06/03/2014 07h35 - Atualizado em 04/08/2014 16h43

Como bloquear sites sem precisar baixar programas para o computador

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

Um truque do Windows pode bloquear sites da Internet sem precisar instalar nenhum programa no computador. A dica é útil para o administrador do computador criar um controle de acesso e evitar que outros usuários, como crianças e adolescentes, naveguem em páginas com conteúdo indevido. Acompanhe este tutorial e aprenda como bloquear um site.

Como tornar o Mozilla Firefox um navegador padrão no seu computador

Homem olhando para o computador satisfeito (Foto: Pond5)Como bloquear sites sem precisar baixar programas no computador (Foto: Pond5)


Passo 1. Vá até o ícone do "Bloco de Notas" e clique sobre ele com o botão direito do mouse. Em seguida, escolha a opção “Executar como administrador”;

passo-1Abrindo o bloco de notas como administrador (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Clique em “Arquivo” e, em seguida, escolha a opção “Abrir”;

passo-2Abrindo um arquivo através do Bloco de Notas no Windows (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Siga até o destino a seguir para visualizar a pasta do sistema “etc” C:\Windows\System32\Drivers\Etc. Configure a visualização “Todos os arquivos”, como indicado na imagem abaixo;

passo-3Buscando o destino do arquivo Hosts através do Bloco de Notas do Windows (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Selecione o arquivo “Hosts” e clique em “Abrir”;

passo-4Abrindo o arquivo Hosts com o Bloco de Notas do Windows (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Para bloquear um site através do arquivo Host, primeiro insira o número correspondente ao seu local host (indicado no arquivo que se abrirá no bloco de notas) e depois colocar a URL específica do site que deseja bloquear. Neste exemplo, iremos retirar o acesso ao Facebook. Desta maneira, devemos incluir o seguinte comando: 127.0.0.1 www.facebook.com.

É necessário respeitar o espaço entre o fim dos números e o início da URL para que este truque funcione corretamente. Antes de salvar, certifique-se que seu arquivo hosts está idêntico ao da imagem abaixo;

passo-5Adicionando o bloqueio de um site no arquivo Hosts do Windows (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 6. Para salvar, clique em “Arquivo” e, em seguida, em “Salvar”. Não escolha a opção “Salvar como” pois ela irá salvar uma cópia do arquivo e não fará o recurso funcionar;

passo-6Salvando o arquivo Host que foi modificado para bloquear um site (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 7. A partir de agora, toda vez que alguém tentar acessar o site listado no arquivo Hosts visualizará uma mensagem de erro.

passo-7 (Foto: passo-7)Site bloqueado através do arquivo hosts do Windows (Foto: Reprodução/Marvin Costa)





Como remover falso banner do flash player? Descubra no Fórum do TechTudo.

 



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Israel Arantes
    2016-07-06T02:24:50  

    No meu não aparece o Hosts

    recentes

    populares

    • Israel Arantes
      2016-07-06T02:24:50  

      Do lado da caixa onde está escrito "Nome:" tem outra caixa pra você selecionar o tipo de arquivo que quer... Selecione "Todos os arquivos" e então irá aparecer.

  • Camila Oliveira
    2014-09-02T14:37:38  

    Só funciona se as pessoas escreverem na barra de endereços o site completo, se fizerem uma pesquisa no google e irem pelo link conseguem entrar na boa.

    recentes

    populares

    • Camila Oliveira
      2014-09-02T14:37:38  

      Realmente se acessar pelo google e pesquisar abre a página do facebook :(

    recentes

    populares

    • Camila Oliveira
      2014-09-02T14:37:38  

      Só fazer a pesquisa pelo Google e o endereço que der, coloca lá pra bloquear tb...

  • Rodrigo Gonçalves
    2016-01-18T09:36:31

    Mas preciso mostrar uma mensagem customizada para cada erro. Alguém saberia fazer?

  • Laerte Favero
    2015-05-14T21:44:19  

    Sugestão para bloquear sites no Firewall do W7 por palavra-chave: no Firewall, clique do lado dir. do mouse em "Regras de Entrada" e selec. "Nova Regra"/ em "Tipo de Regra" selec. "Personaliz." e "Avançar"/ depois cl. em "Nome"; na próx. pág. digite o nome que deseja bloquear e cl.em "Concluir, depois dê 2 cl. no nome dentro de "Regras de Entrada" e selec. "Bloquear conexão" em Ação (certif. que esteja marcado "Habilitado" na guia Geral/ Aplicar..

    recentes

    populares

    • Laerte Favero
      2015-05-14T21:44:19  

      Em "Redes Públicas" (não verifiquei em Redes Corporativas ainda) parece que o firewall do Windows não funciona. Nesse caso, uma ideia é instalar a extensão "Simple Blocker" (ou similar) no seu navegador e filtrar os sites por aí.

  • Laerte Favero
    2015-05-14T22:46:05  

    - Sugestão para bloquear sites no Firewall do W7 por palavra-chave: no Firewall, primeiram. digite "Firewall" no iniciar e dê "Enter", depois de um clique em "Regras de Entrada", depois clique do lado dir. do mouse em "Regras de Entrada" e selec. "Nova Regra"/ em "Tipo de Regra" selec. "Personaliz." e "Avançar"/ depois cl. em "Nome"; na próx. pág. digite o nome que deseja bloquear e cl.em "Concluir, depois dê 2 cl. no nome dentro de "Regras de Entrada" e selec. "Bloquear conexão" em Ação (certif. que esteja marcado "Habilitado" na guia Geral/ Aplicar..

    recentes

    populares

    • Laerte Favero
      2015-05-14T22:46:05  

      Tentei fazer do jeito que você falou, mas não consegui pois está complico do jeito que você falou.

    recentes

    populares

    • Laerte Favero
      2015-05-14T22:46:05  

      Nessa página tem dois post meu, um deles esta melhor explicado.

  • Jonadab Ribeiro
    2015-10-14T06:35:21

    Obrigado, amigo!!!! me salvou!!!

  • Márcia Lima
    2015-03-10T12:22:01

    Deu muito certo..Super obrigada!! Não aguentava mais aquele site do mega ofertas abrindo toda hora..

  • Matheus Costa
    2015-05-06T15:24:09

    Totalmente certo no Win 7

  • Nicolas Silva
    2015-02-10T18:01:21

    Aqui n tem nada na pasta etc, alguém pode ajudar. Tenho win7 ultimate

  • Tarcisiooliveira
    2014-12-12T10:57:45

    Computador >>> Disco Local (C:) >>> Windows >>> System32 >>> drivers >>> etc >>> depois abra o arquivo "hosts".

  • Marcelo Almeida
    2014-12-03T12:13:01

    não deu certo. Eu uso o chrome. Fiz exatamente igual, mas não deu. O meu é windows 7.

  • Cirilo
    2014-11-01T14:34:44

    Aqui deu certo, obrigado.

  • Cte Endometriose
    2014-10-30T11:14:20

    não existe host no meu pc nem digitando !

  • Eduardo
    2014-10-14T01:25:14

    Tentei e funciona bem pra endereços genéricos (baixaki, facebook, gmail...). Mas precisa bloquear um ramo de um endereço. Preciso impedir que os navegadores do meu computador acessem um determinado perfil do facebook. Sei que o próprio face tem ferramentas para isso, mas não quero bloquear a pessoa por lá. Se souberem como fazer agradeço.

  • Karoline Rocha
    2014-05-07T16:44:04  

    Marvin Costa ,o bloqueio é temporário ou definitivo. Fazendo este processo posso desbloquear a pagina depois.

    recentes

    populares

    • Karoline Rocha
      2014-05-07T16:44:04  

      Não sei, mas acho que o bloqueio é definitivo. Acredito também que para desbloquear a página, é só apagar o SeuIp+NomeDoSiteQueFoiBloqueado do arquivo Hosts.

  • Joao Jota
    2014-09-19T10:16:09

    Boa dica funciona mesmo!

  • Helio Cassio
    2014-09-01T08:22:52

    Funciona no xp tambem?

  • Claudio André
    2014-07-18T16:28:08

    Valeu pela dica... Deu certinho aqui...

  • Welerson Michel
    2014-04-01T19:53:23

    Opa... Loguei só pra agradecer... Valeu!!!