06/11/2013 11h49 - Atualizado em 20/09/2015 11h21

Como mudar o nome e a senha da sua rede Internet Wi-Fi

Rodrigo Gurgel
por
Para o TechTudo

A Internet Wi-Fi oferece grandes vantagens aos usuários, já que não é preciso ficar preso a fios para se manter conectado. No entanto, é possível que sua rede esteja suscetível a ataques ou invasões caso a sua senha seja muito fácil de ser descoberta. Para te ajudar, o TechTudo preparou um tutorial completo com tudo o que você precisa para mudar o nome e a senha da sua rede de Internet Wi-Fi.

Antes de tudo, é necessário acessar seu roteador. Para fazê-lo, você precisa descobrir o IP de acesso. Veja como descobrir o IP do seu roteador neste tutorial que irá guia-lo nessa primeira parte.

Alterar o canal da rede Wi-Fi pode aumentar a velocidade da sua Internet (Foto: pond5)Mudar a senha e o nome da sua rede Wi-Fi pode manter o seus dados a salvo de invasores (Foto: Pond5)

Alterar a senha da Internet

Passo 1. Com o IP de acesso em mãos, basta colocá-lo na barra de endereços do seu navegador, como se fosse navegar para um site qualquer. Uma tela pop-up, como a da imagem, aparecerá na tela para pedir pelo nome de usuário e senha do roteador. Lembre-se de utilizar o login do equipamento e não do usuário da sua internet.

Para começar, acesse seu roteador utilizando a senha e o usuário padronizados. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)Para começar, acesse seu roteador utilizando a senha e o usuário padronizados. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)

A grande maioria dos roteadores utiliza um login padrão, onde a combinação usuário/senha é: admin/password ou admin/admin. Caso não seja nenhuma dessas e você não se lembre de nenhuma combinação, será necessário resetar o roteador para acessá-lo.

Passo 2. Após inserir o usuário e senha, você estará na tela de configurações do seu roteador. Neste tutorial, foi utilizado um aparelho da marca Netgear, mas todos têm organização bastante parecida. Procure na página por algo como “Wireless Settings” ou “Configurações de Internet sem fio”, como mostra a imagem.

Em seguida, procure pela sessão de configurações wireless. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)Procure pela sessão de configurações wireless no menu de configurações do seu modem Wi-Fi (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)

Passo 3. Nessa sessão, você irá encontrar a opção de alterar a senha do seu Wi-Fi. No campo "Passphrase" ou "Password", basta digitar a nova senha, confirmá-la (se necessário) e clicar em "Apply" ou "Salvar mudanças" para manter as alterações. Há poucos roteadores que pedem a senha original antes da substituição, mas, se este for o seu caso, basta apenas digitar a senha da Internet que você deseja mudar.

Aqui, basta alterar sua senha. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)Altere sua senha na tela de configuração do seu modem Wi-Fi (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)

Alterar o nome da Rede WI-FI

Ainda na tela de mudança de senha, com possíveis variações entre diferentes modelos de roteador, é possível alterar também o nome da sua rede Wi-Fi. Este rótulo é o que será exibido quando você visualizar as conexões sem fio disponíveis.

Passo 1. Clique no campo "Name (SSID)" ou equivalente e digite o nome da rede. Lembre-se de escolher um rótulo com fácil acesso e que também preserve a sua privacidade e da sua rede Wi-Fi.

Um pouco mais acima, na mesma tela onde você alterou a senha, você pode também alterar o nome de sua rede. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel) (Foto: Um pouco mais acima, na mesma tela onde você alterou a senha, você pode também alterar o nome de sua rede. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel))Um pouco mais acima, na mesma tela onde você alterou a senha, você pode também alterar o nome de sua rede. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)

Passo 2. Assim que terminar de escolher a rede, basta clicar em "Apply" ou "Salvar Mudanças" para gravar as alterações.

Pronto! Agora você já sabe como alterar a senha e o nome da sua rede Wi-Fi. Lembre-se de escolher opções que só você ou pessoas de confiança saibam, já que um invasor na rede pode até mesmo ter acesso aos arquivos do seu computador.

Se tiver alguma dúvida sobre Internet ou segurança, faça uma pergunta no Fórum do TechTudo! Curtiu a dica? Compartilhe com os seus amigos.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Carlos
    2015-12-19T18:18:55

    Na hora que eu entro no meu código (3.3.3.1),tem que colocar o e-mail e a senha que seria admin mas quando eu coloco aparece la credenciais invalidas.O que eu faço agora?

  • Flávia Bianchine
    2015-10-05T11:53:20  

    Não consegui mudar a senha do meu WiFi. O navegador não permite que eu dê continuidade ao processo depois que eu coloco a senha do roteador. O que eu faço?

    recentes

    populares

    • Flávia Bianchine
      2015-10-05T11:53:20  

      Se sua internet for GVT tenta: Login : admin Senha: gvt12345 usando o gateway 192.168.1.1

    recentes

    populares

    • Flávia Bianchine
      2015-10-05T11:53:20  

      Se sua internet for GVT tenta: Login : admin Senha: gvt12345 usando o gateway 192.168.1.1

  • Thalita
    2015-11-14T15:42:53

    No meu nao aparece a palavra wireless para poder mudar a senha meu roteador e opticom dslink 279

  • Eduarda Peixoto
    2015-07-13T18:16:48  

    migos por favor, ajudem me. quando estou para mudar a passe da net aparece que a passe actual esta errada e sei que esta 100% correta

    recentes

    populares

    • Eduarda Peixoto
      2015-07-13T18:16:48  

      oi eduarda, vc esta tentando no lugar errado! se no seu sistema tiver o nome wireless, vc clica ai tem umas barras em cima e vc clica no nome segurança, ai vc muda, tudo certo.

  • Carla Peliseu
    2015-03-30T19:02:51  

    Eu consegui alterar a senha e o nome, e isso me ajudou no problema de não estar conectando... Mas agora fala que a senha está incorreta, o que faço? :/

    recentes

    populares

    • Carla Peliseu
      2015-03-30T19:02:51  

      verdade

    recentes

    populares

    • Carla Peliseu
      2015-03-30T19:02:51  

      Perfeito!

  • Saulo Batista
    2015-08-11T19:17:54

    vlw consegui mudar a senha e o nome!

  • Maelckson Gomes
    2015-10-11T19:29:48

    VLW!

  • Patrick Pereira
    2015-06-29T17:13:47

    vou tentar

  • Edgar Nascimento
    2015-07-10T11:34:53

    SALVARAM MINHA VIDA

  • Sara Oliveira
    2015-01-24T12:45:33  

    Quando eu coloco o endereço de IP no navegador, só aparece "Esta página da web não está disponível" . E agora?

    recentes

    populares

    • Sara Oliveira
      2015-01-24T12:45:33  

      É o endereço certo? Pois tem o endereço IPV4 e o gateway padrão, sendo que esse útimo é o que eu uso para acessar o roteador e não o IPV4.

  • Rosiane Leal
    2015-02-18T14:09:10

    alguem pode me ajudar a senha e do rede pq nao to conseguido

  • Robson Ferreira
    2015-06-13T17:06:03

    deu tudo certinho aqui...valeu

  • Cleomar Pego
    2015-01-07T19:14:04

    Show de bola. parabéns pelo tutorial

  • Artur Machado
    2014-08-13T21:39:57

    muito boa explicação, excedendo expectativa ajudando ate a mudar o nome do wi fi. FOI de otima ajuda

  • João Oliveira
    2014-03-05T12:47:56

    O meu é TP-Link e só tem opção de mudar o nome, como faço pra mudar a senha?

  • Luciano Lima
    2014-02-10T23:03:00

    É importante ressaltar que ao esconder a rede muitas vezes dificulta os computadores da rede a encontra a rede mesmo já tendo sido salvas o nome e senha da rede. Assim proponho que, se esconder a rede dos usuários não conhecidos registre antes os endereços MAC de cada Máquina que deve acessar a rede

  • Jow Tromundo
    2013-11-06T13:08:07  

    Outro ponto interessante a se acrescentar é a função que todo roteador tem que se chama (na maioria dos casos) Hidden SSID ou Esconder o SSID, com essa opção habilitada você "esconde" o nome da sua rede, dificultando que alguém possa acha-la e também tentar quebrar a senha e assim invadir a sua rede. Também é importante trocar a senha de administração do roteador (geralmente composta por usuário = admin e senha = admin) verifique na administração do roteador e faça a troca por uma outra senha mais segura.

    recentes

    populares

    • Jow Tromundo
      2013-11-06T13:08:07  

      Concordo com Jow Tromundo só que as vezes quando escondemos a rede o nosso próprio pc pode não enxergar a rede. mesmo tendo configurado o PC antes para enxergar a rede escondida. Configura os Mac andres de cada máquina que tenham em casa para acessar a rede e só elas a acessaram. nenhum outra máquina vai conseguir usar a sua rede sem fio mesmo se tiverem senha e nome da rede. O endereço Mac é único em cada celular ou pc.

    recentes

    populares

    • Jow Tromundo
      2013-11-06T13:08:07  

      Luciano Lima Negativo meu caro. É possível mascarar o Mac Address de uma máquina externa com o mesmo da sua. Assim o invasor terá acesso total a sua rede.

  • Matheus Souza
    2013-11-07T09:50:48

    O nome do meu roteador é CAVALO DE TRÓIA, Acho que ninguém vai tenta conectar nele.

  • Jow Tromundo
    2013-11-06T13:02:45

    Rodrigo Gurgel, muito bom o seu Tutorial, porém tenho um comentário a fazer: O tipo de segurança WPA2 + AES é muito mais seguro do que o WPA + TKIP. Basicamente estes dois termos denominam os algoritmos de criptografia e troca de chaves em uma rede sem fio. O protocolo WPA possui falhas que facilitam ataques como força bruta por exemplo. Em sintese, é muito mais seguro utilizar o protocolo WPA2 + AES com uma chave de cifragem (senha) forte, que contenha pelo menos 8 caracteres + Letras Maiúsculas + Minusculas + Números e caracteres especiais ( ! , ? , @ ...) espero ter contribuído.

  • Regis Fongaro
    2013-11-06T12:20:50

    Mais é mais fácil do que tirar pirulito de boca de criança, até então eu não sabia agora eu sei, é muito fácil ...........