Internet

30/04/2014 09h57 - Atualizado em 30/04/2014 10h03

Como configurar o leitor de PDF do Firefox e habilitar ou desativar a função

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

Assim como o Chrome, o Firefox possui um leitor básico de PDF. Dessa forma, o usuário não precisa instalar nenhum software adicional para visualizar arquivos nesse formato. Entretanto, caso possua um leitor de PDF mais completo e com mais recursos, como Adobe Reader ou Foxit Reader, é possível configurar o navegador para usar seu aplicativo favorito e desabilitar o visualizador nativo; saiba como.

Firefox 29 é lançado; veja nova interface e saiba o que muda

Mozilla Firefox (Foto: Reprodução)Configure o leitor de PDF do Mozilla Firefox de acordo com as suas preferências (Foto: Divulgação/Mozilla)


Passo 1. Acesse as configurações do Firefox. Para isso, abra o menu, no canto superior direito da janela, e clique em “Opções”;

Acessando as configurações do Firefox (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acessando as configurações do Firefox (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na guia “Aplicativos”, localize o item “PDF”. Caso possua muitos aplicativos, use a barra de busca para localizar;

Localize as configurações de aplicativos para documentos PDF (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Localize as configurações de aplicativos para documentos PDF (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Em “Ação”, defina o comportamento padrão para arquivos PDF. As opções dependem dos aplicativos que estão instalados em seu computador. No caso do Adobe Reader, por exemplo, temos a opção de abrir o arquivo no aplicativo externo ou no próprio Firefox;

Ações disponíveis para arquivos PDF (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Ações disponíveis para arquivos PDF (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Caso queira desabilitar a visualização imediata do PDF, selecione a opção “Download”. Dessa forma, arquivos em formato PDF serão tratados como um download qualquer e salvos em sua pasta de downloads. Nesse caso, para visualizar o arquivo, será necessário abri-lo manualmente;

Arquivo PDF tratado como um download normal pelo Firefox (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Arquivo PDF tratado como um download normal pelo Firefox (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Se o aplicativo que deseja usar não está na lista, clique em “Abrir com…”. Na janela que se abre, caso o programa ainda não esteja listado, clique sobre “Procurar…” e localize o aplicativo;

Localizando aplicativo manualmente (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Localizando aplicativo manualmente (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Existe, ainda, a possibilidade de configurar o Firefox para perguntar o que fazer sempre que clicar em um link que aponte para um arquivo PDF. Com essa opção habilitada, uma janela perguntará se o usuário deseja abrir o PDF com um dos visualizadores disponíveis ou fazer download do arquivo.

Firefox configurado para perguntar o que fazer com arquivo PDF (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Firefox configurado para perguntar o que fazer com arquivo PDF (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! O comportamento padrão de arquivos PDF seguirá a configuração selecionada. Caso queira voltar ao padrão do Firefox, basta acessar as configurações e selecionar “Visualizar no Firefox”.

Qual é o seu navegador preferido? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares