Armazenamentos

06/04/2014 08h00 - Atualizado em 06/04/2014 08h00

Qual a diferença entre HD SATA e SAS?

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

HD não é tudo igual. Há modelos de discos rígidos de vários formatos, e dois dos padrões mais populares são o SATA e o SAS. Mas o que muda entre eles? Qual é o melhor para o seu uso? O TechTudo responde neste artigo. Confira abaixo os detalhes de uma configuração e a outra.

Cinco dicas deixam o computador mais rápido em poucos minutos; teste

HD: qual o melhor formato? (Foto: Divulgação/WD)HD: qual o melhor formato? (Foto: Divulgação/WD)

SATA

A sigla significa Serial AT Attachement e se refere à tecnologia de transferir dados do PC para o drive. Veio depois do ATA com a implantação da transferência de dados em série, e não mais de forma paralela. É o tipo de HD mais utilizado nos computadores de casa e tem arquitetura ponto a ponto, fazendo ligação direta entre o controlador e o dispositivo de armazenamento.

Entre as suas principais características estão a sua conexão com dispositivos exteriores, reconhecimento de dispositivos após serem conectados, transferências de até 6 Gbit/s e codificação 8B/10B. Usa conectores de 70 mm, um cabo de dados com sete condutores e tensões de 3,3 V, 5 V e 12 V. Suas vantagens são velocidade transferência de dados, a utilização de hot-swap e suporte a de cabos mais finos.

SAS

A sigla significa Serial Attached SCSI, ou SCSI com Serial Anexado. Isso já diz bastante sobre como ele atua. É um novo padrão SCSI, porém com comunicação em série, não paralela. É como o SATA está para o ATA. Inclusive, ele foi inspirado no próprio SATA e tem uma grande compatibilidade com este padrão. O grande diferencial dele é que pode permitir a ligação dos HDs com extensores a uma única porta SAS.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo.

A comunicação SAS é realizada com transmissão serial, full-duplex, taxa de transmissão máxima de 3 Gbps (375 MB/s), frequência máxima de 3.0 GHz, comprimento de cabo de no máximo 8 metros, suporta hot-plug, permite 4 dispositivos por cabo, cabo de 32 pinos e o consumo de 800mV. O SAS é um padrão que tende a ser utilizado em servidores – e não em computadores caseiros.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Melo
    2014-04-07T08:10:36  

    Ok, em termos técnicos legal, mas para as pessoas leigas essa matéria será simplesmente inútil... vcs deveriam se lembrar que não apenas pessoas que conhecem termos técnicos acessam, inclusive a explicação é feita para quem entende e já sabe a diferença, deveriam pensar revisar as matérias antes de postar. Eu entendi, mas meus amigos que não entendem ficaram com mais dúvidas ainda. Caprichem mais na próxima, vcs chegam lá.

    recentes

    populares

    • Rafael Melo
      2014-04-07T08:10:36  

      Você vai me desculpar amigo mas na minha opinião quem busca esse tipo de conteúdo dessa reportagem, é quem atua ná area ou tem intenção de atuar e que já possui um certo conhecimento, não creio que nenhuma dona de casa ou mero usuário de facebook tenha interesse em saber a diferença entre disco SAS e SATA.

    recentes

    populares

    • Rafael Melo
      2014-04-07T08:10:36  

      Vai me desculpa amigo Marvyn Soares, mas pessoas que realmente entendem, procuram em clube do hardware, Hardware Brazil, baboo e etc, esta noticia é facilmente visualizada por pessoas que estão vendo noticias de futebol e etc, ou seja, leigos no assunto, concordo em 100% com o Rafael Melo

  • Renato Saraiva
    2014-06-24T11:07:18

    Afff...consumo de 800mV. Porque não estuda antes de escrever bobagem?