11/02/2014 12h00 - Atualizado em 11/02/2014 15h00

Don’t Starve: como jogar o game Indie de sobrevivência

Paulo Vasconcellos
por
Para o TechTudo

Em Don’t Starve você deverá escolher dentre os personagens existentes para sobreviver em mundo onde terá de enfrentar muitos perigos, que vão desde abelhas até demônios que roubam seus bens. Utilizando gráficos 2D semelhantes aos filmes de Tim Burton, aliados à uma jogabilidade bem simples, o jogo se torna viciante, desafiando o jogador a explorar sua resistência.

Confira nosso review sobre Don’t Starve: Console Edition

Dont Starve (Foto: Divulgação)Don't Starve (Foto: Divulgação)


Telas e Menus

Em Don’t Starve não há muitos menus que complicam a visão do jogador. Com opções objetivas e práticas, o jogo oferece as seguintes opções:

Menu
Função
Play Inicia uma nova partida ou carrega uma já existente 
Mods  Abre o Steam Workshop* e lhe permite procurar por Mods para Don’t Starve
Options Abre as opções do jogo, onde você poderá modificar controles, tamanho de vídeo, som e configurações
Forum Abre a página Oficial do Fórum de Don’t Starve 
Newsletter Permite cadastrar seu email para receber notícias e novidades sobre o jogo
Exit 
Sai do jogo

 

*Steam Workshop: Local onde usuários desenvolvedores podem criar modificações para jogos

Dont Starve: Menus objetivos são encontrados no game (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Don't Starve: Menus objetivos são encontrados no game (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Controles

 BotãoFunção
Botão Esquerdo do Mouse Ação Primária 
Botão Direito do Mouse Ação Secundária 
Atacar 
Barra de Espaço
Acionar 
Mover para cima 
Mover para baixo 
Mover para esquerda 
Mover para direita 
Mouse Scroll para cima Aumentar Zoom 
Mouse Scroll para baixo Diminuir Zoom 
ESC Pausar Jogo 
TAB Abrir Mapa 
 Rodar mapa para esquerda
Rodar mapa para direita 
Caps Lock Abrir ‘Crafting’ 

Primeiros passos

Ao iniciar o jogo pela primeira vez, você deverá jogar com o personagem Maxwell – um cientista que vendeu sua alma em troca de conhecimento. Não possuindo nenhuma ferramenta além de suas mãos, você deverá coletar recursos para iniciar sua aventura de sobrevivência.

Durante os três primeiros dias, concentre-se em coletar materiais como pedregulhos, gravetos e palhas, eles serão necessários para criar outros itens como machados, picaretas e fogueiras. Mas, além de enfrentar os perigosos inimigos, você terá de se preocupar com três fatores cruciais para sua sobrevivência: fome, saúde e sanidade.

A fome, como o próprio nome diz, está relacionada a alimentação de seu personagem. Procure manter o indicado de fome alto, significando que seu personagem está alimentado. Caso o indicador chegue a zero, ele morrerá. Para matar a fome, basta comer alimentos como vegetais, carnes e sementes. Dica importante: procure sempre assar seus alimentos para que eles possa lhe dar mais energia e eliminar mais fome. Para fazer isso, basta selecionar seu alimento com o botão esquerdo do mouse e clicar em cima de uma fogueira com o botão direito.

Baixa sanidade faz assombrações surgiram e lhe atacar (Foto: Reprodução/Youtube)Baixa sanidade faz assombrações surgiram e lhe atacar (Foto: Reprodução/Youtube)

Quanto a saúde de seu herói, ela representa o quanto de energia ele possui. Cada ferimento recebido diminui a taxa de energia, e caso chegue a zero, seu personagem também morrerá. Para regenerar sua saúde, você pode dormir, comer alimentos ou utilizar glândulas de aranha – item derrubado por aranhas ao serem mortas. Outra opção também é utilizar poções, que funcionam melhor que os itens anteriores.

A sanidade é um dos maiores perigos para seu personagem. A medida que o tempo vai passando, seu personagem vai ficar mais insano, o que fará com que ele veja e seja atacado por assombrações e acredite que animais inofensivos como coelhos sejam hostis. A insanidade de seu herói faz com que sua própria realidade seja afetada, fazendo-o ver seres impossíveis de existirem, como uma planta carnívora com olhos.

Atacar inimigos, desenterrar covas, tocar ou comer itens amaldiçoados, ficar no escuro com pouca iluminação, ficar na chuva, e estar em terreno amaldiçoado fazem a sanidade diminuir.

Faça amizade com porcos para aumentar a sanidade e ter ajuda em batalhas (Foto: Reprodução/IGN)Faça amizade com porcos para aumentar a sanidade e ter ajuda em batalhas (Foto: Reprodução/IGN)

Contudo, a sua sanidade pode ser aumentada ao colher flores, fazer amizade com porcos e coelhos gigantes, colher alimentos na fazenda, dormir na tenda, dormir em rolo de palha ou pelo, matar assombrações ou prototipar um novo item.

O tempo não é seu amigo

Sempre fique atento ao relógio do tempo a direita da tela. A partir dele você poderá ter noção de quanto tempo falta para anoitecer. Não se esqueça de ter material suficiente para criar tochas e/ou fogueiras, eles serão essenciais a noite para sua sobrevivência.

Mapa

O mundo de Don’t Starve é gigantesco. Com diversos biomas e perigos comuns, cada terreno lhe proporciona uma vantagem e desvantagem quase única.

Florestas são facilmente queimadas. Cuidado ao criar fogueiras nela (Foto: Reprodução/Tomodom)Florestas são facilmente queimadas. Cuidado ao criar fogueiras nela (Foto: Reprodução/Tomodom)

Confira:

Tipo de Terreno
 Vantagem Desvantagem
Bosque Muita cerejas, cenouras, mel e coelhos Quase não há pedras e ouro 
Floresta Muita madeira e gravetos e boas chances de encontrar porcos Pouca comida e comumente são encontradas aranhas
Pântano Raridades como madeira viva, tentáculos e amuletos são fáceis de encontrar Inimigos poderosos como Fantasmas e Tentáculos. Sanidade diminui mais rapidamente neste terreno 
Pasto  Muitos coelhos, Manute e Beefalos, que podem ser adestrados ou mortosNão há árvores, e fogueiras acendidas aqui podem criar incêndios 
Caverna Ouro e pedras preciosas em grande quantidades Pouca visibilidade e inimigos hostis como morcegos e coelhos gigantes 
Rochedos Grande possibilidade de achar a Touch Stone*. Pedras e ouro abundantes Não há comida, madeira, palha ou gravetos 
   

*Touch Stone: Pedra capaz de ressuscitar o personagem após morrer. Ela é reconhecida por ser uma pedra lisa com quatro cabeças de porcos cravadas em lanças

Cuidados a noite

Quando a noite chegar, procure não ficar vagando pelo mapa, pois há uma grande chance de você encontrar inimigos que somente aparecem a noite, como morcegos e lobisomens. Para se proteger e aproveitar bem a hora mais escura do dia, coloque uma fogueira em um ponto do mapa que lhe permita explorar os recursos que há em volta.

Por exemplo: se você estiver em uma floresta, coloque uma fogueira perto de algumas árvores, não tão perto para não queimá-las, e enquanto a noite não vai embora, fique coletando madeira à luz da fogueira. Isso evitará que você fique no escuro ao mesmo tempo em que torna sua noite produtiva.

Você já jogou Don’t Starve? Responda no Fórum do TechTudo e participe!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares