02/12/2013 08h15 - Atualizado em 24/11/2015 14h50

Como baixar aplicativos para Android fora da Google Play Store

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A Google Play Store é a loja oficial de aplicativos para Android, mas arquivos com formato APK podem ser encontrados em outros sites especializados, como a Aptoide. Através dessas páginas é possível baixar pacotes de instalação de praticamente qualquer app do robô verde. Mas, antes, é preciso desativar uma pequena restrição no celular ou tablet com sistema do Google. 

Ferramenta descobre quais apps de Android têm versão para Windows Phone

Esse procedimento abre portas para a instalação de programas não verificados, o que pode torná-lo vulnerável à malwares. Por isso, é importante ter cuidado na hora de instalar arquivos APK em seu dispositivo. Veja como baixar apps de fora da Google Play. 

Pesquisa mostra que aplicativos do Android mantêm comunicação oculta incessante com servidores na Internet (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: Pesquisa mostra que aplicativos do Android mantêm comunicação oculta incessante com servidores na Internet (Foto: Luana Marfim/TechTudo))Saiba baixar apps Android fora da Google Play Store (Foto: Luana Marfim/TechTudo)


Passo 1. Acesse as configurações do seu aparelho e vá até o menu “Segurança”;

Acesse as opções de segurança  (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as opções de segurança (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



Passo 2. Localize o item “Fontes desconhecidas”, na seção “Administração do dispositivo”;

Permita a instalação de arquivos APK  (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Permita a instalação de arquivos APK (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



Passo 3. Toque na chave ao lado e confirme sua escolha para passar a permitir a instalação de arquivos APK baixados por fontes alternativas;

 Confirme sua escolha  (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Confirme sua escolha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 4. Baixe um arquivo APK no dispositivo, ou mova para a memória a partir de um PC, e abra normalmente para iniciar a instalação.

Instale APKs baixados de qualquer lugar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Instale APKs baixados de qualquer lugar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Imediatamente, seu Android deixará de bloquear a instalação de aplicativos que não foram baixados do Google Play, expandindo o leque de locais de onde você poderá baixar  jogos e apps. Algumas lojas contém, inclusive, versões antigas de programas que você usa – para isso, vale visitar o APK Mirror.

Qual é o seu sistema de celular preferido? Comente no Fórum do TechTudo. 

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Queside Afram
    2016-01-20T18:42:29

    Mesmo eu colocando pra liberar o aplicativo desconhecido, na hora de instalar ele não instala o aplicativo.

  • Fábio Dilda
    2015-10-18T21:44:23

    E se vc consegue abaixar o APP, chega nos 100% e na hora de instalar dá erro? Ex. Tento baixar um APP x, faz download normal pela Play Store mas na hora de instalar diz que não foi possível fazer a instalação no cartão SD ou dispositivo USB. Tentei de tudo, limpar cache, restaurar as configurações de fábrica e nada. Tem espaço interno e no SD também, não pode ser problema de espaço. Alguém tem idéia do que posso fazer?

  • Helano Eden
    2014-03-08T10:38:26

    E como eu faço para DESINSTALAR ???? Alguém me ajuda. Grato.