Internet

20/01/2014 09h11 - Atualizado em 20/01/2014 11h29

Dez dicas interessantes mostram o que o Dropbox é capaz de fazer; veja

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

O Dropbox é um serviço de armazenamento em nuvem muito popular entre os usuários que oferece diversos recursos online, muitos deles ainda desconhecidos pela maioria. Na lista abaixo, aprenda como enviar documentos via URL, acessar arquivos offline, baixar torrents remotamente e outras funções. 

Dez serviços gratuitos que o Google oferece e você nem imagina; veja lista

1) Leitura offline

O aplicativo do Dropbox para dispositivos móveis permite que o usuário acesse ou leia um documento mesmo quando o aparelho não estiver conectado à Internet (offline). Para isso, basta marcar o arquivo como favorito. 

Passo 1. Acesse o Dropbox móvel e escolha o arquivo que deseja marcar como favorito;

Aplicativo do Dropbox para dispositivos móveis (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Escolha qual arquivo deseja acessar off-line no Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 2. Clique na seta localizada à direita e selecione o símbolo da estrela.

Marcar um arquivo como favorito (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Marcar um arquivo como favorito no Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Assim, sempre que precisar, você terá acesso aos arquivos mesmo sem conexão com a Internet.

2) Dropbox como pasta de documentos

Para preservar e manter os seus arquivos todos em um só lugar, é possível guardar parte dos arquivos do computador no Dropbox.

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse na pasta "Meus documentos";

Passo 2. Clique em "Enviar para" e selecione a pasta Dropbox.

Dropbox como a sua pasta de documentos (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Dropbox como a sua pasta de documentos (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)


3) Anexos de e-mail no Dropbox

Os documentos recebidos em anexo via e-mail pode ser salvos diretamente no Dropbox, sem precisar abrir e baixar para o computador.

Passo 1. Crie uma conta no Send to Dropbox, usando o login e senha da sua conta no Dropbox;

Send to Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Send to Dropbox permite que você envie documentos recebidos via e-mail (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 2. A ferramenta vai pedir permissão para criar uma pasta no serviço de computação em nuvem. Clique em "Permitir";

Passo 3. Configure o endereço de e-mail desejado e os dados que deseja que sejam salvos junto aos anexos;

Configuração do aplicativo (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Configuração do e-mail e arquivos para o Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 4. Observe que uma pasta foi criada no Dropbox e sempre que receber um e-mail com um arquivo em anexo, esse documento será sincronizado a sua conta no serviço.

Pasta criada pelo Send to Bropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Pasta criada pelo Send to Bropbox para salvar seus arquivos enviados por email (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

4) Mais espaço grátis

O Dropbox oferece uma versão gratuita com acesso a 2 GB de espaço inicialmente. Mas é possível aumentar a capacidade de armazenamento do serviço. 

Passo 1. No site do Dropbox, clique em "Obtenha espaço gratuitamente";

Obtenha mais espaço grátis no Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Obtenha mais espaço grátis no Dropbox com opções oferecidas pelo próprio serviço de nuvem (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 2. Aparecerá uma lista de ações que, quando realizadas, o usuário ganha mais megabytes.

Obtenha mais espaço grátis no Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Escolha a opção que desejar para ter mais espaço no Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)


5) Definições do Firefox

Saiba como manter suas preferências ou add-nos do Mozilla Firefox sincronizados quando usar o browser em vários computadores.

Passo 1. Baixe no TechTudo Downloads a versão Firefox Portable (Firefox Portátil, em português) em seu computador;

Firefox Portable (Foto: Reprodução/TechTudo)Baixe o Firefox Portable no sue computador (Foto: Reprodução/TechTudo)


Passo 2. Clique com o botão direito em cima da pasta do Firefox Portable, selecione "Enviar para" e escolha a pasta do Dropbox;

Firefox Portable (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Firefox Portable deve ser enviado para a pasta Dropbox para salvar na nuvem suas informações do navegador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

6) Enviar arquivos via URL

Por meio de aplicativos é possível salvar arquivos em PDF, por exemplo, direto no Dropbox através da URL.

Passo 1. Crie uma conta no URL Droplet (usando o mesmo login e senha da sua conta no Dropbox);

URL Droplet (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Com o URL Droplet é possível salvar sites em PDF e enviar para o Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 2. A ferramenta vai pedir permissão para criar uma pasta no serviço de computação em nuvem. Clique em "Permitir";

Permissão para o aplicativo criar uma pasta no Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Permissão para o aplicativo URL Droplet criar uma pasta no Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 3. Cole a URL do documento, site, reportagem ou qualquer outro artigo na barra de texto e clique em "Save".

Salvando um arquivo via url (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Salvando um arquivo URL para o Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

O arquivo estará salvo na pasta do aplicativo dentro da sua conta no Dropbox e disponível sempre que quiser acessar.

7) Baixe Torrents

Você pode salvar todos os downloads feitos no uTorrent direto no serviço de computação em nuvem.

Passo 1. No uTorrent, clique em "Opções" e selecione "Preferências";

Configurações do Torrents (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Configurações do Torrents para salvar no Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 2. Vá até "Diretórios" e clique na opção “Carregar automaticamente .torrents”;

Configurações do uTorrent (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Configurações do uTorrent para salvar automaticamente os torrents (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 3. Selecione a pasta no Dropbox;

Configurações do uTorrent (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Configurações do uTorrent para salvar seus torrents no Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 4. Clique em "OK" para salvar as alterações.

Configurações do Torrents (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Concluindo as configurações para salvar seus torrents no Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

8) Duas contas no Dropbox

Ter uma conta interligada a outra é ideal para quem usa o serviço com fins profissionais e pessoais com grande frequência. Porém, o Dropbox não permite o acesso em mais de uma conta ao mesmo tempo.

Saiba como solucionar o problema no Windows:

Passo 1. Vá até o "Painel de Controle" do seu computador. Clique em "Adicionar ou remover contas de usuários";

Criando um novo usuário no Windows (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Criando um novo usuário no Windows para adicionar conta do Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 2. Clique em "Cria uma nova conta";

Criando um novo usuário no Windows (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Criando um novo usuário no Windows (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 3. Crie uma senha para esta nova conta de usuário;

Criando um novo usuário no Windows (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Escolha uma senha para o novo usuário do Windows (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 4. Faça logoff e logue com o novo usuário criado;

Logoff de usuário no Windows (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Logoff de usuário no Windows que você está utilizando (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Agora você terá que instalar uma instância do Dropbox:

Passo 5. Faça login no site do Dropbox e, em "Introdução", clique em "Instale o Dropbox no seu computador";

Instalando o Dropbox no computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Instalando o Dropbox no computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 6. Clique em "Download";

Instalando o Dropbox no computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Clique em "Download" para salvar o arquivo do Dropbox no seu computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 7. Na janela seguinte, em "Executar";

Instalando o Dropbox no computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Clique em executar para prosseguir com a instalação (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 8. Clique em "Já tenho uma conta do Dropbox" e, logo após, em "Seguinte";

Instalando o Dropbox no computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)clique em seguinte para instalar o Dropbox no computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 9. Digite seu e-mail e senha da conta no serviço de computação em nuvem;

Instalando o Dropbox no computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Digite seu e-mail e senha do Dropbox para fazer o log-in (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 10. Clique em "Avançado" para o tipo de configuração do programa;

Instalando o Dropbox no computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Escolha a opção "Avançado" para definir mais configurações no Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 11. Clique em "Quero escolher onde colocar o meu Dropbox";

Instalando o Dropbox no computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Selecione o local para salvar o Dropbox no seu compuador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 12. O mais adequado é o diretório C:\Dropbox. Clique em "Ok";

Instalando o Dropbox no computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Selecione o diretório e clique em "OK" (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 13.  clique em "Seguinte";

Instalando o Dropbox no computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Selecione a opção "Seguinte" na instalação do Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 14. Agora você precisa criar um atalho para o Dropbox secundário na sua área de trabalho. O executável do Dropbox fica localizado no seguinte caminho: C:\Users\Nome-do-Usuário (usuário secundário que você criou)\AppData\Roaming\Dropbox\bin\.

Clique com o botão direito do mouse no ícone do Dropbox, em seguida em "Enviar para". Por fim, marque "Área de trabalho (Criar atalho)";

Instalando o Dropbox no computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Para criar um atalho na Área de Trabalho selecione a opção "Enviar para" (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 15. Clique com o botão direito no ícone do Dropbox e selecione "Propriedades" Em "Atalho" insira o comando "runas /user:usuárioNOME/savecred" (sem as aspas) no campo "Destino" antes do caminho oficial do link e clique em "Aplicar";

Instalando o Dropbox no computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Faça as alterações no campo de "Destino" e clique em "Aplicar" (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 16. Abra o atalho que você criou no Passo 14 e digite a senha do usuário secundário na tela do Prompt de Comando;

Instalando o Dropbox no computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)No Prompt de Comando digite a senha do Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 17. Logue com o usuário da segunda conta do Dropbox.

Instalando o Dropbox no computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Logue no Dropbox com as informações de usuário criadas (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)


9) Faça backup do seu site

É importante que o usuário faça o backup de seus arquivos regularmente, salvando em algum outro local. Isso evita a perda de informações. Se você tem um site no WordPress, por exemplo, é possível criar backups.

Passo 1. Baixe o plugin WordPress Backup to Dropbox;

Instalando o WordPress Backup to Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Instalando o WordPress Backup to Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 2. Vá até o painel de controle do se site e clique em "Plugins" e selecione "Adicionar novo";

Painel de controle do Wordpress (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Acesse o painel de controle do Wordpress e adicione novo plugin (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 3. Clique me "Enviar";

Instalando o WordPress Backup to Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Selecione a opção "Enviar" no Wordpress (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 4. Clique em "Escolher arquivo";

Instalando o WordPress Backup to Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Selecione "Escolher arquivo" para instalar o novo plugin no seu Wordpress (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 5. Escolha a pasta 'zipada' do plugin que está salva no seu computador e clique em "Abrir";

Instalando o WordPress Backup to Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Abra a pasta zipada do WordPress Backup to Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 6. Clique em "Instalar agora";

Instalando o WordPress Backup to Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Voltando ao Wordpress instale o plugin (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 7. Depois que o plugin estiver instalado, clique em "Ativar plugin";

Ativando o plugin (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Ativando o plugin WordPress Backup to Dropbox  (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 8. Depois que o plugin estiver ativado, é hora de vincular sua conta do Dropbox com o plugin. Clique em "WPB2D";

Vinculando o plugin com o Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Vinculando o plugin com o Dropbox na opção "WPB2D" (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 9. Selecione em "Authorize";

Vinculando o plugin com o Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Autorize vincular o WordPress Backup to Dropbox com seu Wordpress (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 10. O site do Dropbox abrirá automaticamente. Faça o login da sua conta.

Login do Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Faça o login com seus dados do Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 11. Aparecerá uma mensagem pedindo permissão para o plugin criar uma pasta na sua conta. Clique em "Permitir";

Vinculando o plugin com o Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Clique em "Permitir" para continuar o processo e vincular o plugin com o Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 12. Pronto. O plugin WordPress Backup to Dropbox está conectado ao seu Dropbox.

O plugin e Dropbox estão vinculados (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)O plugin e Dropbox estão vinculados com sucesso (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 13. Ao final, quando o plugin e a sua conta no Dropbox estiverem vinculados, na página do plugin no WordPress aparecerão todas as informações e configurações dele, inclusive a opção de programar o backup.

Programe de acordo com a sua necessidade.

Opção de programar backup (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Opção de programar backup conforme quiser com o WordPress Backup to Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

10) Crie um site de graça 

Para quem não tem conhecimento em HTML e não pretende pagar por um serviço de desenvolvimento, é possível utilizar os serviços do DropPages.

Passo 1. Crie uma conta no DropPages (usando o login e senha da sua conta no Dropbox);

DropPages (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Entre com seu Login do Dropbox no DropPages (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 2. A ferramenta vai pedir permissão para criar uma pasta no serviço de computação em nuvem. Clique em "Permitir";

Permissão para criar uma pasta no Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Permissão para criar uma pasta no Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 3. Clique em "Criar um novo site" e siga o passo a passo indicado. Escolha as configurações que desejar.

DropPage (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)DropPage permite a criação de sites. Siga as etapas e escolha as opções que desejar (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Via Mashable

Como proteger os dados no Dropbox? Veja no Fórum TechTudo

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Davi Peixoto
    2014-01-20T12:24:44  

    Não li nada e ainda digo, esse estagiario começou hoje e outra Não use, já tem skydrive e google drive de graça

    recentes

    populares

    • Davi Peixoto
      2014-01-20T12:24:44  

      Me diz uma plataforma que o Dropbox pega e o Google Drive não. Só uma.

    recentes

    populares

    • Davi Peixoto
      2014-01-20T12:24:44  

      Era só uma :( kkkkk

  • Jeferson Moura
    2014-01-20T12:46:59  

    Muito boa a matéria!! Eu uso o dropbox para salvar as fotos tiradas no celular. Backup automático assim que a foto é tirada. O problema só é o...adivinhem...3G! kkk

    recentes

    populares

    • Jeferson Moura
      2014-01-20T12:46:59  

      Google drive não diminui a qualidade, melhora as fotos deixando a opção de reverter e é muito melhor!!!!

    recentes

    populares

    • Jeferson Moura
      2014-01-20T12:46:59  

      Noname Hcabzlus Eu tenho um HTC One X+, e a HTC tem parceria com a Dropbox. Fora os meus 2 Gb padrão, a HTC me dá mais 25 Gb.

  • Celso Godoy
    2014-01-20T12:19:15

    Apesar de ser tudo de conhecimento a muito tempo, e ter um ar de propaganda, é bom ler.

  • Luiz Carvalho
    2014-01-20T12:02:43

    $$$

  • Fabio Barreto
    2014-01-20T11:43:00

    rapaz a matéria parece ser bem completa mesmo, mas e a preguiça de ler isso tudo? por isso nem li, malz ae

  • Jow Tromundo
    2014-01-20T10:57:35

    Esta ferramenta é muito boa!!!!

  • André Pardini
    2014-01-20T10:43:59

    Muito bom o post

  • Daniel Paiva
    2014-01-20T10:35:33

    Parabéns pela propaganda.

  • Carlos Silva
    2014-01-20T10:33:52

    Se você usa o Mozilla Thunderbird para gerenciamento de e-mails, é possível configurar seu e-mail para enviar anexos grandes direto para o Dropbox e no e-mail enviar somente o link automaticamente.