Internet

23/03/2014 10h00 - Atualizado em 23/03/2014 10h00

Mensagens de bugs em sites podem ajudar; entenda os erros de http

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Falhas de acesso à sites na Internet normalmente trazem dor de cabeça, mas também podem ajudar. Apesar da maioria dos usuários ignorar completamente quando o navegador apresenta um erro, conhecer as mensagens http pode facilitar a navegação e poupar tempo na hora de reconhecer bugs.

O que é HTTPS e como ele pode proteger a sua navegação na Internet

http (Foto: http)Conheça os erros HTTP e não perca tempo em acessos na rede (Foto: Pond5)


As falhas em páginas de internet são codificadas a partir de uma tabela do protocolo HTTP e classificadas conforme as regras do World Wide Web Consortium, que faz a gestão da informação na Internet. Confira na lista abaixo o significado das principais mensagens de erro segundo o código HTTP:

1) HTTP 400

Ocorre quando o navegador não consegue conectar ao servidor indicado pelo endereço digitado. Embora isso possa acontecer devido a uma falha real nos servidores, o mais comum é que seja provocado por um erro de digitação. Por isso, ao ver essa mensagem confira no campo de endereço se você não digitou um W a mais, um BR a menos ou escreveu o nome do site equivocadamente – um problema que pode ser evitado facilmente ao incluir as páginas mais visitadas nos Favoritos.

2) HTTP 403

Essa falha ocorre quando há uma restrição para acessar a página. Ou seja, ela funciona corretamente, mas o computador do usuário não tem permissão para visualizar.

Há três possibilidades de isso ocorrer: os administradores do site restringiram o acesso somente a pessoas autorizadas ou ela é criada e exibida por um programa – como o carrinho de compras de e-commerce. Nesses casos, é necessário entrar em contato com o administrador para ganhar acesso.

Já a terceira possibilidade se dá quando o usuário tenta acessar um site tipo "index.htm" digitando um endereço comum, tipo ".com" ou ".com.br". Alguns sites são simples diretórios em um servidor e, por isso, não têm um endereço usual "www." Por isso, é necessário saber o endereço correto.

3) HTTP 404

HTTP 404 normalmente indica página em manutenção (Foto: Reprodução/Paulo Alves)HTTP 404 normalmente indica página em manutenção (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Muito comum, o erro de código HTTP 404 aparece quando o endereço existe e pode ser acessado, mas a página está indisponível. As razões podem variar desde uma simples manutenção no site até a exclusão completa da página. Caso isso ocorra, o indicado é aguardar e tentar acessá-la mais tarde.

4) HTTP 405

Falha de programação pode impedir o download da página (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Falha de programação pode impedir o download da página (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O erro HTTP 405 é decorrente, normalmente, de uma falha de programação do site. Com isso, o navegador consegue acessar o endereço mas, ao tentar fazer o download dos componentes do site para a pasta de arquivos temporários, há uma incompatibilidade que a impede de finalizar.

5) HTTP 406

Erro HTTP 406 decorre de incompatibilidade entre servidor e navegador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Erro HTTP 406 decorre de incompatibilidade entre servidor e navegador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Restrito ao Internet Explorer, esse erro indica uma incompatibilidade de formato entre o site e o navegador, podendo também exibir a mensagem "O recurso não pode ser exibido". Similar ao erro 405, este também impede que os componentes sejam exibidos, apesar de haver total acesso à página.

6) HTTP 408 ou 409

Típico de excesso de usuários tentando acessar um site, os erros HTTP 408 ou 409 ocorrem quando o servidor demora demais para retornar com a página requerida. Bastante comum em sites de alto fluxo de acessos, esses erros são decorrentes, normalmente, de um pico de acessos momentâneo e pode parar de ocorrer assim que o servidor ficar menos sobrecarregado.

7) HTTP 410

Esse é bem autoexplicativo, pois exibe a mensagem "A pagina da Web não existe mais". Se você estiver tentando acessar um site que apresenta esse erro, dificilmente haverá como visitá-lo normalmente. Afinal, ele é ativado pelo administrador quando deseja retirar uma página do ar, comum em sites de promoções de tempo limitado.

É preciso instalar antivírus no Windows 8? Descubra no Fórum do TechTudo.

8) HTTP 500

Similar ao HTTP 404, o erro HTTP 500 indica que a página pode estar em manutenção. No entanto, uma possibilidade é que o site acessado esteja com algum problema no script que roda conteúdos interativos, apesar do navegador conseguir acessar normalmente o endereço. Nesses casos, só o administrador pode resolver.

9) HTTP 501

Essa falha acontece devido um problema no servidor, que não está configurado para exibir um conteúdo exigido pelo navegador – por exemplo, um vídeo o qual o servidor não dá suporte para exibição direta na página.

10) HTTP 505

Já nesse caso, o problema está no protocolo HTTP utilizado pelo navegador, que pode não ser suportado pelo site. Enquanto o HTTP/1.1 é o mais comum em todos os navegadores, há variações não aceitas por alguns servidores na Internet. Porém, esse erro é bem incomum de ocorrer.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares