Internet

28/04/2014 15h49 - Atualizado em 28/04/2014 15h49

Como usar o encurtador de links do Google para controlar histórico e acessos

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Links curtos são essenciais para economizar espaço em posts nas redes sociais e divulgação em materiais impressos, mas sua função vai muito além. Oferecido por inúmeros serviços na web, o recurso de encurtamento permite rastrear os acessos e histórico de um link qualquer, sem que seja necessário administrar o site. Confira como usar o encurtador de links do Google, que é grátis, e veja os benefícios.

Facebook adiciona novo atalho para grupos administrados pelo usuário

Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja como usar o encurtador de links do Google para controlar histórico e acessos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)


Vale lembrar que links curtos são versões de URLs grandes codificadas para um padrão próprio do serviço, como Tiny.cc ou Goo.gl, funcionando como atalhos. Portanto, ao serem clicados, os links curtos redirecionam o usuário para a página original, que geralmente tem um endereço bem comprido.

Como encurtar links Goo.gl

Passo 1. Acesse "goo.gl" e cole no campo de texto um link que deseja encurtar;

Cole qualquer link (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Cole qualquer link para encurtar com o serviço do Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Clique em "Shorten URL" para executar o procedimento – infelizmente, a página não tem versão em português;

Clique no botão para encurtar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique no botão para encurtar o link no Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Copie o link encurtado e publique em qualquer lugar na web: redes sociais como Twitter, Facebook, sites, blogs, dentre outros.

Copie o link convertido e publique onde desejar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Copie o link convertido e publique no site que desejar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. (Opcional) Para esconder um item da lista, marque a caixa de seleção à esquerda e clique em ‘Hide’. O link, no entanto, ainda poderá ser acessado a qualquer momento por quem o tiver, logado ou não com uma conta do Google.

Mesmo depois de excluir da lista, os links continuarão acessíveis na web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mesmo depois de excluir da lista, os links continuarão acessíveis na web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Qualquer pessoa pode usar o serviço acessando a página goo.gl, mesmo sem ter uma conta com e-mail e senha. No entanto, usuários logados podem usufruir de alguns benefícios que vão além da conversão de links longos.

Histórico de links

Se os links encurtados forem criados por alguém logado no Google, o site Goo.gl exibe todas as URLs de forma cronológica, permitindo a consulta dos itens por tempo indefinido. Caso tenha muitos links, é possível filtrar a busca por espaço de tempo que variam entre duas horas e um mês.

Links encurtados podem ser filtrados de acordo com a data de criação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Links encurtados podem ser filtrados de acordo com a data de criação no Goo.gl (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Número de acessos

Para acessar os dados gerais de cada link, basta clicar em "Details" ao lado do item desejado. Assim, o usuário pode ver em um gráfico temporal quantas vezes a URL encurtada por ele foi clicada. Além disso, é possível transferir a informação rapidamente para qualquer pessoa usando um smartphone, por meio do código QR em destaque no canto superior direito.

Ferramenta oferece gráfico de acessos e código QR para compartilhamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ferramenta Goo.gl oferece gráfico de acessos e código QR para compartilhamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Local, navegador e outros dados

A mesma página de detalhes permite ao usuário verificar informações um pouco mais detalhadas sobre seus links encurtados, como os navegadores usados (Browsers), se o clique foi direto ou indireto (Referrers), assim como país (Countries) e sistemas operacionais de quem acessou (Platforms).

Goo.gl oferece daods sobre origem dos acessos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Goo.gl oferece dados sobre origem dos acessos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Com essas dicas, é possível tirar proveito maior de links que precisam ser monitorados na Internet. Além de economizar espaço em um tuíte, por exemplo, links encurtados oferecem informações valiosas para quem deseja analisar o tráfego de qualquer site, desde que seja acessado pelo link personalizado.

Qual lugar você gostaria que o Google fizesse Street View? Opine no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares