15/01/2014 11h06 - Atualizado em 15/01/2014 12h06

Como conectar seu computador a TV sem um cabo HDMI

Felipe Velloso
por
Para o TechTudo

Hoje em dia, graças a quantidade imensa de conteúdo disponível para ser assistido nos computadores, de filmes à series de TV, e de serviços como o Netflix até o YouTube, muita gente tem vontade de usar a televisão como um monitor. O grande problema aparece na hora de conectar desktops ou notebooks que não trazem conexão HDMI. Pensando nisso, o TechTudo criou um pequeno guia sobre como proceder nessas situações.

Mito ou verdade: quebrar o terceiro pino da tomada danifica o computador?

Atualmente, a maioria das placas de vídeo possui pelo menos dois tipos de conectores, o mais tradicional, chamado VGA (Video Graphics Array) tem sido deixado de lado para o mais recente DVI (Digital Video Interface), de maior qualidade e com capacidade de transmitir sinais de alta definição.

Conectores VGA são os mais comuns nas placas de vídeo atuais (Foto: Reprodução/Felipe Velloso)Conectores VGA estão saindo de linha e o DVI tem assumido o seu lugar (Foto: Reprodução / Felipe Velloso)



Os conectores VGA funcionam apenas em televisores HD, e você não deve se preocupar em comprar um cabo deste tipo se a sua TV for mais antiga. No mercado atual praticamente todos os aparelhos modernos possuem estas entradas. Conecte a saída VGA do seu computador com a entrada VGA do painel traseiro da televisão e mude no seu controle a entrada (Input) da sua TV para “VGA” ou “Computador”.

As TVs atuais contam com uma variedade de tipos de conexão de vídeo (Foto: Reprodução/Felipe Velloso)As TVs atuais contam com tipos variados de conexão de vídeo (Foto: Reprodução / Felipe Velloso)



Alguns computadores e notebooks precisam que você aperte F4 para que a imagem seja efetivamente transmitida pelo seu televisor. Se mesmo assim você ainda não conseguir o resultado desejado, aperte Fn+F4 algumas vezes até que o conteúdo do seu PC apareça na tela.

A única dificuldade é que, assim como um cabo S-Video, entradas VGA são responsáveis apenas pela transmissão de imagens, isto é, não transmitem sons que devem se valer de um cabo a parte. Normalmente, os televisores modernos possuem esta entrada, descrita como “PC Audio”, que possui o mesmo formato e tamanho de conectores como a caixa de som e até mesmo dos headphones.

Além das conexões VGA para as imagens, cabos de áudio são necesários pra reprodução de sons  (Foto: Reprodução/Felipe Velloso)Além das conexões VGA e DVI para as imagens, cabos de áudio são necessários para a reprodução de sons (Foto: Reprodução / Felipe Velloso)



Se você possui um televisor antigo que não tem nenhuma entrada compatível com as saídas de vídeo do seu PC, as coisas ficam mais problemáticas. Infelizmente, os adaptadores funcionais que transformam cabos VGA em RCA ou formatos compatíveis costumam ser bem caros e difíceis de se encontrar por aqui. Provavelmente será necessário encomendar pela Internet um destes adaptadores.

Para televisores antigos, é preciso comprar um adaptador para conexões VGA (Foto: Reprodução/Felipe Velloso)Para televisores antigos, é preciso comprar um adaptador para entradas VGA (Foto: Reprodução / Felipe Velloso)




Qual modelo de TV comprar na faixa até R$ 2.000? Opine no Fórum do Techtudo!

Uma segunda alternativa é comprar uma placa de vídeo que tenha as saídas que você procura. No caso da conexão com televisores antigos, surge um outro problema, já que placas com este tipo de conexão disponível também serão bem antigas e por isso menos úteis no seu computador.

Adaptador de cabo de áudio para RCA (Foto: Reprodução/Felipe Velloso)Adaptador de cabo de áudio para RCA (Foto: Reprodução/Felipe Velloso)


O problema do áudio é mais simples de resolver. Existem dezenas de adaptadores simples para esta entrada, como o adaptador PC Audio/RCA, e nada impede você usar as próprias caixas de som do PC para ouvir o conteúdo transmitido.

Cabo Óptico para Áudio Digital (Foto: Reprodução/Felipe Velloso)Cabo Óptico para áudio Digital usado normalmente para home theaters (Foto: Reprodução/Felipe Velloso)


Há uma outra opção também, o Cabo Óptico para áudio Digital. Além de permitir a passagem dos sinais Dolby Digital 2.0 e 5.1 ele diminui o aparecimento de ruído de baixa frequência. Normalmente utilizado para se ligar a TV aos home theaters ou aos consoles também.


  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Jeisa Gonzalez
    2014-11-10T06:32:38

    A Maria Ribeiro não se refere aos Brasileiros e sim ao país. Também vivo aqui ha mais de 14 anos e pra qualquer canto que eu saio, me sinto no Brasil pos tem brasileiros comprando pra todo lado, até xampoo que aí custa 100 reais, aqui custa 10 reais. culpa da Dilma que tributa uns 600% em cima. O mesmo carro que voce paga 40 mil aí e fabricado no Brasil, o México o tem por 14 mil. E voces aplaudem.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maria Ribeiro
    2014-01-16T04:01:33   , respondido respondido 2014-11-04T17:59:48

    realmente o brasil e o pais mais atrasado do mundo........aqui nos U.S. ja existe a mais de 10 anos e so agora foi chegar ai.......pais lixo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Maria Ribeiro
      2014-01-16T04:01:33   , respondido respondido 2014-11-04T17:59:48

      Concordo, país lixo e atrasado.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Maria Ribeiro
      2014-01-16T04:01:33   , respondido respondido 2014-11-04T17:59:48

      Vcs sao uns afrustrados precisaram ate sair do Pais - Lixo sao voces

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Claudio Lopes
    2014-11-04T09:06:32

    o unico lixo que temos por aqui são os politicos deste pais .este pais é o mais bélo do mundo !!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Francielli Lopes
    2014-08-07T13:52:03

    O País reflete seu povo, se para vcs o nosso País é um lixo isso se deve ao fato de vcs morarem aqui! Esse País é maravilhoso em inumeros aspectos, atrasado, talvez! Lixo? Vcs!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Maciel
    2014-06-27T14:56:04

    Maria Ribeiro você teve sorte de ter esse minuto de folga na sua lavação diária para escrever asneira. Outra coisa, não se inicia um texto com letra minúscula e após o texto a grafia é com três (3) pontos e no final coloca-se ponto (.) Você está precisando ser alfabetizada, ok girl? Good luck for you!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gilson Machado
    2014-05-21T12:22:17

    Bruno Abraão, a família vai bem? E a sua genitora?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cesar Pereira
    2014-04-25T02:23:10

    esse país é muito atrasado e de quarto mundo as novidades só chegam aqui depois de ter sido lançado a 5 anos nos U.S.A

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cesar Pereira
    2014-04-25T02:14:15

    verdade brasil é uma latrina mesmo de quarto mundo atrasado só não é pior do que a áfrica

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cesar Pereira
    2014-04-25T02:07:59

    verdade brasil é um lixo mesmo de quarto mundo atrasado só não é pior do que a áfrica

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Themis Nova
    2014-03-10T01:04:01

    E BURRO É VOCÊ JUDAS ABRAÃO, TODOS SOMOS IGNORANTES EM ALGUMA COISA, NÃO TER ALTO CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA PODE SER UMA DELAS. E SE VOCÊ É TÃO BOM, MANDE AS EXPLICAÇÕES PRA MIM, EU SOU IGNORANTE NO ASSUNTO. CASO ALGUÉM NÃO SAIBA O SIGNIFICADO DE "IGNORANTE", É QUALQUER PESSOA DE DESCONHEÇA ALGO SOBRE ALGUMA COISA OU ASSUNTO, NÃO É SER BURRO. ABRAÇO A TODOS OS IGNORANTES COMO EU.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Themis Nova
    2014-03-10T00:58:34

    QUEM CHAMO DE LIMPADORA DE PRIVADA É ESSA IDIOTA DA MARIA RIBEIRO, QUE DEVE TER ENTRADO LÁ COMO CLANDESTINA.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adilio Silva
    2014-01-18T12:08:02

    Meu pc tem uma entrada ou saida sei la '' vga'' , porem ela esta conectada no monitor atras desse cabo azul , entao como vou conectar na televisao ? devo tira esse cabo azul e conectar na tv ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Geziel Monção
    2014-01-17T08:38:47

    Escrava dos U.S, sem direito de falar ou reclamar no país onde vc é repudiada, saiba que se um bandido americano roubar algo no ambiente em que vc estiver, se não acharem o ladrão, adivinhe quem será presa! Seu país não dá a mínima pra vc.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maria Felix
    2014-01-15T15:01:11   , respondido respondido 2014-01-16T15:48:57

    Ué a matéria não era sobre como conectar SEM CABO?! Não vi essa opção na matéria. >:(

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Maria Felix
      2014-01-15T15:01:11   , respondido respondido 2014-01-16T15:48:57

      Agora já são 295 topeiras. Incrível como esta espécie se multiplica rápido.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Maria Felix
      2014-01-15T15:01:11   , respondido respondido 2014-01-16T15:48:57

      Mula e jumenta é quem chama... vcs que não leram como estava o anúncio antes deles consertarem... estava BEM NÍTIDO "SEM CABOOOO"!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Mariângela Cardozo
    2014-01-16T11:05:05   , respondido respondido 2014-01-16T11:41:58

    Não entendi como proceder com o comentário de desktops/notebooks que não possuem conexão HDMI, o televisor sim. Favor me ajudar pois estou com esse problema assistindo filmes na NelFlix.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Mariângela Cardozo
      2014-01-16T11:05:05   , respondido respondido 2014-01-16T11:41:58

      Olá, Mariângela. A matéria explica que você poderia usar outras conexões como a DVI ou a S-Video, isso se ambos (TV e micro) tiverem essas conexões. Do contrário, você poderia adquirir um conversor VGA que sai do micro e entra na TV na conexão Component Video (aquelas três entradas coloridas atrás da TV). Custa de R$20,00 a R$50,00. Existem também convesores VGA x HDMI que são mais caros mas a imagem tem mais qualidade. Pesquise nas lojas de componentes eletrônicos de sua cidade ou na internet.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Regio Souza
    2014-01-16T10:16:23   , respondido respondido 2014-01-16T10:37:33

    Eu particulamente assisto os filmes que estão no meu PC através de um programa que instalei no PC, procurem por PS3 Media Server, vcs podem assistir tanto na TV Sony quanto no PS3. Instalar em PCs com processadores de no minimo 2 núcleos, menos que isso não fica 100%.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Regio Souza
      2014-01-16T10:16:23   , respondido respondido 2014-01-16T10:37:33

      Sim, extremamtnte fácil, quem não tem um PS3 é mais fácil ainda vc ter um notebook e colocar o cabo e conectar na tv.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ricardo
    2014-01-15T23:50:28   , respondido respondido 2014-01-16T09:22:36

    Realmente, matéria atrasada no tempo... não somos cientistas, porém, ele pensa o quê dos seus leitores?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ricardo
      2014-01-15T23:50:28   , respondido respondido 2014-01-16T09:22:36

      cara muita gente não sabe fazer isso não viu,pelo contrario,matéria muito boa sim!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ricardo
      2014-01-15T23:50:28   , respondido respondido 2014-01-16T09:22:36

      Ricardo, faça assim então: Crie um blog e ensine melhores coisas pra nós!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Gicelly Oliveira
    2014-01-16T09:07:28

    Tenho um all in one, Lenovo, e gostaria de adaptar mais um monitor de TV a ele, mas não sei como fazê-lo. A Lenovo é bem precária no atendimento ao consumidor, não consegui nenhuma solução para este problema. Você pode me ajudar?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ugo Pocai
    2014-01-16T08:51:34

    tenho um transcoder com saídas saída de cabo coaxial (rca) e preciso ligar em uma tv de led, mas gostaria que a imagem fosse em alta definição, tipo HDMI, até hoje não encontrei uma cabo que resolvesse esse problema. Alguma sugestão?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Manoel Netto
    2014-01-16T08:41:41

    maria ribeiro, graças a deus não precisamos de vc, pode ficar por ai limpando latrinas e achando que é primeiro mundo, esqueça o portugues e continue indo pra zona

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alfeu
    2014-01-16T08:29:40

    Maria ribeiro E nada jura? oque ta fazendo aqui no site?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Felipe
    2014-01-16T00:55:17   , respondido respondido 2014-01-16T08:28:22

    Prefiro ligar meu videocassete e assistir os "trapalhões"

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Felipe
      2014-01-16T00:55:17   , respondido respondido 2014-01-16T08:28:22

      Como de fátis!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Maria Silva
    2014-01-16T02:00:08

    melhor ver o filme do Pelé

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adriano Silva
    2014-01-16T01:47:17

    Baixo meus filmes em 1080i e assisto de boa na tv pelo computador,bem melhor do que comprar aparelho blu ray ou pagar netflix,baixo do Piratebay e assisto sem gastar nada,muitos ainda nem estrearam no cinema aqui no brasil.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Felipe
    2014-01-15T14:30:38   , respondido respondido 2014-01-16T00:53:08

    Vá ao cinema, é mais fácil !!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Felipe
      2014-01-15T14:30:38   , respondido respondido 2014-01-16T00:53:08

      Tereza Andrade Dããããããrrrrrrr ele só está brincando...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Felipe