Roteador

06/11/2013 11h49 - Atualizado em 05/05/2016 14h07

Como mudar o nome e a senha da sua rede Internet Wi-Fi

Rodrigo Gurgel
por
Para o TechTudo

Alterar a senha do roteador ocasionalmente é muito importante para manter a segurança da sua rede Wi-Fi. Deixar o mesmo código por muito tempo aumenta as chances de que vizinhos o descubram, o que pode gerar desde lentidão na rede até invasões e infecções com vírus.

Como descobrir a senha do seu próprio Wi-Fi no Windows 10

Para evitar que isso aconteça, ensinamos como alterar o nome da rede Wi-Fi e a senha. O modelo usado no tutorial é o TP-Link TD-W8951ND, mas o passo a passo é praticamente idêntico em aparelhos de outras fabricantes.


Antes de tudo, é necessário acessar seu roteador. Para fazê-lo, você precisa descobrir o IP de acesso. Veja como descobrir o IP do seu roteador neste tutorial que irá guia-lo nessa primeira parte.

Passo 1. Com o IP de acesso em mãos, basta colocá-lo na barra de endereços do seu navegador, como se fosse navegar para um site qualquer. Uma tela pop-up, como a da imagem, aparecerá na tela para pedir pelo nome de usuário e senha do roteador. Lembre-se de utilizar o login do equipamento e não do usuário da sua internet.

Tela de acesso às configurações do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tela de acesso às configurações do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

A grande maioria dos roteadores utiliza um login padrão, onde a combinação usuário/senha é: admin/password ou admin/admin. Caso não seja nenhuma dessas e você não se lembre de nenhuma combinação, será necessário resetar o roteador para acessá-lo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Após inserir o usuário e senha, você estará na tela de configurações do seu roteador. Entre em “Interface Setup” (em alguns modelos, esta opção é substituída por “Basic Settings”) e clique em “Wireless” (ou “Sem fio”). Vá até a seção “WPS Settings” e troque o nome em “SSID” pelo novo nome de rede desejado. Neste exemplo, a rede Wi-Fi recebeu o nome de TechTudo.

Destaque para seção de nome da rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para seção de nome da rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Agora vá até a seção “WPA2-PSK” e altere o campo “Pre-Shared Key”, colocando a nova senha. Neste exemplo, a senha da rede TechTudo recebeu o nome de “TudoTech”.

Alteração da senha do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Alteração da senha do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)



Passo 5. Clique no botão “Salvar” e pronto, o novo nome de rede Wi-Fi e senha já foram aplicados ao seu roteador.

Botão salvar aplica novo nome de rede Wi-Fi e senha do reteador  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Botão salvar aplica novo nome de rede Wi-Fi e senha do reteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Se tiver alguma dúvida sobre Internet ou segurança, faça uma pergunta no Fórum do TechTudo! 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pâmela Ripoli
    2016-11-13T21:10:54  

    consegui alterar o nome , deu certo , mas a senha não alterou , pra salvar ele pede para reiniciar o sistema , e agora ?

    recentes

    populares

    • Pâmela Ripoli
      2016-11-13T21:10:54  

      Reinicia.

  • Maxwel Souza
    2016-10-27T10:17:53  

    entao nao estou conseguindo por o usuario ea senha para acessar para mudar o senha..obs meu roteador esta resetado e eo da tp-link tanbem..me ajudem pfvr

    recentes

    populares

    • Maxwel Souza
      2016-10-27T10:17:53  

      ADMIN

    recentes

    populares

    • Maxwel Souza
      2016-10-27T10:17:53  

      2X

  • Saulo Batista
    2015-08-11T19:17:54  

    vlw consegui mudar a senha e o nome!

    recentes

    populares

    • Saulo Batista
      2015-08-11T19:17:54  

      nao estou conseguir , me ajuda

  • Claudio Bueno
    2016-07-04T10:33:46  

    Cara... muito bom, aqui deu certo, usei: admin/password e foi

    recentes

    populares

    • Claudio Bueno
      2016-07-04T10:33:46  

      mas eu nao estou conseguir usei:amin password admin

  • Julio Rocha
    2016-07-07T21:09:43  

    Tenho o roteador da GVT( VIVO ): ) usava o gateway 192.168.1.1.Funcionava direitinho.So que depois que mudou para a vivo nao abre de jeito nehum...

    recentes

    populares

    • Julio Rocha
      2016-07-07T21:09:43  

      mas nao estou conseguir entro login

  • Carla Peliseu
    2015-03-30T19:02:51  

    Eu consegui alterar a senha e o nome, e isso me ajudou no problema de não estar conectando... Mas agora fala que a senha está incorreta, o que faço? :/

    recentes

    populares

    • Carla Peliseu
      2015-03-30T19:02:51  

      Pronto já alterei, nas não consigo alterar o Admin / Admin.

    recentes

    populares

    • Carla Peliseu
      2015-03-30T19:02:51  

      mas eu nao conseguir usario o admin a senha admin

  • Victor Costa
    2016-08-17T15:02:55

    Obrigado techtudo me ajudou bastante , consegui mudar o login e a senha do roteador ,

  • Bry Eb
    2016-10-01T14:27:51

    no meu tambem nao conseguir entro login

  • Aline Lima
    2016-07-10T19:59:45

    Sou bem leiga no assunto. Estou com dúvidas. Alguém pode me ajudar? Meu roteador é motorola. Quando coloco o ip na busca, cai na janela de login. Ok. Em Username devo colocar "admin", o nome da internet wifi ou pode ser outro? Em Password coloco a senha de acesso do wifi (senha que qualquer dispositivo pede ao se conectar) ou pode ser outra? A alteração pode ser feita de qualquer computador? Obrigada

  • Jose Moura
    2016-08-10T22:26:38

    Não consegui fazer a alteração do meu nome e senha. Quando abriu a janela para colocar o nome e senha do usuario eu assim o fiz e não foi reconhecido os dados. O que devo fazer???

  • Bernardo Cramonez
    2016-08-27T11:20:50

    na aba de interface setup não existe a opção "wireless", apenas "Internet" e "LAN"

  • Luan
    2016-09-11T12:35:18

    Tem alguma possibilidade de dar algo muito errado mesmo ????? Porque quando instalei internet em casa eu tinha pedido pra mudar o nome e a senha e o cabá que instalou disse que não podia porque interferia em outras questões.

  • Antonio Carlos
    2015-12-19T18:18:55

    Na hora que eu entro no meu código (3.3.3.1),tem que colocar o e-mail e a senha que seria admin mas quando eu coloco aparece la credenciais invalidas.O que eu faço agora?

  • Anna Souza
    2016-08-01T21:50:32

    Minha internet é NET, tentei com admin/admin e não entrou

  • Filipe Silva
    2016-07-27T22:43:08

    Péssima explicação! Ela fala correndo...

  • Rosiane Leal
    2015-02-18T14:09:10

    alguem pode me ajudar a senha e do rede pq nao to conseguido

  • Thalita
    2015-11-14T15:42:53

    No meu nao aparece a palavra wireless para poder mudar a senha meu roteador e opticom dslink 279

  • Flávia Bianchine
    2015-10-05T11:53:20  

    Não consegui mudar a senha do meu WiFi. O navegador não permite que eu dê continuidade ao processo depois que eu coloco a senha do roteador. O que eu faço?

    recentes

    populares

    • Flávia Bianchine
      2015-10-05T11:53:20  

      Se sua internet for GVT tenta: Login : admin Senha: gvt12345 usando o gateway 192.168.1.1

    recentes

    populares

    • Flávia Bianchine
      2015-10-05T11:53:20  

      Se sua internet for GVT tenta: Login : admin Senha: gvt12345 usando o gateway 192.168.1.1

  • Eduarda Peixoto
    2015-07-13T18:16:48  

    migos por favor, ajudem me. quando estou para mudar a passe da net aparece que a passe actual esta errada e sei que esta 100% correta

    recentes

    populares

    • Eduarda Peixoto
      2015-07-13T18:16:48  

      oi eduarda, vc esta tentando no lugar errado! se no seu sistema tiver o nome wireless, vc clica ai tem umas barras em cima e vc clica no nome segurança, ai vc muda, tudo certo.

  • Maelckson Gomes
    2015-10-11T19:29:48

    VLW!

  • Patrick Pereira
    2015-06-29T17:13:47

    vou tentar

  • Edgar Nascimento
    2015-07-10T11:34:53

    SALVARAM MINHA VIDA

  • Sara Oliveira
    2015-01-24T12:45:33  

    Quando eu coloco o endereço de IP no navegador, só aparece "Esta página da web não está disponível" . E agora?

    recentes

    populares

    • Sara Oliveira
      2015-01-24T12:45:33  

      É o endereço certo? Pois tem o endereço IPV4 e o gateway padrão, sendo que esse útimo é o que eu uso para acessar o roteador e não o IPV4.

  • Robson Ferreira
    2015-06-13T17:06:03

    deu tudo certinho aqui...valeu

  • Cleomar Pego