Computadores

17/03/2014 09h02 - Atualizado em 17/03/2014 14h27

Saiba o que é melhor para o PC: dois pentes de memória RAM ou só um?

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Quando o assunto é fazer um upgrade no computador, a primeira coisa que vem em mente é aumentar a quantidade de memória RAM. Embora seja unanimidade a necessidade de upgrade, muitos usuários têm dúvidas de como esse upgrade deve ser realizado.
Adicionar mais um pente de memória ou comprar um com maior capacidade?

Como limpar a memória RAM do PC ou notebook?

Dois pentes de memórias iguais trabalham em Dual Channel

Dual Channel ou canal duplo é uma tecnologia presente em placas mãe modernas que possibilita que dois pentes de memória trabalhem em conjunto. Graças a essa tecnologia, a memória RAM pode trabalhar em até 128bits, preenchendo todo o barramento da placa e dobrando a velocidade de transferência pelo barramento para faixa dos 20GB/s. Vale ressaltar que estamos falando em velocidade de barramento entre a memória RAM e a placa mãe.

Tecnologia Dual Channel permite extrair o máximo da memória RAM e da Placa-mãe (Foto: Reprodução / Fix My PC Free)Tecnologia Dual Channel permite extrair o máximo da memória RAM e da Placa-mãe (Foto: Reprodução / Fix My PC Free)



Essa tecnologia funciona apenas com pentes de memória iguais. Ou seja, caso você tenha um pente de memória de 2GB e outra de 4GB, o truque não irá funcionar. O interessante do Dual Channel é que ele foi projetado desde o início do desenvolvimento das memórias DDR, pois DDR significa Double Data Rate, ou taxa de transferência dobrada.

Portanto, dois pentes iguais podem providenciar não apenas uma economia ao comprar apenas um pente adicional, mantendo o antigo, mas também duplica a velocidade de transferência do barramento, extraindo o máximo que o seu PC pode oferecer.

Há outro benefício de apenas comprar mais um pente de memória. Caso algum dos pentes apresente problemas, seu computador continuará a funcionar, ao contrário do que ocorreria caso houvesse apenas um pente de memória RAM instalado no seu computador.

Memoria RAM na mão (Foto: Pond5)Trabalhar com dois pentes de RAM é a melhor escolha em termos de segurança contra eventuais problemas (Foto: pond 5)


Quando o Dual Channel não é tão importante

Antes que você corra para trocar o seu pente de memória de 4GB por dois de 2GB, saiba que esse recurso é mais indicado para gamers ou usuários que procuram tirar o máximo do computador. Usuários comuns não precisam se preocupar, pois o ganho não é tão grande em tarefas do cotidiano. O ganho existe, mas não compensa para quem vai utilizar o computador apenas para tarefas cotidianas como acessar a web, leitura de e-mail e digitação de trabalhos.

Está na dúvida de como escolher um bom notebook? Confira dez dicas em nosso Fórum

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luan Sousa
    2014-03-19T17:39:26  

    É AXO QUE VAI CHOVER NE?? CADE A NOVIDADE NESSA MATERIA??

    recentes

    populares

    • Luan Sousa
      2014-03-19T17:39:26  

      Falou o que tava intalado.

    recentes

    populares

    • Luan Sousa
      2014-03-19T17:39:26  

      A novidade é que sua frase com português correto ficaria mais ou menos assim. "É, acho que vai chover. Cadê a novidade nessa matéria??"

  • Diego Silva
    2014-03-20T08:51:04

    Gostei! :D Muito boa matéria!