Internet

30/11/2013 16h08 - Atualizado em 30/11/2013 16h08

Como excluir os apps Android que já vêm instalados de fábrica

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Quer deixar seu Android mais rápido? Então faça uma limpeza nos apps não utilizados para liberar memória RAM do seu smartphone ou tablet. Mas como excluir os aplicativos instalados de fábrica? Para ajudar, o TechTudo preparou este tutorial. Confira:

Como apagar as fotos da galeria do Android? Confira no Fórum do TechTudo

Passo 1. A primeira providência que deve ser tomada é realizar o root do seu Android. Como o root pode variar de acordo com a marca, modelo e versão do smartphone ou tablet, é necessário verificar se este procedimento é compatível com seu aparelho;

Passo 2. Instale o app Titanium Backup;

Passo 3. Uma vez aberto, clique em "Backup/Restauração". Na lista que vai aparecer, procure e selecione um aplicativo para desinstalar;

excluir apps android (Foto: Reprodução)Procure na lista um app que você não usa no seu Android, inclusive os pré-instalados de fábrica (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

 

Passo 4. Por segurança, é indicado fazer backup do app antes de prosseguir. No entanto, se você tem certeza de que não precisará mais do programa, desinstale-o sem fazer backup para liberar mais espaço;

Passo 5. Clique em "Desinstalar".

Clique em 'Desinstalar' para excluir o aplicativo selecionado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Complete a exclusão do app selecionado para liberar RAM (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Agora é só repetir os passos quantas vezes achar necessário. Porém, tome cuidado na hora de desinstalar um aplicativo, olhando sempre para o ícone na lista que o Titanium Backup oferece. Excluir um aplicativo errado pode influenciar no desempenho do seu aparelho ou até inutiliza-lo permanentemente. Se você não souber para que ele serve, deixe-o lá.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Risse
    2013-12-03T13:17:17  

    Aprendam algo mais fácil serve para os aparelhos 4.1 para cima se eu não me engano, vá na lista de aplicativos e ao invés de tentar desinstalar, apenas desative o aplicativo, de certa forma ele some da sua lista de APP e também não roda em segundo plano, porém tem a possibilidade de um dia você voltar ele sem ter que baixar novamente. E claro não consome RAM e fica rápido igual se tivesse desinstalado.

    recentes

    populares

    • Rafael Risse
      2013-12-03T13:17:17  

      Rafael Risse falou tudo, tbm faço isso no meu LGG3, que esquentava muito, e realmente melhorou tanto nesse quesito quanto em velocidade.

  • Sergio Mello
    2016-03-24T19:49:30  

    Não consigo fazer ROOT no meu Samsung S5 que está com lollipop 5.0....Pode ajudar????

    recentes

    populares

    • Sergio Mello
      2016-03-24T19:49:30  

      eu tenho um gram prime, testei praticamente todos o meu so deu certo com o odim.

  • Reryson Barbosa
    2013-11-30T23:33:28

    PARA OS DESAVISADOS: O Root que é citado a cima, serve pra você ter livre acesso ao celular, se torna um super usuario. Lembrando que se fizer isso, você acaba perdendo a garantia do seu celular, pq você ta 'violando' ele quando faz o root, entao quem tem garantia eh melhor pensar direito antes de fazer um root. Agora a respeito do APP TITANIUM, se você nao souber mexer nele, você pode acabar excluindo algo do sistema operacional dele e se excluir você acaba danificando o celular, entao eh bom ficar atento pros app que for excluir. Espero ter ajudado mais. Abraços

  • Joubert Vasconcelos
    2013-11-30T19:34:12  

    Tem coisa séria aqui. Aplicar ROOT invalida a garantia e, se mal feito, pode causar consequência para o aparelho (até perder o IMEI pode acontecer). o Techtudo vai se responsabilizar? Duvido...

    recentes

    populares

    • Joubert Vasconcelos
      2013-11-30T19:34:12  

      Então aprende um pouco amigo: quem publica informações sem alertar os riscos, é responsável. Agora se aceita um conselho, diminui o tom da resposta e debata tecnicamente, todos ganham.

    recentes

    populares

    • Joubert Vasconcelos
      2013-11-30T19:34:12  

      Acho que vou colocar um gato no micro-ondas, não tem nada proibindo(sqn)...Vixe!!! Já fizeram isso e não deu certo... Droga, no Brasil tem cada sabidão.

  • Alexandre Mello
    2015-08-11T14:18:50

    Fiz instalacao titanium e apareceu Meu ROM possui Root habilitado. O q fazer?? Tenho imagem capturada se. necessario. Obrigado

  • Thiago Santos
    2013-12-01T09:05:47  

    Lembrando também os desavisados que fazendo o root, seu celular não atualiza mais, só manualmente.

    recentes

    populares

    • Thiago Santos
      2013-12-01T09:05:47  

      Você está enganado amigo Thiago Santos, com root o aparelho atualiza normalmente.

  • Renato Carlos
    2013-12-01T06:55:42  

    TITANIUM BACKUP eh pago só para aquelas pessoas que não sabe mexer com programação, eu tenho a versão "PAGA" completamente de graça, essa e muitos outras que deveriam ser pagos.

    recentes

    populares

    • Renato Carlos
      2013-12-01T06:55:42  

      Quem tem uma PS4 levanta a mão ol kiss my shoes

    recentes

    populares

    • Renato Carlos
      2013-12-01T06:55:42  

      Renato Carlos, ladrãozinho barato. kkkk chupa.

  • Romilton Alves
    2014-03-13T12:03:31

    Gostei e recomendo.

  • Marco Marques
    2014-01-08T23:55:04

    O ganho obtido não vale o risco que um usuário leigo corre realizando esse procedimento. Acho irresponsabilidade o site oferecer esse tipo de "conteúdo técnico". Poderia ter sido melhor se fosse algo apenas sobre bons apps de backup.

  • Wesley Almeida
    2013-11-30T16:54:46  

    Esqueceram de avisar que o Titanium Backup é pago....

    recentes

    populares

    • Wesley Almeida