Segurança

02/11/2013 08h00 - Atualizado em 04/01/2016 11h57

autorun.inf: Como remover um vírus do pendrive?

Rodrigo Gurgel
por
Para o TechTudo

Seu pendrive está se comportando de maneira inesperada? Isso pode estar ser causado por vírus e malwares que tentam infectar sua máquina através de dispositivos móveis para roubar informações pessoais. No entanto, não há motivos para desespero, pois é possível verificar e eliminar essas pragas digitais com alguns passos. Para te ajudar, o TechTudo preparou um tutorial completo sobre como remover vírus de um pendrive.

- Vírus de Atalho

Este tipo de vírus esconde os seus arquivos, substituindo-os por atalhos. No entanto, podem ser usados para reproduzir o vírus e infectar o seu computador.

Passo 1. Delete os atalhos suspeitos e revele os arquivos ocultos no seu pendrive. Para isso, abra o menu iniciar e pesquise por “prompt”. Ao encontrar o link para o prompt de comando, aperte o botão direito sobre ele e selecione “executar como administrador”;

Abra o prompt de comando do Windows como administrador para poder seguir com o tutorial (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)Abra o prompt de comando do Windows como administrador para poder seguir com o tutorial (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)

Passo 2. Acesse o diretório raiz do pendrive. Na maioria dos computadores ele se chama “F:”, mas pode ser outra letra. Basta substituir a letra. Para acessar, digite "C:\Windows\system32>[letra do disco seguida por dois pontos]", como na imagem abaixo.

Tela do prompt de comando do Windows após o comando ser inserido para acessar a pasta raiz (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)Tela do prompt de comando do Windows após o comando ser inserido para acessar a pasta raiz (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)

Passo 3. Após acessar o diretório raiz, digite "attrib -R -A -S -H /S /D";

Tela do prompt de comando do Windows após o comando ser inserido (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)Tela do prompt de comando do Windows após o comando ser inserido (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)

Passo 4. Você vai saber que esse processo foi concluído quando o prompt voltar a possuir apenas o “F:\>”, esperando por um novo comando. Quando isso acontecer, digite "del *.lnk /S" para apagar os atalhos do seu pendrive;

Tela do prompt de comando do Windows após o comando ser inserido (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)Tela do prompt de comando do Windows após o comando ser inserido (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)

Passo 5. Abra a pasta de seu pendrive normalmente e busque por arquivos executáveis que você não se lembra de ter posto lá. A maioria dos arquivos de vírus termina com .exe, .bat, .vb, .vbs, .swf e .cmd. O mais seguro é deletar qualquer elemento desconhecido.

Arquivo .cmd sendo deletado do pendrive após os comandos. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)Arquivo .cmd sendo deletado do pendrive após os comandos. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)

- Vírus de Autorun

Esse vírus obriga o seu pendrive a rodar algum programa assim que ele é inserido em algum PC. Para deletá-lo, siga os passos abaixo.

Passo 1. Primeiro, apague os atalhos (muita vezes usados por vírus) e revele os arquivos ocultos no seu pendrive. Para isso, abra o menu iniciar e pesquise por “prompt”. Ao encontrar o link para o prompt de comando, aperte o botão direito sobre ele e selecione “executar como administrador”.

Abra o prompt de comando do Windows como administrador para poder seguir com o tutorial (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)Abra o prompt de comando do Windows como administrador para poder seguir com o tutorial (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)

Passo 2. Acesse o diretório raiz do pendrive. Na maioria dos computadores, ele se chama “F:”, mas no seu pode ser diferente. Basta substituir a letra. Para acessar, digite "C:\Windows\system32>[letra do disco seguida por dois pontos]", como na imagem abaixo.

Tela do prompt de comando do Windows após o comando ser inserido para acessar a pasta raiz (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)Tela do prompt de comando do Windows após o comando ser inserido para acessar a pasta raiz (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)

Passo 3. Digite "notepad autorun.inf". Um arquivo do bloco de notas como o da imagem irá se abrir.

Caso seu pendrive tenha um arquivo autorun, ele estará igual ou similar a este que montei para o tutorial. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)Caso seu pendrive tenha um arquivo autorun, ele estará igual ou similar a este que montei para o tutorial. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)

O arquivo logo após o campo “open” é o que foi configurado para rodar com o seu pendrive. Logo, é preciso deletá-lo, assim com o autorun, para impedir que isso aconteça novamente.

Passo 4. Para deletar os arquivos, digite "del [nome do arquivo exibido no campo 'open']". Em seguida, dê enter e digite "del autorun.inf" e aperte enter novamente.

Tela do prompt de comando do Windows após o comando para deletar os arquivos ser inserido (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)Tela do prompt de comando do Windows após o comando para deletar os arquivos ser inserido (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)

- Como fazer a verificação com um antivírus?

Além desses dois métodos manuais, você também pode simplesmente passar o antivírus no seu pendrive ou dispositivo periférico e deixar que ele se encarregue de fazer as limpezas necessárias.

Passo1. Com o pendrive no computador, clique nele com o botão direito e selecione a opção “Verificar Com/Scannear Com” o seu antívirus.

Baixe os melhores antivírus grátis para Windows!

Clique em "verificar com" para que o anti-virus comece a escanear o seu dispositivo. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)Clique em "verificar com" para que o antivirus comece a escanear o seu dispositivo. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)

Passo 2. Uma tela de verificação se abrirá, como se o antivírus estivesse fazendo uma varredura qualquer. Basta esperar que o processo termine.

Qualquer programa de anti vírus vai escanear o seu pendrive como se fosse o seu HD. (Foto: Reprodução/Malware Bytes)Qualquer programa de antivírus vai escanear o seu pendrive como se fosse o seu HD. (Foto: Reprodução/Malware Bytes)

Pronto! Agora seu pendrive provavelmente estará livre de vírus. Lembre-se, entretanto, que é sempre bom manter o computador limpo e evitar abrir arquivos e downloads de origem duvidosa. Caso tenha alguma dúvida sobre segurança, faça uma pergunta no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luka Lourenço
    2017-09-22T11:25:15

    uuuuito obrigada! Vocês como sempre me ajudando mto. Consegui resolver rápido o meu problema do vírus que cria o atalho.

  • Silvano
    2017-09-12T08:49:00

    Bom dia, já tentei acessar meu pen drive pelo cmd, mais não consigo, tem alguma outra forma? pois já tentei as formas acima indicado! Abraço.

  • Jade Maria
    2017-09-11T22:43:26

    Tutorial excelente só que não me ajudou, pirou a minha situação, eu simplesmente perdi tudo o que tinha no meu pendrive, ate o meu TG, fim triste...

  • Fernanda Diniz
    2017-08-25T22:09:39

    Tutorial excepcional. Parabéns pessoal. Resolvido meu problema.

  • Renato Oliveira
    2017-07-02T21:52:37

    Parabéns pelo tutorial resolveu meu problema

  • Alexandre
    2017-06-11T12:11:22

    Parabéns pelo tutorial, vcs são show de bola, recuperei todos os arquivos, o meu deu acesso negado, mas dai fui na pasta do pen driver e já tava uma pasta sem nome e a outra System Volume Information, acessei a pasta sem nome e tava tudo la meus arquivos, parabéns.

  • Elian Valdez
    2016-11-05T10:39:51  

    Toda vez que faço isso da "Acesso Negado". O que eu faço?

    recentes

    populares

    • Elian Valdez
      2016-11-05T10:39:51  

      no meu tbem! conseguiu resolver?

  • Fernanda Mantovani
    2017-05-08T22:40:24

    Não te conheço mas te considero pra sempre! Deu super certo! Salvou meu trabalho de faculdade... OBRIGADA!!!

  • Elian Valdez
    2016-11-05T10:39:52

    Toda vez que faço isso da "Acesso Negado". O que eu faço?

  • Carlos Donizete
    2017-03-23T19:48:00

    pela primeira vez que não consigo remover....pena

  • Glória Iasmim
    2017-01-17T14:52:07

    Eu não consigo mudar o nome substituir a letra ten problema ?

  • Andreza Novais
    2015-09-10T15:48:52

    não está eliminando nada

  • Thaaysa Barrozo
    2016-05-04T12:00:54

    Adorei, pena que apagou tudo, mas pelo menos o virus saiu. Obrigado pela dica

  • Beatriz Ormastroni
    2016-05-04T09:31:37

    Perfeito! Tirou todos os vírus do meu pendrive, excelente tutorial, parabéns!!

  • Leonardo Gomes
    2016-04-22T14:42:55

    Muito Bommm!!!! consegui tirar todos os vírus do pendriver...Vl

  • Camila Almeida
    2016-03-04T10:07:14  

    Assim que digito "notepad autorun.inf" para abrir o bloco de notas, o bloco abre, mas dá "Acesso negado"

    recentes

    populares

    • Camila Almeida
      2016-03-04T10:07:14  

      tente entrar em modo administrador

  • Joao Sacramento
    2016-03-18T19:55:33  

    o meu da acesso negado quando vou acessar o autorun.inf no meu pendrive o que eu faço agora ? alguem poderia me ajudar por favor ? agradeço desde já !

    recentes

    populares

    • Joao Sacramento
      2016-03-18T19:55:33  

      entre no computador em modo administrador

  • Stella Lima
    2015-10-25T15:44:54

    O meu pen drive pegou um virus br chamado "oi, virus, pen drive" esse maldito virus é diferente de todos os outros, não transforma em atalho e deixa o pen drive inalcançável

  • Jamiel Oliveira
    2014-01-03T21:25:51

    Show man. Muito obrigado, ajudou muito

  • Gustavo Fabotti
    2014-09-29T23:18:50

    Na hora do bloco de notas apareceu "o arquivo já esta sendo usado por outro processo". Depois aparece um bloco de notas em branco, porém o "autorun.inf" ainda está no meu pen drive e quando tento exclui-lo normalmente dá a mensagem "A ação não pode ser concluida porque o arquivo esta aberto em gbdig.exe"

  • Katiany Neves
    2014-09-23T15:29:09

    EU FIQUEI MUITO FELIZ COM A SOLUÇÃO PARA ACABAR COM OS VÍRUS!VALEU! FUNCIONAR BEM D+!SHOW DE BOLA!

  • Edvaldo Junior
    2014-01-14T23:58:15  

    o meu tbm deu acesso negado ao acessar o autorun do pendrive

    recentes

    populares

    • Edvaldo Junior
      2014-01-14T23:58:15  

      no meu caso ta dando acesso negado ao acessar o autorun... o que vc fez para liberar a permissão ???

  • Maria Cunha
    2014-06-04T15:49:27

    Segui todos os passos os arquivos doc voltaram a aparecer, deletei o arquivo estranho que também apareceu, mas depois voltou o .lnk mas logo no proximo acesso voltou o .lnk e o caminho cmd. Estou há dias tentando tudo mas não consigo, já perdi alguns arquivos recentes. Agradeço ajuda de alguém.

  • Mayco Lima
    2014-01-04T14:01:45

    o meu deu acesso negado quando acessei o autorun :/

  • Thiago Mendes
    2013-12-10T14:48:20  

    Meu prompt não aparece da mesma forma. Muito mal explicado.

    recentes

    populares

    • Thiago Mendes
      2013-12-10T14:48:20  

      Não tenho preguiça, cara. Uso git bash e tenho noção de como utilizar comandos. O problema é que esse não funcionou.

    recentes

    populares

    • Thiago Mendes
      2013-12-10T14:48:20  

      Não está mal explicado é vc que tem preguiça de tentar entender o que está fazendo ou é mto leigo em informática!!!