TV

21/01/2014 07h00 - Atualizado em 21/01/2014 09h03

O que é Miracast, WiDi e MHL: entenda as diferenças e vantagens de cada um

Leonardo Rodrigues
por
Para o TechTudo

Os produtos eletrônicos estão sempre em evolução, frequentemente apresentando novas tecnologias que facilitam a vida do usuário. A nova tendência no mundo dos computadores, tablets e smartphones é o compartilhamento de tela com TVs de alta definição. O TechTudo foi atrás de algumas informações sobre as tecnologias de transmissão sem fio: Miracast, WiDi e MHL.

Como conectar seu computador a TV sem um cabo HDMI

O Miracast possibilita a transmissão de conteúdo entre dispositivos móveis e HDTVs (Foto: Reprodução/NVIDIA) (Foto: O Miracast possibilita a transmissão de conteúdo entre dispositivos móveis e HDTVs (Foto: Reprodução/NVIDIA))O Miracast possibilita a transmissão de conteúdo entre dispositivos móveis e HDTVs (Foto: Reprodução/NVIDIA)


Miracast é o nome dado pela WiFi Alliance para o padrão de comunicação sem fios entre dispositivos móveis (smartphonestablets e computadores) e HDTVs. Mais especificamente, utiliza-se uma conexão ponto a ponto sem fios para realizar a transmissão de conteúdo entre os aparelhos, algo semelhante ao bluetooth. Porém, tal comunicação é feita através do padrão de conexão WiFi Direct.

Para utilizar o Miracast, tanto o receptor quanto o emissor de conteúdo precisam ser compatíveis com a tecnologia. Entretanto, caso a TV não seja compatível, é possível utilizar adaptadores que se conectam via HDMI ou USB, recebendo o conteúdo transmitido. A grande vantagem do Miracast está no fato de ser um padrão aberto, sendo compatível com vários dispositivos, independentemente da sua marca. Além disso, vídeos em HD 1080p podem ser visualizados, bem como áudio com qualidade 5.1 Surround Sound. O Miracast é, ainda, compatível com diversos sistemas operacionais, como Android, BlackBerry e Windows 8.1.

Intel Wireles Display, ou simplesmente Intel WiDi, é a solução própria da Intel que utiliza o padrão Miracast. Dessa forma, a tecnologia permite exibir conteúdos de um notebook (com processador Intel Core de quarta geração, Haswell) em HDTVs. Simples assim. Para que a “mágica” aconteça, basta que os dispositivos sejam compatíveis com a tecnologia.

Intel WiDi integra a nova tecnologia dentro dos novos processadores de quarta geração da empresa (Foto: Divulgação/Intel)Intel WiDi integra a nova tecnologia dentro dos novos processadores de quarta geração da empresa (Foto: Divulgação/Intel)


Caso a TV não tenha o Intel WiDi embutido, é preciso ter um receptor para decodificar os dados, como o NETGEAR PTV3000 ou o Viewsonic WPG-370. Tal receptor é ligado à TV através de um cabo HDMI.

As vantagens técnicas dessa tecnologia, segundo a Intel, estão na possibilidade de conexões rápidas e seguras, pequena latência no espelhamento de imagens, qualidade superior de áudio (5.1 Surround Sound) e vídeo HD (1080p). Na prática, é possível, por exemplo, mostrar as fotos de suas férias para toda a família na sala sem precisar revezar o computador entre as pessoas, ou assistir um filme em alta definição armazenado no laptop através da TV.

Já o MHL (Mobile High-Definition Link em inglês) é um padrão com ideia semelhante ao Miracast, ele também serve para conectar dispositivos móveis à HDTVs. Porém, o MHL suporta conexões de vídeo em 4K (Ultra High Definition) e áudio 7.1 Surround Sound (incluindo True HD e DTS-HD). Além disso, o dispositivo que transmite o conteúdo tem sua bateria recarregada. E essa é a grande diferença e, ao mesmo tempo, vantagem. O adaptador necessita de energia para funcionar, conectando o dispositivo móvel à TV.

Adaptador MHL sendo utilizado para interconectar um smartphone e uma HDTV (Foto: Reprodução/YouTube)Adaptador MHL sendo utilizado para interconectar um smartphone e uma HDTV (Foto: Reprodução/YouTube)

Com relação à segurança, o MHL utiliza a tecnologia HDCP (High-bandwith Digital Content Protection em inglês), que protege os dados transmitidos contra cópia não autorizada. O padrão já é utilizado por diversos dispositivos disponíveis no mercado: milhares de smartphones, TVs, media centers, acessórios certificados e até carros.

Não sabe qual modelo de TV comprar na faixa até R$ 2.000? Confira dicas no fórum do TechTudo!

 



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre
    2014-01-21T12:34:58  

    Materia muito legal e me tirou uma duvida que eu tinha quanto ao Miracast, só ficou faltando informar que adaptadores eu posso comprar para espelhar o meu Nexus 4. Me desculpem se eu estiver enganado mais o MHL não recarrega o dispostivo você tem que obrigatoriamente liga-lo a um cabo de força, diferentemente do Slim Port, que é o padrão que é usado no Nexus 4 por exemplo que consegue passar as imagens do smartphone para a TV sem a necessidade de um cabo de força, mas mesmo a Slim Port não recarrega o dispositivo, você vai precisar de um cabo de força para fazer isso.

    recentes

    populares

    • Alexandre
      2014-01-21T12:34:58  

      Boa

    recentes

    populares

    • Alexandre
      2014-01-21T12:34:58  

      Tenho uma TV com wid midiacast estou transmitindo tela de um celular moto x assistindo vídeo do YouTube funciona blz, mais quando trasmito a. Netlix na TV só aparece som e legenda ,não aparece a imagem . oque pode ser

  • Emerson Nogueira
    2015-07-11T16:46:01

    Super legal não conhecia. Obrigado.

  • Marcelo
    2014-01-21T12:03:50  

    ou seja.. resumindo... a diferença entre o miracast e o MHL é que um é sem fio e o outro é com fio.. e o WiDi é uma implementação do Miracast da Intel... mas a minha duvida é.. esse Widi da intel funciona com uma tv com o padrão miracast? ou tem que ser "tudo WiDi" tipo o AirPplay da Apple?

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2014-01-21T12:03:50  

      Completando, este equipamento é um desktop, para notebook, basta ter uma TV compatível.

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2014-01-21T12:03:50  

      Reginaldo desculpe reviver o assunto, mas estou interessando em usar o WiDi o único problema no meu note é a placa rede Qualcomm Atheros, esse adaptador WiFi PCI Itenl Wireless N2200 é uma placa interna, teria que demsontar o notebook e desinstalar a placa Atheros?