PC

19/03/2014 11h38 - Atualizado em 19/03/2014 11h38

Como ver a temperatura do PC?

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O superaquecimento dos componentes do computador pode ser um problema sério, influenciando diretamente na duração da vida útil destes, mas em especial do processador, pois praticamente todos os outros periféricos se estruturam em suas atividades.

‘Modo XP’ no Windows 7 também terá suporte encerrado em 8 de abril

Apesar de aplicativos como AIDA64, Core Temp, SpeedFan, HWMonitor ou Intel Desktop Utilities realizarem um bom monitoramento das condições dos componentes do PC, poucos são tão precisos quanto o Speccy, desenvolvido pela Piriform, mesma empresa que criou o CCleaner e o Defraggler.

Desenvolvidos para monitorar o funcionamento de componentes do PC, o AIDA64, Core Temp, SpeedFan, HWMonitor ou Intel Desktop Utilities são aplicativos gratuitos e eficientes (Foto: Reprodução/TechTudo)Desenvolvidos para monitorar o funcionamento de componentes do PC, o AIDA64, Core Temp, SpeedFan, HWMonitor ou Intel Desktop Utilities são aplicativos gratuitos e eficientes (Foto: Reprodução/TechTudo)

Neste tutorial, o TechTudo irá mostrar um passo a passo de como verificar a temperatura do computador pelo sistema de inicialização do Windows e como fazer a mesma checagem pelo citado programa.

Meu PC está apresentando temperaturas diferentes. O que faço? Descubra no Fórum do TechTudo.

Passo 1. Grande parte dos computadores exibe informações sobre a voltagem da temperatura de seus componentes nas configurações da BIOS. Para ter acesso a este monitoramento, aperte a tecla “Esc” ou “Delete” durante a inicialização do sistema, enquanto a tela de boot do PC estiver sendo exibida;

Pressione “Esc” ou “Delete” assim que o PC estiver iniciando (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Pressione “Esc” ou “Delete” assim que o PC estiver iniciando (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. Quando o quadro com configurações aparecer, navegue com as setas direcionais do teclado até a aba de menu “Configuration” e pressione a tecla “Enter” para acessar suas opções;

Procure pela aba com as principais configurações do computador (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Procure pela aba com as principais configurações do computador (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. Procure pela opção “System Health” ou “Fan Control & Real-Time Monitoring” e visualize o quadro com as informações sobre a temperatura e a voltagem dos principais componentes de seu computador. No entanto, os níveis de aquecimento exibidos serão muito mais baixos do que as temperaturas alcançadas com o sistema operacional iniciado;

Clique em System Health ou “Fan Control & Real-Time Monitoring” para visualizar as condições dos componentes de seu PC (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Clique em "System Health" ou “Fan Control & Real-Time Monitoring” para visualizar as condições dos componentes de seu PC (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 4. Pressione a tecla “Esc” repetidamente até as configurações da BIOS fecharem e o sistema operacional começar a ser carregado. Assim que o Windows iniciar, execute o Speccy e espere que o sumário com os dados e a temperatura de todos os componentes seja carregado;

Com o Windows carregado, execute o Speccy e visualize o status geral das partes de seu computador (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Com o Windows carregado, execute o Speccy e visualize o status geral das partes de seu computador (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 5. O aplicativo ainda exibe detalhes com o histórico com o monitoramento dos níveis de aquecimento de cada periférico, bastando clicar nos pequenos ícones que indicam a medição da temperatura para que estes quadros sejam apresentados;

Para visualizar o histórico da temperatura, selecione os pequenos ícones que indicam ao lado da indicação do nível de aquecimento (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Para visualizar o histórico da temperatura, selecione os pequenos ícones que indicam ao lado da indicação do nível de aquecimento (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 6. Selecionando os componentes específicos listados na coluna esquerda do Speccy, você poderá visualizar as particularidades de suas especificações, sendo possível também fazer uma análise melhor das variações de temperatura de parte dos componentes;

Clicando sobre os componentes da coluna direita do Speccy é possível visualizar uma listagem mais detalhadas sobre suas características e níveis de aquecimento (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Clicando sobre os componentes da coluna direita do Speccy é possível visualizar uma listagem mais detalhadas sobre suas características e níveis de aquecimento (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mateus Kater
    2016-09-14T19:27:25  

    o speccy não mostra temperatura. artigo mentiroso hein

    recentes

    populares

    • Mateus Kater
      2016-09-14T19:27:25  

      O proprio MSI AFTERBURNER + RIVA TURNER mostram as informações na tela... inclusive a temperatura da Cpu e Gpu

    recentes

    populares

    • Mateus Kater
      2016-09-14T19:27:25  

      Estou percebendo uma diferença de quase 10 graus na temperatura do programa da Asus para o Afterburner ... agora é descobrir qual é a temperatura politico para descobrir quem está mentindo.