Internet

17/01/2014 10h34 - Atualizado em 17/01/2014 10h34

Como proteger arquivos no Dropbox; veja dicas de segurança na nuvem

Vinícius Sacramento
por
Para o TechTudo

O Dropbox é um serviço de armazenamento em nuvem bastante popular e que infelizmente tem um histórico de problemas com segurança e instabilidades. Mas, quem usa o serviço tem algumas formas de proteger seus arquivos e dados pessoais. Confira neste tutorial cinco maneiras proteger suas pastas.

Como bloquear com senha o aplicativo Dropbox do Android

1) Autenticação em dois passos

A autenticação em dois passos é muito importante para manter seus arquivos seguros no Dropbox. O serviço solicita códigos enviados apenas para o celular do proprietário da conta, evitanto o acesso de terceiros.

Autenticação em duas etapas ajuda a proteger seus dados (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)A autenticação em duas etapas ajuda a proteger seus dados (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)

Passo 1. Acesse sua conta e, em configurações e clique em “Segurança”;

Passo 2. No campo “Verificação em dois passos”, clique em “Habilitar” e em “Introdução”;

Passo 3. Na tela seguinte, escolha se receberá seus códigos de segurança por SMS ou por meio de um aplicativo para celular.

2) Desabilitando acesso de computadores e aplicativos

Revise os computadores onde você acessa a Dropbox (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)Revise os computadores onde você acessa a Dropbox (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)


Também na aba de segurança, você encontra os computadores em que fez login no Dropbox. Clicando no “X” e confirmando na tela seguinte, o acesso dessa máquina aos seus arquivos fica bloqueado. Abaixo, é possível revisar os aplicativos que podem alterar suas pastas e arquivos. Se você não usa é recomendável revogar as permissões;

3) Recebendo notificações por e-mail

Controle as notificações recebidas por e-mail (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)Controle as notificações recebidas por e-mail (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)

Na aba “Perfil” das configurações, o usuário define o tipo de notificações que recebe por e-mail. Você pode optar por receber alertas quando o espaço de armazenamento no Dropbox estiver acabando, ficar sabendo quando um aplicativo se conectou com sua conta e habilitar feeds RSS, por exemplo;

4) Troque sua senha regularmente

Senhas complexas dificultam invasões (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)Senhas complexas dificultam invasões (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)

Quanto maior e mais diversa sua senha for, maior a sua segurança. Use senhas com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, e troque-a de tempos em tempos, para evitar riscos. Para fazer isso, vá até a aba “Segurança” das configurações.

Sem ideias? Geradores online ajudam a criar senhas seguras para usar na Internet.

5) Encriptando arquivos no Dropbox

TrueCrypt criptografa arquivos da sua Dropbox (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)TrueCrypt criptografa arquivos da sua Dropbox (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)

Para garantir ainda mais proteção aos seus arquivos, você pode encriptá-los usando o TrueCrypt. Mesmo que alguém consiga invadir sua conta, não poderá fazer muita coisa sem as chaves para decodificar os arquivos criptografados.

Qual o melhor serviço de nuvem SendSpace, Googledrive ou Dropbox? Comente no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares