15/04/2014 06h39 - Atualizado em 16/04/2014 14h51

O que é Jailbreak? Conheça o método de desbloqueio do iPhone

Ramon Cardoso
por
Para o TechTudo

Já ouviu falar em "Jailbreak"? O processo, aplicado no iPhone para desbloquear vários recursos, é muito popular entre os usuários mais aficionados pelos gadgets da Apple, mas muitas pessoas ainda não sabem o que é e suas principais características. Neste artigo, responderemos as principais dúvidas sobre o Jailbreak, apontando seus prós e contras, e falaremos um pouco sobre sua história.

Jailbreak no iOS 7: aprenda a desbloquear seu iPhone, iPad ou iPod Touch

O Iphone 5S está recebendo muitas reclamações do funcionamento do Touch ID após a atualização para o iOS.7 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O Jailbreak "liberta" os iGadgets das (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


O que significa Jailbreak?

Antes de falarmos do método em si, vamos entender o significado do termo "Jailbreak". Em uma tradução livre e literal, "Jailbreak" significa "fugir da prisão", e representa uma metáfora para o ato de burlar as restrições impostas por uma empresa em seus dispositivos, adicionando funcionalidades não oficiais a eles.

O método, desenvolvido por grupos hackers, tem sido comumente relacionado aos dispositivos da Apple e ao seu sistema operacional móvel, o iOS, devido à grande popularidade que o processo ganhou entre esses usuários. Entretanto, é possível realizar o Jailbreak para "desbloquear" outros aparelhos, como no Playstation 4, da Sony, ou o Xbox One, da Microsoft, por exemplo.

Jailbreak para iOS

Como dito anteriormente, o Jailbreak tem como principal objetivo adicionar recursos extras a um dispositivo, seja por meio da instalação de softwares não autorizados ou pela habilitação de funcionalidades bloqueadas. No caso do iOS, o Jailbreak permite que usuários de iPhones, iPads e iPods Touch tenham mais liberdade para utilizar seus aparelhos a sua maneira, sem limitações por parte da fabricante.

Em 2007, quando o primeiro Jailbreak para iPhone foi lançado, o objetivo era bem simples: permitir o uso de qualquer arquivo de áudio como toque do telefone - e não apenas os originais do aparelho. Posteriormente, novos Jailbreaks foram lançados, com novos recursos, como a possibilidade de usar o aparelho em operadoras de qualquer país, dentre outros.

O layout do iPhone com cinco colunas, ao invés de quatro, após ter passado pelo Jailbreak (Foto: Reprodução)O layout do iPhone com cinco colunas, ao invés de quatro, após ter passado pelo Jailbreak (Foto: Reprodução/Apple)


Desde então, sempre que uma nova versão de iOS era lançada, não demorava muito para que um grupo hacker (sendo o "iPhone Dev Team" o principal deles) divulgasse um novo Jailbreak. No passado, a eficiência dos desenvolvedores chegou a tal ponto que um Jailbreak para o iOS 5 foi divulgado em menos de uma hora depois do lançamento oficial do sistema.

Em outro caso passado o Jailbreak habilitou o recurso de foto panorâmica em dispositivos com iOS 5. Segundo informações, a funcionalidade já estava presente em alguns aparelhos mas, por algum motivo, ainda não havia sido habilitada pela Apple. Esse é apenas um exemplo do que é possível fazer por meio do Jailbreak.

Ícone da Cydia, a loja alternativa de aplicativos para aparelhos com Jailbreak (Foto: Reprodução)Ícone da Cydia, a loja alternativa de aplicativos para aparelhos com Jailbreak (Foto: Reprodução/Apple)


Com o passar do tempo a Apple começou a achar maneiras mais efetivas de evitar o processo, fazendo modificações no próprio hardware do aparelho. Com o iOS 7.1, por exemplo, os hackers só conseguiram fazer o desbloqueio no iPhone 4. As versões mais recentes se mostraram mais resistentes a tais modificações.

Tipos de Jailbreak: Tethered x Untethered

Apesar de buscarem basicamente a mesma finalidade, existem atualmente dois diferentes tipos de Jailbreak. O primeiro deles é o Thetered, que é um Jailbreak limitado, mais "temporário", que volta ao normal assim que o iPhone, iPod ou iPad é reiniciado. Para mantê-lo desbloqueado, é necessário que o usuário tenha um computador por perto sempre que realizar um boot (desligar e ligar) no seu aparelho.

Como acabar com o bloqueio do iCloud? Vá para o Fórum e descubra se há solução

O segundo tipo de Jailbreak é o Untethered. Nesse caso, não há necessidade de um computador estar conectado ao aparelho para que o sistema seja reiniciado. Mesmo após desligar e ligar novamente o iDevice, o Jailbreak permanece ativo, assim como as suas funcionalidades.

Prós e contras do Jailbreak

Qualquer método não oficial de modificação de um sistema possui pontos positivos e negativos, e com o Jailbreak não é diferente. O principal benefício, como sugere o próprio termo em inglês, é a liberdade que o método proporciona ao usuário, trazendo várias possibilidades que um aparelho sem Jailbreak não possui.

Obviamente, nem sempre o processo é simples, e ainda acaba sendo bloqueado por futuras atualizações lançadas pela Apple. Apesar disso, para muitos usuários, a adição de novos recursos e ferramentas vetadas pela Apple compensa o trabalho que se tem para fazer (e, eventualmente, refazer) um Jailbreak.

Exemplo de layout possível após o Jailbreak (Foto: Reprodução)Exemplo de layout possível após o Jailbreak (Foto: Reprodução/Apple)


A Apple é mundialmente conhecida pelo controle e cuidado com tudo que diz respeito aos seus aparelhos e ao seu sistema. Porém, ao fazer um Jailbreak, você fica livre não só das limitações impostas pela empresa, como também de sua proteção - os dispositivos ficam mais suscetíveis a códigos e aplicações maliciosas de terceiros.

Além disso, é de conhecimento geral que os iGadgets são desenvolvidos para funcionar perfeitamente com os produtos da Apple. Sendo assim, ao fazer um Jailbreak você também aumenta as chances de travamentos e falhas no sistema decorrentes da inserção de funcionalidades não oficiais.

Por fim, outro ponto negativo diz respeito à garantia dos aparelhos. Não deve ter sido difícil concluir que a Apple é contra o Jailbreak, assim como qualquer tipo de modificação não autorizada por ela. Por consequência, e como forma de coibir tal prática, a empresa adverte os usuários quanto à perda da garantia para aparelhos desbloqueados - apesar de o processo ser totalmente reversível por meio da restauração do sistema.

É ilegal fazer Jailbreak?

Primeiramente, é importante ressaltar que Jailbreak não é, necessariamente, sinônimo de pirataria. O principal grupo hacker responsável por desenvolver Jailbreaks para iOS, inclusive, disponibiliza o seu trabalho de graça e é declaradamente contra a pirataria. Diferentemente de alguns grupos, eles não modificam códigos sob propriedade da Apple. 

De acordo com a Digital Millennium Copyright Act (DMCA), uma lei dos Estados Unidos sobre a proteção dos direitos autorais, o Jailbreak não é ilegal. Segundo eles, se você adquiriu um aparelho, ele é seu, e você tem liberdade para usá-lo como bem entender. Mas isso não quer dizer que a Apple pense da mesma forma. A empresa tem buscado a proibição de tal prática e, enquanto isso não acontece, tenta impedir a realização do Jailbreak por seus próprios meios, com constantes atualizações e com a ameaça da perda de garantia.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Wagner Andrade
    2014-04-15T15:21:36   , respondido respondido 2014-06-21T19:46:06

    Eu tenho o Galaxy S3 e não preciso fazer nenhum Jailbreak para ter travamentos aleatórios e pegar vírus de montão... O meu Samsung Galaxy S3 já faz isso sozinho. Chupa Apple!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-04-15T15:21:36   , respondido respondido 2014-06-21T19:46:06

      É verdade... kkkkkkkkkkkkk e ainda tem a Morte súbita da Samsung.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-04-15T15:21:36   , respondido respondido 2014-06-21T19:46:06

      Tenho um Razr HD e um iPhone 4s, depois do 4s o outro é simplesmente o outro... fora isso ate um 3gs tem mais valor de revenda que o s3... kkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Diol Dream
    2014-04-15T12:31:49   , respondido respondido 2014-06-21T19:42:36

    Jailbreak é algo ilegal, não permitido pela fabricante de celular. E a Globo faz reportagem falando sobre os benefícios disso. Meu Deus. Quero saber aonde vamos parar...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Diol Dream
      2014-04-15T12:31:49   , respondido respondido 2014-06-21T19:42:36

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk esse Diol Dream so pode ser mais um dos alienados em android nao sabe de nada

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Diol Dream
      2014-04-15T12:31:49   , respondido respondido 2014-06-21T19:42:36

      Amigo!!! Já ouviu falar em liberdade de expressão? Então filho, o site não promove essas práticas, simplesmente divulga as reportagens para que você tire suas próprias conclusões...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Lucio Menezes
    2014-04-20T09:13:47

    JailBreak não é pra fazer pirataria, tem vários programas pagos dentro do Cydia, eu mesmo tenho um monte. Eu tinha um android e decidi trocar no iphone e me arrependi profundamente, se não fosse o jailbreak com certeza teria voltado atrás, hoje consigo baixar filmes por torrent diretamente do celular, copiar arquivos, inclusive minhas fotos e videos por qualquer wifi sem precisar de itunes, criar um sistema de regras para terceiros manipularem o aparelho(ótimo para crianças), compartilhar fotos por bluetooth com qualquer aparelho, gravar ligações, rodar prog windows... muitas outras coisas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas
    2014-04-15T18:20:45

    Muito bom! Jailbreak é uma coisa bem necessária mesmo hahaha

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Victor Bruno
    2014-04-15T15:12:45

    Jailbreak é um presente de deus, faz o iPhone ficar AINDA MELHOR, sem fanboisismo, mas é bem mais fácil e prático de se fazer do que o root no android, e o cydia torna ainda mais fácil de instalar as coisas etc etc. HATERS GONNA HATE

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wagner Lima
    2014-04-15T14:59:25

    meu sobrinho mandou um amiguinho dele metido fazer isto e o ipod dele ficou sem atualização e sem muitas funcionalidades...e sinceramente hoje com o ios 7.1 nunca na minha vida eu faria isso pagar 1700 paus num ipad air e ficar pirateando o softr dele de jeito nenhum....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alguém Conta
    2014-04-15T14:24:57

    Root >>>all

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Matheus Kise
    2014-04-15T14:21:01

    IPHONEBRASIL22 aeeeeee

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edilson Martins
    2014-04-15T14:11:55

    muto bom

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Moura
    2014-04-15T13:20:57

    Tento entender o que leva uma pessoa a comprar um aparelho que não é top de linha, e que obriga seus usuários a utilizar um aplicativo ilegal para terem mais liberdade. O nome Jailbreak parece ser bem simbólico, uma fuga da "prisão" da Apple. Engraçado como um aparelho com essas características protecionistas ainda permaneça no mercado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mauro Lopes
    2014-04-15T09:42:54

    Quero ver alguem me enganar no próximo black friday agora, encontrei um site que mostra o historico dos precos e tambem as fotos das alteracoes. confiram :

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mauro Lopes
    2014-04-15T09:45:43

    Quero ver alguem me enganar no próximo black friday agora, encontrei um site que mostra o historico dos precos e tambem as fotos das alteracoes. confiram : bezoo . c o m . b r

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Abreu
    2014-04-15T12:44:54

    Fiz um jailbreak no meu Iphone 4S e toda vez que abro a câmera, reinicia.. Alguém já teve problema similar? Tou quase tirando o jailbreak por causa disso.. =/

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário