Internet

17/03/2014 14h50 - Atualizado em 18/03/2014 10h04

Como colocar legendas em várias línguas nos seus vídeos com o Amara

Lu Fávero
por
Para o TechTudo

Colocar legendas em vídeos é um processo simples que vai deixar sua obra mais acessível e possivelmente aumentará o número de visualizações de seu trabalho. Isso porque as legendas com tradução para outros idiomas ou cumprindo a função de closed caption permitem que estrangeiros e pessoas com deficiência auditiva assistam e compreendam o vídeo integralmente.

Sony Vegas: dicas básicas para editar vídeo, conheça as ferramentas

O Amara, que antigamente chamava-se Universal Subtiltles, ainda é a forma mais simples de se legendar um vídeo. Trata-se de uma ferramenta open-source gratuita, mantida pela Participatory Culture Foundation e disponível na web, que permite a qualquer pessoa criar legendas para um vídeo Ogg, WebM, FLV, MP4, YouTube, Vimeo ou Dailymotion. Sua interface é simples e o único requisito é que seu vídeo já esteja online – e que sua conexão com a Internet esteja funcionando corretamente.

Esse é o amara. É essa a cara do site que você encontrará acessando o link da matéria. (Foto: Reprodução)Site do Amara, com sistema que oferece legendas para vídeos online (Foto: Reprodução/Lú Favero)

Como legendar um vídeo usando o Amara

Passo 1. Acesse o Amara no TechTudo Downloads e coloque, no box “Subititle a Video Now”, a URL do vídeo que você deseja legendar. Se o vídeo já estiver na database do site, você será automaticamente redirecionado;

Para adicionar um vídeo, cole a URL no campo correto e pressione Subtitle. (Foto: Reprodução)Para adicionar um vídeo, cole a URL no campo correto e pressione Subtitle. (Foto: Reprodução/Lú Favero)

Passo 2. Clique no botão “Subtitle Me”, localized a baixo do botão “Play”;

Não parece um botão, mais é: clicar em Subtitle-me, abaixo do vídeo, permitirá que você comece o processo de legenda. (Foto: Reprodução) (Foto: Não parece um botão, mais é: clicar em Subtitle-me, abaixo do vídeo, permitirá que você comece o processo de legenda. (Foto: Reprodução))Basta clicar em Subtitle Me, abaixo do vídeo, para começar o processo de legenda. (Foto: Reprodução/Lú Favero)


 
Nesse caso, a língua original já estava selecionada. (Foto: Reprodução)Nesse caso, a língua original já estava selecionada (Foto: Reprodução/Lú Favero)

Passo 4. Selecione o modo de velocidade que você deseja utilizar para digitar as legendas do vídeo. São eles:

Beginner (Iniciante) – play 4 seconds, then pause: esse modo é recomendado para iniciantes. Ele vai automaticamente exibir quatro segundos do vídeo, parando na sequência para que você possa acabar de digitar o que ouviu. É necessário pressionar a tecla Tab, ou apertar o Play,  para que um novo trecho do vídeo seja tocado.

Recommended (Recomendado) – magical autopause (just keep typing!):  esse modo é recomendado para usuários um pouco mais habituados ao site. O aplicativo detectará sua velocidade de digitação e, quando você estiver digitando muito rapidamente, o vídeo será pausado. Quando você parar de digitar, o vídeo voltará a tocar.

Expert – no automatic pausing (use Tab key): para pausar o vídeo, o usuário deverá pressionar o Tab no teclado. Não há pausas automáticas e esse modo é recomendado apenas para experts.

Escolha o Modo de velocidade mais adequado para você. (Foto: Reprodução)Escolha o Modo de velocidade mais adequado para você. (Foto: Reprodução/Lú Favero)

Passo 5. Digite o que está sendo falado no vídeo. Não se preocupe com a sincronização, já que isso será arrumado depois. Não deixe que as legendas tenham mais de duas ou três linhas – tecle enter para criar uma nova.

Dicas importantes do Amara

1) Certifique-se de incluir palavras importantes escritas na tela e a sonoplastia entre colchetes. Ex: [som de vidros explodindo];

2) Coloque o nome de um novo personagem falante em letras maiúsculas, como em ANA MARIA;

3) Quando duas pessoas estão dialogando, inicie seus diálogos com um hífen, como em:

 – Não, Pablo. Eu não quero;

4) Se você não tem certeza do que está sendo dito em um ponto específico, deixe um [?] e outro tradutor eletrônico poderá completar as lacunas.

É essa a tela de criação da legenda. Você digita no campo a baixo do vídeo e, ao dar enter, a legenda aparece no box branco a baixo do campo de digitação. (Foto: Reprodução)Basta digitar no campo a baixo do vídeo e a legenda aparecerá no box a baixo (Foto: Reprodução/ Lú Favero)

Passo 6. Para sincronizar as legendas, coloque o vídeo para tocar e pressione a seta para baixo em seu teclado no momento em que a legenda deve ser exibida;

É essa a tela de sincronização da legenda. Você aperta a seta para baixo sempre que a legenda deve ser mostrada. (Foto: Reprodução)É essa a tela de sincronização da legenda. Você aperta a seta para baixo sempre que a legenda deve ser mostrada. (Foto: Reprodução)

Passo 7. Corrija os pontos de início e fim das legendas arrastando-os aos lugares apropriados da timeline;

Passo 8. Agora é só editar a descrição e publicar as legendas. Para isso, você precisará fazer login utilizando sua conta Amara, ou seu Twitter, Facebook, Google ou sua Open id. E pronto!

Para fazer login e publicar sua legenda, crie sua conta Amara ou selecione a opção que melhor te convém. (Foto: Reprodução)Para fazer login e publicar sua legenda, crie sua conta Amara ou selecione a opção que melhor te convém. (Foto: Reprodução)

Quais são os melhores programas para edição de vídeo? Opine no Fórum do TechTudo.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pedro
    2018-04-21T11:01:00

    tem como eu baixar o vídeo diretamente por lá?