Internet

08/04/2014 07h00 - Atualizado em 20/08/2014 11h20

Dez coisas que você precisa saber sobre o fim do suporte ao Windows XP

Alessandra Picoli
por
Para o TechTudo

O suporte ao Windows XP termina no dia 8 de abril. Isso significa que o sistema operacional da Microsoft não receberá mais atualizações de proteção ou correções de falhas de segurança no código do sistema. Isso expõe seu PC a riscos - é preciso decidir se quer manter o sistema antigo funcionando ou atualizá-lo para uma versão mais recente.

Tire toda as suas dúvidas sobre o fim do suporte a Windows XP; entenda

Windows logo (Foto: Divulgação/Microsoft)XP não terá mais suporte da Microsoft a partir de 8 de abril (Foto: Divulgação/Microsoft)




Antes, duas perguntas básicas sobre o fim do suporte ao Windows XP precisam ser respondidas:

Por quê?

Em 2002, a Microsoft apresentou a chamada política de Ciclo de Vida do Suporte, que prevê que os produtos para empresas e desenvolvedores Microsoft, incluindo produtos Windows e Office, receberão um mínimo de dez anos de suporte (cinco anos de suporte base e cinco anos de suporte estendido). Portanto, este é um passo previsto no ciclo de vida do produto.

O que isso significa?

Depois de 8 de abril de 2014, não haverá mais atualizações de segurança, hotfixes, opções gratuitas ou pagas de suporte assistido e atualizações de conteúdo técnico online, informa a Microsoft.

Mas será que é só isso? Veja outros dez fatos que você precisa saber sobre o assunto.

1) O Windows XP continua funcionando

Na prática, tudo continua igual depois do dia 8 de abril. O usuário vai receber uma notificação mensal sugerindo que troque de sistema operacional. Mas tenha em mente que o Microsoft Security Essentials não será mais atualizado, aumentando os riscos de segurança do computador.

winxppro-2-1Não se preocupe, o XP não vai parar de funcionar (Foto: Reprodução/Computer History Museum)


2) A atualização não será fácil

Migrar para o Windows 8.1 a partir do XP não será simples. O usuário vai precisar fazer um backup dos seus dados, já que a instalação precisa ser “limpa” e não recupera seus arquivos automaticamente.

Além disso, se escolher o caminho da compra de arquivo digital na Microsoft Store, vai precisar migrar primeiro para o Windows 8 e, em seguida, fazer uma atualização gratuita para o Windows 8.1. Provavelmente, alguns computadores jurássicos de 13 anos não irão suportar o novo Windows. Cheque sempre os requisitos do sistema. Quem sabe não é hora de comprar um computador novo?

Resultado AssistenteNem todas as máquinas serão compatíveis com uma nova versão do Windows (Foto: Reprodução/Alessandra Picoli)


3) Com um pouco de sorte, comece pelo Windows 7

Se você ainda não foi com a cara do Windows 8.1, com a nova interface Modern, pode tentar a sorte e comprar um DVD com o Windows 7 para fazer a migração parcial para um sistema mais novo. Porém, os usuários não vão conseguir fazer isso pela loja online da Microsoft. Assim como a versão 8.1, a instalação do Windows 7 também precisa ser limpa, então, será preciso fazer um backup completo.

win81Na loja oficial da Microsoft você só encontrará o Windows 8 e o 8.1 à venda (Foto: Divulgação/Microsoft)


4) Adeus, Security Essentials

O Microsoft Security Essentials é o antimalware do próprio Windows XP. Se você já tem o software instalado, vai continuar recebendo atualizações até dia 14 de julho de 2015. Mas não fique achando que está plenamente protegido: a Microsoft vai parar de corrigir falhas de segurança do XP e o internauta ficará por sua própria conta e risco. Portanto, usar um computador com o XP para acessar a internet será uma opção arriscada.

securityessentialsSe você já tem o Security Essentials para Windows XP instalado, ainda receberá atualizações até 2015 (Foto: Reprodução/ Alessandra Picoli)


5) O Modo XP no Windows 7 também acaba

Se você era um dos saudosistas que usava o Modo XP para fazer seu Windows 7 se comportar como o sistema mais antigo, saiba que o suporte a esta funcionalidade acaba também no próximo 8 de abril.

modoxp1O Modo XP do Windows 7 também será encerrado (Foto: Reprodução/ Alessandra Picoli)


6) Adeus, Office e Exchange 2003

O suporte ao Office 2003 e ao Exchange 2003 também será encerrado na mesma data. Assim como o Windows XP, estes dois pacotes continuarão funcionando mas não terão mais atualizações de segurança, o que aumenta os riscos de invasão.

Office2003_screenshot_wikiSuporte ao Office 2003 termina na mesma data (Foto: Reprodução/ Wikipedia)


7) Tente primeiro uma limpeza de disco

Lembra quando os HDs tinham pouco espaço? Pois é, um disco rígido maior é uma das primeiras providências a serem tomadas para instalar um novo sistema operacional da Microsoft, pois as versões mais recentes do Windows são mais pesadas. Se preferir, use um programa como o CCleaner para ajudar a liberar espaço.

cccleanerO CC Cleaner é uma opção para ajudar a liberar mais espaço em disco para um possível upgrade do Windows (Foto: Reprodução/ Alessandra Picoli)


8) Não arranquem os cabelos, pequenos e médios empresários

Se você tem uma pequena ou média empresa com alguns computadores que ainda rodam o XP, deve estar em pânico. Além de trazer riscos para a segurança, ficar com o XP pode ser uma má ideia, financeiramente falando. Um estudo da Microsoft estima que, para usuários corporativos, o custo de suporte dos computadores mais antigos com XP é US$ 701 (R$ 1584) maior do que com o Windows 7. Não se preocupe – a Microsoft tem uma seção especial no site para ajudar a migração.

custosEstudo patrocinado pela Microsoft mostra os custos crescentes do suporte a computadores com sistemas mais antigos (Imagem: Reprodução/ IDC)


9) Mude de navegador

Casa de ferreiro, espeto de pau. Se escolher continuar com o Windows XP, não use o Internet Explorer, já que o navegador também não receberá mais atualizações para este sistema operacional. Escolha um outro browser como o Google Chrome (que terá suporte pelo menos até 2015) ou o Opera (que não tem planos de terminar o suporte para XP).

operaO Opera é um dos browsers que manterá o suporte ao XP (Imagem: Reprodução/ Alessandra Picoli)


10) Você vai precisar de um antivírus novo

Instalar um antivírus é uma solução alternativa para contornar o fim do Microsoft Security Essentials. A consultoria independente AV Test listou os antivírus que continuarão a receber atualizações para o Windows XP. Instale-os sem medo. Entre eles estão os populares AVG, Avast e McAfee.

avastO Avast é um dos antivírus que continuarão a receber atualizações para o XP (Imagem: Reprodução/ Alessandra Picoli)

Qual é o melhor: Windows 7 ou 8? Comente no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Osório
    2017-03-20T16:22:45

    O negócio é ir de Linux!

  • Rosane Martins
    2016-04-27T11:18:41

    É por causa disso que não consigo baixar ,mais nada?

  • Angelo Ramos
    2014-04-24T21:49:24

    Eu nunca usei nada da Microsoft para me proteger, sempre dei meu jeito com Combofix, Malwarebytes, kaspersky, etc..., nunca dependi do Windows defender que não me defendia de nada, caros colegas, não aceite isso da Microsoft com o fim do XP, pois segurança nunca foi o forte deles em nenhum dos sistemas operacionais já criados por eles, não escapa nem os WindowsServer, sem dúvida nenhuma as empresas de Antivírus vão continuar lançando proteção para o WindowsXP, pois ele ainda é usados em grandes empresas e até emissoras de TV, se não usar ccleaner e derivados não terá problema com o XP

  • Angelo Ramos
    2014-04-24T21:46:48

    O Fim das atualizações do Windows XP A Microsoft diz o correto (O suporte para o Windows XP terminou) Que suporte é esse? para sermos protegidos temos que pagar software antivírus de empresas terceiras, o firewall do windows deixa passar tudo afetando os computadores ligado na rede, temos também que contratar de terceiros, agora eles afirmam que o WindowsXp esta desprotegido com o fim das atualizações. continuo na próxima postagem

  • Katia Princy
    2014-04-08T11:46:28  

    isso quer dizer q eu pc vai dah pane eh isso? fala logo g1, q prejuizo afff

    recentes

    populares

    • Katia Princy
      2014-04-08T11:46:28  

      Não se preocupe. Não vai ficar nem melhor e nem pior. Quem realmente dá suporte ao seu Windows XP é seu técnico de confiança. Não troque seu Windows XP por essa porcaria de Windows 8. Eu comprei um notebook com Windows 8 e troquei para o Windows 7 que é bem melhor. Mas, computadores que já estão com Windows XP e são mais usados podem não suportar o Windows 7 e/ou ficarem lentos. Já o Windows 8 ainda está dando muito problema. Está muito ruim. Só os pucha sacos da Microsoft dizem que o Windows 8 presta.

    recentes

    populares

    • Katia Princy
      2014-04-08T11:46:28  

      Antonio Souza obrigada pela dica viu, achei q podia dah pane

  • Daniel Mesquita
    2014-04-08T14:11:57

    Poxa, que chato, o XP era tão legal!

  • Marcio Ribeiro
    2014-04-08T09:57:53  

    como pode acabar com um produto q dava dando certo ???

    recentes

    populares

    • Marcio Ribeiro
      2014-04-08T09:57:53  

      HUAHUAHAUHUAHUAUHAUHAUHUAHU....né mano Oo...como podem fazer isso

    recentes

    populares

    • Marcio Ribeiro
      2014-04-08T09:57:53  

      Para vender mais, a renovação enriquece o conhecimento e empobrece os leigos.

  • Walber Assis
    2014-04-08T10:56:36  

    nego chorando por causa disso? tem micro novo por 500 reias, com windows 8 e tudo, quem fala mal do windows 8 e porque nao sabe mexer ou então porque não entende nada de S.O, e fica preso ao windows 7 pelo resto da vida, o win 8 e um baita sistema anos luz na frente do win 7.agora so porque seu controle gamer e seu volante ainda não tem drive para win8 não quer dizer que ele e ruimmm.

    recentes

    populares

    • Walber Assis
      2014-04-08T10:56:36  

      O windows 8 é um lixo. A interface dele só serve pra touch screen. Sem contar que varios programas só funcionam em full screen, e você não tem como te-los aberto na mesma tela, atraaplhando muito, por exemplo, quem precisa ler relatórios em PDF e alimentar tabelas em excell.

    recentes

    populares

    • Walber Assis
      2014-04-08T10:56:36  

      A questão não é essa Walber, muitas pessoas não podem trocar ou tem simpatia pelos programas e desejam com eles ficar. Eu sou um gamer e posso dizer que existe o modo de compatibilidade para os usuários com jogos antigos não perderem seus drivers e assim jogar em qualquer plataforma. Windows XP, VISTA, 7 ou 8 não tem muita diferença na questão técnica e sim no designer, já que um é a base do outro. Vlw.

  • Jorge Moura
    2014-04-08T12:43:43

    Migra para Linux. Eu uso Ubuntu 13.10

  • Rogerio Rodrigues
    2014-04-08T09:44:25  

    infelizmente mataram o xp............ maquina estável e sem tantos problemas q vc encontra no w7 e w8

    recentes

    populares

    • Rogerio Rodrigues
      2014-04-08T09:44:25  

      Também, mais de 10 anos corrigindo bugs, assim qualquer SO ficaria super estável.

  • Brasileiro Celeste
    2014-04-08T12:37:45

    Fluminense entra com recurso e XP pode vir a voltar ter suporte por mais 10 anos.

  • Tony Carlos
    2014-04-08T09:52:20  

    Foi o melhor SO da época...tanto que é usado até hoje.

    recentes

    populares

    • Tony Carlos
      2014-04-08T09:52:20  

      foi = passado... lugar de antiguidades = museu, evolua!

    recentes

    populares

    • Tony Carlos
      2014-04-08T09:52:20  

      Realmente foi naquela época, mas hoje em dia qualquer máquina já roda o 7 ou 8 sem problema nenhum, então não vale mais a pena ficar no XP.

  • Antonio Souza
    2014-04-08T12:35:00

    Tem uns 40 computadores mais velhos com Windows XP onde trabalho. Tem alguns com Windows 7 e 2 com Windows 8. Não vai ser trocado nenhum desses computadores com Windows XP que estão trabalhando perfeitamente ainda. Seria uma enorme ignorância trocá-los por computadores novos só para ter o Windows 8 que ainda está em evolução. Sem falar que é uma ignorância quanto ao grande gasto que seria feito sem nenhuma necessidade. Depois, quando não der mais para trabalhar com eles, aí vamos doar e comprar novos. Também vamos instalar Linux leves em vários deles e, usar por mais um bom tempo.

  • Almir Ribeiro
    2014-04-08T12:29:51

    Por essas e outras que MS vem perdendo espaço. Já perde feio para o Google Chrome, por exemplo, na área de navegadores, e fica tentando empurrar seu IE. O Windows 8 não pegou ainda e já recebeu muitas criticas...o Android vem ganhando espaço ao lado de Linux e CIA..o seu Anti Vírus é fraco ainda...toma pau de muitos gratuitos...para mim não faz a menor falta. Sou usuário Windows 7 e 8, e tive programas que estão perdidos por INCOMPATIBILIDADE do Windows 7 e ai, o que a dona MS faz a respeito? Tinha que fazer o Windows 7 aceitar os programas de modo automático. Flexibilidade dona MS.

  • Lucas Souza
    2014-04-08T12:13:57

    A verdade é que o XP é o mais pratico para se trabalhar, grande parte das empresas ainda usam o xp... Vou ter que migrar para o 7.

  • Jorge Moura
    2014-04-08T12:05:08

    Acabe com os seus problemas. Use Linux. Eu uso o Ubuntu 13.10. Os programas são baixados diretamente da Central de Programas do Ubuntu.

  • Genildo Silva
    2014-04-08T11:40:14

    Primeiro a Kombi, agora o XP. Tomara que meu Galaxy Ace funcione até mês q vem.

  • Carlos Silva
    2014-04-08T09:53:01  

    Concordo Fabio Lucas. O pessoal que digita as informações no site da globo estão precisando de uma reciclagem na digitação e no português.

    recentes

    populares

    • Carlos Silva
      2014-04-08T09:53:01  

      Vc também amigo. O pessoal ESTÁ precisando e não ESTÃO precisando...

  • Don Corleone
    2014-04-08T10:42:17

    Um dos melhores Windows que usei, assim como o 2000 (não estou me referindo ao ME que era uma porcaria) o XP tinha uma estabilidade muito boa. Uso os produtos da Microsoft no escritório por causa dos programas que utilizo, em casa prefiro o Linux Ubuntu pois como toda a familia acaba de algum modo utilizando o PC, usar Windows na internet é um problema.

  • Davi Rodrigues
    2014-04-08T10:32:57

    Impressão minha, ou além de divulgar o fim do win xp, a globo ja fez uma bela propaganda de programas? kkkkk

  • Juca Loco
    2014-04-08T10:30:48

    the very best

  • Everson Oliveira
    2014-04-08T10:27:45

    ja foi tarde... só usei xp ate o lançamento do vista... apesar de ser muito falho mas o vista foi um sistema q me trouxe pouquíssimos problemas, ex: fora o vista, meu Volante Twin Turbo só funcionou com win7 ult mas por eu n ter o original achei melhor aposentar o volante ate a chegada da melhor coisa q a MS fez q é chamada de win8

  • Leandro Alves
    2014-04-08T10:27:01

    A melhor migração a fazer é de XP para um MacBook

  • Fernando Mauro
    2014-04-08T10:16:41

    kkkk como se mudasse alguma coisa! quem hj em dia usa o xp é pq ta com pc super desatualizado! ou mesmo um nerd que não entende nada de tecnologia!

  • Fábio Lucas
    2014-04-08T09:28:28  

    Nunca vi tantos erros de digitação na minha vida...

    recentes

    populares

    • Fábio Lucas
      2014-04-08T09:28:28  

      Nunca vi tantos erros de digitação na minha vida...

    recentes

    populares

    • Fábio Lucas
      2014-04-08T09:28:28  

      Só de digitação? E o "não HAVERÃO mais atualizações" ? Essa doeu mais ainda!