05/05/2014 14h56 - Atualizado em 05/05/2014 14h56

Clash of Clans: confira dicas para mandar bem no game para Android e iOS

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Clash of Clans é um dos jogos de estratégia mais viciantes do momento. Disponível apenas para Android e iOS, o jogo coloca os jogadores para testarem suas vilas e se enfrentarem em batalhas incríveis. Contudo, para o jogador novato, o jogo pode perder a graça depois de algumas partidas. Por isso, estamos com dicas manter sua vila sempre na ativa, confira.

Debata sua estratégia no Fórum do TecTudo.

Dicas para ter uma vila promissora em Clash of Clans (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Dicas para ter uma vila promissora em Clash of Clans (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Tenha dois construtores trabalhando em regimes diferenciados

Essa é uma dica básica, comece o jogo e após os primeiros saques aos goblins, construa a cabana do segundo construtor. O ideal é fazer um construtor trabalhar em tarefas que demorem mais de duas horas e outro em tarefas menores. Assim, você consegue “preencher” a sua vila com edificações mais rapidamente.

Use um construtor para construir e outro para melhorar as construções existentes (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Use um construtor para construir e outro para melhorar as construções existentes (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

É uma dica importante manter dois construtores em regimes de trabalho diferentes. Assim, o jogador consegue concluir as edificações básicas rapidamente, enquanto o outro construtor trabalha em melhorar o que já existe.

Não siga as missões na ordem

Parece ilógico, mas em Clash of Clans, o jogo sugere missões que recompensam bastante, porém demoram até uma semana para serem concluídas, como é o caso do “Centro da Vila” no nível 5. Nessa missão além do “Centro da Vila”, o jogador terá que evoluir os armazéns de elixir e ouro até o nível 5.

Ficar preso as missões é um erro estratégico (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Ficar preso as missões é um erro estratégico (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Ao invés de seguir a cartilha das missões, será melhor seguir saqueando e construindo, sem se preocupar com as missões, pois as premia irão surgir conforme o jogador progride no game. Apesar das missões renderem gemas, elas não são algo que o jogador precisa se preocupar no início de Clash of Clans.

Tenha paciência e não use as gemas para acelerar processos

É muito importante não usar as gemas para acelerar a conclusão de algumas obras. Embora o jogo demonstre isso no início, você deve guardar as gemas para utilizá-las futuramente. É muito difícil conseguir novas gemas e as missões do jogo oferecem uma quantidade muito baixa delas.

Guarde as gemas para escudos diários (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Guarde as gemas para escudos diários (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

As gemas podem ser usadas futuramente para fornecer escudos diários. Algo ideal para quando se está sofrendo ataques constantes de outros jogadores. Com o escudo, você fica protegido e pode evoluir suas defesas para poder surpreender os atacantes.

Não fique com apenas uma mina de ouro ou coletor de elixir

No início da jogatina de Clash of Clans, é importante adquirir recursos o mais rápido possível. Nos primeiros minutos, a maneira mais fácil é roubar dos goblins, utilizando a opção atacar. Mas depois de quinta fase as coisas começam a se complicar e as unidades básicas começam a ter uma alta taxa de mortalidade.

Não se acanhe, construa muitos armazéns e minas de ouro (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Não se acanhe, construa muitos armazéns e minas de ouro (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Por isso, é essencial compensar essa dificuldade com coletores de elixir e minas de ouro extras. O ideal é ter dois ou até três de cada. Da mesma forma, construa mais armazenagem de ouro e elixir. Ter grandes quantidades desses recursos é algo muito importante para evoluir as edificações e as suas tropas. Apenas a título de curiosidade, os bárbaros, a classe de guerreiro mais barata, precisa de 50.000 pontos de elixir para evoluir.

Defesas no máximo

A partir do nível dois do “Centro da Vila”,  o jogador está apto a receber ataques de outros jogadores. Sempre que sua vila é atacada todas as unidades sofrem dano que vai depender do nível do atacante. Neste aspecto, Clash of Clans é um jogo bonzinho, pois mesmo sem defesas, suas estruturas não serão totalmente destruídas.

Não existe ataque sem uma boa defesa em Clash of Clans (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Não existe ataque sem uma boa defesa em Clash of Clans (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Contudo, para não correr o risco perder muito ouro e elixir, você deve construir a maior quantidade de canhões, torres e bombas que puder. Infelizmente, com o “Centro da Vila” no nível dois ou três, o jogador não pode construir muitos muros. Por evitar danos, construa os muros ao redor das unidades mais importantes que são justamente as unidades de produção de recursos.

Se possível, coloque muros em volta das unidades defensivas como canhões e torres com arqueiros ou magos. Elas são pequenas, mas o conjunto de muros com unidades de ataque fornecem uma boa defesa que causará danos extras nos atacantes.

Faça amizades e não inimigos

Não insista em atacar outros jogadores tentando roubar ouro e elixir. Esses itens existem em grandes quantidades em Clash of Clans, restando ao jogador ter paciência. Em Clash of Clans há a opção de vingança, onde você fica marcado pelo jogador que poderá se vingar e repetir o ataque contra você. Nesse estilo de “guerra de atrito” ambos saem perdendo.

Ficar atacando outros jogadores pode resultar em retaliações consecutivas (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Ficar atacando outros jogadores pode resultar em retaliações consecutivas (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

O ideal é agir pacificamente, cumprindo apenas as fases com Goblins e utilizando os extratores de recursos para ir construindo sua vila. Guarde sua fúria para as guerras entre clãs, onde inevitavelmente você entrará em confronto contra outros jogadores e será necessária ter aliados para poder vencer essas guerras.

Qual o melhor jogo para smartphones? Responda no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Porto
    2015-11-07T16:57:11

    manero

  • Marcelo Aguiar
    2014-05-13T14:37:55  

    como assim não atacar outras vilas? faz parte, e aí está o sentido do jogo, pois se não atacar, vc pode ser atacado a qualquer momento, basta estar of line...

    recentes

    populares

    • Marcelo Aguiar
      2014-05-13T14:37:55  

      tem que atacar outras vilas pra ganhas elixir e ouro, se não o jogo fica sem graça!!!

  • Rafael Lima
    2015-03-14T23:13:56  

    dicas de otarios. quem nao ataca outras vilas nunca ficam fortes

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2015-03-14T23:13:56  

      E nunca pega experiência e estratégia no jogo kkkkkk

  • Bruno Vinicius
    2015-05-14T08:31:03

    Jogo com Bugs, eu não ganho bônus mais quando venço uma batalha ! falta melhorar muito.

  • Igor Torricillas
    2014-06-13T16:03:26

    kkkkkkkkk, o principal do jogo é atacar outras vilas pra se desenvolver, pois se depender de coletor e guerra... esquece!

  • Wanderlei Junior
    2014-08-06T09:18:29

    uma dica que dou pra quem ta começando, é primeiro melhorar suas defesas e muros pra depois farma a vila. Pq ja vi muita gente com a vila nivel 9 mas tem muros fracos ou seja é uma porcaria!!!!!!!!!!

  • Alicio Rocha
    2014-10-02T08:58:06

    kkkkkkkk que nub tem que atacar o maximo nao pare de atacar

  • Kleiverson Michel
    2014-10-19T12:34:01

    aonde e que o jogador vai atacar somente os gobins??

  • Danilo Silva
    2014-08-02T07:13:57

    Sabe de nada, inocente!

  • Douglas
    2014-06-01T22:36:14

    Pelo que vi nas screenshots, o redator jogou pouco e não pegou a mecânica do jogo. A partir do centro de vila nivel 7, fica tudo muito caro, segundo a dica, terei que esperar os coletores e guerras pra juntar um milhão pra upar a tesla? ficarei uma eternidade, fora outras defesas como torre de mago, defesa aerea e a própria tesla que são extremamente caros! E nos centros de vilas superiores que o custo chega até 8 milhoes? Sério, apaga este artigo e faz outro!

  • Roberto Peluzzo
    2014-05-07T15:53:57

    kkkkk a maioria dica furada ... Não atacar? Isso é mais que necessário, eu já conclui todas as fases dos goblins, acabou o jogo ? kkk Nesse jogo tem que atacar sempre que possível, faço uma média de 40 ataques por dia... Visitem minha vila Clan: Illuminatus (tem um raio na frente) Player: Crixus

  • Phelipe Oliveira
    2014-05-05T23:55:49

    Achei que fosse encontrar boas dicas, mas me enganei. Uma das coisas legais do jogo é poder atacar outras vilas. E outra coisa que não foi falado, pra quem esta começando no jogo é importante reconstruir o castelo do clã. Podendo fazer parte de um clã é onde você conhece pessoas com mais facilidades e tem a oportunidade de receber dicas mais legais do que essas. O jogo é ótimo, mas não sigam todas essas dicas.

  • Filipe
    2014-05-05T16:11:52

    Não entendi a dica de não atacar rs, chegando em um certo nível, se você não ataca não consegue evoluir mais nada.