11/12/2013 14h50 - Atualizado em 15/05/2015 17h36

A chuva atrapalha o sinal da TV por satélite? Saiba como resolver

Henrique Duarte
por
Para o TechTudo

As chuvas de verão, mais intensas do que em outras épocas do ano, costumam trazer transtornos para os assinantes de TV via satélite. Afinal, não são raras as reclamações de interferências, congelamento de imagens e até mesmo interrupção total do serviço. O TechTudo preparou este artigo para resolver o problema.

Veja o Review do Slingbox 350: leve a programação da sua TV a qualquer lugar

Tv Digital conheça o padrão brasileiro (Foto: Foto: Pond5)TV via satélite costumam sofrer com interferência durante fortes chuvas (Foto: Pond5)


Chuva forte derruba o sinal?

Sim. Uma tempestade é capaz de interromper o serviço da sua TV, pois a transmissão via satélite utiliza frequências na mesma faixa das dos fornos micro-ondas, e que são absorvidas pela água. Sendo assim, quando chove pesado, a informação transmitida pelo satélite acaba absorvida pela água, enfraquecendo o sinal.

 As emissoras amplificam o sinal enviado para os satélites, através de uma operação chamada de uplink (parecido com o upload de um arquivo). Existem várias estações que realizam essa operação espalhadas em diversos lugares e, quando ocorre chuva forte, elas operam com maior potência para compensar a perda de sinal.

O satélite recebe o sinal e, por meio de um decodificador, faz a transmissão em uma taxa de frequências diferente para nossas casas. Essa operação recebe o nome de downlink (uma analogia é realizar o download de um arquivo), e é aqui que ocorre a maior perda de sinal.

Existe alguma solução?

X905 é a TV da Copa do Mundo (Foto: TechTudo/Fabricio Vitorino)Interferências no sinal podem ser amenizadas, mas não evitadas (Foto: TechTudo/Fabricio Vitorino)

O que o usuário comum pode fazer para amenizar esse problema é adquirir um produto em forma de spray, chamado Dome Magic, que evita que a água se acumule na antena, diminuindo essa absorção em até certo grau. Outra opção, um pouco mais extrema, seria comprar uma antena maior, aumentando a captação de frequências e evitando perda de sinais. No entanto, durante uma tempestade, nem mesmo essas medidas conseguirão impedir interferências na sua TV, graças à intensa quantidade de chuva absorvendo as frequências transmitidas.

No caso de chuvas mais leves, em que mesmo assim o sinal falha, o ideal é fazer um ajuste da posição da antena em alguns graus para os lados ou verticalmente. Essa ação pode ser feita a partir das configurações acessíveis no controle remoto da TV, mas só deve ser realizada com conhecimento e suporte da empresa prestadora do serviço. Para garantir que tudo correrá bem, ligue para sua operadora de tv por assinatura.

Como resolver um problema de conexão do PC com a TV através do hdmi? Veja no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Marcelo
    2015-05-19T15:23:13

    Blade HD é só mais uma forma de se roubar o sinal do satélite. É o chamado jeitinho brasileiro de se burlar a lei. Isso só serve para aqueles que tem o padrão Collor, Lula, Dilma, Eduardo Cunha e Renan Calheiros de ser. Se você se acha alguém digno e justo não instale esse produto.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo
    2015-05-19T15:17:04

    Quanta idiotice. Sempre soube que o que interrompe o sinal são as nuvens mais carregadas que se posicionam entre a antena e o satélite. Aí ocorre o bloqueio do sinal. Se água fosse o verdadeiro motivo eu não teria interrupção de sinal em dias onde as nuvens estão muito carregadas, mas a chuva ainda não caiu.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cristian Dutra
    2015-01-05T16:59:09   , respondido respondido 2015-02-24T12:41:39

    pego o spray e passo aonde ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Cristian Dutra
      2015-01-05T16:59:09   , respondido respondido 2015-02-24T12:41:39

      passa na antena do lado q ela capta o sinal

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Alexandre Carvalho
    2013-12-11T16:53:28   , respondido respondido 2015-02-17T05:59:08

    por isso tenho meu Blade HD, pega todos os canais, Pago R$ 0,00. Pega todos os canais, inclusive os PFCs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alexandre Carvalho
      2013-12-11T16:53:28   , respondido respondido 2015-02-17T05:59:08

      Vazio a partir do momento que vc recebe um sinal encriptado para funcionar por meio de pagamento e você utiliza algum hardware ou software para quebrar isso, você está cometendo crime, por sinal pode dar até 2 anos de cadeia. Tem uma matéria no tecmundo falando isso.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alexandre Carvalho
      2013-12-11T16:53:28   , respondido respondido 2015-02-17T05:59:08

      mano aonde arrumo esse aparelho ?me manda e-mail

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • José Silva
    2014-04-15T19:03:43

    Alexandre onde consigo o Blade HD e como funciona.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alex Rc
    2013-12-17T18:48:12

    Pq vc faz isso Henrique??? Oq vc ganha com isso???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo Cavalcante
    2013-12-15T18:19:01

    Vou parar de acessar este site, só tem baboseira.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodney Pereira
    2013-12-13T15:54:22

    Caro Henrique Duarte, pq vc é assim???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Antonio Ferreira
    2013-12-13T12:09:50

    Descobriu o Brasil.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Antonio Ferreira
    2013-12-13T12:09:37

    Esse manja dos paranauê!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ivan Schrammel
    2013-12-13T09:14:47

    Coloca um bombril na ponta da antena!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexandre Pereira
    2013-12-12T18:14:48

    Saiba como resolver sem resolver nada.. por Henrique Duarte

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Antonio Filho
    2013-12-12T14:36:21

    Ganhou, com certeza essa é a matéria mais inútil de 2013!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Guedes
    2013-12-12T10:36:13

    Esta pessoa recebe para escrever uma bobagem desta? Tá faltando assunto heinn!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gleydson Almeida
    2013-12-12T09:56:18

    Como resolver o problema: quando o sinal cair desligue a tv e vá ler um livro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabiano Silva
    2013-12-12T09:51:34

    Ahh... por que cancelaram os comentários?? Tava tão legal essa matéria!! :(

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Robson Costa
    2013-12-12T09:50:37

    Os Comentários superaram a matéria em um milhão de gotas de chuva....kkkkkkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Oswaldo Marconi
    2013-12-12T09:44:34

    tenho um probox 540 e o sinal está sem cair a 2 meses. se cair e so atualizar tem todo o passo a passo na internet. Eu é que nao vou pagar 300 conto por mês para ficar perdendo sinal com chuva

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maribel Andrade
    2013-12-12T09:41:14

    para mim não deu dica nenhuma, moro em edifício e as antenas ficam no telhado. Sem chance de poder fazer qualquer dessas coisas.=

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabiano Silva
    2013-12-12T09:40:34

    Imagina esse cara no Jornal Nacional... Parabéns Henrique, vc acaba de descobrir que não é um jornalista!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Franco
    2013-12-12T09:40:18

    Conversa fiada o certo mesmo é dar um basta,não assinar estes tipo de tv canal fechado,a Sky na minha região ta uma porcaria,basta um cachorro mijar no pé dum posto que o sinal some,tempestade nem se fala ja fiquei varios dias sem sinal,e nem tente ligar porque você vira um trouxa de tanto que jogam de um lado para outro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paula Bueno
    2013-12-12T09:30:30   , respondido respondido 2013-12-12T09:40:14

    Inútil...vou comprar e spray e super no telhado pra lubrificar a antena quando chove...ahhhh tempo perdido.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Paula Bueno
      2013-12-12T09:30:30   , respondido respondido 2013-12-12T09:40:14

      escrevi tudo errado...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fabiano Silva
    2013-12-12T09:37:40

    e se colocar um guarda-chuvas transparente em cima da antena, será que adianta estagiário??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ricardo Silva
    2013-12-12T09:35:54

    Se eu fosse você faria uma versão desta matéria com fantoches lá do programa do Ratinho, mais ou menos assim. Vc faz o bonequinho na laje uma chuva da Piiiii passando o DOME MAGIC ahushausahusa e nada de sinal, depois inclinando 67,543mm esquerda e 67,998mm cima e nada denovo daí no final vc coloca ele no sofá de frente pra tv esperando o sinal voltar. É sério vai por mim que a Lucimara vai dizer. SEN SA CI O NAL. A faz um técnico na laje bem na hora da chuva mexendo na antena e nada de sinal. KKKKK VAI SER MUITO LEGAL Pensa ainda fenômeno da internet na Eliana vxxx da hora. Parabéns Henrique.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gilson Moraes
    2013-12-12T09:34:58

    galera!!!!!!!! é so cortar uma garrafa pet!!!! e colocar no transmissor de sinal da antena!!! fica beleza!!! pode cair chuva que for que o sinal fica bao d +

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário