25/01/2014 09h17 - Atualizado em 30/01/2014 08h58

Tem um Moto G? Veja dicas para usar e aproveitar melhor o smartphone

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Moto G é um dos melhores celulares de entrada do mercado. Com um hardware potente para sua categoria, é capaz de atender às necessidades de quem procura o primeiro smartphone ou mesmo daqueles mais exigentes, mas que não querem gastar muito. Se você é dono de um, saiba que ele conta com alguns recursos exclusivos da Motorola que podem tornar sua vida mais fácil. Confira algumas dicas para aproveitar melhor seu novíssimo Moto G.

Confira o review do Moto G e descubra se ele é o aparelho para você

Câmera frontal do Moto G em detalhe (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Moto G, da Motorola (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Transfira tudo do seu telefone antigo

Ao comprar o Moto G, você tem a opção, logo nas primeiras configurações, de transferir suas informações do seu celular antigo com o app Motorola Migrate. Você pode importar mensagens de texto, histórico de ligações, contatos no cartão SIM, músicas, fotos e vídeos, além de configurações básicas como brilho da tela e volume dos alto-falantes.

Migração Motorola transfere suas informações do celular antigo para o novo (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Migração Motorola transfere suas informações do celular antigo para o novo (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Motorola Migrate transfere suas informações do celular antigo para o novo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Mesmo depois de configurar pela primeira vez, você pode usar o recurso abrindo o Motorola Migrate a partir de sua grade de apps. Se seu telefone antigo era também um Android, basta baixar o app e escanear um código QR na tela do novo para conectar os dois aparelhos.

Coloque um papel de parede animado

Apesar de ser um aparelho barato, o Moto G vem equipado com um processador quad-core, nesse caso um Snapdragon 400, da Qualcomm, que dá conta facilmente das tarefas mais corriqueiras sem engasgo algum. Por isso, você pode levar seu desempenho mais ao limite aproveitando um recurso estético bem interessante do Android, o papel de parede animado.

Para ativar um, pressione por um segundo a tela inicial em alguma parte vazia e selecione a opção "Papéis animados". Em seguida, basta escolher um da lista e pronto: seu plano de fundo ficará sem movimento.

Deixe sua tela inicial mais bonita com papeis de parede animados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Deixe sua tela inicial mais bonita com papeis de parede animados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Porém, tome cuidado com a bateria, pois esse recurso a consome mais rapidamente. Por isso, se estiver com pouca energia, lembre-se de trocar para um estático utilizando o mesmo procedimento, mas escolhendo a opção "Papéis de parede".

Vale a pena comprar o Moto G? Veja a opinião dos usuários do Fórum

Ative o Daydream

Como o Moto G já sai de fábrica rodando a versão 4.3 do Android, ele vem com a função Daydream, uma espécie de proteção de tela que é ativada quando o aparelho é conectado ao carregador ou a um dock – acessório vendido à parte que serve de base para o aparelho enquanto carrega.

Daydream é protetor de tela animado para seu Moto G (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Daydream é protetor de tela animado para seu Moto G (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Daydream é protetor de tela animado para seu Moto G (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Para ativá-lo, vá até as configurações, acesse o item "Tela" e, em seguida, selecione "Daydream". Aí você poderá escolher o estilo da proteção de tela (relógio, cores, fotos do celular ou guardadas no Google+, além de conteúdo de apps como Tumblr), configurar tudo e testar a animação. Depois, basta conectar o aparelho na tomada para ver o recurso em ação.

Economize bateria quando a energia estiver baixa

Assim como em modelos de outras fabricantes, o Moto G também conta com um sistema de economia de bateria nativo, que é ativado automaticamente quando a carga fica abaixo dos 30%. O celular então tem os dados de segundo plano restringidos, alguns apps deixam de conectar à Internet mesmo via Wi-Fi e o brilho da tela é diminuído, entre outras providências.

Acesse as configurações de bateria e ative o recurso de economia para gastar menos energia (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Acesse as configurações de bateria e ative o recurso de economia para gastar menos energia (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Acesse as configurações de bateria e ative o recurso de economia para gastar menos energia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


No entanto, se você quiser ligar ou desligar o recurso manualmente, basta acessar as configurações da bateria. Para isso, abra a central de notificações e pressione o botão localizado no canto superior esquerdo da tela – ou simplesmente arraste a tela de cima para baixo com dois dedos – e selecione o ícone de bateria.

Em seguida, ative ou desative a economia de bateria usando a chave no primeiro item do menu. Nessa seção você também encontra várias informações úteis sobre o consumo da bateria, incluindo um histórico de recargas, o percentual de carga e o consumo dos apps.

Tire suas dúvidas direto com a Motorola

No Brasil, obter ajuda e tirar dúvidas sobre seu aparelho pode significar passar horas com algum atendente de SAC ao telefone, o que pode trazer mais problemas do que resolver. Percebendo essa necessidade, a Motorola passou a incluir em seus aparelhos mais novos o Moto Care, um app que tira várias dúvidas dos usuários por meio de perguntas e respostas em uma interface agradável e intuitiva.

Moto Care responde dúvidas e cria linha direta com suporte técnico via telefone ou SMS (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Moto Care responde dúvidas e cria linha direta com suporte técnico via telefone ou SMS (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Moto Care responde dúvidas e cria linha direta com suporte técnico via telefone ou SMS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Basta acessar o app e inserir sua dúvida. Logo você recebe sugestões de respostas, aí basta escolher o item da lista que mais atende sua necessidade. Se você ainda assim não encontrar a solução para seu problema, o Moto Care cria uma linha direta entre você e sua central de atendimento por telefone ou SMS. Para usar, pressione nos botões localizados na parte de baixo do app e siga as instruções na tela.

Deixe seu smartphone mais inteligente

É certo de que os smartphones estão atendendo as necessidades dos consumidores com crescente eficiência, usando interfaces mais amigáveis. Porém, alguns apps podem deixar tudo mais automatizado e inteligente, como o Tasker e, no Moto G, há o Motorola Assist. Ele permite programar ações automáticas dependendo de algumas condições.

Com o Assist, você pode programar seu Moto G para tomar ações automáticas dependendo da situação (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Com o Assist, você pode programar seu Moto G para tomar ações automáticas dependendo da situação (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Com o Motorola Assist, você pode programar seu Moto G para tomar ações automáticas dependendo da situação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Por exemplo, você pode programar seu smartphone para silenciar todas as vezes em que você estiver em reunião, usando as entradas em sua agenda; ou quando estiver dormindo. Assim, o aparelho irá disparar respostas automáticas a chamadas e criar uma lista de exceções.

Personalize sua tela de bloqueio

A partir do Android 4.2 o Google incluiu widgets também na tela de bloqueio, possibilitando acesso rápido a informações importantes mesmo com ele travado. Para incluir novos widgets no seu Moto G, vá até a tela de bloqueio e arraste para os lados. Arrastando para a esquerda você acessa a câmera por padrão. Para a direita você consegue incluir quais itens desejar de uma lista, que contém agenda, e-mail, Google Now, mensagens, entre outros.

Inclua widgets na tela de bloqueio (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Inclua widgets na tela de bloqueio (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Compartilhe prints da tela

Uma forma fácil de compartilhar com seus amigos o que você está vendo na tela do seu smartphone é tirando uma foto da tela, ou screenshot. O comando varia um pouco entre dispositivos Android, e, no Moto G, você faz pressionando os botões liga/desliga e volume para baixo, ao mesmo tempo, por cerca de dois segundos.

Compartilhe fotos da tela diretamente da área de notificações (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Compartilhe fotos da tela diretamente da área de notificações (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Compartilhe fotos da tela diretamente da área de notificações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Depois, é só acessar a imagem por meio da central de notificações. Você pode inclusive compartilhá-la de lá mesmo, sem nem precisar abrir a foto na galeria, com Facebook, Twitter, Whatsapp, e-mail, entre outros apps.

Guarde suas fotos automaticamente na nuvem

Hoje já há serviços que possibilitam você guardar todo tipo de arquivo diretamente na nuvem, assim você economiza espaço na memória e ainda mantém backup de tudo em caso de perda ou roubo do aparelho.

No Android, há algumas opções gratuitas de armazenamento de fotos na nuvem, como o Dropbox e o Fotos. Para usar a primeira, basta baixar o app e configurar o envio automático da câmera, assim tudo o que for capturado por ela será enviado para sua conta sempre que conectado ao Wi-Fi, inclusive vídeos. Já a segunda opção já é pré-instalada e pode ser usada por quem tiver uma conta na rede social Google+ – ou seja, quase todos que tiverem um Gmail.

Dropbox e Google+ são boas opções para guardar suas fotos na nuvem automaticamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Dropbox e Google+ são boas opções para guardar suas fotos na nuvem automaticamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Dropbox e Google+ são boas opções para guardar suas fotos na nuvem automaticamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



Tire o melhor da câmera

Apesar de ser um smartphone excelente na sua faixa de preço, o Moto G tem suas fraquezas, a principal sendo a câmera. Com um sensor de 5 megapixels, ela é decente para fotografar à luz do dia ou em um ambiente fechado bem iluminado.

Com um movimento dos dedos você tem acesso aos recursos da câmera (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Com um movimento dos dedos você tem acesso aos recursos da câmera (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Com um movimento dos dedos você tem acesso aos recursos da câmera (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Porém, ainda é possível conseguir bons resultados para usuários menos exigentes usando corretamente seus recursos de software, como HDR, Geo-Tagging e Toque para focar. Ao abrir o app da câmera, arraste a tela de esquerda para a direita para abrir o menu. Então, basta tocar nas opçõespara ativá-las. Acredite: um foco bem ajustado manualmente e um HDR ativado na hora certa conseguem deixar as fotos bem mais acuradas.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Valter Sandro
    2016-11-09T10:33:46

    TENHO UM MOTOR G PRIMEIRO, JA FORA DE LINHA MAS E SHOW ATUALIZEI PELO WIFI, NAO DEU PROBLEMA,

  • Vanessa Rodrigues
    2016-03-31T14:07:29

    ATUALIZEI MEU MOTO G SEGUNDA GERAÇÃO AGORA NÃO ESTOU RECEBENDO CHAMADAS, MAS CONSIGO FAZER

  • Camila Batista
    2014-11-10T10:07:03  

    Fui trocar o toque das notificações aí sem querer acabei clicando pra sempre usar o gerenciador de arquivos agora não estou conseguindo colocar os toques do celular, oq faço?

    recentes

    populares

    • Camila Batista
      2014-11-10T10:07:03  

      Meu moto g 2 não tem aviso de whatsapp, o que fazer

    recentes

    populares

    • Camila Batista
      2014-11-10T10:07:03  

      Melhor dizendo, aquele assobio que avisa chegada de mensagem de whatsapp

  • Glaucio Mercier
    2015-10-13T09:44:37

    m dia Alguém pode me ajudar ? Tenho um moto g. Algumas pessoas dizem que quando me ligam da aquele sinal de chamada em espera (tum tum) e algumas vezes eu não estava em uma ligação. o que pode ser ? É possível isto acontecer por eu está com a memória do telefone cheia ? Obrigado !!

  • Valmir Júnior
    2015-09-12T08:32:57

    Amigos comprei um motorola xt1033 e nunk conseguir usar a câmera frontal. Já atualizei a câmera 2 vezes e nada.alguém pode me ajudar?

  • Simone Silva
    2014-09-23T14:33:47  

    Ola, boa tarde, comprei a pouco tempo o Moto G, e gostaria de saber como faço para encontrar a central de mensagens desse aparelho, pois mesmo quando não tenho crédito quando envio msg informa que a msg foi entregue...e preciso modificar isso nas configurações, só q não consigo encontrar, alguém pode me ajudar?

    recentes

    populares

    • Simone Silva
      2014-09-23T14:33:47  

      O meu Moto g 2. silencia sozinho, vou lá seleciono de novo o toque para notificações e chamadas e logo depois ta mudo novamente.

    recentes

    populares

    • Simone Silva
      2014-09-23T14:33:47  

      pocha via, o meu faz a mesma coisa, já pesquisei e fiz tudo enquanto é coisa e não resolveu, agora a pouco percebi que quando eu coloco ele para carregar ele automaticamente abaixa o volume do toque para o mínimo, o menor volume de toque que possui. Não sei a solução.

  • Jean Gonçalves
    2015-05-24T20:20:35  

    boa noite,meu moto g esta com um probleminha ,ele esta ficando com uma coloração lilás ,então desligo e ligo novamente ele volta ao normal ,mas em seguida já volta a ficar com esta coloração estranha ,alguém pode ajudar ?

    recentes

    populares

    • Jean Gonçalves
      2015-05-24T20:20:35  

      desliga o daydream , acho que vai dar serto

  • Salomao Silva
    2015-02-13T18:54:26  

    O que faco para colocar munhas musicas como toque do telefone

    recentes

    populares

    • Salomao Silva
      2015-02-13T18:54:26  

      Vc tem que baixar, na play store, o aplicativo MOTO TOQUES

    recentes

    populares

    • Salomao Silva
      2015-02-13T18:54:26  

      conecte seu celular no computador, e copia e cole a musica que você quer como toque na pasta "Ringstone" do aparelho, e pronto, ela vai estar na lista de musicas para toques do aparelho.

  • Jose Melo
    2014-07-12T21:55:24  

    Gostaria que o Moto G, tivesse a funcionalidade de ATENDIMENTO AUTOMÁTICO, que bastasse ingressar uma ligação para que fosse aceita, sem necessidade de qualquer toque. Para completar esse atendimento teria de ser em VIVA-VOZ. Assim, uma vez acionadas tais facilidades eu atenderia as ligações quando estivesse dirigindo, por exemplo.

    recentes

    populares

    • Jose Melo
      2014-07-12T21:55:24  

      No moto g geração 2 ja tem isso!

  • Marlon Barbosa
    2014-07-03T08:41:35  

    Olá, eu to com um probleminha com o meu moto G, toda vez que adiciono uma pessoa no meus contatos ela aparece no celular da minha namorada, e tem vez que as minhas fotos também aparece, eu não sei aonde eu futriquei para acontecer isso, mais queria tirar, se alguem puder me ajuda eu agradeço.

    recentes

    populares

    • Marlon Barbosa
      2014-07-03T08:41:35  

      acho que a conta que está configurada no seu Android também está configurada no Android da sua namorada. Tenta modificar a conta do Google, pode ser que dê certo. :)

    recentes

    populares

    • Marlon Barbosa
      2014-07-03T08:41:35  

      á Marlon Barbosa, o Daniel Ramos falou correto, a mesma conta do app google play está configurada nos dois por isso aparece seus contatos lá, pq vc sincronizou os contatos através da conta do gmail. abraço

  • Anderson Silva
    2014-06-03T19:05:46  

    eu ligo a economia de energia mais ele desliga sozinho oq devo fazer para ficar ligado

    recentes

    populares

    • Anderson Silva
      2014-06-03T19:05:46  

      Se ele desliga é a bateria acabou. Tem que carregar né

  • Thales Silva
    2014-01-25T21:56:45  

    Todos sabem que motorola é ruim e sempre foi.

    recentes

    populares

    • Thales Silva
      2014-01-25T21:56:45  

      MOTO G, MELHOR DE TODOS....

    recentes

    populares

    • Thales Silva
      2014-01-25T21:56:45  

      ruim e tu

  • Laura Gonçalves
    2014-06-07T21:31:10  

    Olá, gostaria de saber, quanto tempo dura a bateria de vocês? O meu carrega a noite toda, mas não dura nem 18 horas direito.... Quando uso muito então, com Whatsapp, Internet 3G e outros aplicativos, dai dura menos. Quando uso só wi-fi dura em média 18 horas. E o de vocês? Ali em cima, na imagem mostrou 1 D 0 H 43 Minutos... Tô espantada.

    recentes

    populares

    • Laura Gonçalves
      2014-06-07T21:31:10  

      O normal dos smartphones é carregá-los todas as noites para que você possa utilizá-lo tranquilamente durante o dia inteiro. Façoisso no meu e nunca me deixou na mão !

  • Ingrid Souza
    2014-05-05T11:25:35  

    Lucia Beltrao não sei se vc ja conseguiu achar os emoji do teclado, eu tbm estava com esse mesmo problema e encontrei a solução,quando vamos escrever e aparece o teclado temos duas opções quando vc vai pesquisar na internet pelo celular la vai estar um lupa e em cima dessa lupa vc ficar apertando ate aparecer uma carinha de um emoji ai vc aperta na carinha e la vai estar todos os emoji , quando é pelo facebook vc vai aperta a tecla que fica do lado do ponto final que é um cetinha apontando para a esquerda ,vc aperta e fica esperando aparecer a carinha do emoji e pronto. Se vc sabia ignore

    recentes

    populares

    • Ingrid Souza
      2014-05-05T11:25:35  

      n sabia ! obg !

  • Maristela Roca
    2014-05-24T22:40:35

    Tenho um moto G. Eu perdi minhas fotos arquivadas na galeria de fotos e no dispositivos de fotos,e as fotos que recebo via whatsApp vem muito ruim, nebulosas, Como consigo recuperar as fotos?.

  • Claudia Fonseca
    2014-05-04T16:56:43

    Gostaria de cancelar toda minha agenda no telefone, não coloquei em nenhum site.

  • Lucia Beltrao
    2014-03-31T19:52:26  

    Boa noite eu tenho um Moto G, já baixei o aplicativo Emoji Emotions Keyboard e outros emoji só que não consigo colocar nos comentários do Facebook, n consigo postar nem no Instagran e nem no Face, só aparece um tracinho e depois some e qd a gente pensa q vai para os comentários e tal nada, como proceder?

    recentes

    populares

    • Lucia Beltrao
      2014-03-31T19:52:26  

      tem que atualizar o celular.

  • Thales Silva
    2014-01-25T13:26:36  

    Não troco meu lumia 1020 por esse lixo de android.

    recentes

    populares

    • Thales Silva
      2014-01-25T13:26:36  

      O 1020 deve ser Genérico.Só pode.

    recentes

    populares

    • Thales Silva
      2014-01-25T13:26:36  

      Melhor experimentar,antes de provocar.

  • Vanessa Alves
    2014-04-14T16:31:41

    Eu sempre usei android e não tenho o que reclamar, os celulares da motorola na minha opinião são otimos, ja tive de outras marcas e não gostei muito então pra mim a morotola é melhor... Não fica reclamando se não gosta do aparelho e tem dinheiro compra outro ué cada um tem sua opinião, é muito feio ficar difamando uma marca ou um produto porque não faz tudo que você quer. Nenhum aparelho vai durar 2 ou 3 dias de bateria se você não souber usar.

  • Garcia Santiago
    2014-04-12T01:53:06

    Tanta discussão por nada, os Smartfones são todos bons! O problema é as pessoas que compram um aparelho querendo que ele faça tudo o que elas desejam. Esquecendo que os Smartfones são pequenos computadores portáteis, por isso quando for compra um pesquise a funcionalidade do aparelho e quais os seus recursos, assim não haverá arrependimento e nem reclamação depois. Tenho um Moto G e ele é excelente para executar as aplicações que deseja quando o comprei.

  • Thales Silva
    2014-01-27T12:49:01

    câmera lixo

  • Mateus Dias
    2014-03-18T11:38:00  

    Eu comprei um moto g e ele so fika umas 8 a 10 horas ligado so eu uso face whatsapp e outras coisa isso ta certo ?

    recentes

    populares

    • Mateus Dias
      2014-03-18T11:38:00  

      Desliga a função de localização

  • Juliana Borges
    2014-03-30T16:10:55

    Como sincronizar e colocar a foto onde fica na barra em cima com as opções de configurações? Tem o ícone de um bonequinho p colocar a foto, mas quando seleciono, diz que conato não existe. O do meu namorado sincronizou a foto do gmail.

  • Marcio Rodrigues
    2014-03-14T14:24:32  

    boa tarde, meu aparelho parece nao ter a função scanner para conseguir transferir meus dados para outro aparelho moto g, como resolvo isso? Grato

    recentes

    populares

    • Marcio Rodrigues
      2014-03-14T14:24:32  

      Cara vc tem q baixar o o app (migração Motorola) para o seu aparelho antigo. Só funciona se os dois rodarem Android. E dependendo da versão do antigo, pode não funcionar mesmo.

  • Giovanni Assolini
    2014-03-23T22:19:58

    muito bom , mas nao gostei de ele nao possuir entrada pra cartao de memoria