Sistemas Operacionais

13/01/2014 15h45 - Atualizado em 13/01/2014 15h48

Como controlar o que seus filhos acessam no computador com Windows 8

Vinícius Sacramento
por
Para o TechTudo

A preocupação dos pais aumenta quando o assunto é Internet: como impedir que crianças entrem em sites pornográficos ou usem o computador até tarde? O Windows 8 oferece quatro opções de controle.

Veja mais: como proteger sua conta no Facebook de curiosos e hackers

Descubra como evitar a compra indesejada de aplicativos, bloquear sites inadequados e até mesmo definir horários para o uso do PC. Veja como prevenir que seu filho acesse conteúdo impróprio na web.

Ativando a Proteção para a Família do Windows 8

Passo 1. Vá até o "Painel de Controle" do seu computador e acesse as "Configurações do usuário";

Passo 2. Escolha entre usar sua conta da Microsoft ou uma conta local. Logo abaixo, ative a opção para o "Controles dos Pais";

Controle parental na criação de contas do Windows 8 (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)Controle dos pais pode ser ativado nas configurações do usuário no seu computador Windows 8 (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)


Passo 3. Com essa caixa marcada, é possível definir as configurações de “Proteção para a Família”. Para coletar informações sobre a utilização do computador, ative a opção "Exibir relatório de atividades";

Painel de Proteção para a Família (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)Acesse a tela de Proteção para a Família para começar a configurar as restrições no Windows 8 (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)



Filtrando os sites que seus filhos visitam

Passo 4. Em “Filtragem de sites”, o administrador escolhe que tipo de conteúdo o usuário pode acessar na Internet. Nas opções, é possível restringir a conta apenas para sites infantis, por exemplo. Escolha a que preferir;

Configure as restrições de acesso na web pelo Windows 8 (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)Configure as opções de acesso na web pelo Windows 8 (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)

Passo 5. Em “Permitir ou Bloquear Sites”, crie uma lista com as páginas que terão acesso proibido pelos usuários do computador (sites bloqueados). É possível também indicar os endereços liberados (sites permitidos);

Pais podem fazer listas de sites permitidos e bloqueados (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)Pais podem fazer listas de sites permitidos e bloqueados no Windows 8 (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)










Definindo limites de tempo para uso do PC

Passo 6. Em "Restrição de Horário", os pais podem escolher as horas do dia em que as contas dos filhos podem usar o computador e quando o login deve ser bloqueado (sinalizado pela cor azul).

Basta clicar sobre a data. Essas definições podem variar conforme os dias da semana, a critério do administrador;

Defina os horários em que seus filhos podem usar o computador (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento) (Foto: Defina os horários em que seus filhos podem usar o computador (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento))Defina os horários em que seus filhos podem usar o computador com Windows 8 (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)










Restringindo aplicativos

Passo 7. A “Restrições de Aplicativos” permite bloquear o acesso das contas aos programas que o administrador determinar.

Para impedir que as crianças usem o Skype, por exemplo, basta marcar o campo correspondente e salvar as novas configurações;

Alguns aplicativos podem ser bloqueados (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)Alguns programas podem ser bloqueados no Windows 8 na tela de Restrições de Aplicativos nas Configurações do usuário (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)

Passo 8. Nas opções da página “Nível de Classificação” é possível liberar o acesso à jogos e aplicativos de acordo com os critérios do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação (DEJUS), do Ministério da Justiça.

Além disso, você pode permitir ou proibir aqueles que não têm classificação indicativa. Selecione as opções que desejar;

Windows 8 permite restrição de jogos pela classificação indicativa (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)Windows 8 permite restrição de jogos pela classificação indicativa (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)













Monitorando atividades no Windows 8

Passo 9. Em “Atividades do Usuário”, o administrador consegue monitorar por quanto tempo o computador foi utilizado e o que foi mais acessado, entre jogos, Internet e aplicativos.

Relatório detalha o uso de cada conta no computador (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)Relatório detalha o uso de cada conta no computador Windows 8 (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)





Como ativar o Windows defender no Windows 8? Veja as dicas no Fórum do TechTudo.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares