28/02/2014 08h13 - Atualizado em 28/02/2014 08h13

G, H ou E? Entenda o que cada letra representa na conexão com a Internet móvel

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

Você sabe qual é o significado daqueles sinais "G", "H", "H+" ou "E" do lado da barra de sinais do celular? As letras aparecem no dispositivo móvel sempre que ele utiliza a Internet, revelando o tipo de tecnologia que está sendo usada no momento, além de mostrarem a oscilação da velocidade de conexão. Entenda melhor:

Veja também: YouTube exibe novo menu de músicas e álbuns ao buscar por artistas

Os simbolos em forma de letras que aparecem no topo da tela variam de acordo com a tecnologia da conexão utilizada (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso) (Foto: Os simbolos em forma de letras que aparecem no topo da tela variam de acordo com a tecnologia da conexão utilizada (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso))Os símbolos em forma de letras que aparecem no topo da tela variam de acordo com a tecnologia da conexão utilizada (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)



- A letra G simboliza a tecnologia GPRS (General Packet Radio Service) implantada em 2000. Essa pode transmitir dados com velocidade de até 171,2 Kb/s (kilobits por segundo);

- A letra E faz referência a tecnologia EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution). Essa é um pouco mais rápida que a anterior chegando à velocidade máxima de 473,6 Kb/s;

O que acham da ideia de um Nokia com Android (Nokia X ou Normandy)?  Comente no Fórum

- A letra H indica a tecnologia HSPA (High Speed Packet Access) ou o padrão HSDPA (High Speed Downlink Packet Access). Essa conexão atinge uma velocidade relativamente alta, de até 14 Mb/s (megabits por segundo). Já o símbolo H+ indica a tecnologia Evolved HSPA (HSPA Evoluído) e pode chegar a velocidades de até 168 Mb/s para download e 22 Mb/s para upload.

Importante ressaltar que não há como configurar nenhuma dessas conexões no seu smartphone ou tablet, pois o dispositivo sempre utilizará o melhor tipo de rede disponível no local onde você estiver. Por exemplo: as conexões H e H+ são oferecidas, geralmente, em grandes cidades. Em locais menos povoados, mais afastados dos grandes centros urbanos ou com pouca recepção, você provavelmente só encontrará conexões EDGE ou GPRS.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Weber Macedo
    2014-02-28T17:45:42   , respondido respondido 2014-09-23T23:33:02

    o meu aparece a letra "M" de que será?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Weber Macedo
      2014-02-28T17:45:42   , respondido respondido 2014-09-23T23:33:02

      A minha aparece P ou C. Tim, Viver com fronteiras. Muitas fronteiras.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Isaak Gonçalves
    2014-02-28T17:20:05   , respondido respondido 2014-07-21T22:34:47

    Me respondam essa questão: eu nunca consigo acessar o 4G do meu celular, sendo ele um Xperia Z1. Já fui em lojas da Vivo e Claro, porém em uma loja me disseram que eu precisaria de um chip 4G para acessar 4G do meu celular e em outra me disseram que eu só precisaria de um celular 4G e de um lugar que tenha o 4G, porém, já estive em muitos lugares que com certeza tem 4G e nunca conseguir acessar o mesmo, só ficava com aquele H+. Eu preciso mesmo de um chip 4G com algum plano ou não? Por favor, pessoas que trabalham com isso, me respondam...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Isaak Gonçalves
      2014-02-28T17:20:05   , respondido respondido 2014-07-21T22:34:47

      Na verdade acredito que se existe lugares como por exemplo (Rio de Janeiro)que de fato exista a cobertura 4G , fica indisponível.. mas acredito que em 90% dos lugares que você vá não tem cobertura 4G ! as operadoras estão se beneficiando de um serviço que ainda não está nem disponível ! Obs: Não conheço ninguem que me diga que utiliza tecnologia 4G, mesmo tendo chip e o Smartphone com essa função !

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Isaak Gonçalves
      2014-02-28T17:20:05   , respondido respondido 2014-07-21T22:34:47

      aqui no rio de janeiro pela claro é só vc ter um chip da claro que vc ja consegue acessar 4g em boa parte do rio eu uso e a velocidade chega bater ate quase 4mb

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Albert Silva
    2014-06-28T19:40:26

    Eu queria saber como esse ícone desaparece. So uso Wifi e apareceu. Não sei se alguém mecheu. Como faço para ele sumir?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sara Dinha
    2014-02-28T11:00:59   , respondido respondido 2014-04-04T19:55:48

    afffffffffff..... Não entendi nadica de nada, e olha que não sou legalmente loira. rsrsrsrs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Sara Dinha
      2014-02-28T11:00:59   , respondido respondido 2014-04-04T19:55:48

      Não precisa ser loira, pra ser burra. Não se preocupe com a cor do seu cabelo, porque burra vc já é.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Sara Dinha
      2014-02-28T11:00:59   , respondido respondido 2014-04-04T19:55:48

      Pois eu sou loira e entendi perfeitamente... quer que desenhe pra vc entender???

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Dimitri Melo
    2014-02-28T10:31:57   , respondido respondido 2014-04-04T14:27:51

    Tenho um Motorola D1 e aparece um W1 no símbolo do sinal. Alguém sabe de qual tecnologia se trata?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Dimitri Melo
      2014-02-28T10:31:57   , respondido respondido 2014-04-04T14:27:51

      WCDMA, quer dizer 3G

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Dimitri Melo
      2014-02-28T10:31:57   , respondido respondido 2014-04-04T14:27:51

      significa vai no seu navegador e digita google depois em pesquisa digita w1 seu folgado kkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Sarrista Sp
    2014-02-28T09:07:43   , respondido respondido 2014-03-01T18:39:49

    Aqui em casa só dá E tanto na Tim quanto na Vivo. Aff

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Sarrista Sp
      2014-02-28T09:07:43   , respondido respondido 2014-03-01T18:39:49

      sarrista você ja tentou ver se nao é na configuração do seu cel ? pode ser que seu smartphone esta na conexão 2g , vá em redes movéis , depois modo de rede e ve se tem a opção 3g ..

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Sarrista Sp
      2014-02-28T09:07:43   , respondido respondido 2014-03-01T18:39:49

      Gabriel Manoel, a conexão está correta pois no meu escritório na Faria Lima ele pega em 4G. O problema é na minha casa no Morumbi, o sinal de todas as operadoras são péssimas. De toda forma obrigado pela dica! Abs!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Elias Costa
    2014-03-01T09:29:23

    na minha cidade mal mal da o sinal da operadora . 80 mil habitantes.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alan Loyola
    2014-03-01T02:09:11

    A minha aparece mais a letra G. :)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo Santos
    2014-02-28T12:04:55   , respondido respondido 2014-03-01T01:49:07

    A minha é tão ruim que apareceu a letra A. Será porque?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eduardo Santos
      2014-02-28T12:04:55   , respondido respondido 2014-03-01T01:49:07

      Deve ser A de Agora Não?!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eduardo Santos
      2014-02-28T12:04:55   , respondido respondido 2014-03-01T01:49:07

      "A" de asno (Equus Africanus Asinus)... kkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Carlos
    2014-02-28T11:57:50   , respondido respondido 2014-03-01T01:10:33

    Eu sei o significado do "L" ... significa "o lepo lepooo... é tão gostoso quando eu..."

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Carlos
      2014-02-28T11:57:50   , respondido respondido 2014-03-01T01:10:33

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Carlos
      2014-02-28T11:57:50   , respondido respondido 2014-03-01T01:10:33

      Kurt Cobain tá se remexendo no túmulo, tá louco meu. Tá passando a fronteira do tolerável. Músicas encomendadas pra lavar o cérebro de quem escuta. Ninguém tem moral nenhuma pra reclamar de qualquer gênero de rock. Mamonas Assassinas é extremamente culto, seriamente falando, comparando com isso. Lepo Tchu Tcha Tche Rere Tche re re. Teixeirinha e Leonardo tão se remexendo no túmulo também pelo uso indiscriminado do Tchê.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • DINO VIVIAN
    2014-02-28T18:31:43

    Enfatizem mais o "Até" pq aqui em casa só pega E (Edge) e os downloads não passam de 20kb/s (alias, em qualquer lugar não passa dos mesmos 20kb/s na conexão Edge) esses 473 é ilusão, apenas capacidade da banda, pq nunca chega nem perto disso.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ronivaldo Santos
    2014-02-28T18:25:02

    de novo essa matéria !!!!???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Filipe Leandro
    2014-02-28T17:41:14

    só que no Brasil com +H a net fica na velocidade do que viria em G, e em E já nem acessa mais...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Filipe Massignan
    2014-02-28T17:13:43

    E acimca do H+ vem o 4G

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabricio Pires
    2014-02-28T15:05:45   , respondido respondido 2014-02-28T17:04:14

    kd a loirinha????

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabricio Pires
      2014-02-28T15:05:45   , respondido respondido 2014-02-28T17:04:14

      kkkkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Alex Rc
    2014-02-28T16:59:55

    O celular que aparece a letra A, é pq é da TIM!!!!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Júlio Mendonça
    2014-02-28T16:59:29

    Aqui na cidade já vi todos... kkkkk tive que manda uma dessas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • George Belchior
    2014-02-28T12:18:42   , respondido respondido 2014-02-28T16:29:24

    Nunca vi essa H+, já vi 3G, uma vez apenas. asudhasduhausdha

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • George Belchior
      2014-02-28T12:18:42   , respondido respondido 2014-02-28T16:29:24

      troca para um celular top q vc verá

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Lucas Oliveira
    2014-02-28T16:10:16

    Conexão HSPA com 14mbps aqui no Brasil...só na teoria mesmo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rogerio Silva
    2014-02-28T12:07:35   , respondido respondido 2014-02-28T15:53:55

    tem hora que aparece 3G pq?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rogerio Silva
      2014-02-28T12:07:35   , respondido respondido 2014-02-28T15:53:55

      li em outro artigo que o H+ e o mesmo que o 3G queria saber se era verdade...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rogerio Silva
      2014-02-28T12:07:35   , respondido respondido 2014-02-28T15:53:55

      Rogerio Silva a tecnologia H+ eh um upgrade feito nas redes ja estaladas de H e ambos sao 3G.....depois disso soh mesmo o LTE que eh o 4G

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Chucruicus Engate
    2014-02-28T11:10:37   , respondido respondido 2014-02-28T15:50:12

    Na minha cidade só tem H ou H+. Aqui é cidade de verdade. Conecto na internet com meu iphone 5s todos os dias, não tem 4G ainda, mas tá chegando. A 3G está me satisfazendo. Me dá tesão todos os dias...kkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Chucruicus Engate
      2014-02-28T11:10:37   , respondido respondido 2014-02-28T15:50:12

      Aqui em Brasilia tem 4G 24hrs. E aqui também não ficamos "na mão".

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Chucruicus Engate
      2014-02-28T11:10:37   , respondido respondido 2014-02-28T15:50:12

      NA MINHA É G, H

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fabricio Pires
    2014-02-28T15:03:12

    NA REALIDADE EU CLIQUEI NO LINQ SÓ PARA VER A LOIRINHA! MAIS KD? PROPAGANDA ENGANOSA.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alex Rc
    2014-02-28T14:42:55

    A LÍVIA sabia que se não colocasse uma foto de mulher bonita, ninguém ia ler a matéria dela.....kkkkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Débora
    2014-02-28T14:19:53

    A ordem de velocidade então é: H, E e G ? em ordem da mais rápida para a mais devagar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Williamerson
    2014-02-28T14:05:18

    Brasilia melhor sinal do Brasil :D 4G 24 horas, Flws Vlw kkkkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário