Armazenamentos

27/01/2014 11h01 - Atualizado em 27/01/2014 16h50

Quais as vantagens e desvantagens de formatar o PC com frequência?

Bruno Quevedo
por
Para o TechTudo

Em algum momento da vida útil de um computador ele com certeza irá clamar por ajuda. Os métodos de limpeza de RAM, desfragmentação de disco, otimização e escaneamento de antivírus passam a não ser suficientes para resolver a lentidão do PC. Nessas horas, a opção é formatar a máquina. Vejamos as vantagens e desvantagens desse procedimento.

Como saber se seu HD está morrendo?


Formatação do disco rígido pode ser a única opção para acabar com a lentidão do PC (Foto: Divulgação/Seagate)Formatação do disco rígido pode ser a única opção para acabar com a lentidão do PC (Foto: Divulgação/Seagate)


Temida por alguns usuários por apagar todos os dados do computador, a formatação é, muitas vezes, a opção mais acertada para solucionar problemas de lentidão. Porém, uma dúvida atormenta constantemente os usuários: é seguro realizar esse procedimento várias vezes? O TechTudo lista algumas dicas, vantagens e desvantagens desse método, confira.

Quando formatar?

Diferentemente do que muitos pensam, e até mesmo recomendam, nem sempre quando o PC fica lento ele precisa ser formatado. Antes de partir para essa medida, é preciso ficar atento, pois, com o passar do tempo, é normal que a máquina fique mais lenta, seja pela quantidade de programas instalados, por causa de memória cheia ou por descuido do usuário.

O ideal é analisar a fundo as possíveis causas e então decidir se a formatação é realmente necessária.

Prevenção

Prevenir é melhor que formatar. Os sistemas operacionais oferecem ferramentas para ajudar a evitar erros, como a desfragmentação e limpeza de disco. Desfragmentar o disco uma vez por semana, por exemplo, pode auxiliar na resolução dos problemas lentidão do PC.

desfragmentadorA desfragmentação agendada pode melhorar o desempenho do computador (Foto: Reprodução / Bruno Quevedo)


O lado bom

Quando a última opção é mesmo apagar todos os dados da máquina, o que mais se busca é o aumento de velocidade. Nesse quesito não há discussão, a velocidade do PC aumenta consideravelmente.

Os programas são zerados e reorganizados. Depois de apagar tudo, a velocidade na inicialização de utilitários, antivírus e outros programas é notavelmente maior.

Como tudo é apagado, a formatação também acaba com aqueles programas difíceis de desinstalar que atrasam a vida do usuário, assim como barras de navegador e outros.

Outra vantagem igualmente importante é ficar totalmente seguro. Com a formatação, qualquer vírus ou praga que estava escondida na máquina é excluída.


Disco rígido limpo ao se formatar um Computador (Foto: Divulgação/Seagate)Instalação tudo do zero nos discos rígidos (Foto: Divulgação/Seagate)

O lado ruim

Sem dúvida, a principal desvantagem em formatar o HD da máquina é a perda de dados. O indicado é sempre realizar o backup de dados importantes e, caso o usuário possua muita informação, selecionar pode tomar um bom tempo, além de exigir grande memória para guardar tudo, que pode ser resolvida com ferramentas online.

Se ter os programas mais rápidos por causa da formatação é bom, precisar reinstalar e reconfigurar cada um deles novamente não é. O tempo gasto com essa tarefa pode ser exaustivo para usuários que gostam de praticidade.

Um problema recorrente é quando a formatação é feita por terceiros. Há casos em que o trabalho é feito pela metade, como situações em que programas importantes para o funcionamento da placa gráfica deixam de ser instalados, acarretando problemas futuros. Além disso, o custo desse serviço pode ser alto em alguns casos.

Quais os requisitos necessários para um bom HD interno? Descubra em nosso Fórum

Balanço

De maneira geral, formatar o PC traz mais vantagens do que desvantagens. O importante é avaliar se esse é mesmo o procedimento necessário para que a lentidão da máquina seja resolvida.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Comentarista Sites
    2014-01-27T18:00:41  

    É só instalar o antivirus e o pc faster do baidu e começar a usar a internet numa conta limitada do computador.

    recentes

    populares

    • Comentarista Sites
      2014-01-27T18:00:41  

      Caras sacanas kkk

    recentes

    populares

    • Comentarista Sites
      2014-01-27T18:00:41  

      bons programas, deixam o pc mais rápido, aumentam o desempenho e o navegador fica com uma interface mais simples de usar

  • Ramón Grau
    2014-01-27T13:16:01

    Criando uma partição pra documentos e tendo em mãos todos os drivers do PC, sem duvida formatar sempre será mais rápido que tentativa e erro de ver quais programas estão prejudicando mais o desempenho do computador..

  • Jones Dorneles
    2014-01-27T20:50:26  

    Lixo de reportagem!

    recentes

    populares

    • Jones Dorneles
      2014-01-27T20:50:26  

      IDIOTA METIDO A ENTENDIDO.

  • Victor Queiroz
    2014-01-28T19:32:15

    Casagrande,adeus hd,a uma lenda que se vc colocar na geladeira de um dia para o outro ai tirar esperar descongelar ele volta funcionar,fica a dica

  • Casagrande
    2014-01-28T05:11:41  

    Alguém sabe o que fazer quando o HD não é detectado na hora de formatar?..

    recentes

    populares

    • Casagrande
      2014-01-28T05:11:41  

      se ele não é detectado na bios cara, bem provável que o mesmo tenha morrido. Você pode tentar verificar os cabos do HD, ou em ultimo caso resetar a bios ( remover a bateria da placa mae por uns 5 minutos, depois inseri-la e ligar o pc)

  • Kleydson Oliveira
    2014-01-28T09:31:24

    gente ao invés de formatar tudo do zero, criem uma imagem do sistema com o ghost, assim nunca mais precisa formatar é só clonar com o ghost e instalar que o sistema volta com tudo instalado e atualizado do jeito quando a imagem foi criada, assim não precisa perder todo tempo do mundo pra instalar todos os programas de novo.

  • Marcos Santos
    2014-01-28T07:32:44

    A formatação é sem via de duvidas o ponto ideal para acabar com a lentidão porem a lentidão será somente uma questão de tempo, quando começa as instalações indesejadas, programas os quais listam diversas coisas para se chegar ao programa desejado. Acredito que é necessários acabar com os vínculos criados por sites e instalar somente o programa desejado, sem contar que o HD tem vida útil e apos algumas formatações ele deixa de funcionar 100%, observamos que na maioria dos casos acabamos perdendo o mesmo, portanto é preciso saber usar o PC desde a compra para não perde a capacidade dele.

  • Hamandurick Less
    2014-01-28T01:01:53

    Q

  • Tiago Sena
    2014-01-28T00:04:41

    Ao meu ver Formatar é melhor sim, só criar uma partição no HD e salvar os arquivos importantes nele, mas eu particularmente tenho muita preguiça de instalar os programas depois de formatar meu PC...

  • Roberto Aparecido
    2014-01-27T19:06:49

    O problema de formatar é o tempo que leva para por tudo em ordem novamente... instalar e atualizar os programas/Windows, demora demais... :X

  • Matias Faria
    2014-01-27T18:36:55

    é isso ai .....