Internet

08/03/2014 15h29 - Atualizado em 08/03/2014 15h29

Como instalar os programas e fazer a declaração de IR no Mac e no PC

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Está na hora de prestar contas ao leão. Se você ainda não preparou seu computador para fazer a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, acompanhe esse tutorial do TechTudo. Descubra como instalar os programas necessários para criar e depois enviar o documento no Mac e no Windows.

Facebook muda o feed de notícias e volta ao básico; veja o novo visual

Instale os programa necessários para fazer sua declaração no Mac e no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Instale os programa necessários para fazer sua declaração no Mac e no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Antes de começar as instalar os programas nos dois sistemas, você deve acessar a página do Java no TechTudo Downloads, baixar e instalar a versão mais recente do Java no seu computador.

Usuários do Mac OS X devem lembrar que, como os programas da Receita Federal não estão disponível na loja de aplicativos da Apple, é preciso autorizar a instalação, para isso siga esse tutorial.

Como os procedimentos de instalação são iguais nos dois sistemas (incluindo as telas), o primeiro será mostrado no Windows e o segundo no Mac OS X Mavericks.

Instalando o IRPF no Mac e no Windows

Para fazer a sua declaração, é preciso ter o programa de preenchimento IRPF 2014 instalado em seu computador, por isso,  siga os passos abaixo para instalar esse programa no seu Mac ou Windows.

Passo 1. Baixe a versão do IRPF 2014 para seu sistema  no TechTudo Downloads;

Baixando o IRPF 2014 no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando o IRPF 2014 no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Depois, vá para a pasta onde o arquivo foi salvo e execute-o. Se for solicitado, clique em "Sim" ou dê a devida autorização para o instalador;

Autorizando o instalador do IRPF 2014 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando o instalador do IRPF 2014 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na primeira tela, clique no botão “Sim”;

Confirmando a instalação do IRPF 2014 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a instalação do IRPF 2014 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na tela de apresentação, apenas clique no botão “Avançar”;

Iniciando o procedimento de instalação do IRPF 2014 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o procedimento de instalação do IRPF 2014 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na próxima tela, clique no botão “Procurar…” para selecionar a pasta na qual deseja instalar o programa e depois clique no botão “Avançar”. Ou apenas clique no botão “Avançar”;

Escolhendo os parâmetros de instalação do IRPF 2014 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo as configurações de instalação do IRPF 2014 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Agora confirme a instalação, clicando no botão “Avançar”;

Confirmando os parâmetros de instalação do IRPF 2014 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando os parâmetros de instalação do IRPF 2014 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Na última tela, clique no botão “Concluir”.

Finalizando a instalação do IRPF 2014 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Finalizando a instalação do IRPF 2014 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Instalando o Receitanet no Mac e no Windows

Agora que o IRPF já está no computador, você deve instalar também o programa de envio da Receita Federal chamado Receitanet, para poder transmitir sua declaração quando ela estiver pronta. Veja abaixo como fazer isso.

Passo 1. Baixe a versão do Receitanet para seu sistema no TechTudo Downloads;

Baixando o Receitanet no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando o Receitanet no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Depois, vá para a pasta onde o arquivo foi salvo e execute-o. Se for solicitado, fornece a devida autorização para o instalador;

Autorizando o instalador do Receitanet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando o instalador do Receitanet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na primeira tela, clique no botão “Avançar”;

Iniciando o procedimento de instalação do Receitanet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o procedimento de instalação do Receitanet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na tela seguinte, clique no botão “Procurar…” para selecionar a pasta onde deseja instalar o programa e depois clique no botão “Avançar”. Ou apenas clique no botão “Avançar”;

Escolhendo os parâmetros de instalação do Receitanet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo os parâmetros de instalação do Receitanet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na próxima tela, confirme os parâmetros da instalação, clicando no botão “Avançar”;

Confirmando os parâmetros de instalação do Receitanet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando os parâmetros de instalação do Receitanet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na última tela, clique no botão “Concluir”.

Finalizando a instalação do Receitanet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Finalizando a instalação do Receitanet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto. Todos os  programas necessário a criação e envio de sua declaração estão instalados. Agora é só começar a preparar a declaração, se tiver dificuldade, procure um profissional especializado para ajudá-lo ou consulte o manual do programa e a página da Receita Federal.

Como enviar retificadora do Imposto de Renda pela segunda vez? Veja os comentários no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Nilmar Santos
    2014-04-30T20:30:41  

    Boa noite alguém pode me ajudar, não estou conseguindo instalar o IRPOF 2014, esta dando Error in action CheckForPreviousInstall. Obrigada pela ajuda.

    recentes

    populares

    • Nilmar Santos
      2014-04-30T20:30:41  

      Conseguiu resolver? estou com o mesmo problema

  • Sandro Santini
    2016-03-03T10:22:15

    Pessoal, estou com o seguinte problema e peço ajuda... Instalei o IRPF 2016... entrei no sistema e pedi para IMPORTAR DADOS DE 2015.. fiz a escolha do CPF.. e importou... Mas depois disto me chamou atenção que não aparece os dados no espaço a direita... dai saio do sistema e ao tentar entrar novamente aparece ERRO.. (sem nenhum código)... Saberiam informar o que Eu poderia fazer para resolver isto ??? ( já tentei reinstalar varias vezes )..

  • Wanderlino Santos
    2015-04-14T22:16:00

    Pessoal, estou com problema para instalar os IRPFs de 2012 à 2015 no computador de um amigo, que tem Windows XP. Nem tem como atualizar para Windows 7, pois a configuração da máquina não suporta. Poderiam me dar uma luz? Desde já agradeço.

  • Carlos Pupo
    2015-03-09T23:31:58

    Também não consigo instalar o Receitanet no MAC. Diz que preciso instalar Java, só que tenho a versão mais recente instalada e ele não reconhece.

  • Isabel Pisa
    2015-03-02T14:02:53  

    Boa tarde, preciso de uma ajuda. instalei o IRPF 2015 mas ele diz que no meu MAC so tem a versão JAVA 8 e preciso baixar a 1.6 ou anterior. como faço se o download automatico é somente da ultima versão.

    recentes

    populares

    • Isabel Pisa
      2015-03-02T14:02:53  

      Não estou conseguindo instalar o Receita Net também