Redes sociais

24/03/2014 08h43 - Atualizado em 11/08/2017 16h58

Como recuperar fotos do Orkut

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

Você quer recuperar fotos do Orkut? Totalmente fora do ar, o endereço orkut.com abriga hoje apenas uma carta emocionada de despedida. Se você também sente saudades, poderá recuperar o seu perfil com listas de amigos, depoimentos, scraps (recados) e fotos usando o Google Takeout. A ferramenta do Google faz backups automáticos e permite recuperar as fotos do seu Orkut, assim como e-mails do Gmail , mensagens do Hangouts e arquivos da nuvem do Google Drive. O prazo, porém, é de até setembro de 2016. Se você já fez um backup, pode ter esses arquivos no seu HD; confira.

Como seria o seu perfil no Orkut? App no Facebook simula

Caso ainda possua o e-mail usado para cadastrar a sua conta na rede social e fazer login, é possível baixar seus dados na conta Takeout associada ao e-mail. Vale notar que o prazo final dado pelo próprio Google para baixar fotos do Orkut e encerar de vez o acesso aos dados acabou. Segundo o comunicado, o procedimento só podia ser feito até setembro de 2016. A rede social, famosa no Brasil, já acumula dois anos offline, sem planos para voltar. 

Sendo assim, observe na sua conta se, em algum momento, você fez um backup. Caso tenha feito, a pasta do Orkut pode estar nos arquivos baixados para o seu computador.

O Orkut voltou?

Há boatos de que o Orkut voltou, mas tratam-se de cópias: Orkuti e o site Orkut2.com. Como alternativa, Orkut Buyukkokten, o fundador do Orkut, lançou a Hello. O TechTudo testou e conta como funciona o "novo Orkut"  — totalmente diferente, a nova rede social funciona apenas no celular. 

Não conseguiu baixar fotos do Orkut? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Para acessar o seu backup:

Passo 1. Faça login com sua conta Gmail, acesse o Google Takeout;

Passo 2. Clique em ‘Criar um arquivo’;

Criar um arquivo no Google Takeout (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Criar um arquivo no Google Takeout (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 3. Selecione o Orkut na lista de produtos do Google;

Lista de serviços do Google que você utiliza (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Lista de serviços do Google que você utiliza (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 4. Os arquivos são salvos em .zip, para escolher outro clique em ‘Alterar’;

Selecionar o tipo de arquivo a ser salvo no seu computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Selecionar o tipo de arquivo a ser salvo no seu computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 5. Selecione o arquivo de sua preferência;

Selecionar o tipo de arquivo a ser salvo no seu computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Selecionar o tipo de arquivo a ser salvo no seu computador (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 6. Clique em ‘Criar arquivo’;

Criar o arquivo com as informações do seu perfil no Orkut (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Criar o arquivo com as informações do seu perfil no Orkut (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 7. Clique em Download;

Fazer o download do arquivo com as informações do seu perfil no Orkut (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Fazer o download do arquivo com as informações do seu perfil no Orkut (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 8. ONa época, o Google pedia para confirmar a sua identidade digitando novamente a senha da sua conta do Orkut.

OBSERVAÇÃO: Você precisa fazer login com exatamente a mesma conta de e-mail com a qual você fez o cadastro no Orkut.

Confirmação de identidade da sua conta no Google (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Confirmação de identidade da sua conta no Google (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

O arquivo salvo em seu computador tem pastas com divisões para mensagens, depoimentos, scraps e fotos. Uma maneira prática para relembrar as suas amizades na época em que o Orkut "bombou". Orkut Buyukkokten, ex-Google, fundador do Orkut, disse que "a evolução das redes sociais" provocou o fim do Orkut. Ele também lançou uma nova empreitada, a hello, uma rede social que também tem comunidades e pode agradar.

Porque o Brasil é tão presente nas redes sociais? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Nildete Pestana
    2016-09-30T20:03:52

    não conseguir recuperar minhas fotos do orkut.tentei os passos a tarde toda, cansei, decepcionada .

  • Fábio Viana
    2016-09-30T18:36:59

    E quando não tem a opção do Orkut na Lista de Produtos?? Eu tinha a conta do Orkut no mesmo e-mail da conta do Google, uso o mesmo desde então e não encontrei a opção na Lista...

  • Larissa Martins
    2016-09-29T12:30:45  

    meu email do orkut é hotmail.. por que tenho q acessar o gmail??

    recentes

    populares

    • Larissa Martins
      2016-09-29T12:30:45  

      Porq o Orkut pertece ao google e o gmail é do google, lá atrás muitas pessoas cadastraram suas contas através do hotmail.

  • Joilma Alves
    2016-09-29T01:36:40  

    E quando não tem a opção do Orkut na Lista de Produtos?? Eu tinha a conta do Orkut no mesmo e-mail da conta do Google, uso o mesmo desde então e não encontrei a opção na Lista...

    recentes

    populares

    • Joilma Alves
      2016-09-29T01:36:40  

      tambem não deu a opção do orkut pra mim

  • Juvenal Juvena
    2016-06-09T03:57:43  

    Para acessar a conta do hotmail , vocês devem ir no canto superior direito no terceiro item aonde fica a letra do seu nome ou uma foto e clicar em "Adicionar Conta".A conta adicionada será a conta vinculada com a do orkut e após é só seguir as instruções acima.

    recentes

    populares

    • Juvenal Juvena
      2016-06-09T03:57:43  

      Tentei fazer isso, mas não aceita a senha. E eu a redefini agora visto que eu não lembrava. O e-mail consigo acessar normalmente, mas logar no google com a do hotmail não deu. O que estou fazendo de errado?

  • Ana Cavalcante
    2016-09-27T02:01:32

    Então quer dizer que quem não logava no orkut com uma conta google não consegue recuperar? Tentei com o e-mail que eu utilizava e não aceita. Afinal, era hotmail. Sacanagem. =(

  • Janineluizadagamasilva
    2016-08-27T18:52:01

    Nao lembro minha senha

  • Janineluizadagamasilva
    2016-08-27T18:51:42

    N lem

  • Solange Costa
    2014-09-08T11:28:08  

    Não aparece mais o ORKUT e agora? Não ate o dia 30/09?

    recentes

    populares

    • Solange Costa
      2014-09-08T11:28:08  

      alguem mim ajude por favor

  • Rafael Souza
    2016-06-08T11:36:28  

    minha conta era HOTMAIL o que eu faço ?

    recentes

    populares

    • Rafael Souza
      2016-06-08T11:36:28  

      a minha era yahoo e nao lembro a senha q usava pra acessar o orkut... alguem conseguiu redefinir?

    recentes

    populares

    • Rafael Souza
      2016-06-08T11:36:28  

      Entra no yahoo , e recupera a senha

  • Fernando Souza
    2016-06-24T18:42:48  

    no meu não aparece a opção do orkut!!!

    recentes

    populares

    • Fernando Souza
      2016-06-24T18:42:48  

      o meu tambem i agora

  • Marielli Garcia
    2016-07-12T20:13:03

    E quando não tem a opção do Orkut na Lista de Produtos?? Eu tinha a conta do Orkut no mesmo e-mail da conta do Google, uso o mesmo desde então e não encontrei a opção na Lista...

  • João Neto
    2016-06-11T14:24:49  

    Problema é recuperar uma conta antiga (Hotmail, yahoo, etc...) o serviço de recuperação não funciona e o grupo de ajuda não serve para nada, mesmo a pessoa sabendo o email, tendo acesso ao mesmo, telefone que era cadastrado e mesmo informando varias perguntas de segurança não adianta.

    recentes

    populares

    • João Neto
      2016-06-11T14:24:49  

      O meu consegui com o código q veio no meu fone antigo. Só q a conta google fica mudando automaticamente pr mais nova, pq vc fica com os dois perfis ativos, tem q insistir pr ficar na antiga, aí sim aparece o danado do Orkut.

  • Paulo Siqueira
    2016-06-09T23:24:06  

    Pra mim não apareceu a opção do orkut, pq?

    recentes

    populares

    • Paulo Siqueira
      2016-06-09T23:24:06  

      pra mim tmb não.. nao lembro se eu cheguei a excluir minha conta no orkut.

    recentes

    populares

    • Paulo Siqueira
      2016-06-09T23:24:06  

      Tive q acessar a conta antiga com o mesmo email do Orkut. Deu certo.

  • Kamilla Nogueira
    2014-07-18T23:35:16  

    Não consegui salvar os depoimentos,tem tudo fotos,videos,scraps,mas os depoimentos não!!como faço?

    recentes

    populares

    • Kamilla Nogueira
      2014-07-18T23:35:16  

      gente, nao consigo achar nada, nem aopção de criar arquivo,

  • Sara Arimori
    2016-06-13T17:50:54

    Não lembro nem o e-mail, nem a senha e agora?

  • Alan Gonçalves
    2016-06-12T04:49:56

    Quando entro no google com minha conta hotmail sou redirecionado pra minha conta google e diz q não existe dados pro orkut :/

  • Natália Silva
    2016-04-25T15:37:45  

    Boa tarde, não existe Orkut em "Configurar Arquivo de dados", não conseguirei recuperar as fotos?

    recentes

    populares

    • Natália Silva
      2016-04-25T15:37:45  

      Kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Natália Silva
      2016-04-25T15:37:45  

      Natália confere se a conta logada é que você usava o Orkut mesmo.

  • Rosineide Souza
    2014-07-08T22:22:56  

    que pena

    recentes

    populares

    • Rosineide Souza
      2014-07-08T22:22:56  

      Minha conta do Orkut era YAHOO, e nem confirmada no site era. Fiz qnd era criança, então nem vale o esforço para tentar recuperar. só vai dar dor de cabeça.

  • Leandro Silva
    2014-09-30T12:14:06  

    e quem tem o orkut pelo hotmail? como faz?

    recentes

    populares

    • Leandro Silva
      2014-09-30T12:14:06  

      Conseguisse recuperar? Também tenho conta do hotmail e preciso recuperar.

    recentes

    populares

    • Leandro Silva
      2014-09-30T12:14:06  

      Oi

  • Wilber Barra