23/04/2014 06h33 - Atualizado em 26/06/2014 12h06

Descubra como surgiu a impressora 3D

Henrique Duarte
por
Para o TechTudo

A impressão 3D está revolucionando diversos setores da economia, sendo utilizada para criar instrumentos musicais, próteses humanas, chocolates, brinquedos e até casas. Entretanto, poucos sabem que a tecnologia não é recente - sua primeira máquina funcional completa 30 anos em 2014. Conheça abaixo um pouco da história da impressora 3D e sua evolução.

Impressora 3D adaptada se transforma em "máquina de tatuar"

Hoje em dia, as impressoras 3D vem se popularizando continuamente (Foto: Renato Bazan/TechTudo)As impressoras 3D vem se popularizando continuamente (Foto: Renato Bazan/TechTudo)


Como surgiu

A primeira impressora 3D funcionando a pleno vapor foi invetada por Chuck Hull, um norte-americano do estado da Califórnia, em 1984, utilizando a estereolitografia, tecnologia precursora da impressão 3D. Hull já havia desenvolvido um ano antes a tecnologia do que viria a ser a máquina, quando ela tinha duas funções principais, sendo uma delas a criação de lâmpadas para solidificação de resinas, primeiro objeto criado pela ferramenta.

Chuck Hull (à esquerda) junto a um dos protótipos do que viria a ser a impressora 3D ( Foto:UT-Austin/Reprodução)Chuck Hull (à esquerda) junto a um dos protótipos do que viria a ser a impressora 3D ( Foto:UT-Austin/Reprodução)

A principal, entretanto, foi a confecção de partes de plástico de forma rápida, já que o processo tradicional levava de seis a oito semanas, e as peças ainda precisavam ser refeitas diversas vezes devido a problemas na manufatura.

Sendo assim, com a produção desses componentes em um ambiente controlado e de maneira muito mais veloz, a impressora 3D já demonstrava flexibilidade e rapidez, duas de suas principais características até hoje.

Chuck Hull, inventor da primeira impressora 3D (Foto:industryweek/Reprodução)Chuck Hull, inventor da primeira impressora 3D (Foto:industryweek/Reprodução)


Poucos anos depois, Chuck Hull fundou a 3D Systems Corp., patenteando sua criação e diversas formas de impressão, assim como inciando a comercialização da tecnologia. Para se ter uma ideia do sucesso, a empresa permanece como uma das líderes do segmento até hoje.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Descubra no Fórum do TechTudo.

O custo de fabricação e o avanço nos métodos de impressão vem barateando cada vez mais essas impressoras. Na década de 90 era preciso desembolsar em torno de um milhão de dólares por uma delas. Vinte anos depois, existem modelos que podem ser adquiridos por até mil dólares, apenas, se comparado ao incial. Em um futuro não muito distante, a tecnologia estará disponível para grande parte da população, como a impressora normal, podendo ser utilizada no dia a dia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ferreira Neto
    2015-08-05T15:58:41

    Na verdade, o inventor do processo de impressão 3D foi o cientista japonês Hideo Kodama, do Instituto de Pesquisas Industriais da Cidade de Nagoya, em 1981. Apenas em 1984, Charles "Chuck" Hull desenvolveu seu equipamento. Faltou pesquisa.

  • Casagrande
    2014-04-23T12:39:03  

    Quando meu salário que é minimo for o suficiente para comprar uma impressora 3D a primeira coisa que irei imprimir será um dildo. VAI CORINTHIANS!

    recentes

    populares

    • Casagrande
      2014-04-23T12:39:03  

      Donzela kkkk

    recentes

    populares

    • Casagrande
      2014-04-23T12:39:03  

      Casagrande, Estou trabalhando num protótipo no Instituto Federal de São Paulo para voce poder finalmente realizar seu sonho, com metade do salario minimo. aguarde.

  • David
    2014-04-23T12:46:21

    30 anos!!! Nunca imaginei isso. Só comecei há ouvir falar disso há no máximo um ano quando chegou ao Brasil algumas impressoras vendidas a 5 ou 6 mil reais, que por sinal acho absurdamente caro.

  • Mateus Ribeiro
    2014-04-23T09:30:54

    Tecnologia incrível *--*