10/04/2014 10h36 - Atualizado em 10/04/2014 11h21

Como deixar o boot do Windows 8 mais rápido

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O tempo de inicialização de sistema, também conhecido como boot, no Windows 8 já é bastante rápido normalmente, mas é possível fazer com que ele se torne mais eficiente ainda. O TechTudo preparou uma lista com algumas dicas que certamente ajudarão os usuários da plataforma a ligarem suas máquinas de forma mais veloz.

Confira o tempo de boot

Primeiro, é importante saber como verificar o tempo de boot do seu Windows. Abra a busca, do lado direito da tela, digite “eventos” e selecione a busca em “configurações”. Você terá um resultado apenas: o log de eventos. Abra ele e siga o caminho: Logs de Aplicativos e Eventos, Microsoft, Windows, Diagnostics-Performance, Operacional.

Como reparar o Windows 8 e corrigir erros que prejudicam o computador

Log de Eventos mostra tempo de boot (Foto: Thiago Barros/Reprodução)Log de Eventos mostra tempo de boot (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

Procure pelos arquivos marcados com a opção “Nível Crítico” e observe o número do evento no canto direito inferior. O que contém a informação de boot é o Evento 100. O tempo exato de carregamento aparece na telinha inferior central, em “geral”, com uma descrição que diz “duração da inicialização”.

Desabilitar inicialização de programas

A inicialização automática de programas assim que o sistema carrega é um dos pontos que mais “atrasam” o boot do sistema, pois ele tem que aguardar todos os softwares, e isso leva tempo. Mas é simples desativar alguns destes. Aperte ctrl + alt + del para abrir uma tela com várias opções.

Desative serviços no Gerenciador de Tarefas (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Desative serviços no Gerenciador de Tarefas (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Vá ao Gerenciador de Tarefas. Nele, vá em Inicializar e você verá todos os programas a serem carregados durante o processo de boot. Quando quiser desativar algum deles, é só clicar com o botão direito em cima dele e selecionar a opção desabilitar. Assim, você economizará um tempo precioso no boot.

Ativar inicialização rápida

A inicialização rápida é padrão do Windows 8, mas você deve certificar-se de que ela foi mesmo habilitada no seu sistema. Para isso, acesse seu Painel de Controle, Opções de Energia, Configurações do Sistema. Desça a barra de rolagem até o fim e procure pelas Configurações de Desligamento. Ali, marque o Ligar a Inicialização Rápida.

Inicialização Rápida é padrão (Foto: Thiago Barros/Reprodução)Inicialização Rápida é padrão (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

Desative serviços no sistemas

A desativação de serviços no sistema também ajuda. Aperte a tecla windows e a tecla R, simultaneamente, para abrir a janela Executar. Insira o comando “msconfig” nela para os menus de configurações da Microsoft serem exibidos. Vá, então, em “serviços”, para ver todos os processos que são executados no programa e poder desabilitar o que quiser.

Windows 7 ou Windows 8. Qual o melhor? Opine no Fórum do TechTudo.

Cuidado com o que vai desabilitar (Foto: Thiago Barros/Reprodução) (Foto: Cuidado com o que vai desabilitar (Foto: Thiago Barros/Reprodução))Cuidado com o que vai desabilitar (Foto: Thiago Barros/Reprodução)





É importante levar em consideração que alguns dos serviços listados são indispensáveis para o funcionamento correto do sistema, então se você não é um usuário avançado, o recomendável é que busque ajuda profissional antes de desabilitar qualquer um dos serviços. A desativação de alguns dos processos pode causar erros difíceis de corrigir.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Leal
    2014-04-10T13:43:00  

    Essa opção "Ativar inicialização rápida" nao vai tornar mais rápido o inicialização do windows, apenas vai fazer que quando vc aperte o botao de desligar, ele supenda o windows... ai fica mais rápido para voltar... não desliga completamente

    recentes

    populares

    • Rafael Leal
      2014-04-10T13:43:00  

      Esse opção é uma mistura de desligar com hibernar, caro. Ela realmente desliga o que é rápido de carregar e hiberna serviços lentos de carregar no boot real, o de reiniciar. Por isso fica mais rápido. Quando os serviços realmente precisar ser reiniciados, o sistema pede por isso, caso por exemplo, após uma atualização.

    recentes

    populares

    • Rafael Leal
      2014-04-10T13:43:00  

      Problema que no meu PC os fans ficam ligados! ai n da...