Video game

21/11/2013 18h16 - Atualizado em 21/11/2013 18h17

PS4: como identificar e resolver problema da luz azul no seu console

João Moura
por
Para o TechTudo

A Sony, depois de receber alguns avisos sobre problemas envolvendo luzes azuis em unidades do PS4, liberou um guia para ajudar aos usuários a resolver o problema. O console da nova geração foi lançado nos EUA na última sexta feira. Brasil e Europa recebem o console no dia 29 deste mês.

PS4PS4 (Reprodução/ Sony)

As luzes azuis aparecem quando o aparelho não funciona do jeito que deveria. Às vezes a luz aparece devido a um problema no HD, outras vezes devido à problemas no driver do disco, ou no sistema operacional, ou até mesmo quando alguns desses problemas ocorrem juntos.

Antes de entrar em detalhes sobre cada uma das possíveis causas, vale ressaltar o que indica cada cor no sistema do PS4. O indicador de cor no topo do aparelho serve para informar ao usuário o que está ocorrendo, através de um código com quatro cores.

Luz O que significa?
Acende uma luz azul e depois fica branco O sistema está sendo iniciado
Acende uma luz branca O sistema iniciou
Luz laranja O sistema está em modo stand-by
Luz apagou O sistema foi desligado
Pisca luz vermelha O PS4 está com superaquecimento

No último caso, o da luz vermelha, o indicado é que você desligue o sistema, e leve-o para uma área bem ventilada esperando que ele esfrie. Ainda não existe uma causa definida que venha justificar as luzes azuis, apenas que ela esteja ligada a algum mal funcionamento do sistema. De acordo com o guia da Sony, existem quatro principais possibilidades para serem a causa das luzes azuis: compatibilidade com a TV; problemas com o suprimento de energia do PS4; problemas com o HD do PS4; ou problemas com o hardware.

Solução de problemas para a compatibilidade com a TV:

Alguns usuários indicaram que ao atualizar o firmware de suas televisões acabou solucionando alguns casos com problemas no áudio/vídeo. Televisores mais modernos (particularmente aqueles com conectividade com a internet imbutida) podem ter atualizações em seus firmwares que possam afetar a configuração do HDMI e dispositivo de compatibilidade.

Procure checar também as entradas HDMI, tanto em sua televisão quanto no PS4, para ver se acha alguma anormalidade. Adicionalmente, você talvez também queira checar seu cabo HDMI para ver se encontra qualquer tipo de avaria. Testar novos cabos também pode ser uma boa.

Solução de problemas com o suprimento de energia:

Passos para a solução de possíveis problemas com o suprimento de energia:

1. Desligue o sistema do PS4 completamente. Basta apertar o botão “power” na frente do PS4 por pelo menos sete segundos (até o sistema apitar duas vezes).

2. Desconecte o cabo de energia da fonte. Apenas desconecte o cabo de energia da fonte quando o indicador de energia estiver apagado. Caso contrário, seus dados poderão ser perdidos ou corrompidos, e o sistema poderá ser danificado.

3. Cheque as partes A, E e F para ver se encontra qualquer dano ou anormalidades. Você poderá tentar usando outro cabo AC (como o encontrado no PS3) para ver se resolve o problema.

PS4-diagrama-energiaPS4 (Reprodução/ Sony)

Legenda:

   
A Conector AC In
B Entrada HDMI Out
C Entrada HDMI port
D Cabo HDMI
E Cabo de energia AC
F Para a fonte de energia elétrica

Solução de problemas com o HD:

1. Desligue o sistema do PS4 completamente. Basta apertar o botão “power” na frente do PS4 por pelo menos sete segundos (até o sistema apitar duas vezes)

2. Desconecte o cabo de energia da fonte.

3. Após remover o cabo de energia AC da fonte de energia, retire os outros cabos do PS4.

4. Deslize a proteção que cobre a baia do HDD na direção da seta, e remova-a.

PS4-retirando-baia-proteçãoRetirando a baia de proteção do PS4 (Reprodução/ Sony)

5. Agora observe e se assegure que o HD está devidamente preso em sua baia. Uma conexão solta do HD pode impedir que o sistema do PS4 se inicie apropriadamente.

PS4-prendendo-HD-corretamentePS4 (Reprodução/ Sony)

Solução de problemas com o software:

Caso seu HD e cabo de energia estiver em boas condições, você poderá tentar inicializar seu PS4 no modo de segurança. As opções a seguir estarão disponíveis neste modo.

Passo 1. Reinicialize o sistema – saia do modo de segurança e reinicie o PS4 normalmente;

Passo 2. Mude a resolução – Troque a resolução da tela para 480p quando o PS4 estiver reinicializado;

Passo 3. Atualize o software do sistema – permite que o PS4 atualize o software do sistema via internet, drive USB, ou disco.

Passo 4. Restaure as configurações originais – faz com que o sistema do PS4 volte ás configurações padrões de fábrica;

Passo 5. Reconstrua sua base de dados – Faça um escaneamento do drive e crie uma nova base de dados para todos os conteúdos. Esta operação pode levar um longo tempo dependendo do tipo e número de dados que existem no sistema;

Passo 6. Inicialize seu PS4 (Reinstale o software do sistema) – IMPORTANTE: Delete todas os dados e configurações do HDD, incluindo o software do sistema. Uma mensagem informando que um dispositivo USB contendo o software do sistema deverá ser conectado aparecerá. Depois você poderá confirmar a seleção. (Para esta opção você precisará do instalador contendo a atualização completa do sistema para esta opção).

Entre Xbox One e PS4, qual terá os melhores jogos exclusivos? Opine no Fórum do TechTudo.

Via Cinema Blend

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Sena
    2018-05-12T09:21:46

    bom dia mano Meu ps4 nem 1 mes tem ir apareceeu tela azul mandando conecta o controle com cabo mas o controle nao liga iro controle ta bom meajuda oq fazer !

  • João Mario
    2016-07-17T23:38:54  

    Me ajude por favor. Eu tava jogando no meu ps4 aí do nada ele travou apareceu mais ou menos uns erros aí eu desligue ele pela tomada já que pelo console não dava então quando eu ligo ele não aparece o menu nem nada a minha teve é uma Samsung quando eu coloco na entra HDMI só aparece "sem sinal" e o ps4 ligado fica com a luz azul oque eu faço ? Por favor me responda

    recentes

    populares

    • João Mario
      2016-07-17T23:38:54  

      Também estou com esse problema, tu conseguiu resolver?

  • Eduardo Conceição
    2013-11-21T18:35:37  

    Passo Único: Troque por um XONE. Resolve todos os problemas!

    recentes

    populares

    • Eduardo Conceição
      2013-11-21T18:35:37  

      Cara, na moral, Titanfall é um lixo, será que o xone não tem um jogo decente pra se gabar não?

    recentes

    populares

    • Eduardo Conceição
      2013-11-21T18:35:37  

      Titanfall era exclusivo do Xbox one até lançarem titanfall 2

  • Caio Junior
    2014-07-27T22:28:10  

    Tenho um Xbox360, sempre preferi Xbox do que PS, até a hora em que eu tive a ideia de comprar um Xbox ONE, ja estava decidido então fui influenciado por amigos que conhecem sobre o assunto como eu a pegar um PS4, então eu tive a infeliz ideia de pegar ele.... E o que aconteceu ?? LUZ AZUL ........... SONY lixo , jamais trocaria se eu podesse voltar no tempo

    recentes

    populares

    • Caio Junior
      2014-07-27T22:28:10  

      Cara deve ser o ps4 ou você encheu ele de porcaria

  • Vitor Lima
    2015-08-26T00:40:20  

    Meu Tava assim, tirei o HD e coloquei, ficou de boa

    recentes

    populares

    • Vitor Lima
      2015-08-26T00:40:20  

      o meu não liga de jeito nenhum! tentei falar com a sony, mas o meu não é fabricado no Brasil, então eles não podem fazer nada! Alguem me ajuda!!!

    recentes

    populares

    • Vitor Lima
      2015-08-26T00:40:20  

      então, Jéssica, você resolveu o problema com o seu? o meu está do mesmo jeito.

  • Caio Rocha
    2014-02-11T00:57:05  

    Comprei um e estou nesses 0,4% de defeitos. Depois que resolver, vou vender e Sony nunca mais...

    recentes

    populares

    • Caio Rocha
      2014-02-11T00:57:05  

      foi pro Xone amigo ?

  • Leandro Lucci
    2014-06-25T15:53:07  

    O meu no segundo dia ja deu pau! e o pior é que esse problema é inedito! ele nao liga! ele liga e ja desliga em seguida, nao consigo nem tirar o disco de dentro dele (eu tava jogando normalmente e ele desligou do nada como se tivesse tirado ele da tomada) agora nao consigo ligalo nem no modo de segurança! ja tentei de tudo, trocar os cabos hdmi e ac, retirar o hd e ligalo sem hd e nada! fiz as atualizaçoes 1.71... acho que nao tem mais solucao msm a nao ser a troca do aparelho. estou muito insatisfeito!

    recentes

    populares

    • Leandro Lucci
      2014-06-25T15:53:07  

      aconteceu o mesmo comigo, mas o meu no começo desligava só após uns 10 minutos jogando, agora eu ligo ele ja desliga rapido, acende uma luz azul e desliga..... tbm estou muito insatisfeito, ta batendo um arrependimento de n ter pego o ONE

  • Rodrigo Figueiredo
    2013-11-22T10:19:14  

    Sony declarou que trabalham com uma margem de 0,4% de chance de um console sair com defeito. Com mais de 1 milhão vendidos só de pré-venda daria cerca de 4 mil consoles com defeito. As pessoas têm muito mais tendência de compartilharem as experiências de compras ruins do que as boas, ficamos irados (óbivo) se uma compra da problema. Esse é o primeiro lançamento de console desde que foi "consolidada" a "Era das midias sociais". Hj em dia pessoas compartilham tudo com facilidade. Margem de 0,4% de erros sempre existiu , só q agora as coisas são facilmente compartilhadas mundo afora.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Figueiredo
      2013-11-22T10:19:14  

      sim, 1.000.000 de consoles, aprox 4.000 unidades com defeito, imagine os 996.000 gamers com o console funcionando normalmente, isso ninguém vê.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Figueiredo
      2013-11-22T10:19:14  

      Perfeito, Rodrigo. É uma margem de erro até pequena, se você for se importar com o que falam sobre um produto nas redes sociais, você não compraria nada nunca.

  • Filippe Alphaclassic
    2014-05-08T20:31:45

    Ok....Mas nenhum explica pq depois da atualização de software ele simplesmente não abre mais? Aparece mensagem na TV de "FUNÇÃO NÃO DISPONÍVEL" que é referente ao TV não suportar a resolução....eu adoraria mudar a resolução do aparelho....mas como faço isso, se ELE NÃO ABRE???? affff Se alguém puder me ajudar, agradeço.

  • Rafael Cruzeiro
    2013-11-21T19:12:43  

    O aparelho tem uma semana de vida e já tem manual contra as várias panes que ele apresenta. Lamentável. Esse é um dos motivos pelo qual prefiro esperar um ou dois anos para firmar a geração.

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2013-11-21T19:12:43  

      Luiz Porto caro amigo. Os 30% foi só um exemplo, sei que dificilmente chegará a esse percentual. Mas apesar de improvável é sim possível, vide as 3rl que só começaram a pipocar realmente qnd o console completou 1 ano. Enfim, o % de consoles com problemas após 1 ano de uso é futurologia, materia da qual não domino, enfim...

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2013-11-21T19:12:43  

      esperar firmar? ou n ter grana pra compra? seja honesto amigo, eu tenho pc gamer e só n compro agora os consoles pq to quebrado...

  • Joao Souza
    2013-12-11T17:40:10

    O problema que em algumas regioes o clima e muito quente vejamos aqui em Manaus e super quente esse PS4 não vai aguentar o tranco já o XBox One foi mais projetado com gabinete maior e com Cooler super grande para suprir em regiões mais quentes.

  • Joao Souza
    2013-12-11T17:36:42

    Coloca um ventilador de rolamento aqueles bem grande em cima do bicho ai fica BLZ.

  • Diego Aguiar
    2013-12-02T11:30:33

    Pessoal , meu irmão comprou o ps4 ligou no domingo 12:00 para baixar o bf4 pela psn e e so desligou ele 3 horas da madrugada , e o game nao apresentou problema de aquecimento , eu acho q esse negocio de aquecimento é de lugar para lugar onde fica o game ligado , o quarto dele não é quente temperatura tava na casa dos 25 graus ...

  • Murilo Carvalho
    2013-11-26T01:14:00

    Pior de tudo é esse manual que a Sony disponibilizou torra totalmente a imagem do aparelho. Aliás ele já está se torrando sozinho heheh. Agora imagina se vc compra um PS4 e apresenta problema e mandam você ler este manual ? kkkkk deve dar muita raiva

  • Loco13
    2013-11-21T22:45:19  

    Lixo de aparelho que nasceu com vários problemas, mas quem comprar vai comprar um 3 em 1, video game, grill, e iluminação para baladas, de tanta cor de luz que o aparelho tem...kkkkk

    recentes

    populares

    • Loco13
      2013-11-21T22:45:19  

      que infantil.

    recentes

    populares

    • Loco13
      2013-11-21T22:45:19  

      Alexandre Sales ninguém te perguntou se você já tem ou não o PS4.E também,isso não é lugar para contar vantagens acima de outras pessoas que você não conhece.

  • Alex Figueiredo
    2013-11-22T21:56:31

    Por isso q comprei meu xbox one com 3 anos de garantia

  • Joao Souza
    2013-11-22T17:35:23

    O problema da luz vermelha e so colocar um ventilador em cima do bicho ai vai ficar blz rsrsrsr e isso ai mano falavam tanto do xbox360 ta ai estão pagando com a mesma moeda

  • Rodrigo Figueiredo
    2013-11-22T10:17:35

    Sony declarou que trabalham com uma margem de 0,4% de chance de um console sair com defeito. Com mais de 1 milhão vendidos só de pré-venda daria cerca de 4 mil consoles com defeito. As pessoas têm muito mais tendência de compartilharem as experiências de compras ruins do que as boas, ficamos irados (óbivo) se uma compra da problema. Esse é o primeiro lançamento de console desde que foi "consolidada" a "Era das midias sociais". Hj em dia pessoas compartilham tudo com facilidade. Margem de 0,4% de erros sempre existiu , só q agora as coisas são facilmente compartilhadas mundo afora.

  • Eduardo Costa
    2013-11-21T19:37:28

    Essa operação ao final com a baia de proteção não impacta na garantia ?