18/01/2014 08h00 - Atualizado em 18/01/2014 08h00

O que é TV 4K e quais as vantagens?

Leonardo Rodrigues
por
Para o TechTudo

Se você comprou uma TV Full HD recentemente e acha que tem a última tecnologia em termos de qualidade de imagem em sua casa, está enganado. Já existem TVs com resolução superior ao Full HD (1920 x 1080 pixels), contendo quatro vezes mais pixels na tela. Tais aparelhos são as TVs "Ultra-High-Definition", ou simplesmente 4K. Mas você sabe o que isso significa e o que muda em termos de qualidade de imagem?

Qual a diferença entre brilho, contraste e tempo de resposta nas TVs?

Modelo 4K de 65 polegadas impressiona pelas imagens 4K e seu som (Foto: Divulgação/Sony)Fabricantes apostam no sucesso das TVs 4K (Foto: Divulgação/Sony)


O Ultra HD (4K) é a tecnologia que garante telas com resolução de 3840 x 2160 pixels, totalizando 8.294.400 pixels no painel da TV. O Full HD, por exemplo, tem um total de 2.073.600 pixels. Ou seja, uma TV 4K tem exatamente quatro vezes mais pixels do que uma TV Full HD. Com isso, torna-se ainda mais difícil perceber os pontos formadores de imagem (pixels) na tela.

Na prática, as imagens ficam mais nítidas, brilhantes e com melhor variação de cores. A imagem de uma pessoa, por exemplo, mesmo não sendo capturada de perto, mostra detalhes da pele, cabelos e roupa, difíceis de serem notados em uma TV com resolução comum. Em transmissões de partidas de futebol, até o gramado ganha em riqueza de detalhes.

Apesar da expectativa dos fabricantes, a popularização dessa tecnologia é lenta. A reprodução de conteúdos em resolução 4K exige equipamentos específicos e caros, como câmeras, filmadoras e projetores. Por esse motivo, ainda existem poucos meios onde é possível visualizar imagens com esse nível de qualidade.

YouTube e Netflix terão transmissões 4K de fato até fim do ano nos EUA (Foto: Reprodução/YouTube)YouTube e Netflix terão transmissões 4K de fato até fim do ano nos EUA (Foto: Reprodução/YouTube)


Por outro lado, a CES 2014, grande feira de eletrônicos que ocorreu em Las Vegas, mostrou que há um grande esforço dos fabricantes para tornar os produtos com essa tecnologia mais acessíveis ao consumidor final. A Polaroid, por exemplo, lançou uma TV 4K de 50 polegadas por US$ 1 mil (cerca de R$ 2500).

Não sabe como fazer a calibragem da TV LED? Veja em nosso Fórum

Ao que tudo indica, em breve as TVs com resolução 4K tomarão contas das prateleiras das lojas em todo o mundo, tornando o atual Full HD uma coisa do passado, pois representam um padrão inédito em termos de resolução.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Malu Reis
    2014-01-18T18:28:44  

    É ridículo. Aqui nos EUA a gente acha uma Sansung 4K de 65 polegadas por até $4500 dólares. Um amigo meu fez pesquisa no Ponto Frio e achou a 4K de 65 mais barata por 15 mil reais. É um insulto infelizmente.

    recentes

    populares

    • Malu Reis
      2014-01-18T18:28:44  

      Esses vao para Usa. Querem tirar onda.

    recentes

    populares

    • Malu Reis
      2014-01-18T18:28:44  

      Que matemática mais doida essa dele hein...

  • Radames Silva
    2014-01-18T11:02:43  

    O povo tem que aprender a usar a full HD ainda pra depois inserir o ultra HD, tem gente com tv full HD assistindo TV analógica! Com o sinal digital disponível na região e com uma TV full HD vendo canal analógico!

    recentes

    populares

    • Radames Silva
      2014-01-18T11:02:43  

      pior, tem gente que assina sky pra assistir a globo

  • Marcos Sampaio
    2014-01-19T11:06:01  

    Acho um exagero quando diz "logo", essa tecnologia vai levar decadas até popularizar, vale lembrar da transicao do padrão sd para hd que não popularizou até hoje, são poucos os canais em hd na tv paga e menos ainda na publica, são raros os conteudos blu-ray, a maioria ainda usa o velho dvd falo a nilvel Brasil.

    recentes

    populares

    • Marcos Sampaio
      2014-01-19T11:06:01  

      Verdade. E acredito que nas terras tupiniquins deva demorar ainda mais...

    recentes

    populares

    • Marcos Sampaio
      2014-01-19T11:06:01  

      Gostaria de fazer uma pergunta. Se não vou usar o 4k para que ter uma TV que tenha isso a torna mais cara? ?

  • Elias Junior
    2014-11-22T12:01:19

    eu comprei uma 4k 50'' da samsung por 2800,00 sei que e dficil usar-la ag mais pelo menos comprei mt barato e ja vou ter a tecnologia .

  • Washington Machado
    2014-06-24T14:25:30

    Para que uma tv tão cara para a qualidade tão ruim que se tem no Brasil??? Eu só pensaria em uma tv 4K se existissem pelo menos 3 canais que transmitissem nesse padrão 24H,mas não transmitem nem em Full-HD que é 1920x1080p,eles transmitem é em 1080i!!!

  • Fernando Ribeiro
    2014-01-18T22:00:51  

    Quem comprar vai assistir transmissões com menos de 1080 numa tv de 4k. É como ter um ps4 com jogos com qualidade de imagem do ps1.

    recentes

    populares

    • Fernando Ribeiro
      2014-01-18T22:00:51  

      Pelo menos elas vão servir pra jogar o ps4 kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Fernando Ribeiro
      2014-01-18T22:00:51  

      Leandro Silva - heuehueheueheue. Saudade do meu ps1.

  • Earth Galaxy
    2014-01-19T10:47:56

    Por causa dos altos impostos e da ganância desenfreada das multinacionais que triplicam a margem de lucro aqui no país, nós brasileiros sempre estaremos atrasados em relação ao primeiro mundo no que diz respeito a tecnologias de ponta.

  • Alex Sandro
    2014-01-19T09:10:36  

    os americanos e japoneses estão atrasados, sinto muito!!!! o Brasil é o país do futuro desde o tempo amarrar cachorro com linguiça!!! aqui já estamos no 4XK playstation 4 é 4XK tv 3d 32 a 84 polegadas é 4XK gasolina é 4k aparelhos eletrônicos e eletrodoméstico é 4XK Impostos é 4XK corrupção é 4XK não enxergaram ainda? aqui é tudo 4XK = 4 vezes mais karo!!!

    recentes

    populares

    • Alex Sandro
      2014-01-19T09:10:36  

      É muita besteira.

  • Maurinho Oliveira
    2014-01-19T08:20:27  

    Aqui no Japão já é uma realidade e pode comprar uma por $1.500.

    recentes

    populares

    • Maurinho Oliveira
      2014-01-19T08:20:27  

      Feliz é você de não morar nesse lixo chamado Brasil.

    recentes

    populares

    • Maurinho Oliveira
      2014-01-19T08:20:27  

      Até o nome é japonês. Você Jesus se manda, o nome ajuda, mas tem que ter dólares.

  • Alex Sandro
    2014-01-19T09:07:43

    os americanos e japoneses estão atrasados, sinto muito!!!! o Brasil é o país do futuro desde o tempo amarrar cachorro com linguiça!!! aqui já estamos no 4XK playstation 4 é 4XK tv 3d 32 a 84 polegadas é 4XK gasolina é 4k aparelhos eletrônicos e eletrodoméstico é 4XK Impostos é 4XK corrupção é 4XK não enxergaram ainda? aqui é tudo 4XK = 4 vezes mais karo!!!

  • Fábio Roulien
    2014-01-19T08:47:54

    No Brasil não temos nem projeto para transmissões 3d full Hd nos planos dos canais ou tvs a cabo quem dirá 4K tenho uma Tv 3d na qual só tenho acesso ao conteudo 3d via pc ou Bluray

  • Eliezelio Silva
    2014-01-19T00:14:23

    Tem gente que vai comprar uma só para tirar onda, com o vizinho "zoi' grande. Como não existe canais em fulHD e jogos em 4k vai ser como ter uma ferrari para andar nas estradas do Brasil!

  • Ronaldo Francisco
    2014-01-18T22:57:09

    Existe um pequeno erro técnico na reportagem. A resolução Full HD é de 1920 x 1080, a resolução 2K é 2048 x 1080, e a resolução 4K = quatro vezes a 2K = 4096 x 2160. De maneira alguma pode-se afirmar que a resolução Full HD seja a mesma que a 2K.

  • José Pereira
    2014-01-18T20:53:03

    E desde quando o brasileiro pode se comparar com os americanos ou europeus no padrão de vida? Essa TV 4K é para a minoria.

  • Eric Andrade
    2014-01-18T20:47:13

    "A Polaroid, por exemplo, lançou uma TV 4K de 50 polegadas por US$ 1 mil" , isso equivale a pouco menos de um salário mínimo americano, deve ser fantástico morar em um país em que um trabalhador comum pode comprar o que quiser com o seu salário mensal, queria que o Brasil fosse a mesma coisa.

  • Jauro Melo
    2014-01-18T20:33:55

    TV 4K E ALGUMA COISA DE COMER? SE FOR DEVE SER MUITO BAO.. FALANDO EM TV, AKI EM CASA AINDA VEJO TV NAQUELES CAXOTAO, NAO SEI SE E UM GUARDA ROUPA OU UM ARMARIO. A IMAGEM E IGUAL UM CARDUME DE PEIXES, CHUVISCO E CIA LTDA.

  • João Ribeiro
    2014-01-18T18:55:05

    Sim, sim... E vamos comprar os filmes num HD (e, por HD, digo disco duro).

  • Diogo Nogueira
    2014-01-18T18:45:54

    Ainda que você compre uma tv dessa no Brasil, quero ver ter uma internet ou uma tv a cabo com tecnologia suficiente para usá-la.. vai morrer de raiva

  • Malu Reis
    2014-01-18T18:27:19

    É ridículo. Aqui nos EUA a gente acha uma Sansung 4K de 65 polegadas por até $4500 dólares. Um amigo meu fez pesquisa no Ponto Frio e achou a 4K de 65 mais barata por 15 mil reais. É um insulto infelizmente.

  • Marco
    2014-01-18T18:10:51

    essa tv aqui no brasil vai ser tao cara, que e mais facil vc comprar um apartamento pra colocar a tv, doq comprar a tv

  • Darlan Melo
    2014-01-18T17:43:39

    fazendo a conversão dos valores. Ex: PS4 = 400 dólares = 4 mil reais, TV 4k 1 000 dólares = 10 mil reais.... t

  • Rainha Deserto
    2014-01-18T17:33:37

    tem lugares q as pessoas vibram em ver transmissões analógicas, então vai demorar muuuuuuito pra esse 4k pegar!

  • Andre L
    2014-01-18T17:15:04

    Brasil país do atraso nem sinal digital tem em todo territorio e ficam empurrando tecnologia sem uso para as pessoas