Internet

06/05/2014 07h02 - Atualizado em 01/08/2014 09h11

Como adicionar uma faixa de áudio alternativa ao seu vídeo do YouTube

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Vídeos publicados no YouTube estão sofrendo crescentes restrições por violação de direitos autorais. Um dos motivos mais comuns é a utilização de músicas de terceiros sem a devida autorização. No entanto, poucos sabem que o YouTube oferece sua própria biblioteca de faixas de áudio permitidas para uso, que podem ser inseridas por meio do Editor de Vídeos do serviço. Aprenda neste tutorial como aproveitar o recurso e adicionar um novo áudio ao seu vídeo do YouTube usando músicas gratuitas.

Feedient reúne Facebook, YouTube, Instagram e Twitter em tela única

Há aplicativos para todos os sistemas operacionais (Reprodução/YouTube) (Foto: Há aplicativos para todos os sistemas operacionais (Reprodução/YouTube))Aprenda como adicionar outro áudio ao seu vídeo do YouTube (Reprodução/YouTube)


Passo 1. Logue com sua conta no YouTube e clique na sua foto no canto superior direito da tela. No menu expandido, acesso o “Gerenciador de vídeos”;

Acesse o gerenciador de vídeos do YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o gerenciador de vídeos do YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Escolha um vídeo a ser editado na sua lista de publicações. Clique na seta ao lado de “Editar” e escolha a opção “Áudio”;

Selecione a opção de edição de áudio (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione a opção de edição de áudio no YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. À direita, um menu irá listar uma seleção principal de faixas para escolher. São 150 mil no total, então é possível que o usuário tenha que pesquisar um pouco até encontrar a música que se encaixe perfeitamente.

Navegue no menu de estilos ou insira uma palavra-chave no campo de buscas no rodapé;

Busque a música de sua preferência por estilo ou usando keywords (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Busque a música de sua preferência por estilo ou usando palavras-chave no YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Clique em uma música para ouvi-la já no vídeo, imediatamente;

Clique para ouvir (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique para ouvir o áudio no vídeo do YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Para selecionar o momento exato de entrada e saída da música no vídeo, clique na opção “Posicionar áudio” abaixo do vídeo;

Clique no botão marcado para personalizar a inserção de áudio (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique no botão marcado para personalizar a inserção de áudio no vídeo do YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Com o mouse, mova a barra de áudio para onde desejar. “Clique em Concluir posicionamento” quando terminar;

Mova as extremidades do áudio para decidir o momento de entrada e saída da faixa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mova as extremidades do áudio para decidir o momento de entrada e saída da faixa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. O toque final é a escolha de prioridade do áudio, realizado por meio da barra marcada na imagem abaixo. Quanto mais à direita, mais a música irá se sobressair ao áudio original do vídeo;

Mescle o áudio original com a faixa de som da biblioteca do YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mescle o áudio original com a faixa de som da biblioteca do YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. Ao final, clique em “Salvar” no topo da tela ou em “Salvar Como” para manter as alterações sem modificar o vídeo original. Caso desista de tudo, basta clicar no botão “Voltar para o original”.

Salve tudo ou descarte as alterações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Salve tudo ou descarte as alterações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Agora já sabe como incluir músicas nos seus vídeos sem se arriscar a violar os direitos autorais de artistas. Com isso, você diminui as chances de seu vídeo ou mesmo o canal sejam removidos pelo YouTube por quebra dos Termos de Uso do serviço. Ou seja, a biblioteca de faixas facilita a edição e ainda diminui as chances de ter problemas com conteúdo protegido na rede.

Como resolver problema com flash no YouTube? Veja dicas no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Maria Dalonso
    2016-10-06T23:05:17

    ola por favor podem me ajudar ultimamente tenho usado esse recursos e sempre deu certo. Porem ultimamente toda vez que tendo por alguma musica o audio original some , fiz varios videos e deu certo mas os ultimos tem acontecido isso eu coloco a musica em um determinado ponto do video, e deixo na posição favorecer aldio original e mesmo assim a onde não tem a musica fica mudo

  • Leticia Dutra
    2016-09-21T03:05:10

    o resto do meu vídeo ficou mudo, oq faço?