Internet

08/04/2014 07h00 - Atualizado em 20/08/2014 11h20

Dez coisas que você precisa saber sobre o fim do suporte ao Windows XP

Alessandra Picoli
por
Para o TechTudo

O suporte ao Windows XP termina no dia 8 de abril. Isso significa que o sistema operacional da Microsoft não receberá mais atualizações de proteção ou correções de falhas de segurança no código do sistema. Isso expõe seu PC a riscos - é preciso decidir se quer manter o sistema antigo funcionando ou atualizá-lo para uma versão mais recente.

Tire toda as suas dúvidas sobre o fim do suporte a Windows XP; entenda

Windows logo (Foto: Divulgação/Microsoft)XP não terá mais suporte da Microsoft a partir de 8 de abril (Foto: Divulgação/Microsoft)




Antes, duas perguntas básicas sobre o fim do suporte ao Windows XP precisam ser respondidas:

Por quê?

Em 2002, a Microsoft apresentou a chamada política de Ciclo de Vida do Suporte, que prevê que os produtos para empresas e desenvolvedores Microsoft, incluindo produtos Windows e Office, receberão um mínimo de dez anos de suporte (cinco anos de suporte base e cinco anos de suporte estendido). Portanto, este é um passo previsto no ciclo de vida do produto.

O que isso significa?

Depois de 8 de abril de 2014, não haverá mais atualizações de segurança, hotfixes, opções gratuitas ou pagas de suporte assistido e atualizações de conteúdo técnico online, informa a Microsoft.

Mas será que é só isso? Veja outros dez fatos que você precisa saber sobre o assunto.

1) O Windows XP continua funcionando

Na prática, tudo continua igual depois do dia 8 de abril. O usuário vai receber uma notificação mensal sugerindo que troque de sistema operacional. Mas tenha em mente que o Microsoft Security Essentials não será mais atualizado, aumentando os riscos de segurança do computador.

winxppro-2-1Não se preocupe, o XP não vai parar de funcionar (Foto: Reprodução/Computer History Museum)


2) A atualização não será fácil

Migrar para o Windows 8.1 a partir do XP não será simples. O usuário vai precisar fazer um backup dos seus dados, já que a instalação precisa ser “limpa” e não recupera seus arquivos automaticamente.

Além disso, se escolher o caminho da compra de arquivo digital na Microsoft Store, vai precisar migrar primeiro para o Windows 8 e, em seguida, fazer uma atualização gratuita para o Windows 8.1. Provavelmente, alguns computadores jurássicos de 13 anos não irão suportar o novo Windows. Cheque sempre os requisitos do sistema. Quem sabe não é hora de comprar um computador novo?

Resultado AssistenteNem todas as máquinas serão compatíveis com uma nova versão do Windows (Foto: Reprodução/Alessandra Picoli)


3) Com um pouco de sorte, comece pelo Windows 7

Se você ainda não foi com a cara do Windows 8.1, com a nova interface Modern, pode tentar a sorte e comprar um DVD com o Windows 7 para fazer a migração parcial para um sistema mais novo. Porém, os usuários não vão conseguir fazer isso pela loja online da Microsoft. Assim como a versão 8.1, a instalação do Windows 7 também precisa ser limpa, então, será preciso fazer um backup completo.

win81Na loja oficial da Microsoft você só encontrará o Windows 8 e o 8.1 à venda (Foto: Divulgação/Microsoft)


4) Adeus, Security Essentials

O Microsoft Security Essentials é o antimalware do próprio Windows XP. Se você já tem o software instalado, vai continuar recebendo atualizações até dia 14 de julho de 2015. Mas não fique achando que está plenamente protegido: a Microsoft vai parar de corrigir falhas de segurança do XP e o internauta ficará por sua própria conta e risco. Portanto, usar um computador com o XP para acessar a internet será uma opção arriscada.

securityessentialsSe você já tem o Security Essentials para Windows XP instalado, ainda receberá atualizações até 2015 (Foto: Reprodução/ Alessandra Picoli)


5) O Modo XP no Windows 7 também acaba

Se você era um dos saudosistas que usava o Modo XP para fazer seu Windows 7 se comportar como o sistema mais antigo, saiba que o suporte a esta funcionalidade acaba também no próximo 8 de abril.

modoxp1O Modo XP do Windows 7 também será encerrado (Foto: Reprodução/ Alessandra Picoli)


6) Adeus, Office e Exchange 2003

O suporte ao Office 2003 e ao Exchange 2003 também será encerrado na mesma data. Assim como o Windows XP, estes dois pacotes continuarão funcionando mas não terão mais atualizações de segurança, o que aumenta os riscos de invasão.

Office2003_screenshot_wikiSuporte ao Office 2003 termina na mesma data (Foto: Reprodução/ Wikipedia)


7) Tente primeiro uma limpeza de disco

Lembra quando os HDs tinham pouco espaço? Pois é, um disco rígido maior é uma das primeiras providências a serem tomadas para instalar um novo sistema operacional da Microsoft, pois as versões mais recentes do Windows são mais pesadas. Se preferir, use um programa como o CCleaner para ajudar a liberar espaço.

cccleanerO CC Cleaner é uma opção para ajudar a liberar mais espaço em disco para um possível upgrade do Windows (Foto: Reprodução/ Alessandra Picoli)


8) Não arranquem os cabelos, pequenos e médios empresários

Se você tem uma pequena ou média empresa com alguns computadores que ainda rodam o XP, deve estar em pânico. Além de trazer riscos para a segurança, ficar com o XP pode ser uma má ideia, financeiramente falando. Um estudo da Microsoft estima que, para usuários corporativos, o custo de suporte dos computadores mais antigos com XP é US$ 701 (R$ 1584) maior do que com o Windows 7. Não se preocupe – a Microsoft tem uma seção especial no site para ajudar a migração.

custosEstudo patrocinado pela Microsoft mostra os custos crescentes do suporte a computadores com sistemas mais antigos (Imagem: Reprodução/ IDC)


9) Mude de navegador

Casa de ferreiro, espeto de pau. Se escolher continuar com o Windows XP, não use o Internet Explorer, já que o navegador também não receberá mais atualizações para este sistema operacional. Escolha um outro browser como o Google Chrome (que terá suporte pelo menos até 2015) ou o Opera (que não tem planos de terminar o suporte para XP).

operaO Opera é um dos browsers que manterá o suporte ao XP (Imagem: Reprodução/ Alessandra Picoli)


10) Você vai precisar de um antivírus novo

Instalar um antivírus é uma solução alternativa para contornar o fim do Microsoft Security Essentials. A consultoria independente AV Test listou os antivírus que continuarão a receber atualizações para o Windows XP. Instale-os sem medo. Entre eles estão os populares AVG, Avast e McAfee.

avastO Avast é um dos antivírus que continuarão a receber atualizações para o XP (Imagem: Reprodução/ Alessandra Picoli)

Qual é o melhor: Windows 7 ou 8? Comente no Fórum do TechTudo.