! Agora você já sabe consertar links problemáticos compartilhados na maior rede social do mundo. Sempre que precisar, é só acessar a ferramenta de debug e testar um link antes de compartilhar, assim você evita qualquer problema que informações incompletas ou mesmo incorretas possam provocar em seus amigos e seguidores no seu Facebook.

Tem como descobrir com quem um amigo está conversando no Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo. 

Via Facebook

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rui Sousa
    2016-01-02T20:22:28

    Você examinam, examinam, apontam os problemas e depois vem a cobrança pelo serviço!! Por que não dizem logo que é um site pago??