28/11/2013 11h08 - Atualizado em 28/11/2013 16h58

Se perdeu nas mudanças do Gmail? Veja resumo das últimas atualizações

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Google fez mudanças recentes no Gmail, introduzindo novas funções e modificando o layout no seu sistema de e-mail mais popular da Internet. Como estas alterações são constantes, muitos usuários não conseguiram acompanhar todas as novidades. Acompanhe este guia que mostra todas as modificações feitas no Gmail e aproveite o que há de novo.

Plugin para Chrome confirma leitura de mensagem no Gmail; similar ao WhatsApp

Gmail adiciona mais botões de atalho para YouTube, Vimeo, Dropbox e Google Docs. (Foto: Reprodução / Mashable) (Foto: Gmail adiciona mais botões de atalho para YouTube, Vimeo, Dropbox e Google Docs. (Foto: Reprodução / Mashable))Gmail adiciona botões de atalho para YouTube, Vimeo, Dropbox e Google Docs. (Foto: Reprodução / Mashable)


1) Salvar anexos no Google Drive

Uma das mudanças mais importantes do Gmail foi a possibilidade de salvar os anexos enviados por e-mail em uma conta do Google Drive. Com a conexão, não há a necessidade de baixar estes arquivos para o computador e depois transferir para nuvem, é automático.

Anexos de e-mail podem ser salvos diretamente no Google Drive (foto: Reprodução/Google)Anexos de e-mail podem ser salvos diretamente no Google Drive (foto: Reprodução/Google)

Também é possível selecionar a pasta na qual o arquivo será salvo no Google Drive e ter um preview de vários tipos de arquivos, sem a necessidade de sair do Gmail para isso.

2) Botões contextuais

Botões contextuais permitem que o usuário acesse informações sem abrir mensagens (foto: Reprodução/Google)Botões contextuais permitem que o usuário acesse dados sem abrir mensagens (foto: Reprodução/Google)

Outra alteração da interface é a adição de botões de ação, localizados na Caixa de Entrada, à direita do assunto. Eles fazem a leitura do conteúdo das mensagens em busca de informações pertinentes, como datas e informações de voo, facilitando o acesso a este tipo de informações sem a necessidade de abrir a mensagem. Chamados pelo Google de "Botões de acesso rápido, há também atalhos para YouTube, Vimeo, Dropbox e Docs.

3) Escrita à mão

Escrita a mão facilita o trabalho de usuários que escrevem em mais de um idioma (foto: Reprodução/Google)Escrita a mão facilita o trabalho de usuários que escrevem em mais de um idioma (foto: Reprodução/Google)

O Google possui suporte a um grande número de idiomas, mas isto pode ser um problema para quem precisa trocar constantemente o alfabeto utilizado. O recurso de escrita a mão permite que o usuário selecione quais alfabetos está utilizando e escrever com o mouse.

O resultado é convertido para os idiomas selecionados, que abrangem mais de 20 línguas no Docs e mais outros 50 no Gmail. O sistema tem suporte a caracteres asiáticos também.

4) Novo layout para os seviços Google

Botão unifica atalhos para serviços do Google (foto: Reprodução/Google)Botão unifica atalhos para serviços do Google (foto: Reprodução/Google)

A antiga barra superior do Google com atalhos para aplicativos foi substituída por um botão localizado no canto superior esquerdo da tela, perto da foto do perfil do usuário. Ele dá acesso a atalhos para outros serviços da empresa, como Drive, Google+, Contatos e Grupos e também para o Gmail.Tudo por que o gigante de buscas unificou o login das páginas. Outro ícone também dá acesso ao perfil do Google+ e as notificações da rede social.

Se você não gostou da mudança, é possível trazer de volta o menu da barra de navegação preta do Google sem baixar nenhum programa. Basta seguir este tutorial.

5) Novo design no iPad

O layout do Gmail no iPad recebeu uma grande mudança, que adicionou recursos que permitem fazer várias atividades ao mesmo tempo. Ao girar o tablet, o usuário tem acesso a uma nova barra de navegação na lateral, na qual é possível mudar entre as categorias da Caixa de Entrada ou mesmo outras contas do serviço de e-mail com um único toque.

Layout do iPad permite melhor aproveitamento de espaço (foto: Reprodução/Google)Layout do iPad permite melhor aproveitamento de espaço (foto: Reprodução/Google)

O usuário também pode ver melhor uma mensagem isolando-a na página com o modo de tela cheia, o que aumenta o espaço para compor novas mensagens de e-mail.

6) Nova tela de login

Nova tela de login possui design mais limpo (foto: Reprodução/Google)Nova tela de login possui design mais limpo (foto: Reprodução/Google)

A tela de login do Gmail também recebeu modificações, com mudanças na fonte e texto centralizado, eliminando detalhes desnecessários da página. Agora, é possível alternar entre contas rapidamente pois o Google guarda o histórico de logins feitos nos seus serviços.

Via Mashable

Apaguei o aplicativo do Google Play, e agora? Saiba o que fazer no Fórum do Techtudo.

 


  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Suzana Freire
    2013-11-29T09:35:36

    Gostei das mudanças, Parabéns!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário