Celular

27/01/2014 08h17 - Atualizado em 27/01/2014 08h17

Galaxy S3 falso? Descubra se o seu aparelho é original ou réplica

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O Galaxy S3 é um smartphone tão popular no Brasil e no mundo que, além de ser muito procurado pelos consumidores, também é um alvo dos pirateadores. Há muita gente vendendo réplicas do aparelho na Internet. Por isso, é importante tomar cuidado, e saber alguns métodos de diferenciar os produtos verdadeiros dos falsos. Se você já tem um gadget e está na dúvida se ele é original, confira estas dicas do TechTudo.

Tem um Galaxy S3 Mini? Confira se ele é original

Etiqueta ajuda a saber se o S3 é original (Foto: Aline Jesus/TechTudo)Etiqueta ajuda a saber se o S3 é original (Foto: Aline Jesus/TechTudo)

Verificar o modelo do aparelho

Um dos métodos mais simples de se verificar se o telefone é original é conferir o modelo dele. Há duas opções de Samsung Galaxy S3 no mercado brasileiro: I9300, com sua configuração original lançada em maio de 2012, e I9305, com conectividade 4G, que saiu em setembro do mesmo ano.

Confira o modelo nas configurações do telefone (Foto: Aline Jesus/TechTudo)Confira o modelo nas configurações do telefone (Foto: Aline Jesus/TechTudo)

Para conferir o modelo do celular, vá no menu “Configurações” do Android, acesse a sua opção “Sistema” e toque em “sobre o dispositivo”. Em “número do modelo”, confira se irá aparecer “GT” seguido de um dos números citados acima. Alguns aparelhos piratas usam o mesmo "código" do modelo da Samsung, a exemplo do Feiteng GT-I9300. Para eles, é melhores aplicar as dicas seguintes.

Outro modo bem simples de conferir este número do modelo é retirar a parte de trás do celular, remover a bateria e verificar se um adesivo da Samsung com informações sobre o telefone está colado. Caso esteja, o número do modelo será um dos detalhes que estarão escritos na etiqueta.

Conferir especificações técnicas

Se o seu Galaxy S3 tiver TV Digital, suporte a três chips e uma interface diferente da TouchWiz da Samsung, com o Android 4.1.2 (versão mais recente que ele suporta), certamente ele não é original. Confira as especificações técnicas dele no review do Galaxy S3 e compare se são as mesmas do que você comprou.

Galaxy S3 com TV? Desconfie (Foto: Aline Jesus/TechTudo)Galaxy S3 com TV? Desconfie (Foto: Aline Jesus/TechTudo)

Verifique também o seu layout, comparando-o com fotos de divulgação da Samsung. Se ainda estiver em dúvida, veja se suas medidas são 136 x 70,6 x 8,6 mm. Muitas vezes, o visual dos “xing-lings” é bem parecido com o que o S3 original possui, então esta é uma área na qual é preciso ter muita atenção.

Além disso, se você pagou muito menos do que R$ 1,1 mil, que é basicamente o preço que é cobrado nas lojas pelo Samsung Galaxy S3 atualmente, as chances de o produto ser falsificado (a menos que seja um gadget usado ou importado) são grandes. O S3 é de 2012, mas é muito difícil encontrá-lo por menos de R$ 500 por aqui.

Quer atualizar o Android do Galaxy S3? Veja como fazê-lo no Fórum

Procurar pelo selo da ANATEL

Um celular pirata não possui selo da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. Portanto, basta retirar a bateria do seu S3 e verificar se ela possui um selinho amarelo com o símbolo da Anatel e o número da homologação daquele modelo. Vale lembrar que o adesivo só estará presente em produtos vendidos no Brasil. Aparelhos adquiridos no exterior, verdadeiros ou não, não têm o selo.

Selo da Anatel fica na bateria (Foto: Aline Jesus/TechTudo)Selo da Anatel fica na bateria (Foto: Aline Jesus/TechTudo)

Tentar utilizar o Samsung Apps

O Samsung Apps é um aplicativo exclusivo dos telefones originais da Samsung e só irá funcionar em gadgets autorizados. Versões piratas do Galaxy S3 provavelmente sequer terão o ícone do programa e, caso tenham, ele não funcionará. Esta é uma maneira bem prática e eficiente de verificar a procedência do seu celular.

Samsung Apps só funciona em gadgets originais (Foto: Aline Jesus/TechTudo)Samsung Apps só funciona em gadgets originais (Foto: Aline Jesus/TechTudo)

Antes de comprar

Para quem ainda não comprou um Galaxy S3, mas pretende comprá-lo, as dicas básicas são: tente comprar em uma rede grande de lojas, pois elas trabalham só com os originais das marcas. Se for comprar no Mercado Livre, leia com atenção o anúncio e confira ainda as respostas do vendedor às perguntas dos usuários.

Galaxy S3 é alvo de muitos piratas (Foto: TechTudo/Allan Melo)Galaxy S3 é alvo de muitos piratas (Foto: TechTudo/Allan Melo)

Faça a comparação das especificações técnicas, que é ainda mais fácil quando se utiliza a Internet. Procure os dados do celular que está sendo vendido e compare-o com o que o original possui. Se o hardware tiver diferenças, ele não é original. E não se deixe levar por fotos e semelhança visual, pois muitos produtos pirateados são quase iguais ao original.

Seguindo estas dicas, é possível ter certeza se seu telefone é ou não o legítimo Samsung Galaxy S3. Caso não seja e você foi enganado, vá atrás de seus direitos e, em uma outra oportunidade, tente verificar alguns dados antes de comprar.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Robinho Oliveira
    2014-03-17T00:51:25  

    Será que o meu e falso a versao de banda é I8190L?

    recentes

    populares

    • Robinho Oliveira
      2014-03-17T00:51:25  

      Claro que não é falso, apenas é o GRAN DUOS, e não o s3 ...

    recentes

    populares

    • Robinho Oliveira
      2014-03-17T00:51:25  

      não,existem originais com essa terminação

  • Frederico Maurício
    2014-08-30T07:28:12

    Quero saber melhor como distiguir o galaxy s3 o original e o falso. Preciso de mas contiudo porque acho que o meu galaxy s3 e falso,preciso de ajuda.

  • Matheus Andrade
    2014-08-13T11:09:33

    Uma outra boa dica é baixar o famoso aplicativo de testes AnTuTu Benchmark. Ele mostra todas as especificações do celular (processador, GPU, Memoria RAM, resolução da tela, etc). Mostra até a marca do aparelho! Se for Samsung, então seu S3 é original.

  • Gabriel Siqueira
    2014-08-10T16:09:16

    Uma dica é testar a fluidez do celular,transição entre os menus , outra é olhar para a tela de preferencia com a luz do sol batendo,caso veja um monte de pequenas linha horizontais e verticais é falso,tente notar isso,mude o angulo,