Mapas e Localização

13/01/2014 08h17 - Atualizado em 07/01/2016 10h46

Histórico de localização do Google: saiba como desativar e apagar

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Quer apagar seu histórico de navegação no Google Maps? Então veja neste tutorial do TechTudo como deletar e impedir que a empresa salve esses dados. O Maps ajuda bastante no dia a dia e pelo seu Android o programa registra sua localização GPS para indicar o trajeto correto. Confira o passo a passo como proceder.

Veja também: dez coisas que seu smartphone pode fazer e você não sabia.

Excluir histórico

Há três formas de deletar seus dados de localização dos servidores do Google:

1) Exclusão de uma única posição

Passo 1. Acesse sua página de localização, escolha qualquer posição no mapa e clique para abrir o card de detalhes;

Passo 2. Clique em "Excluir do histórico".

Clique em cada ponto para exclui-lo em definitivo do seu histórico (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Clique em cada ponto para exclui-lo em definitivo do seu histórico (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Clique em cada ponto para exclui-lo em definitivo do seu histórico do Google Maps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



2) Exclusão de um período de tempo

Passo 1. No mapa, escolha quantos dias deseja excluir e o último dia do período no calendário;

Passo 2. Clique em "Excluir o histórico desse período".


Para excluir um perído específico do histórico, delimite no calendário e clique no botão marcado (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Para excluir um perído específico do histórico, delimite no calendário e clique no botão marcado (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Para excluir um período específico do histórico, delimite no calendário e clique no botão marcado no Google Maps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



3) Exclusão completa

Passo 1. Acesse o seu mapa de localização e clique em "Excluir todo histórico".

Para apagar todo seu histórico, basta clicar no link correspondente (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Para apagar todo seu histórico, basta clicar no link correspondente (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Para apagar todo seu histórico, basta clicar no link correspondente no Google Maps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



Desativar o serviço de localização

1) Para isso você deverá usar seu smartphone ou tablet Android. Se a versão do sistema for 4.1 (Jelly Bean) ou superior, siga o seguinte passo a passo:

Passo 1. Abra o assistente Google Now e acesse suas "Configurações";

Abra as configurações do Now (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Abra as configurações do Now (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Abra as configurações do Google Now (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Clique em "Contas e Privacidade";

Acesse as configurações de conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Acesse as configurações de conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Acesse as configurações de "Contas e Privacidade" no Google Now (Foto: Reprodução/Paulo Alves)




Passo 3. Em seguida, vá até "Histórico de Localização";.

Escolha a opção marcada (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Escolha a opção marcada (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Escolha a opção "Histórico de Navegação" no Google Now (Foto: Reprodução/Paulo Alves)




Passo 4. Nessa tela, você deve desativar a chave no canto superior direito (OFF) para que o Google pare de obter dados de localização do seu Android. Além disso, clicando no botão inferior também deleta todas as suas informações de localização contidas nos servidores da empresa;

Desative o histórico na chave e exclua tudo em um botão (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Desative o histórico na chave e exclua tudo em um botão (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Desative o histórico na chave e exclua tudo em um botão no Google Now (Foto: Reprodução/Paulo Alves) h



Passo 5. (Opcional) Se você quiser que o Google não só deixe de armazenar sua localização, mas também de usá-la para outros propósitos, faça o mesmo procedimento na opção "Relatório de localização". Porém, tenha em conta que o Google Now deixará de oferecer muitas informações úteis baseadas na sua posição, o que poderá comprometer a experiência com o serviço e com seu Android de maneira geral.

2) Se seu smartphone ou tablet Android ainda está na versão 4.0 (Ice Cream Sandwich) ou anterior, proceda da seguinte maneira:

Passo 1. Abra as configurações e navegue até as opções de localização, que podem ser chamar "Serviços de Localização" ou somente "Localização", entre outros termos semelhantes, dependendo do fabricante do seu aparelho.

Acesse suas configurações de localização (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Acesse suas configurações de localização (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Acesse suas configurações de localização no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



Passo 2. Desmarque a opção "Local e pesquisa do Google". Essa providência, porém, não só impede que o Google colete seu histórico de localização, como torna inviável a personalização de resultados de pesquisa baseados no seu local – você poderá ver resultados relativos a outras cidades ou países, por exemplo.

Desmaque a localização do Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Desmaque a localização do Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Desmarque a localização do Google no Android para impedir que a empresa colete seus dados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)




Sugestões de aparelhos Android? Veja as dicas no Fórum do TechTudo  

Pronto! Agora você já sabe como apagar o seu histórico de localização e como impedir que o Google continue recebendo seus dados de locais do seu dispositivo Android. Se sua preocupação é com privacidade, impedir que o Google saiba por onde você anda é provavelmente uma questão importante.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe
    2014-01-14T00:59:57

    Esse histórico é fácil de apagar, quero ver excluir o histórico que as vizinhas fofoqueiras guardam, o linguá ...só Deus na causa !!!

  • Guima
    2014-01-14T00:16:07

    N entendi nada.

  • Valcionir Brassiani
    2014-01-13T20:06:03

    ainda lendo

  • Dom Diego
    2014-01-13T19:52:20

    Rapaz o melhor jeito deles não saberem onde você está é fazer igual eu faço para enganar o Google, deixo meu celular em casa e desligado.

  • REGINA PESSOA
    2014-01-13T17:32:23

    tô nem aí!

  • Daniel Santos
    2014-01-13T10:36:11  

    Google e Facebook são as maiores empresas de espionagem do mundo, eles sabem de tudo sobre você, sabem seu horário de trabalho, seus costumes, com quem você esteve, quais sites você visitou e muitas outras coisas. Porque será que os serviços são grátis?

    recentes

    populares

    • Daniel Santos
      2014-01-13T10:36:11  

      Controle Illuminati

    recentes

    populares

    • Daniel Santos
      2014-01-13T10:36:11  

      Eles querem sua alma.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

  • Gilderson Santos
    2014-01-13T12:56:53  

    em caso de roubo do aparelho, este dispositivo noa serviria para a policia localizar????

    recentes

    populares

    • Gilderson Santos
      2014-01-13T12:56:53  

      Sim... por esse motivo que eu nunca desativaria.

  • Antonio Bonfim
    2014-01-13T12:19:49  

    Vários errinhos aí na matéria, mas faltou citar que o reltório não dá a posição extat do usuário, mas da antena da rede mais próxima de ele estava no momento do registro.

    recentes

    populares

    • Antonio Bonfim
      2014-01-13T12:19:49  

      Triangulação: é diferente de rede mais próxima... e bem mais preciso!

  • Cesar Mattos
    2014-01-13T12:48:55

    No seja scroogled

  • Fabricio Martins
    2014-01-13T12:38:53

    é so usar o TOR que nao a policia federal vai saber onde vc esta kkkkkkkk

  • Luiz .
    2014-01-13T11:37:01

    Acabaram com a privacidade....

  • George Ribeiro
    2014-01-13T11:36:41

    Não tenho nada a esconder, portanto a matéria não me interessa.

  • Mauricio
    2014-01-13T11:11:55

    Até parece que desativando a opção a Google vai parar de saber por onde você andou. Ela só não vai mais estar disponível pra você visualizar. Besta!

  • Carlos Bauer
    2014-01-13T11:00:02

    De novo com isso, Globo???

  • Antonio Oliveira
    2014-01-13T10:58:15

    Ninguem é obrigado a utilizar os serviços do google nem do facebook