08/01/2014 10h50 - Atualizado em 08/01/2014 10h50

Gran Turismo 6: como configurar o volante Logitech G27 para usar no game

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

No PS3, os jogadores mais dedicados dos games da série Gran Turismo sempre investem em volantes para aprimorar técnicas e conseguir melhores resultados. No GT6 os jogadores podem escolher entre alguns modelos para o console. O mais popular deles entre os que oferecem a tecnologia Force Feedback é o Logitech G27. Ele foi desenvolvido para uso em PCs. Isso explica porque os jogos que oferecem suporte ao joystick da Logitech costumam ter várias deficiências para configuração do dispositivo. Aprenda a configurar o joystick no tutorial abaixo.

Sony anuncia serviço de streaming de jogos chamado PlayStation Now; veja

Com algumas dicas simples, vai ficar mais fácil de domar o G27 no GT5 (Foto: Divulgação)Com algumas dicas simples, vai ficar mais fácil de domar o G27 no GT5 (Foto: Divulgação)


Passo 1. Primeiro, conecte seu G27 no computador com o driver. Escolha qualquer porta USB. Não é preciso ligar o volante na tomada.

Passo 2. Você abrirá o Logitech Profiler. Todas as possibilidades de configuração que ele fornece são destinadas ao uso no PC. Ignore as configurações de botões e acesse o menu Opções. Escolha “Configurações Globais do Dispositivo”.

Navegue pelos menus e ignore as outras opções: elas impactam apenas no uso de games no PC (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Navegue pelos menus e ignore as outras opções: elas impactam apenas no uso de games no PC (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Na imagem, você pode ver as configurações que eu defini como as mais confortáveis para meu estilo de condução no Gran Turismo. Não quer dizer que elas sejam ideais ou perfeitas. Você pode alterar esses parâmetros até encontrar seu ponto ideal. Normalmente, a tendência é que se deixe o retorno de força em maior intensidade. Vale lembrar, contudo, que ao deixar o nível mais baixo, você expõe o conjunto de motores do G27 a um desgaste bem menor.

Use as configurações acima para teste e veja se você se adapta. Você pode ir alterando os valores até se sentir mais confortável com o volante (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Use as configurações acima para teste e veja se você se adapta. Você pode ir alterando os valores até se sentir mais confortável com o volante (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Como a tradução de alguns desses itens é meio infeliz, apenas para você ter uma ideia melhor do que se trata, vamos descobrir o que são alguns deles. As primeiras três configurações estão relacionadas ao comportamento do Force Feedback. Quanto maior o número, mais força o volante faz e mais força você terá que fazer para jogar. O campo referente a “Configurações do Volante” é muito importante: ele define quantos graus o G27 precisa correr para ir de batente a batente no jogo.

Por padrão, o G27 tem 900° de extremo a extremo. Embora o GT6 suporte tudo isso, é um pouco incomodo virar tanto o volante em curvas apertadas (especialmente conduzindo karts, Fórmula Gran Turismo e qualquer um dos carros da série Red Bull). Se você sente essa dificuldade, pode reduzir os graus de giro até o ponto em que fique confortável. A 40°, como no exemplo acima, para ir de batente a batente no carro que você pilota, é necessário dar aproximadamente 60 ou 75° girando o volante.

Passo 4. Certifique-se de que você deixou desabilitada a opção “Permitir que o jogo ajuste configurações”.

Volante plugado e driver instalado, é hora de acessar o Profiler (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Volante plugado e driver instalado (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Clique em OK. Agora, suas configurações foram gravadas na memória interna do volante. Para testá-las, basta ligar o Logitech G27 no PS3 e testar.

Como ligar corretamente o G27 no PS3

Pouca gente sabe, mais há um método para usar corretamente o volante no console. É quase que um ritual nascido do fato de que o G27 não tem um suporte muito bem resolvido no PS3. Essas dicas valem para qualquer jogo (com exceção da última, voltada ao GT5), e o único risco que você corre em não segui-las é entrar numa corrida e descobrir que o volante, pedais, câmbio e botões estão completamente descalibrados.

GT6 (Foto: Divulgação)Gran Turismo 6 (Foto: Divulgação)


Passo 1. Conecte o plug USB do volante na porta 1 do PS3 (a que fica à esquerda).

Passo 2. Plugue o volante na tomada.

Passo 3. Só agora você deve ligar o PS3. É fundamental que você o ligue pelo botão no console.

Passo 4. Alguns usuários mais exigentes preferem calibrar os pedais no jogo. Não é necessário. Contudo, se você quiser fazer isso, basta rodar o GT6, acessar uma corrida qualquer e, antes de largar, apertar os pedais de freio e acelerador até o final. Saia da corrida e, agora, seus pedais estão melhor calibrados. Contudo, esse procedimento é desnecessário.

Você acha que o Gran Turismo 6 ainda tem o que espremer do PS3? Opine no Fórum do TechTudo.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Rodrigo Libera
    2014-04-11T15:17:00

    Matéria copiada e colada, traduzida no google... acho que nem adianta tirar dúvidas com o "autor" por aqui...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Willian Logan
    2014-02-01T13:34:53

    Felipe. As configurações que faço no Profile não afetam o GT6, mesmo mantendo a opção de permitir ajustes no jogo desligada. Sabe o que está errado? Valeu.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diabo Louco
    2014-01-15T14:46:59

    SOU LEIGO NO ASSUNTO DAÍ A PERGUNTA, E SE NÃO FICAR BOM, COMO RETORNO A CONFIGURAÇÃO ANTERIOR DO VOLANTE

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário