06/11/2013 11h49 - Atualizado em 06/11/2013 11h55

Como mudar o nome e a senha da sua rede Internet Wi-Fi?

Rodrigo Gurgel
por
Para o TechTudo

A Internet Wi-Fi oferece grandes vantagens aos usuários, já que não é preciso ficar preso a fios para se manter conectado. No entanto, é possível que sua rede esteja suscetível a ataques ou invasões caso a sua senha seja muito fácil de ser descoberta. Para te ajudar, o TechTudo preparou um tutorial completo com tudo o que você precisa para mudar o nome e a senha da sua rede de Internet Wi-Fi.

Alterar o canal da rede Wi-Fi pode aumentar a velocidade da sua Internet (Foto: pond5)Mudar a senha e o nome da sua rede Wi-Fi pode manter o seus dados a salvo de invasores (Foto: pond5)

Antes de tudo, é necessário acessar seu roteador. Para fazê-lo, você precisa descobrir o IP de acesso. Este tutorial irá guia-lo nessa parte.

- Alterar a senha da Internet

Passo 1. Com o IP de acesso em mãos, basta colocá-lo na barra de endereços do seu navegador, como se fosse navegar para um site qualquer. Uma tela pop-up, como a da imagem, aparecerá na tela para pedir pelo nome de usuário e senha do roteador. Lembre-se de utilizar o login do equipamento e não do usuário da sua internet.

Para começar, acesse seu roteador utilizando a senha e o usuário padronizados. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)Para começar, acesse seu roteador utilizando a senha e o usuário padronizados. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)

A grande maioria dos roteadores utiliza um login padrão, onde a combinação usuário/senha é: admin/password ou admin/admin. Caso não seja nenhuma dessas e você não se lembre de nenhuma combinação, será necessário resetar o roteador para acessá-lo.

Passo 2. Após inserir o usuário e senha, você estará na tela de configurações do seu roteador. Neste tutorial, foi utilizado um aparelho da marca Netgear, mas todos têm organização bastante parecida. Procure na página por algo como “Wireless Settings” ou “Configurações de Internet sem fio”, como mostra a imagem.

Em seguida, procure pela sessão de configurações wireless. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)Procure pela sessão de configurações wireless no menu de configurações do seu modem Wi-Fi (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)

Passo 3. Nessa sessão, você irá encontrar a opção de alterar a senha do seu Wi-Fi. No campo "Passphrase" ou "Password", basta digitar a nova senha, confirmá-la (se necessário) e clicar em "Apply" ou "Salvar mudanças" para manter as alterações. Há poucos roteadores que pedem a senha original antes da substituição, mas, se este for o seu caso, basta apenas digitar a senha da Internet que você deseja mudar.

Aqui, basta alterar sua senha. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)Altere sua senha na tela de configuração do seu modem Wi-Fi (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)

- Alterar o nome da Rede

Ainda na tela de mudança de senha, com possíveis variações entre diferentes modelos de roteador, é possível alterar também o nome da sua rede Wi-Fi. Este rótulo é o que será exibido quando você visualizar as conexões sem fio disponíveis.

Passo 1. Clique no campo "Name (SSID)" ou equivalente e digite o nome da rede. Lembre-se de escolher um rótulo com fácil acesso e que também preserve a sua privacidade e da sua rede Wi-Fi.

Um pouco mais acima, na mesma tela onde você alterou a senha, você pode também alterar o nome de sua rede. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel) (Foto: Um pouco mais acima, na mesma tela onde você alterou a senha, você pode também alterar o nome de sua rede. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel))Um pouco mais acima, na mesma tela onde você alterou a senha, você pode também alterar o nome de sua rede. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)

Passo 2. Assim que terminar de escolher a rede, basta clicar em "Apply" ou "Salvar Mudanças" para gravar as alterações.

Pronto! Agora você já sabe como alterar a senha e o nome da sua rede Wi-Fi. Lembre-se de escolher opções que só você ou pessoas de confiança saibam, já que um invasor na rede pode até mesmo ter acesso aos arquivos do seu computador. Se tiver alguma dúvida sobre Internet ou segurança, faça uma pergunta no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • João Oliveira
    2014-03-05T12:47:56

    O meu é TP-Link e só tem opção de mudar o nome, como faço pra mudar a senha?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luciano Lima
    2014-02-10T23:03:00

    É importante ressaltar que ao esconder a rede muitas vezes dificulta os computadores da rede a encontra a rede mesmo já tendo sido salvas o nome e senha da rede. Assim proponho que, se esconder a rede dos usuários não conhecidos registre antes os endereços MAC de cada Máquina que deve acessar a rede

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jow Tromundo
    2013-11-06T13:08:07   , respondido respondido 2013-11-07T18:57:52

    Outro ponto interessante a se acrescentar é a função que todo roteador tem que se chama (na maioria dos casos) Hidden SSID ou Esconder o SSID, com essa opção habilitada você "esconde" o nome da sua rede, dificultando que alguém possa acha-la e também tentar quebrar a senha e assim invadir a sua rede. Também é importante trocar a senha de administração do roteador (geralmente composta por usuário = admin e senha = admin) verifique na administração do roteador e faça a troca por uma outra senha mais segura.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jow Tromundo
      2013-11-06T13:08:07   , respondido respondido 2013-11-07T18:57:52

      Concordo com Jow Tromundo só que as vezes quando escondemos a rede o nosso próprio pc pode não enxergar a rede. mesmo tendo configurado o PC antes para enxergar a rede escondida. Configura os Mac andres de cada máquina que tenham em casa para acessar a rede e só elas a acessaram. nenhum outra máquina vai conseguir usar a sua rede sem fio mesmo se tiverem senha e nome da rede. O endereço Mac é único em cada celular ou pc.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jow Tromundo
      2013-11-06T13:08:07   , respondido respondido 2013-11-07T18:57:52

      Luciano Lima Negativo meu caro. É possível mascarar o Mac Address de uma máquina externa com o mesmo da sua. Assim o invasor terá acesso total a sua rede.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Matheus Souza
    2013-11-07T09:50:48

    O nome do meu roteador é CAVALO DE TRÓIA, Acho que ninguém vai tenta conectar nele.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jow Tromundo
    2013-11-06T13:02:45

    Rodrigo Gurgel, muito bom o seu Tutorial, porém tenho um comentário a fazer: O tipo de segurança WPA2 + AES é muito mais seguro do que o WPA + TKIP. Basicamente estes dois termos denominam os algoritmos de criptografia e troca de chaves em uma rede sem fio. O protocolo WPA possui falhas que facilitam ataques como força bruta por exemplo. Em sintese, é muito mais seguro utilizar o protocolo WPA2 + AES com uma chave de cifragem (senha) forte, que contenha pelo menos 8 caracteres + Letras Maiúsculas + Minusculas + Números e caracteres especiais ( ! , ? , @ ...) espero ter contribuído.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Regis Fongaro
    2013-11-06T12:20:50

    Mais é mais fácil do que tirar pirulito de boca de criança, até então eu não sabia agora eu sei, é muito fácil ...........

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário