Sistemas Operacionais

23/11/2013 13h41 - Atualizado em 23/11/2013 16h53

Como melhorar o sinal de GPS do celular? Dicas ajudam a usar o recurso

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O GPS (Global Positioning System) é um dos recursos mais interessantes presentes em smartphones e tablets. Por meio da tecnologia é possível acessar aplicativos de localização como o Google Maps e o Waze. Além disso, o famoso check-in nas redes sociais também é uma das vantagens desse serviço. Mas como melhorar o sinal de GPS no seu dispositivo? Aprenda algumas dicas que podem melhorar a recepção da antena.

Waze ou Google Maps? Comparamos os melhores serviços de GPS para telefones

O GPS é um recurso básico que integram os novos smartphones (Foto: Allan Melo / TechTudo)O GPS é um recurso básico que integram os novos smartphones (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Totalmente operacional desde 1995, o sistema de posicionamento global funciona através de uma rede de mais de vinte satélites, que enviam sinais de micro-ondas. com isso é permitido que a recepção do sinal de quatro ou mais satélites determine a posição do seu aparelho. Atualmente, quase todos os gadgets modernos têm uma antena receptora da frequência.

Passo 1. Conheça seu aparelho;

Dispositivos móveis como smartphones e tablets podem ser ótimos receptores de sinais de GPS, porém, os usuários podem evitar problemas se conhecerem bem seus dispositivos, mantendo eles sempre atualizados. Ler o manual pode ajudar a conhecer as características do seu gadget e descobrir a localização da antena receptora.

Alguns apps medem a precisão da recepção dos aparelhos, detectando e corrigindo falhas no sinal de GPS e melhorando a leitura das coordenadas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Alguns apps medem a precisão da recepção dos aparelhos, detectando e corrigindo falhas no sinal de GPS e melhorando a leitura das coordenadas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

 

Além disso, existem apps para Android e iOS que medem e gerenciam seu sinal de GPS como o GPS Status & Toolbox, GPS Essentials, GPS Speed Test e o FasterFix. Além disso, alguns oferecem serviços para detectar e corrigir falhas e até aprimorar o recebimento das transmissões.

Passo 2. Verifique as condições de seu celular;

É sempre bom lembrar que o recurso do GPS é um acréscimo às funções normais de comunicação dos dispositivos móveis, e por isso a sua ativação gera um maior consumo de bateria.

Qual é o melhor celular para assistir TV Digital? Deixe seu comentário do Fórum

Assim, esteja preparado para um desgaste mais rápido da carga do seu smartphone quando a antena de geo-posicionamento por satélite estiver ligada. Os dispositivos que utilizarem conexão de internet 3G, 4G ou Wi-Fi também podem ajudar na leitura do sinal do GPS, aumentando a precisão da localização.

Mantenha o firmware e o sistema operacional do celular atualizados e habilite a localização através de redes sem fio (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Mantenha o sistema operacional do celular atualizados e habilite a localização GPS (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Além disso, se você começar a executar simultaneamente muitos aplicativos que usem o GPS, como o Foursquare, Google Maps, Facebook ou Waze, a leitura das transmissões poderá ficar congestionada. Assim, para um melhor resultado, é recomendável encerrar os apps que não estiver utilizando. Vale lembrar que para utilizar o GPS é necessário ativar o serviço nas configurações do seu smartphone ou tablet.

Passo 3. Como conseguir uma boa recepção do sinal.

A antena do GPS dos dispositivos móveis precisa receber as transmissões enviadas pelos satélites. Assim, pode haver falhas ou interferências caso você esteja em lugar mais fechado como nos elevadores, por exemplo. Caso o sinal do GPS não retorne em ambeinte aberto, tente desligar e ligar o aparelho ou utilizar um dos apps já listados.

Utilize melhor apps de orientação por mapas, mantendo-se em uma posição fixa antes de iniciá-los (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Utilize melhor apps de orientação por mapas, mantendo-se em uma posição fixa antes de iniciá-los (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

O ideal é que o aparelho esteja em local aberto, mas sua recepção sofrerá poucas distorções se tiver por perto de uma janela ou superfícies pouco espessas. Edifícios altos também costumam atrapalhar a precisão, já que a altura distorce o posicionamento, dependendo da leitura do satélite.

Aplicativos de trânsito e GPS para Android

Além disso, algumas bolsas e cases de smartphone, por exemplo, poderão interferir na orientação do GPS, principalmente se tiverem peças magnéticas ou de aço.

Por fim, é sempre bom lembrar que uma navegação mais precisa de posicionamento global é melhor iniciada se seu celular estiver em uma posição fixa. Por isso, antes de começar a andar ou dirigir, inicie o app de localização desejado, como Google Maps ou Waze.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Rzatki
    2017-01-13T09:58:49

    Samsung Win Duos é uma porcaria referente a GPS

  • Jair Romagnoli
    2014-02-05T23:25:41  

    O redator desta matéria usou quatro "Alem disso". Precisa ler mais, e com senso critico.

    recentes

    populares

    • Jair Romagnoli
      2014-02-05T23:25:41  

      Larga de troxa

    recentes

    populares

    • Jair Romagnoli
      2014-02-05T23:25:41  

      usou 5 vezes, é chato mesmo, concordo.

  • Pedro Travassos
    2013-11-25T13:34:53

    Estranho na falarem do GPS DA NOKIA QUE MSM SEM CHIP PODEMOS CRIAR ROTAS e em caso de roubos ainda podemos localizar o aparelho mesmo não estando conectado a internet e sem chip. Em termos de funcionalidades não tem melhor opção do que os LUMIAS

  • Clynton House
    2013-11-23T18:13:25  

    O meu GPS é o meu célebro.

    recentes

    populares

    • Clynton House
      2013-11-23T18:13:25  

      Só não pode bater a cabeça;

    recentes

    populares

    • Clynton House
      2013-11-23T18:13:25  

      celebro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Luiz Rodrigues
    2013-12-17T16:03:03

    Uma app que realmente melhora a precisão do GPS é o Locus. É gratuito e a diferença é rapidamente percebida. Vale a pena.

  • Luiz Boghossian
    2013-11-24T09:05:01

    Gostaria de saber qual o nome do aplicativo mostrado acima, ou seja, que apresentam aquelas telas acima. Obrigado

  • Sylvio Pascolato
    2013-11-25T09:18:27

    No caso assim ... do titulo, dicas mesmo tem alguma na matéria?? . As dicas que vcs se referem é que deve ligar o GPS no aparelho para funcionar?? não existe como melhorar sinal de GPS, ou pega ou no não pega, nao existe meio termo, nunca ouvi falar que existe aplicativos que melhorem a recepção do sinal e corrigem falhas. Existe aplicativos mais completos com latitude, longitude, bussola, se nao tiver sinal do sate lite, esse aplicativo vai corrigir o que??? se meu filho de 11 anos ler essa matéria ele risada ate cansar ...

  • Pedro Munhoz
    2013-11-25T08:00:47

    Além disso, Além disso, Além disso, Além disso, Além disso... Cara, você tem que começar seus parágrafos de maneiras diferentes...Além disso, kkk

  • Pedro Sales
    2013-11-23T21:26:20  

    google maps vem melhorando demais, mas nenhum supera o nokia maps, o povo pode odiar a nokia, mas o gps deles é o melhor!

    recentes

    populares

    • Pedro Sales
      2013-11-23T21:26:20  

      Marcio o que te leva a pensar que os líderes em venda tem o melhor navegador GPS? Tira essa viseira que os comerciais da globo te colocaram. O GPS da Nokia é o melhor, sem comparação. Presta atenção, eu disse o GPS.

    recentes

    populares

    • Pedro Sales
      2013-11-23T21:26:20  

      Aham. Tão bom que são líderes de mercado. Ops, não estamos mais em 1999 ;oP

  • José Souza
    2013-11-23T16:04:30  

    Testem o navegador do Nokia, que irão esquecer os dois lixos acima..

    recentes

    populares

    • José Souza
      2013-11-23T16:04:30  

      O do lanterninha ou do N-gage?

  • Marcio Gonçalves
    2013-11-23T20:35:16  

    ?

    recentes

    populares

    • Marcio Gonçalves
      2013-11-23T20:35:16  

      !

  • Bruno Fernandes
    2013-11-23T22:06:28  

    Compre um iphone e não tenha nenhum tipo de problema!!!

    recentes

    populares

    • Bruno Fernandes
      2013-11-23T22:06:28  

      Aham. Então use seu Apple Maps e seja feliz. ( Alguém dê uma googlada sobre o apple maps?)

  • Andre Silva
    2013-11-24T00:04:52  

    o melhor gps,é Geralmente,Perguntar,Sempre, esse não falha.

    recentes

    populares

    • Andre Silva
      2013-11-24T00:04:52  

      Isso, pergunte a qualquer um na rua que vc verá o resultado. E boa sorte se vc não for assaltado =)

  • Carlos Ribeiro
    2013-11-24T00:07:16

    Quem tem boca vai a Roma kk.

  • Adilson Lima
    2013-11-23T21:34:10  

    A vantagem do Wase, é a interatividade com mais pessoas, e que apontam obstáculos ou dificuldades no caminho das pessoas no seu deslocamento. Coisa que o Maps não faz.

    recentes

    populares

    • Adilson Lima
      2013-11-23T21:34:10  

      Primeiro: é Waze. Segundo: O Maps já incorporou os alertas do Waze a algum tempo, pois a Google adquiriu o Waze.

  • Ronaldo Ramires
    2013-11-23T17:56:52

    Bom, sempre tive Nokia, e nunca tive problema com sinal do GPS. Por falta de sinal, ele usa rede, GPS e o sistema russo Glonass. To tranquilo, to de boa desses lixo de çançung e aifone.

  • Dom Fafito
    2013-11-23T16:40:16  

    Que sinal??? É tudo enganação... Tudo via rede... quer gps é desse para frente: Garmin Zumo 660...

    recentes

    populares

    • Dom Fafito
      2013-11-23T16:40:16  

      Dom F, preciso mesmo entender mais. Meus colegas que utilizam Garmin não pagam pelo satélite, pelo que sei, posso estar enganado. Como seria o funcionamento? E também, moro em uma cidadezinha que nem possui rede 3g na minha operadora. Pedalo bem longe de qualquer sinal, fica totalmente vazio e desligo a busca senão fica "comendo" bateria procurando rede e o GPS mapia tudo no aplicativo minhas trilhas. Realmente não sei como funciona, mas você me parece bem confiante.

    recentes

    populares

    • Dom Fafito
      2013-11-23T16:40:16  

      Claudiney Jose a recepção direta do satélite é paga... E não é barata não... Para vc ter uma idéia a SKY não tem mais entrada disponível... Seu sinal vem através de uma ERB (Estação de Radio Base), ela vem codificada ao lado da sinalização da fonia... O que se imagina que é direto do satélite, na verdade é direta da estação... Tenta alocar um espaço direto via satélite para vc mesmo ver o preço... Valeu pelo post!!