Editores

09/01/2014 07h40 - Atualizado em 13/02/2017 14h28

Microsoft Paint: três dicas para você fazer edições mais elaboradas

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O Microsoft Paint é um software gratuito do sistema operacional Windows desenvolvido para que os usuários possam criar desenhos e editar imagens. Apesar de o aplicativo ter uma interface bem simples e recursos aparentemente limitados, se bem utilizadas, as ferramentas do Paint podem ajudar a fazer edições mais sofisticadas de maneira rápida e prática. E o melhor, grátis.

Como fazer montagens de fotos: conheça cinco programas de edição online

Convertendo formatos de arquivos de imagem no Paint

Passo 1. O Microsoft Paint pode modificar o formato de arquivos de imagem, bastando salvá-los como foi de sua preferência. Para isso, abra um arquivo de imagem com o programa e clique no menu de opções;

Com o arquivo de imagem aberto, clique no comando indicado (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Com o arquivo de imagem aberto no Paint, clique no comando indicado (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. Em seguida, passe o mouse sobre a opção “Salvar como” e escolha uma das opções exibidas para converter o arquivo no formato desejado e salvá-lo.

Selecione a opção indicada e opte por um dos formatos de arquivo de imagem disponíveis (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Selecione a opção indicada e opte por um dos formatos de arquivo de imagem disponíveis (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Redimensionando o tamanho das imagens no Paint

Passo 1. O Microsoft Paint também pode ser utilizado para alterar rapidamente o tamanho e o ângulo da inclinação das imagens. Para utilizar este recurso, selecione a ferramenta “Redimensionar”, conforme a figura abaixo;

Clique na opção “Redimensionar”, localizada na barra de recursos do programa (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Clique na opção “Redimensionar”, localizada na barra de recursos do Paint (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. Uma janela será aberta exibindo opções para redimensionar a porcentagem do tamanho de sua figura ou a quantidade de pixels;

Altere o tamanho de sua imagem modificando a porcentagem de seu tamanho ou a quantidade de pixels (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Altere o tamanho de sua imagem modificando a porcentagem do tamanho ou a quantidade de pixels no Paint (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. Marcando a opção “Manter taxa de proporção” você poderá evitar que a imagem fique deformada conforme os valores forem alterados;

Mantenha a caixa indicada marcada para que suas imagens não fiquem fora de proporção (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Mantenha a caixa indicada marcada para que suas imagens não fiquem fora de proporção no Paint (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 4. Além disso, a ferramenta “Redimensionar” também poderá ser utilizada para gerar efeitos de distorção específicos, personalizando alterações no ângulo de inclinação de imagens.

Os valores localizados em “Distorção” podem ser utilizados para realizar efeitos de inclinação em figuras específicas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Os valores localizados em “Distorção” podem ser utilizados para realizar efeitos de inclinação em figuras específicas no Paint (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Seleção transparente no Paint

Passo 1. Outro recurso interessante que o Microsoft Paint oferece é a seleção transparente de figuras, que pode ser utilizada para ignorar a cor de fundo das imagens. Esta atividade requer a utilização da ferramenta “Cor de segundo plano”;

Esteja atento a seleção feita no recurso “cor de segundo plano”, em destaque na figura (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Esteja atento à seleção feita no recurso “cor de segundo plano”, em destaque na figura (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. A seleção transparente é uma operação que facilita a edição de determinada figura, descartando a cor que compõe o seu segundo plano. Assim, este recurso fica bem melhor de ser visualizado em planos de fundo com duas cores;

Este recurso só funcionará em imagens que tenham mais de uma cor compondo o seu segundo plano (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Este recurso só funcionará em imagens que tenham mais de uma cor compondo o seu segundo plano (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. Em “Selecionar”, clique na opção “Seleção Transparente” para que as cores de segundo plano passem a ser ignoradas por esta ferramenta;

Clique na aba da ferramenta “Selecionar” e marque a opção “Seleção Transparente” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Clique na aba da ferramenta “Selecionar” e marque a opção “Seleção Transparente” no Paint (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 4. Em seguida, selecione a figura que você deseja copiar ou arrastar com a ferramenta “Selecionar”. Porém, lembre-se de deixar marcada a mesma cor de fundo da imagem que será marcada nas opções de “cor de segundo plano”;

Marque a mesma cor de fundo da figura, na opção indicada, e selecione-a (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Marque a mesma cor de fundo da figura, na opção indicada, e selecione-a no Paint (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 5. Arraste ou copie a parte da imagem selecionada para uma área com cor de fundo diferente. Após esta operação, os pedaços da figura que tiverem a cor configurada como “transparente” passarão a ter a nova cor de fundo;

Copie ou mova a figura seleciona para uma área que tenha outra cor em segundo plano (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Copie ou mova a figura selecionada para uma área que tenha outra cor em segundo plano no Paint (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 6. Caso você deseje consertar as partes descoloridas da figura, utilize os recursos “Lápis” ou “Pincel” para restaurar a figura.

Pinte as partes que exibem a nova cor de fundo da figura (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Pinte as partes que exibem a nova cor de fundo da figura (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

As dicas funcionam no Paint para versões até o Windows 7, usuários de Windows 8 encontram o novíssimo Fresh Paint.

Que programa é bom para editar fotos em light painting? Veja no Fórum do TechTudo.

Via The Tech Tip

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Francesco Marcolin
    2016-09-05T03:11:58

    Olá. Costumo usar o paint para postar algumas imagens, faço alguns comentários , salvo e depois passo para minha página no Facebook.. Porém, na semana passada fui viajar e acho que alguém de casa, mexeu em alguma coisa e agora, quando passo para o face, a imagem fica pequena, ocupando apenas 25% do quadradinho, após clicar em "carregar fotos/vídeos, e quando clico em "publicar" a imagem também fica menor. Se eu puxo do arquivo, feito antes disso acontecer, aí ela sai normal. Sabe me dizer o que fazer? Obrigado.