27/11/2013 11h57 - Atualizado em 27/11/2013 19h36

Football Manager 2014: confira dicas de como se tornar um grande treinador

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Football Manager 2014 é o mais novo game da popular série que simula a carreira de um treinador/gerente de futebol. O TechTudo preparou uma lista com algumas dicas que podem lhe ajudar a ter um desempenho para dar inveja em Pep Guardiola ou José Mourinho. Confira:

Conheça cada jogador do elenco (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Conheça cada jogador do elenco (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Conheça o elenco

Essa é a dica mais importante do jogo. Não saia contratando qualquer um e nem mandando um monte de gente ir embora. Conheça seu elenco. Utilize a página de navegação de jogadores e veja em que cada um é bom e ruim. Explore até seu time de reservas e, principalmente, os jovens. Só então comece a planejar transferências e táticas de jogo.

Forme a sua própria tática

Na Internet, há uma série de táticas prontas para todo FM. Se você quiser praticidade, procure uma e instale-a. No entanto, uma das maiores diversões do jogo é justamente dizer a seu time como jogar.

Arrumar a formação do time de acordo com seu elenco é muito interessante – e também fundamental na hora dos resultados. Afinal, há muitas variações de posições e funções no FM. Por isso, passa a ser crucial, primeiro, conhecer o elenco, e depois posicionar os atletas de forma certa.

Crie seu padrão de jogo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Crie seu padrão de jogo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Dê atenção aos conselhos

Nada melhor para ajudar nestas duas primeiras dicas do que os conselhos da sua comissão técnica. Leia-os com calma e leve os consideração. Além disso, é fundamental ter um staff de qualidade. Procure pelos profissionais com o maior nível que puder em todas as áreas. Esta estrutura faz bastante diferença. E peça sempre relatórios do seu time e dos adversários para se preparar melhor.

Varie suas táticas

Não tenha apenas um modo de jogar. Depois que seu time treinar bastante uma tática (na pré-temporada, deixe os treinos em “Tática” com a intensidade “Muito Alta”), ensine outra. Assim, você terá maneiras diferentes de encarar os rivais de acordo com as características de cada um.

Além disso, configure seus treinos sempre de acordo com o adversário (em casa contra um time fraco, movimentação ofensiva, e fora de casa contra times fortes, posicionamento defensivo, por exemplo).

Boa relação com o grupo

Um jogador insatisfeito pode contaminar todo o grupo. Esta é uma máxima do futebol e se faz presente no FM. Por isso, procure falar com os atletas sempre em tom “calmo” ou “cauteloso” quando for reclamar de alguma coisa. Faça tudo o que puder para manter todos felizes. Elogie as boas atuações e, principalmente, evite se comprometer com algo que não poderá cumprir, como garantir que um time mediano vai lutar pelo título só para ganhar mais dinheiro de transferências da diretoria.

Tente motivar o time (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Tente motivar o time (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Use os seus olheiros

A rede de olheiros é fundamental no FM 2014. Contrate os que têm melhores atributos de descoberta de potencial – Newton Motta é uma boa dica para quem joga no Brasil, pois é excelente e está sem contrato no início do jogo.

Depois, use seus profissionais não só para emitir relatórios do seu time, dos adversários e de quem você já tem como alvo, mas também para fazerem prospecção de novos jogadores, de jovens talentos. Isso é fundamental em um jogo a longo prazo.

Olheiros são fundamentais (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Olheiros são fundamentais (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Converse com a diretoria

As diretorias dos clubes têm modos de diferentes de agir, mas todas elas não resistem a um pedido feito por um técnico que está mandando bem. Por isso, se quiser alguma coisa do que está disponível nas conversas com a diretoria, faça uma boa campanha, aguarde uma sequência de vitórias e tente fazer a solicitação, seja de dinheiro para transferências ou expansão de estádio. Pode ajudar muito.

Procure “barganhas”

Assim como na vida real, contratar não é fácil no FM 2014 – mas é bem mais fácil do que no FM 2013, quando era praticamente impossível, especialmente com times pequenos. Por isso, procure barganhas.

Jogadores livres (como Adriano), que estejam na lista de empréstimos (por exemplo, Anderson, do Manchester United) ou disponíveis para a transferência, se seu clube tiver dinheiro. Use e abuse dos empréstimos de promessas e contrate experientes sem contrato se estiver em um time pequeno.

Há jogadores livres bons para compor elenco (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Há jogadores livres bons para compor elenco (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Negocie os contratos

Nunca aceite, de primeira, uma proposta. Sempre tente ganhar um pouquinho mais e gastar um pouquinho menos. Seja para vender ou comprar, nunca ache que o negócio está imperdível quando ele vier da máquina. Sempre dá para ganhar uma vantagem, mesmo que pequena, se você negociar os contratos.

Personalize o game

Esta é uma dica mais para aumentar o realismo do jogo. O FM é um game que não tem licenças de muitos times e ligas. Por isso, eles ficam sem escudo, uniforme e faces de jogadores. Nos brasileiros, por exemplo, acontece isso. Se quiser, é possível fazer o download de arquivos e colocá-los no game.

Coloque escudos e uniformes no game (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Coloque escudos e uniformes no game (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Com estas dicas, certamente você terá um desempenho melhor no Football Manager. A lista tem “toques” bem básicos, porém importantes, e que, caso passem despercebidos podem fazer a diferença entre uma carreira bem sucedida e o fracasso.

O que você acha do Football Manager 2014? Opine no Fórum do TechTudo.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Paulo Henrique
    2014-12-01T20:46:30

    Concordo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guilherme Souza
    2013-11-30T21:31:35   , respondido respondido 2014-07-15T18:39:36

    No que personalizar os gráficos aumenta a probabilidade de ser um grande treinador? No mais, FM é o jogo mais viciante da história. Comprem.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Guilherme Souza
      2013-11-30T21:31:35   , respondido respondido 2014-07-15T18:39:36

      É verdade. Só acho que é muita enxeção de linguiça agora, mas mesmo assim vicia e muito, principalmente ao jogar com times pequenos.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Guilherme Souza
      2013-11-30T21:31:35   , respondido respondido 2014-07-15T18:39:36

      O jogo ta incrivel, realmente incrivel.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário