17/04/2014 06h25 - Atualizado em 17/04/2014 06h25

Como entrar no BIOS usando o Windows 8

Alessandra Picoli
por
Para o TechTudo

O BIOS é o firmware do sistema, um programa que faz parte do hardware do computador. É ele que inicia o sistema operacional quando o usuário liga a máquina. Sendo, portanto, um software separado do Windows. Veja como acessá-lo de duas formas diferentes a partir do Windows 8 ou Windows 8.1.

O que há de novo no Windows 8.1 Update

Usuários avançados acessam o BIOS para ver e alterar algumas configurações do computador como, por exemplo, ajustar a hora, modificar a velocidade do processador, ver a temperatura da placa-mãe ou a velocidade em que o cooler está funcionando. É através dele que o computador decide se o boot vai ser feito a partir do disco rígido, de um DVD ou de um dispositivo USB (pendrive de instalação).

Lista tem 5 dicas de como personalizar a tela inicial do Windows 8.1 (Foto: Divulgação/Microsoft) (Foto: Lista tem 5 dicas de como personalizar a tela inicial do Windows 8.1 (Foto: Divulgação/Microsoft))Veja como acessar o BIOS, o coração do seu computador (Foto: Divulgação/Microsoft)


Parece complicado? Não se preocupe. Mexer no BIOS não é necessário para a maioria dos usuários, pois não é possível, por exemplo, desinstalá-lo. É possível apenas atualizá-lo ou fazer modificações.

O Windows 8.1 teve mudanças na forma de acessar a BIOS e agora existe uma maneira alternativa que funciona em alguns fabricantes como Acer e Positivo. Importante: o computador reiniciará durante este processo. Imprima ou mantenha este tutorial aberto em outro dispositivo caso queira consultá-lo.

Como acessar o BIOS – versão 1 (mais amigável, porém restrito aos modelos de alguns fabricantes)

Passo 1. Na barra de pesquisa, clique em “Configurações” e depois, “Mudar configurações do computador”;

bios2aNa parte inferior da barra lateral, escolha a opção "Mudar configurações do computador" (Foto: Reprodução/ Alessandra Picoli)

Passo 2. No menu à esquerda, escolha “Atualização e recuperação”;

bios3Na barra do lado esquerdo, escolha a última opção (Foto: Reprodução/ Alessandra Picoli)

Passo 3. No menu à esquerda, escolha ”Recuperação”. Na área à direita, escolha “Inicialização avançada” – “Reiniciar agora”;

bios4Depois de clicar em "Recuperação", clique em Inicialização Avançada (Foto: Reprodução/ Alessandra Picoli)

Passo 4. O computador fará uma rápida reinicialização e logo em seguida apresentará esta tela. Escolha “Solução de problemas”;

bios5Escolha "Solução de problemas" (Foto: Reprodução/ Alessandra Picoli)

Passo 5. Escolha “Opções Avançadas”;

bios6Escolha "Opções avançadas" (Foto: Reprodução/ Alessandra Picoli)

Passo 6. Em boa parte dos computadores de grandes fabricantes, haverá uma opção “Configurações UEFI” na segunda coluna. Clique nela e o computador reiniciará já com o BIOS aberto.

Caso este procedimento não funcione e esta opção não apareça na lista, há a possibilidade de tentar a versão a seguir.

Como acessar o BIOS – versão 2 (menos amigável, mas funciona em todos os computadores)

Passo 1. Ligue o computador. Antes do carregamento do Windows, ainda na tela preta, pressione a tecla F2. Alguns modelos funcionam com F12 ou Delete. O usuário verá uma tela como esta;

bios7Tela do BIOS. Navegue usando as setas do teclado (Foto: Reprodução/ Alessandra Picoli)

Passo 2. Para navegar no BIOS, use as setas do teclado. Use Enter para confirmar e Esc para cancelar. Para sair do BIOS e iniciar o sistema operacional, vá até Exit Options e escolha Exit & Save Changes ou Exit & Discard Changes, de acordo com a necessidade. Aperte Enter para confirmar.

biosfimPara sair do BIOS vá até "Exit" (Foto: Reprodução/ Alessandra Picoli)

Cuidado! Só mexa no BIOS se realmente tiver certeza do que está fazendo. Se o BIOS parar de funcionar, o computador também para. O mau uso pode causar danos permanentes ao seu hardware. Portanto, só altere configurações se souber o que está fazendo e for realmente necessário.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guthierres
    2014-12-31T08:59:25  

    Uma dúvida que tenho, e se caso o sistema para de funcionar, como vou entra na BIOS se o sistema não inicia?

    recentes

    populares

    • Guthierres
      2014-12-31T08:59:25  

      você tira o hd, aí não passa da bios

  • Brenno Macedo
    2016-08-06T12:01:10

    Mano, no meu notebook samsung essentials , depois de opções avançadas tem mais 5 opções . Qual delas é?

  • Carlos Araujo
    2015-12-09T13:16:21

    estou tentando configurar a bios mas não encontro a opção (UEFI)

  • Wellerson Carvalho
    2015-01-08T18:51:48  

    Eu ia entra na bios para almentar a memoria dedicada da placa grafica da intel , agora eu fiquei com medo de faser alguma coisa de errado.

    recentes

    populares

    • Wellerson Carvalho
      2015-01-08T18:51:48  

      Pode ir, se tiver certeza do que está fazendo. Eu já mexi na minha BIOS, na verdade UEFI, mas funcionou perfeitamente. Foi para ativar a virtualização.