Internet

12/02/2014 07h05 - Atualizado em 12/02/2014 13h55

Quinze funções do Google+ que vão surpreender você; veja lista

Paulo Figueiredo
por
Para o TechTudo

A rede social criada pelo Google vem mostrando serviço para alavancar o número de usuários e bater a hegemonia do Facebook. Apesar de o Google+ ter conquistado a adesão dos membros de forma relativamente fácil, já que carrega o gigante das buscas em sua marca, é preciso inovar todos os dias para fidelizar os internautas. 

Sede do Google Brasil em SP tem Kombi, sinuca e até Galinha; veja fotos

Conheça quinze diferenciais do Google+ que podem ser um início para o Google dominar o campo das redes sociais.

1) Círculos

A rede organiza contatos em círculos (amigos, família, trabalho, etc). A ideia é compartilhar coisas diferentes a círculos sociais distintos. Enquanto no Facebook quem adiciona se torna “amigo”, e no Twitter “seguir” é a única opção, o usuário do Google+ simplesmente arrasta o novo contato ao círculo mais conveniente. Assim, na hora de postar algo, fica fácil decidir quem vê ou não vê o conteúdo.

8 (695x258)É possível arrastar contatos para círculos específicos ou criar novos (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)

2) Comunidades

Saudosismo para os amantes do Orkut, o Google recriou a experiência das comunidades. Vale a pena dar uma checada: os feeds fazem o papel dos tópicos e para entrar em qualquer uma delas, não é preciso ser convidado como nos grupos do Facebook.

9 (695x417)Nas comunidades do Google+, os feeds substituem o que seriam os "tópicos" do Orkut (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)

3) Imagens GIF

As postagens do Google+ suportam imagens em formato GIF. Um grande revés para o Facebook que, nesse quesito, sempre perdeu visualizações para o Tumblr.

10 (695x458)Muito populares em microblogs como o Tumblr, as imagens em formato GIF podem ser compartilhadas no Google+ (Foto: Reprodução: Paulo Figueiredo)

4) Ver Eco

Para quem gosta de gráficos, o Google+ conta com um recurso para acompanhar estatísticas de compartilhamento. Dá pra ver como uma postagem se espalhou ao longo do tempo, quem foram os principais influenciadores, em quais idiomas ela foi replicada, entre outras informações.

11 (695x489)A ferramenta disponibiliza estatísticas de compartilhamento aos usuários (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)

5) Fotos em tamanho original

Para quem gosta de postar fotos de qualidade, o Google+ oferece até 16 GB grátis para armazenar imagens sem compactá-las. E ainda é possível comprar mais espaço. Para ativar o upload das fotos em tamanho original, entre em “Configurações”, na aba superior esquerda da página inicial, e procure o item “Fotos e vídeos”.

12 (695x310)O usuário do Google+ tem a opção de não perder a qualidade de suas fotos (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)

6) Ajuste e edição automáticos

Ao postar uma foto ou vídeo, o Google+ oferece ajustes sutis, como melhora da iluminação e retirada de olhos vermelhos. Se houver várias fotos, a “Edição automática” une-as em mosaicos, action-shots e panorâmicas. É possível também utilizar recursos como HDR e borracha. Para ativar essas funções, entre em “Configurações”, na aba superior esquerda da tela inicial, e procure por “Ajuste automático” e “Edição automática”.

13-695x353O Google+ apresenta técnicas de edição de fotos e vídeos bastante avançadas para o padrão de redes sociais (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)

7) Evento direto no post

Diferente do Facebook, que oferece só um atalho rápido para fotos e vídeos no feed, o Google+ disponibiliza “Eventos”. Criar um evento assim é bem mais simples, já que não precisa trocar de janela e os círculos facilitam a escolha dos convidados.

1 (695x421)Criar eventos na rede social do Google é mais fácil e intuitivo (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)

8) Horário exato

É comum se irritar com detalhes, e o Facebook parece pecar exatamente nisso. Enquanto na rede de Zuckerberg o horário de uma postagem é marcado como “há X horas”, o Google+ informa a hora e os minutos exatos dela.

Ver o horário exato de uma postagem pode fazer a diferença (Foto:  Reprodução/Paulo Figueiredo)Ver o horário exato de uma postagem pode fazer a diferença (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)


9) Postagens interessantes

O stream reúne postagens populares, assim como o Instagram faz com a aba “Explorar”. Além disso, o Google+ consegue mapear hashtags de acordo com os interesses do usuário, resgatando o que o concorrente Twitter tem de melhor.

3 (695x486)Semelhante a outras redes sociais, o Google+ reúne posts populares e conta com hashtags (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)

10) Notificação por email

Ao postar algo importante no feed dos amigos, o conteúdo da postagem pode aparecer diretamente no e-mail de cada um. Mas é necessário cautela para não incomodar as pessoas com informações pouco relevantes.

4 (695x307)Notificar seus contatos por e-mail é um diferencial do Google+ (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)

11) Busca direta no YouTube

Como a rede social e o serviço de streaming de vídeos são patentes do Google, nada mais sensato que otimizar a experiência dos dois. No Google+, fica mais rápido buscar qualquer vídeo do YouTube, pois o campo de pesquisa aparece diretamente na janela do post.

5 (695x428)É possível procurar vídeos do YouTube diretamente na página da rede social (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)

12) Acesso a canais do YouTube

Seguindo o raciocínio anterior, acessar os canais favoritos do YouTube diretamente pelo Google + torna as coisas mais práticas. Procure o vídeo em questão e ache-o rapidamente em um canal específico.

6 (695x408)Ao fazer um perfil no Google+, é possível colocar seu canal no YouTube para que os contatos tenham acesso aos vídeos pela própria rede social (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)

13) Comentários do YouTube

Como forma de integrar ainda mais seus carros-chefes, o Google associa as participações de seus usuários no YouTube e compartilha-os para os círculos da rede social.

7 (695x506) (2)Fazendo uma ponte entre YouTube e Google+, seus contatos podem ver o que você comentou nos vídeos (Foto: Reprodução/Paulo Figueiredo)

14) Fotos maiores

Seguindo o padrão de postar fotos com tamanho maior, o feed do Google+ pode se adequar ao tamanho de uma imagem com melhor qualidade.

Screen_Shot_2014-02-05_at_10.13.21_AM (695x608)Mais destaque à fotos de maior qualidade são característica da rede social (Foto: Reprodução)

15) Hangouts

Aposta do Google para dominar a área de mensageiros instantâneos, o Hangout é uma ferramenta potente que pode reunir até 10 usuários em uma mesma conversa via vídeo, mas também pode funcionar por áudio ou texto. Integrado ao Google+, o aplicativo já é responsável por trazer interessantes debates para dentro do âmbito da rede social. Políticos, empresários e personalidades da Internet utilizam o serviço para falar com o público.

13 (695x391)Os astronautas Mike Hopkins e Rick Mastracchio, da agência espacial norte-americana NASA, dão ficas de exercício direto do espaço pelo Hangout do Google+ (Vídeo: Reprodução / Google+ Hangout)

O Hangouts veio para aposentar o WhatsApp? Comente no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Gonçalves
    2014-02-12T12:14:23  

    Perfeito! Já uso o G+ há algum tempo, e lá não é bagunçado como o Facebook, no qual só continuo por ser mais popular, então dos meus conhecidos poucos conhecem o G+. No entanto, contesto o fato da popularidade, espero que o G+ nunca seja popular como o Facebook, pois com certeza cairá no nível dos Posts, comunidades, comentários... enfim... O G+ não precisa de pessoas, assim está perfeito!

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2014-02-12T12:14:23  

      Matheus Santos Se não sabe, estou na rede social para gerar conhecimento, prefiro páginas de curiosidades, notícias, jornais... Diferente de você, que deve usar o facebook para postar fotos comendo, dizer que já está indo dormir ou fofocar da vida alheia.

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2014-02-12T12:14:23  

      Bem colcoado José! Priorizar a qualidade da rede, e não a quantidade. Um ponto positivo do Google+ que pode se tornar um pesadelo, são justamente os GIFs. Que Deus tenha piedade de nós, se aquela tia começar a usa-lo, e postar gifs de gatinho.

  • Renan Lopes
    2014-02-19T20:24:53

    A questão é conseguir suportar a procura... Orkut e o Face não conseguiram. O google+ somados aos benefícios dos serviços google, realmente, é superior. Vamos ver se ele vai conseguir suportar a procura. Fato. Isso logo ocorrerá.

  • Matheus Santos
    2014-02-12T13:06:18  

    Você pode botar mais 100 funções, você pode dizer que ele cura diarréia que eu não entro nessa giringonça

    recentes

    populares

    • Matheus Santos
      2014-02-12T13:06:18  

      Pelo menos poderia aprender a escrever.

    recentes

    populares

    • Matheus Santos
      2014-02-12T13:06:18  

      Ainda bem. quanto menos troll, melhor a rede social.