06/03/2014 08h01 - Atualizado em 06/03/2014 08h01

Lightning Returns Final Fantasy 13: como jogar o novo game da saga

Tais Carvalho
por
Para o TechTudo

Final Fantasy 13: Lightning Returns é o terceiro e último capítulo da série Final Fantasy 13, lançado para Xbox 360 e PS3. Nele você joga como a heroína Lightning, que retorna a série para salvar o mundo que está prestes a acabar. Com uma série de inovações, as mudanças podem ser um pouco complexas para os jogadores mais novos e até mesmo para os que acompanharam os dois primeiros títulos da série. Confira aqui dicas e passos para aprender a jogar o game.

Confira o review completo de Final Fantasy 13-2

Lightning 1Lightning Returns: como jogar o novo game da renomada franquia (Foto: Divulgação)

Começando pelo fim

Se você não acompanhou os dois primeiros jogos da série Final Fantasy 13, não se preocupe. Lightning Returns encerra a trilogia explicando os últimos acontecimentos da saga. Após 500 anos, a heróina Lightning retorna para realizar a missão de salvar o mundo. Com apenas treze dias restantes, você precisará lutar contra o relógio e contra vários monstros para realizar sua missão antes do fim do mundo. Aprenda neste tutorial os comandos básicos e sistema de combate para se dar bem no game e não perder nenhum minuto.

Como começar a jogar

Ao escolher a opção “New Game” você poderá selecionar o nível de dificuldade que deseja jogar. Aconselhamos a começar pelo modo fácil, escolhendo a opção “easy”. O jogador receberá benefícios que irão poupá-lo de batalhas difíceis, facilitando o desenvolvimento do personagem e o foco na história.

Após a animação inicial, Lightning precisa seguir Snow pelos corredores e enfrentar alguns monstros pelo caminho. Preste atenção nessa parte, pois ela apresenta um pequeno tutorial para novos jogadores, ensinando os principais comandos de combate. No final você enfrentará o seu primeiro chefe. Nesta parte não há muitas dificuldades, apenas siga o tutorial para nocauteá-lo e continuar com a introdução do jogo.

Lightning 7Lightning Returns: como jogar o novo game da renomada franquia (Foto: Divulgação)

Importante: A cada novo elemento apresentado durante o jogo, você terá acesso a um tutorial para aprender em detalhes cada função. Leia atentamente as instruções, que são simples e completas, excelentes para qualquer iniciante.

Interface e Comandos

A Interface é composta por um menu simples e prático, onde é possível acessar itens, equipamentos, acompanhar seu progresso nas missões e rever dicas. Na tela principal, você conta com um mini mapa pra se guiar. Logo abaixo você pode acompanhar o relógio que marca o tempo restante que a heroína tem para salvar o mundo. Fique atento para os horários, pois você tem apenas sete dias iniciais.

Apesar de parecerem diferentes, os comandos são bem parecidos entre as versões de Lightning Returns para PS3 e Xbox 360. Lightning pode correr o mapa livremente com os analógicos e visitar diferentes áreas em busca de NPCs. Use os botões R2 no PS3 ou RT no Xbox 360 para correr e alcançar diferentes áreas mais rápido.

Lightning 5Lightning Returns: como jogar o novo game da renomada franquia (Foto: Divulgação)

Já a interface em combate é composta por duas barras a esquerda, mostrando sua vida, sua quantidade de ATB e seus pontos de Energy Points ou EP que serão explicados mais para frente. Ao lado direto você encontra seus ataques, cada um sinalizado por um comando do controle. Basta apertá-lo para que Lightning realize o ataque escolhido.

Se vestindo com classe

Em Lightning Returns, os equipamentos de combate vem combinados com diferentes roupas que a heroína pode usar. Isto vai depender do estilo de jogo de cada um, mas o sistema conta com um tutorial inicial que lhe ensinará a equipar sua primeira “Schema”, uma roupa com diferentes habilidades. Você poderá comprá-las ou ganhá-las durante o jogo e combinar os elementos que achar melhor, além de diferentes acessórios.

Lightning 3Lightning Returns: como jogar o novo game da renomada franquia (Foto: Divulgação)

Ao abrir o Menu de Schema, você verá diferentes opções para customizá-las. Lightning pode usar até três roupas diferentes com habilidades distintas. Cada Schema possui um nome, mas você poderá renomeá-lo como quiser. Para editá-las, clique no nome da Schema para abrir um menu com mais opções. Por exemplo, ao abrir a Schema “Dark Muse”, você terá acesso a seis opções de customização:

Opção
 Customização
Garbs Escolha o modelo de roupa de acordo com seu estilo e habilidade 
Weapon Escolha que será parte do Schema editado
Shield Escolha um escudo que será parte do Schema editado
Acessory Complemente sua roupa com acessórios exclusivos
Adornment Selecione acessórios complementares com bônus nos status
Abilities Selecione as habilidades adequadas para o seu Schema durante as batalhas 

<b>Realizando missões</b>

Para evoluir seu personagem e avançar no jogo é essencial que você complete a missão prinicpal, além de diferentes missões extras (quests). As missões principais avançam a história de Lightning Returns, enquanto as opcionais dão bônus e melhoram o desempenho da personagem. Complete-as para estender o tempo que lhe resta antes do fim do mundo.

Lightning 8Lightning Returns: como jogar o novo game da renomada franquia (Foto: Divulgação)

Procure por NPCs com estrelas azuis acima de suas cabeças para realizar missões extras. Você também pode visitar a personagem Chocolina, uma menina vestida de pássaro (Chocobo) que lhe dará diferentes opções de missões extras. Siga as instruções ou acesse os objetivos pelo Menu, na aba Quests.

Sistema de combate

O sistema de combate é relativamente simples e basta se movimentar e selecionar os ataques que deseja usar. Com os botões L1, R1 no PS3 ou LB ou RB no Xbox 360, você pode alternar de Schema para realizar diferentes ataques. Para relembrar as opções de combate, leia novamente a interface e comandos.

Seus ataques consomem pontos, chamados ATB ou Active Time Battle. Ao usá-los, você notará que sua barra recarrega de forma lenta. Uma dica é trocar constantemente de Schema para que ela recarregue mais rápido. Já os pontos de EP são usados em habilidades durante e fora do combate, como “Chronostasis” para congelar o tempo. Use seus pontos com cuidado e defenda sempre que puder pra evitar levar danos altos ou ser derrotado.

Lightning 6Lightning Returns: como jogar o novo game da renomada franquia (Foto: Divulgação)

Importante: Ao fugir de uma batalha, o jogador será penalizado com uma hora a menos do tempo restante para o fim do mundo. Tome cuidado ao entrar em combate com inimigos mais fortes. Siga a dica inicial e selecione o modo fácil para não ser penalizado com horas ao fugir de uma batalha.

Inovando no Combate

O sistema de combate se renovou totalmente, sendo uma versão bastante modificada do sistema de Sinergia de Comando que os dois últimos jogos utilizavam. Ele apresenta funcionalidades em tempo real: você pode esquivar, se movimentar livremente e combinar elementos totalmente novos em combate.

Seu novo sistema se chama Style-Change Active Time Battle ou SATB. Bem diferente dos antigos Paradigmas, agora Lightning pode equipar roupas chamadas Garbs, combinando-as com outros equipamentos para formar estilos chamados Schema. Eles são totalmente modificáveis, variando de acordo com o estilo do jogador. Para modificar suas habilidades você precisa editar os Schema de acordo com os ataques que quiser usar.

Lightning 10Lightning Returns: como jogar o novo game da renomada franquia (Foto: Divulgação)


O sistema de “Stagger” retorna de Final Fantasy 13 e Final Fantasy 13-2, agora mostrado como uma onda na barra de vida do inimigo. Outra novidade do sistema garante que Lightning não morra em combate. Ao perder uma batalha, você precisa usar o comando “Escape” para retornar. Apesar de ajudar, o sistema também penaliza o jogador com uma hora a menos do seu tempo total para salvar o mundo. Isto no modo de jogo normal.

Serviços Online

Uma das grandes novidades em Lightning Returns é a incorporação de elementos sociais. Os jogadores podem postar fotos e mensagens através das redes sociais ou na comunidade, além de compartilhar imagens no Facebook ou Twitter. Você também pode repetir as lutas contra chefes e compartilhar sua pontuação com outras pessoas do mundo através do Outerworld Services.

Lightning 9Lightning Returns: como jogar o novo game da renomada franquia (Foto: Divulgação)


Lutar não dá XP

Em Lightning Returns lutar contra inimigos não dá experiência e você não encontrará mais o sistema de Crystarium. Ao invés disso, os status de Lightning são aumentados pelas missões principais e paralelas. Além disso, o jogador pode comprar habilidades, equipamentos, magias e itens. Quanto mais almas você resgatar, mais poderosa a personagem será. Suas demais habilidades estão associadas ao Garb que Lightning estiver usando no momento.

Correndo contra o tempo

Neste último capítulo, o jogo utiliza o elemento do tempo contra o jogador, parecido com o clássico Zelda: Majora’s Mask. Ao lado direito da tela, você pode acompanhar o tempo que Lightning ainda tem para salvar o mundo da destruição. O jogador tem, inicialmente, sete dias para explorar o mundo. Completando missões você pode estender esse tempo por até 13 dias.

Qual seu capítulo favorito de Final Fantasy? Opine no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares