13/03/2014 09h43 - Atualizado em 13/03/2014 09h43

Como instalar e usar VLC no Windows 8; veja dicas

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O VLC Media Player finalmente ganhou uma versão exclusiva para Windows 8 e RT. Capaz de rodar praticamente todos os formatos de aplicativos, o famoso reprodutor de músicas e vídeos chega agora à interface Modern como uma boa alternativa aos Xbox Music e Vídeo. Para te ajudar a dar os primeiros passos com a novidade, o preparamos um especial com tudo o que você precisa saber no VLC Player do Windows 8.

Aprenda sincronizar áudio e legenda no VLC Media Player

VLC Player chega ao Windows 8 com nova interface e funcionalidades exclusivas do sistema (Foto: Reproução/Elson de Souza)VLC Player chega ao Windows 8 com nova interface e funcionalidades exclusivas do sistema (Foto: Reproução/Elson de Souza)

Instalação

Passo 1. Acesse a página do VLC Media Player no TechTudo Downloads, escolha a versão para Windows 8 e clique em baixar.

Passo 2. Uma aba com a janela da loja virtual do Windows 8 será aberta. Aguarde até que o aplicativo seja iniciado ou clique em “Exibir na Windows Store” e aguarde até que o aplicativo da loja seja iniciado.

Download do VLC para Windows 8 abrirá primeiro na versão web da loja de aplicativos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Download do VLC para Windows 8 abrirá primeiro na versão web da loja de aplicativos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Na loja, toque no botão Instalar, localizado logo abaixo do nome do aplicativo. Uma informação sobre o andamento do processo será exibida no canto superior direito. Aguarde.

VLC para Windows 8 pode ser instalado a partir da loja Windows Store (Foto: Reprodução/Elson)VLC para Windows 8 pode ser instalado a partir da loja Windows Store (Foto: Reprodução/Elson)

Passo 4. Quando a instalação terminar, será exibida uma pop-up na parte superior direita. Toque nela para abrir o aplicativo ou busque o VLC no Menu Iniciar do Windows.

Loja Windows Store exibe pequeno pop up de notificação da instalação do VLC Player (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Loja Windows Store exibe pequeno pop up de notificação da instalação do VLC Player (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Interface do aplicativo

O VLC para Windows 8 segue o visual Modern UI (antiga Metro) padrão do sistema. Ao abrir o aplicativo, você tem aceso à algumas músicas, vídeos, além de últimos arquivos reproduzidos. Na parte superior da tela, é possível ainda ter acesso a cada tipo de item separadamente: vídeo, música, dispositivos externos e arquivos de mídia alocados em servidores.

Tela inicial do VLC para Windows 8 traz arquivos reproduzidos recentemente no player (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Tela inicial do VLC para Windows 8 traz arquivos reproduzidos recentemente no player (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Na parte superior direita do aplicativo, você pode abrir um arquivo ou fazer pesquisas por  mídia na biblioteca do VLC Player. Para isso, basta tocar no ícone de lupa. Uma barra lateral irá surgir na tela. Nela você pode digitar o nome da música ou vídeo, bem como o refinar por artistas, faixas ou vídeos.

Reproduzindo um vídeo

Para reproduzir um vídeo, você pode acessar o arquivo diretamente na tela inicial do VLC Player ou ir até a guia vídeos. Lá, basta escolher a gravação que deseja exibir e clicar sobre ela. O vídeo iniciará automaticamente.

Reprodutor de vídeos do VLC Player para Windows 8 é bastante simples e fácil de manusear (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Reprodutor de vídeos do VLC Player para Windows 8 é bastante simples e fácil de manusear (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O player de vídeo do VLC para Windows 8 é bastante simples de compreender. Na parte de cima da tela é exibido o título do vídeo e na parte inferior estão localizados os controles de reprodução. Com eles você pode pausar, avançar ou retroceder em 10 segundos, aumentar ou diminuir a velocidade de execução do vídeo e também abrir arquivos de legendas.

Reproduzir músicas

Player de música do VLC para Windows 8 traz informações adicionais sobre o artista do álbum (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Player de música do VLC para Windows 8 traz informações adicionais sobre o artista do álbum (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O processo de reprodução de músicas no VLC para Windows 8 é bastante parecido com o de vídeos. Basta acessar a galeria e escolher o artista ou faixa que deseja escutar. Além da barra de controle na parte inferior, o VLC tem um diferencial para músicas: tem informações dos artistas como uma breve biografia, principais álbuns lançados e sugestões de bandas e outros cantores semelhantes.

Reproduzir com tela dividida

VLC Player para Windows 8 oferece a opção de utilizar outros aplicativos enquanto se assiste um vídeo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)VLC Player para Windows 8 oferece a opção de utilizar outros aplicativos enquanto se assiste um vídeo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Outro recurso interessante que a nova versão do VLC traz é a possibilidade de dividir a tela com outro aplicativo, podendo redimensionar o espaço que ambos ocupam na tela. Dessa forma, você conseguirá executar os seus trabalhos enquanto assiste a um vídeo no player. Para isso, posicionar o mouse no topo da tela do VLC e arrastar o aplicativo para qualquer um dos cantos até que uma linha preta apareça. Em seguida, escolha o aplicativo que ocupará a outra parte da tela e arraste-o para lá.

Qual o melhor reprodutor de vídeo para Windows 8? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Everson Oliveira
    2014-03-13T12:25:06

    instalei pra testar mas o n aparece a imagem dos videos...

  • Everson Oliveira
    2014-03-13T12:20:09

    mega codec é melhor mas a opção de tela dividida é top!