Jogos simuladores

03/12/2013 10h15 - Atualizado em 03/12/2013 10h15

Football Manager 2014: confira o guia completo de como contratar jogadores

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Em Football Manager 2014 fazer contratações é uma das ações mais utilizadas pelos gamers. Afinal, eles podem contratar os jogadores que preferirem para seus times e, assim, darem suas caras às equipes. Mas este processo não é tão fácil e prático quanto parece. É preciso levar muitas coisas em consideração antes de fazer uma proposta para um jogador assinar com seu time no FM 2014. Veja o guia completo que o TechTudo preparou para você":

Football Manager 2014 (Foto: Divulgação)Football Manager 2014 (Foto: Divulgação)

Tipos de Transferência

É possível contratar jogadores de três formas. A primeira e mais fácil é quando ele está sem contrato. Acesse a página dele e clique em “abordar para assinar. Basta oferecer a ele um contrato e assinar, sem qualquer custo além disso. Há muitos jogadores de qualidade livres no game, como o atacante Adriano, o Imperador, ex-Flamengo e Corinthians.

Faça contratações pontuais (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Faça contratações pontuais (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Outro modo de contratar sem gastar muito, ideal para times pequenos, é o empréstimo. Veja as listas de jogadores disponíveis de cada clube e faça propostas para tê-los, sem custo ou com pagamentos mensais. Você paga apenas estas parcelas e os salários do jogador, para tê-lo por uma temporada, por exemplo.

E, por último, a contratação em definitivo, quando é preciso oferecer uma quantia X em dinheiro ao clube e depois negociar o contrato diretamente com o jogador e seu agente. Normalmente, custa mais caro, especialmente com jogadores de nome, porém é a sua maneira de contratar atletas de ponta.

Interações com empresários

Independente do tipo de transferência, sempre há um empresário com quem negociar. É ele quem faz as exigências de contrato dos jogadores. A dica aqui é simples: pechinchar. Quando ele pedir R$ 10 mil de salário, tente sempre oferecer R$ 9 mil. Parece pouco, só que, a cada transferência, isso pode ser uma economia importante.

Jogadores sem contrato negociam diretamente (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Jogadores sem contrato negociam diretamente (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Além disso, há empresários que ficam oferecendo jogadores na caixa de mensagens. É interessante ficar atento, pois muitas vezes aparecem atletas de baixo nível, mas outras são jogadores de potencial interessante ou atletas experientes e que estão ficando sem vínculo contratual com um clube.

Outra opção é de, quando quiser contratar um jogador mas não tiver dinheiro, recorrer a um empresário e propor que ele compre uma porcentagem do passe do atleta, enquanto você adquire a outra. Assim, você gastará menos e terá o jogador. Vá à página dele, siga para transferências e depois procure pela opção de encorajar o investimento do agente.

Opine no Fórum: o que você achou de Football Manager 2014?

Relatórios dos olheiros

Em nenhuma hipótese contrate um jogador sem fazer um scout dele antes. Busque ter uma equipe de olheiros com atributos bons (mais de 15) nas avaliações de capacidade técnica e potencial. Assim, eles poderão não só identificar novos talentos nas tarefas e também desenvolver relatórios dos ateltas que você está observando.

Relatório do Olheiro é fundamental (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Relatório do Olheiro é fundamental (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Sempre leve em consideração as opiniões deles. Veja quantas estrelas cada jogador possui de capacidade atual (para já fazer diferença) e potencial (mais a longo prazo). Além disso, contrate jogadores apenas que sejam recomendados como “contratação boa”, “contratação de qualidade” ou “jogador importante”. A não ser que sejam jovens.

Note também que, nos relatórios de observação, sempre são destacadas a vontade possível do jogador ir para o seu clube, o preço provável de sua liberação e até qual salário ele deve pedir. É uma boa forma de já fazer uma filtragem de jogadores sem precisar fazer propostas, aguardar respostas e negociar algo que não dará certo.

Interações com a imprensa

Quando quiser contratar alguém e o clube dele estiver fazendo jogo duro, coloque a boca no trombone. Vá à tela do jogador, transferência e declarar interesse. Assim, um jornalista será convocado para lhe perguntar sobre rumores de que você gostaria de assinar com o atleta. Confirme e você verá na imprensa a repercussão.

Fale do seu interesse em um atleta à imprensa (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Fale do seu interesse em um atleta à imprensa (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Caso o atleta dê uma entrevista dizendo estar lisonjeado ou diga que seria um sonho ter a oportunidade de jogar no seu clube, insista nas propostas e, caso seja necessário, volte a falar com a imprensa. Assim, você desestabilizará a relação dele com o clube e forçará o time a negociá-lo. Demora, mas pode funcionar.

Avaliação dos atributos e funções

Uma dica extremamente importante, talvez a maior de todas, é: nunca contrate alguém só pelo nome ou pelos atributos em geral. Analise sempre a posição e, principalmente, sua função dentro de campo – e como o jogador se encaixará no seu estilo de jogo. No FM, muitos cometem o erro de contratar atletas bons para jogar em lugares errados.

Filtre informações de atributos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Filtre informações de atributos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

No perfil de cada atleta, do lado direito, você pode ver as posições do campo onde ele mais gosta de atuar e também as funções que costuma fazer. Veja se isso bate com suas características de jogo. Por exemplo: se você jogar com um 4-4-2 tradicional, é impossível encaixar um jogador que atue como MA(C) no seu elenco.

Afinal, o 4-4-2 tem apenas um M(E), um M(D) e dois M(C). Ou seja, dois meias centrais e dois abertos, um de cada lado. Porém, nenhum meia avançado. Então de nada valerá ter, por exemplo, um Conca na sua equipe. Você poderá treiná-lo para se adaptar a uma nova posição, mas isso normalmente funciona melhor em jogadores jovens.

Outra dica interessante é sempre visualizar em destaque os atributos que um jogador vai usar em cada função. Quando você clica na função na página dele, estes números serão exibidos. Porque as vezes, por exemplo, um atleta tem 19 de finalização, mas para quem vai jogar na ponta, é mais importante ter 19 de velocidade, por exemplo.

Avalie muito bem tudo isso antes de contratar. Veja as posições e funções usadas no seu time e só contrate atletas que se encaixem nelas – e tenham os atributos necessários que serão úteis naquela função. Assim, você vai otimizar bastante sua atuação no mercado, e conseguirá reforçar seu elenco da melhor maneira possível.

Ajuste de orçamento

Só gaste o que tiver e não fique ajustando orçamentos toda hora. Se a diretoria lhe der um valor X de transferências, use somente ele – além de pegar também o dinheiro das suas possíveis vendas. Evite parcelamentos e muitas cláusulas, pois isso consome a parte financeira do clube todo mês e pode gerar um grande prejuízo no fim do ano.

Não ajuste muito o orçamento (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Não ajuste muito o orçamento (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Trabalhe com o que você tem e busque fazer contratações pontuais. Avalie os pontos fortes e fracos de cada posição, confira os atributos de quem já está no seu elenco, e veja se são os ideais para suas funções, venda quem estiver sobrando e, então, faça suas contratações dentro de limites financeiros aceitáveis.

Se for um clube pequeno, procure empréstimos de jovens talentos de equipes mais fortes, ou então jogadores experientes sem contrato. Em equipes grandes, use sua equipe de olheiros. Há muitos atletas bons e não tão conhecidos, o que pode gerar, certamente, uma boa economia, e causar o mesmo impacto na equipe.

Só faça transferências de milhões de reais (ou euros), se estiver certo disso. Com sistemas de negociações cada vez mais próximos da vida real, o FM 2014 tem um detalhe que os preços dos jogadores famosos são altíssimos. Então só contrate as estrelas que você têm certeza de que darão retorno.

Satisfação do elenco

Nunca se esqueça de quem já está no seu elenco. Não saia mandando um monte de gente embora, ou todos os jogadores ficarão insatisfeitos e inseguros. E também não contrate um monte de gente, ou eles ficarão tão insatisfeitos e inseguros quanto, com medo de perderem espaço ou de serem negociados.

Deixe o grupo sempre satisfeito (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Deixe o grupo sempre satisfeito (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Numa primeira temporada, o ideal é mexer apenas no que for necessário. Mesmo que haja alguns jogadores razoáveis, não venda todos. Tente manter a base do elenco. Vá renovando aos poucos, até para que o entrosamento não seja desfeito rapidamente, e seu grupo perca a ligação, dentro e fora de campo.

Caso isso aconteça, você receberá muitas mensagens de jogadores reclamando. E, quando isso ocorrer, tente dar ouvido a eles. Muitos pedem aumentos de salários, os insatisfeitos querem ser vendidos ou emprestados e etc. Tente atender ao máximo o pedido de cada um, assim você manterá seu elenco mais satisfeito.

Projeções para o futuro

Os jogadores jovens são a base do sistema do Football Manager para se ter não só bons resultados em campo como também muito lucro fora dele. Procure pelos jogadores com capacidade potencial alta, de quatro estrelas para cima, treine-os da maneira adequada, e seu elenco terá joias muito valiosas.

Gabriel, do Santos, é um jovem talentoso (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Gabriel, do Santos, é um jovem talentoso (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Novamente, assim como em todas as outras transferências, é importante possuir uma equipe boa de olheiros para identificar os novos talentos. Invista nisso se você pretende realizar um trabalho longo no seu clube. Mas nunca só isso. Lembre-se de que jogador com 16, 17 anos, não resolve nada. Pode ser opção no banco e no time de jovens.

Só depois de três a quatro temporadas é que eles começarão a dar o resultado dentro das quatro linhas. Mas quando isso acontecer, se eles forem combinados com atletas experientes, seu time ficará muito forte. E, depois de um tempo, você poderá até fazer caixa com eles se estiver precisando de dinheiro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Victor
    2013-12-05T18:23:48  

    Prefiro Fifa manager

    recentes

    populares

    • Victor
      2013-12-05T18:23:48  

      to com o marcio silva, comprei os 2, e prefiro muito mais o Fifa Manager

    recentes

    populares

    • Victor
      2013-12-05T18:23:48  

      Cruz credo, fifa é muito rum, nem se compara com FM

  • Rodrigo Paula
    2013-12-10T13:31:35  

    fiz muito isso já no 2013, e levei o Macaé para a primeira divisão do brasileiro, fui campeão do carioca uma vez e consegui vendas astronomicas (em relação a um time como o macaé) de 3 jogadores da base que fui lapidando aos poucos. a média das vendas foram de 20 milhões de reais, com clausula de 30% da próxima venda. o clube ficou milionário e fui o técnico por 10 temporadas seguidas até que o meu save deu pau.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Paula
      2013-12-10T13:31:35  

      fui campeão da serie C,fui eliminado nas oitavas da copa do brasil e na primeira fase da sulamericana,olha as minhas contratações alguns nomes são inacreditaveis como Conca,Grafite,Ricardo Oliveira,Baraka,Leonardo-zagueiro do L.Galaxy,Bolivar,Dimas e Andrey esses foram tudo transferencias livres e tbm contratei chicão por emprestimo pra essa temporada fora os outros da temporada passada como,Carlos Alberto,Adriano,Coutinho,Rodrigo Alvim,Fábio jovem bom tudo comprado live e tbm Gegê que é muito bom e Vinicius Araújo esses dois por empetimos de 2 anos,com esse time da pra subir pra serie A

    recentes

    populares

    • Rodrigo Paula
      2013-12-10T13:31:35  

      mto bom fm estou atualmente no barça comecei no flu ganhei tudo fui pro shandong da china agora to no barça