Armazenamentos

27/11/2013 07h00 - Atualizado em 27/11/2013 11h42

O que pode danificar ou queimar um HD? Saiba como evitar

Felipe Velloso
por
Para o TechTudo

O disco rígido é considerado uma das partes mais importantes de um computador, pois é nele que todos os seus documentos, fotos e outros arquivos são salvos. Sendo assim, é importante garantir a integridade desses documentos para evitar dor de cabeça. Para te ajudar, o TechTudo reuniu os principais problemas que podem danificar ou queimar um HD e formas de como evitar.

Conheça os principais erros ao montar um computador e saiba como evitar

HD queimando (Foto: Pond5)HDs são pelas frágeis e exigem cuidados para não serem danificados (Foto: Pond5)


Problemas em desktops

Se o seu HD está acoplado a um computador convencional, as chances de ele apresentar problemas são muito baixas. Esses componentes são compostos de um pequeno disco que grava as informações e, no geral, não há nada em uma plataforma fixa que possa destrui-los, exceto sujeira e mofo. Desta maneira, lembre-se de deixar a torre do seu computador em um lugar bem ventilado e livre de umidade, garantindo assim que estes problemas não os afetem.

No geral, os problemas mais comuns que podem danificar um HD fixado em um desktop estão ligados a falhas de software e de energia. Os problemas elétricos, as queimas acidentais, podem ser resolvidos com a compra de fontes seguras e confiáveis e também de um bom estabilizador, o que garante que o seu PC não sofrerá com picos de energia.

Já no que diz respeito ao software, é importante manter um antivírus atualizado, como o Avast e o AVG, para garantir que nenhum problema afete os arquivos do seu HD. Além disso, é importante prestar atenção onde navega e somente fazer o download de arquivos de fontes seguras para o seu computador.

Problemas em notebooks

HD de notebooks podem dar defeito se movimentados enquanto estiverem ligados (Foto: Divulgação/Jitsu)HD de notebooks podem dar defeito se movimentados enquanto estiverem ligados (Foto: Divulgação/Jitsu)

Em computadores portáteis, é preciso ficar atento aos mesmos problemas dos desktops e também a novas ameaças. Discos rígidos são peças extremamente frágeis e que podem quebrar ao primeiro sinal de poeira. Desta forma, é importante manter o seu notebook longe de qualquer superfície com condições adversas.


 Outro ponto que merece atenção são os riscos maiores oferecidos pela mobilidade dos notebooks. Basta uma batida mais forte do equipamento e você poderá comprometer toda a sua informação armazenada. Para evitar este problema, evite transportar o seu notebook enquanto ele estiver ligado, já que o disco permanecerá rodando.

Qual roteador comprar? Opine no Fórum do TechTudo!

Ainda que a solução para este problema pareça bastante chata, ela pode ser vital. Sendo assim, sempre desligue o seu notebook antes de movê-lo para evitar que ocorra uma falha no disco rígido. Seguindo estes passos, você garantirá que seus dados fiquem salvos por muito mais tempo e com muito mais segurança.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Juliano
    2013-11-27T11:35:49  

    HDs são lacrados para evitar entrada de poeira e jamais a poeira vai "quebrar" um HD. O que pode acontecer é a poeira obstruir ou diminuir os contatos dos conectores (Sata ou Ide) impedindo a comunicação com a placa mãe. Felipe Velloso, procure fonte mais seguras e corretas de informação.

    recentes

    populares

    • Alexandre Juliano
      2013-11-27T11:35:49  

      desculpe pela minha agressividade mas isso tudo q vc falou eh burrice cara vc defeca pela boca seu cosplay de desgraça

    recentes

    populares

    • Alexandre Juliano
      2013-11-27T11:35:49  

      Alexandre Juliano, você que precisa ter mais inteligencia. Quando se fala em HD se fala de todo o conjunto afinal ninguém compra só o disco interno, então quando se fala em queimar o HD se fala do Hardware como um todo o que inclui esse circuito que você se refere. Porque quanto a quebrar o disco de verdade mesmo com uma marreta você vai ter dificuldade pra isso.

  • Lamark Gonçalves
    2017-02-07T04:15:20  

    Parei em poeira no HD,kkkkkkkkkkkk poeira só prejudica processador,coller,HD são fechados lacrados,não a mínima chance de perder um HD por causa de poeira.

    recentes

    populares

    • Lamark Gonçalves
      2017-02-07T04:15:20  

      Tem gente que se acha tão entendido de tudo e fala coisa sem saber. Existem sim chances de perder um HD por causa de sujeira. Se você reparar a parte de baixo dos HDs existe uma placa com componentes expostos de forma que sujeira e mofo e até mesmo ovos e fezes de insetos podem fechar um circuito e danificar o HD.

  • Rudival Amparo
    2016-06-17T22:38:39  

    Olá. Existe recuperação para um HD que queimou? Obrigado.

    recentes

    populares

    • Rudival Amparo
      2016-06-17T22:38:39  

      Sim, comprar outro.

    recentes

    populares

    • Rudival Amparo
      2016-06-17T22:38:39  

      esse ciro gomes só serve para comentar " '-' "

  • Marckuz Paula
    2013-11-27T13:31:45

    Arquivos realmente importantes sempre guardo na nuvem. Acesso de qualquer lugar e o risco de perda é muito menor, sem falar que não corro também o risco de alguém acessar sem autorização.

  • Rodrigo Cavalcante
    2013-11-27T11:45:31

    A recuperação de dados de um HD é caríssimo . faltou dicas de como fazer isso com o preço mais em conta

  • Paulo Cesar
    2013-11-27T09:51:06  

    Boa matéria, só precisa consertar o trecho que fala que os discos rígidos podem quebrar ao primeiro sinal de poeira... (poeira "quebra" HDs?)

    recentes

    populares

    • Paulo Cesar
      2013-11-27T09:51:06  

      Concordo, muito sem sentido essa parte, mas de resto ta beleza.