26/01/2014 14h00 - Atualizado em 10/02/2014 10h32

Minecraft: aprenda a fazer fogos de artifício no popular game

Fernanda Santos
por
Para o TechTudo

Minecraft é um jogo de mundo aberto para Windows, Mac, Xbox 360, PlayStation 3, Android e iOS onde o jogador possui inúmeras possibilidades, que variam desde embarcar em uma jornada épica para derrotar os inimigos do jogo à se tornar um grande construtor. Dentre os itens presentes, podemos encontrar os fogos de artifício, que podem ser “crafitados” pelo usuário para que adquira características distintas. Neste tutorial você conhecerá os diversos tipos de fogos de artifício e aprenderá como fazê-los:

Minecraft: conheça 10 curiosidades do game de sucesso mundial

fogos-minecraft-inicio-2Faça a sua própria queima de fogos no Réveillon no Minecraft (Foto: Chriskalos)

Passo 1: A primeira coisa a saber é como se faz um foguete de fogos de artifício. Eles são feitos a partir de um foguete simples, que pode ser produzido com pólvora e papel. Vale lembrar que este fogos inicial não explodirá, pois faltam elementos que darão tal propriedade a ele.

passo-1-craft-fogueteIncremente seu foguete com cores e formas para fazer uma explosão incrível (Foto: Reprodução)

Passo 2: Para fazer com que o fogos explodam será preciso uma “Estrela de fogos de artifício”. Tal item pode ser feito com pólvora e qualquer tipo de elemento que dê cor aos objetos, tais como tinta produzida a partir de flores, cactos, lulas ou lápis-lazúli. A cor escolhida determinará como serão os fogos;

passo-2-craft-estrelasCores claras se destacam melhor no céu durante a noite (Foto: Reprodução)

Passo 3. Com a estrela pronta com a cor desejada, coloque-a na bancada de trabalho junto com a pólvora e com o papel;

passo-3-craft-fogos-prontoNeste tipo de craft não importa a posição dos ítens, pois o resultado será o mesmo (Foto: Reprodução)

Esta é a forma básica dos fogos de artifício, contudo, eles podem ser incrementados com cores, formas diferentes, customização da altura, etc.

Mudando a altura da explosão

Para fazer com que a altura de explosão seja mais alta, basta mudar a quantidade de pólvora adicionada na hora de criar o seu foguete. Com apenas uma pólvora, ele chegará ao nível 1, o mais baixo, com duas irá ao nível 2 e três ao nível 3, o mais alto. Quanto mais pólvora, mais altura e tempo de voo seu foguete ganhará.

altura-polvora-passosO nível 1 sobe aproximadamente 12 blocos, o 2 cerca de 23 e o 3 sobe cerca de 40 (Foto: Reprodução)

Fogos de artifício coloridos

Os fogos não precisam ter apenas uma cor, eles podem explodir com todas as cores que você desejar. Para isso, basta adicionar os corantes desejados na hora de criar a sua estrela, misturando-os a pólvora e em seguida criar os fogos normalmente. Assim, a explosão acontecerá com todas as cores escolhidas.

fogos-coloridoMisture as cores e tenha efeitos mais interessantes (Foto: Reprodução)

Fogos em forma de estrela

As explosões podem ter diversas formas. Para fazer a estrela, basta colocar uma pepita de ouro no momento em que for criá-la.

fogos-estrelaFórmula do fogos de artifício em forma de estrela e sua explosão (Foto: Reprodução)

Fogos de artifício com rastro

Ao adicionar um diamante na fórmula da estrela de fogos de artifício, você notará que a explosão ficará mais brilhante e formará um rastro com seus brilhos;

fogos-rastroFórmula do fogos com rastro na bancada de trablho e o resultado da explosão (Foto: Reprodução)

Fogos de artifício cintilantes

Para obter um efeito de pequenas explosões cintilantes, depois da explosão principal, como pisca-pisca, adicione um Pedra Luminosa na fórmula da Estrela de Fogos de Artifício.

fogo-cintilanteNão é possível visualizar muito bem este efeito em uma foto estática, mas, o resultado fica muito bonito e parecido com o real (Foto: Reprodução)

Fogos de artifício com bola grande

Sua explosão também pode formar uma bola maior ao acrescentar uma “Bola de Fogo” no momento de fazer a estrela, formando assim uma grande explosão.

fogos-bola-grandePara fazer a bola de fogo, junte carvão, pó de Blaze e pólvora (Foto: Reprodução)

Fogos com explosão pequena

Para ter um estouro menor, basta acrescentar uma pena na fórmula de criação da estrela.

fogos-estouro-pequenoFórmula da estrela de estouro pequeno e sua explosão (Foto: Reprodução)

Fogos de artificio em forma de Creeper

Um dos efeitos mais interessantes é o de cabeça de Creeper. Para fazer seus fogos de artifício explodirem no formato do rosto de um dos bichos mais temidos do jogo, basta acrescentar a cabeça de qualquer mob na fórmula da estrela.

fogos-creeperAs cabeças só podem ser conseguidas através do modo criativo, contudo, é possível conseguir uma cabeça de Esqueleto Wither matando um no Nether (Foto: Reprodução)

Fogos de artifício com efeitos combinados

Você ainda pode combinar vários tipos de efeitos para produzir uma explosão única e diferente. Vale lembrar que efeitos que possuam resultados parecidos ou conflitantes não podem ser combinado, como é o caso da pena e da bola de fogo, por exemplo.

fogos-misturadoExplosão do fogos de artifício de esfera grande amarela, vermelha, magenta e azul clara com rastro (Foto: Reprodução)

Por fim, para finalmente poder soltar seus fogos de artifício, basta mirar no chão, selecioná-los e clicar com o botão direito. Ou então usar um ejetor, neste caso, é possível fazer com que as explosões sejam promovidas de longe com a ajuda de repetidores e pedras vermelhas.

Você tem alguma dúvida de como fazer fogos de artificio no Minecraft? Deixe sua pergunta no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hugo Fraga
    2014-01-27T20:10:21  

    Que Graça Fogos Quadrados!

    recentes

    populares

    • Hugo Fraga
      2014-01-27T20:10:21  

      tu não faz nem quadrado nem redondo :D